Elétricos Volvo

Volvo XC40 elétrico terá central multimídia do Google

Volvo XC40 elétrico terá central multimídia do Google

O XC40 EV é um dos principais modelos elétricos da Volvo. O carro será apresentado oficialmente na próxima quarta-feira (16/10). Até lá, a montadora sueca segue revelando alguns detalhes do SUV.


Desta vez foi a nova central de informação e entretenimento, que é baseada no Android Automotive. O XC40 EV contará com uma plataforma desenvolvida exclusivamente para o carro.

Batizada de Android Automotive OS, o proprietário do SUV elétrico poderá ter acesso a serviços úteis da gigante das pesquisas, como: Google Assistant, Google Maps e a Google Play Store. Assim como nos smartphones, o usuário ainda pode baixar outros aplicativos através da central de multimídia do XC40 elétrico.

O sistema do Google ainda propiciará atualizações sem fio. Ou seja, de tempo em tempo, novos recursos serão implantados no Android Automotive OS do Volvo XC40 EV. A novidade é um marco para a montadora, pois este será o primeiro Volvo a receber atualizações em seu software principal, não apenas aplicativos e dados de mapas, portanto, seu console central não será “congelado” com o tempo sem novidades.


Volvo XC40 elétrico terá central multimídia do Google

A nova multimídia pode oferecer ainda mais. O sistema conseguirá, por exemplo, melhorar a assistência ao motorista do XC40 EV. Através dos dados do Google Maps, ele pode identificar limites de velocidade, dentre outros recursos. A Volvo, por sua vez, pretende aproveitar a plataforma para oferecer ferramentas de segurança. Lembrando que a montadora sueca é destaque na questão da segurança.

Quanto ao carro, o novo XC40 EV ganhará novidades exclusivas. Podemos destacar as rodas que foram feitas justamente para ele, novas cores à disposição do comprador (exemplo: Sage Green), instrumento digital, gráficos com informações específicas e porta-malas dianteiro.

Em fevereiro do ano passado, a montadora tinha anunciado que estava trabalhando em sua última geração de motores a combustão. A Volvo passou a mudar sua estratégia e começar a investir em carros elétricos. A meta consiste em concentrar 50% das suas vendas em modelos elétricos até o ano de 2025.

Volvo XC40 elétrico terá central multimídia do Google
Nota média 4 de 1 votos

Darlan Helder

Darlan Helder

Darlan Helder, natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011. Além disso, atua com produção de conteúdo para plataformas digitais em agências de comunicação.

  • th!nk.t4nk

    Apesar de ser basicamente um corte de custos, ficou até bem interessante esse sistema do Google. Pra um modelo de entrada, acho aceitável. Outras montadoras também já estao considerando fazer o mesmo.

  • Eduardo Papa

    E quem tem iOS fica como? Ou esse sistema não tem nada a ver com o sistemas atuais? E ele aceitaria qualquer dispositivo em conexão bluetooth?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email