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Volvo V60 2019: Impressões ao dirigir a nova perua sueca

Volvo V60 2019: Impressões ao dirigir a nova perua sueca

Apesar da enxurrada de utilitários esportivos, que tomou conta de praticamente todo o mercado mundial, inclusive o brasileiro, os demais segmentos de produtos no meio automotivo ainda resistem para aqueles consumidores que não se empolgaram com a moda dos SUVs e ainda querem dispor de modelos que realmente satisfaçam seus desejos.


Isso se aplica inevitavelmente ao segmento de peruas, que foi muito popular em décadas passadas e que hoje resiste bravamente no mercado europeu, inclusive com uma tímida, porém importante, reação no mercado chinês. Mas e no Brasil? O mercado das chamadas station wagons ainda respira com mais de 9 mil unidades emplacadas em 2018.

Nesse grupo, um perfil que ainda exige novidade é o premium, onde os clientes pagam para manter o estilo desse tipo de carro, que é também apreciado por entusiastas. A Volvo V60 2019 chega como um importante reforço desse segmento e centrada em oferecer espaço, conforto, estilo e tecnologia, aliada com dinâmica de condução apreciável.

Volvo V60 2019: Impressões ao dirigir a nova perua sueca


Oferecida apenas na versão T5 Momentum, decisão da marca para converter o preço de pré-venda de R$ 199.950 em definitivo, a Volvo V60 2019 chega em nova geração com a plataforma modular escalável SPA, que é compartilhada com os SUVs XC60 e XC90, além do sedã S90 e do próximo S60, que chega aqui no ano que vem.

Maior do que a geração anterior, a V60 2019 cresceu 13 cm e ganhou 10 cm de entre-eixos, ampliando assim o espaço interno e também o porta-malas, que passou de 430 para 529 litros. Equipada com motor Drive-E 2.0 a gasolina, a perua sueca entrega 254 cavalos e 35,7 kgfm a partir de 1.500 rpm, indo assim de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos.

Seu câmbio é Aisin de oito marchas e a tração é dianteira. Medindo 4,761 m de comprimento, 1,850 m de largura, 1,427 m de altura e 2,872 m de entre-eixos, a Volvo V60 2019 adicionou um estilo mais expressivo, tendo aparência larga e baixa, com área envidraçada de tamanho mediano e colunas destacadas em preto brilhante.

Volvo V60 2019 – Impressões visuais

Volvo V60 2019: Impressões ao dirigir a nova perua sueca

A frente vem com os faróis full LED “Martelo de Thor”, que dão um olhar mais expressivo à familiar da Volvo. A grade bem horizontalizada marca essa identidade de carro mais robusto e funcional. Na traseira, as lanternas em forma de gancho são em LED e marcam o perfil atarracado do conjunto, que deixa um pouco de lado aquela ênfase das peruas comuns em visibilidade e volume.

As rodas de liga leve aro 18 polegadas têm pneus 235/45 R18, apresentam um desenho esportivo, que também é atribuído ao modelo. Por dentro, a Volvo V60 2019 replica aquele bom conjunto de dois tons e acabamento bom que já vimos nos demais modelos sobre essa base SPA. Na unidade que andamos, o ambiente era preto com bancos marrons, novidade no portfólio da Volvo.

Volvo V60 2019: Impressões ao dirigir a nova perua sueca

O ambiente é marcado pelo cluster digital de 12,3 polegadas e a multimídia Sensus com tela vertical sensível ao toque, que tem interface de um tablet, inclusive com o fundo branco tradicional. É por meio dela que se configura tudo no carro, desde os temas da instrumentação até os sistemas de segurança.

Porém, essa versão Momentum não reproduz imagem de câmera de ré, pois a perua não a tem. Mas, Android Auto e Car Play estão presentes. O volante de três raios e aparência singela é outra marca da Volvo na atualidade e ostenta o desejado Pilot Assist. Com colunas e teto preto, a V60 2019 também não traz teto solar panorâmico, nem como opcional, o que é uma pena em uma perua desse nível.

Volvo V60 2019: Impressões ao dirigir a nova perua sueca

Os bancos bem desenhados e ergonomicamente corretos agradam em conforto e aparência, mas o espaço para quem vai atrás não é tão generoso quanto esperávamos, mas não chega a ser apertado. Já o porta-malas tem um bom espaço, que pode ser ampliado pelo banco traseiro bipartido, que vem com apoio de braço multifuncional. Existem saídas de ar nas colunas B para quem vai atrás, mas somente duas portas USB, uma delas para carregamento.

A V60 2019 tem ainda ar condicionado dual zone e sistema de som com 170 watts. Todo o conjunto de segurança característico da Volvo foi aplicada à perua, mas ela vem com duas novidades boas. A primeira é o sistema de mitigação de pista oposta, que verifica a saída do carro em faixa contínua e detecta se outro veículo está em sentido contrário.

Volvo V60 2019: Impressões ao dirigir a nova perua sueca

Nesse caso, a direção não apenas traz o carro para sua faixa de rolamento, como também aciona os freios para ampliar o tempo de reação diante do veículo em sentido oposto. Este dispositivo funciona entre 60 e 140 km/h. Além disso, existe o sistema de mitigação de saída de pista, que detecta a saída involuntária da estrada e aciona os freios, bem como corrigindo a direção.

Isso sem contar o Pilot Assist, que controla aceleração, frenagem e direção até 130 km/h, tendo inclusive função Stop-Go, que permite sair do 0 km/h se o carro da frente andar, mas somente após poucos segundos.

Volvo V60 2019 – Impressões ao dirigir

Volvo V60 2019: Impressões ao dirigir a nova perua sueca

São Paulo – SP – Ela é bem gostosa. Essa é a definição para esta perua nórdica que chega completamente renovada e com cara de menos família e mais diversão. Com posição de dirigir muito boa, a Volvo V60 2019 tem uma pegada bem neutra para uma perua, que normalmente desloca um grande volume na traseira.

Porém, essa V60 é bem acertada em termos de dirigibilidade. A direção é bem precisa e leve, sem exageros nesse último, tem um ajuste na medida certa. O motor Drive-E 2.0 de 254 cavalos e 35,7 kgfm, garante o bom conjunto, tem respostas rápidas em retomadas, assim como saídas vigorosas, mesmo no modo Eco.

Volvo V60 2019: Impressões ao dirigir a nova perua sueca

Aliás, a V60 2019 tem ainda os modos Comfort, Dynamic e Individual. Nos dois últimos, a suspensão fica ligeiramente mais rígida, mas o conjunto não é exageradamente duro. Com oito marchas numa caixa automática, a Volvo V60 de nova geração aproveita bem todo o regime do motor, rodando a 110 km/h em apenas 1.800 rpm ou alcançando 6.000 rpm quando se exige uma performance de esportivo.

Apresentando um rodar suave e comportamento bem neutro em curvas e desvios rápidos, a Volvo V60 2019 transita bem tanto no trânsito urbano quanto no rodoviário. Os sistemas de segurança agem bem (até demais), mas por ser uma versão intermediária modificada para o Brasil, itens como estacionamento automático e mesmo a câmera de ré, ficaram de fora.

Volvo V60 2019: Impressões ao dirigir a nova perua sueca

No modo Sport, a V60 2019 tem um vigor empolgante e pode dar muito mais se assim for necessário. No Eco, mesmo com um ajuste mais rigoroso no consumo, a perua roda em completa disposição. O comportamento geral, nesse primeiro contato, agradou. Ficou apenas a ressalva para alguns itens faltantes.

Ainda assim, a Volvo espera vender de 130 a 150 unidades em 2019 contra as atuais 86 de 2018. Com boa mescla de tons internos e cores bem destacadas no exterior, além de preço na casa de R$ 200 mil, a V60 2019 espera ajudar nos últimos instantes de 2018, onde a Volvo cresceu mais de 94% com 6.255 unidades até o momento, o exato número da Land Rover no período. Vale a pena conferir.

Volvo V60 2019 – Galeria de fotos

Viagem a convite da Volvo.

Volvo V60 2019: Impressões ao dirigir a nova perua sueca
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Oliveira

    pobres peruas..

  • Munn Rá : O de Vida Eterna

    ” salvem as peruas “

  • Lorenzo Frigerio

    Bem feioso esse interior.

  • JFaria

    A frente ficaria mais bonita com faróis de neblina, né ?!

  • Gosto de peruas, mas pagar 199 mil num carro sem teto solar é nem mesmo câmera de ré não dá, por esse valor melhor pegar uma Tiguan R-Line.

  • 1 Raul

    O carro é lindo, as rodas nem se fala. Mas fico imaginando manobrar um carro desse tamanho sem sensor e câmera de ré. Quem será que foi o gênio que pensou nisso?

    • Marcelo Duarte

      Cara, acho que é normal os carros da Volvo não terem sensor de estacionamento nem câmera de ré. O V40 com aquela traseira mais alta já não vinha com o sensor em algumas versões.

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