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Volvo XC40: Impressões ao dirigir

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O Volvo XC40 2019 chega como uma proposta mais ousada no segmento de SUV premium na faixa entre R$ 170 mil e R$ 220 mil. O utilitário esportivo desembarca com preços entre R$ 169.950 e R$ 214.950, tendo ainda preços para clientes PCD, perfil de comprador que está ganhando muito espaço ultimamente no mercado automotivo nacional, girando entre R$ 145.950 e R$ 189.950.



Com três propostas de conteúdo e visual, o Volvo XC40 começa pela versão T4. Esta opção já pode ser comprada, mas só será entregue a partir de julho. Para as demais versões, dependendo da configuração escolhida, a entrega demora de 90 a 120 dias. A marca projeta venda anual de 2.000 unidades, sendo que 1.000 já foram reservadas durante o período de pré-venda.

De acordo com a Volvo, possíveis variantes elétricas ou híbridas do XC40 serão lançadas também no Brasil. Além disso, a marca sueca estuda para 2019, a importação da versão T3, que tem motor 1.5 Drive-E de três cilindros com turbo e injeção direta, que entrega em torno de 156 cavalos. Com ela, certamente o preço de acesso da novidade cairá talvez para a casa de R$ 150 mil. Por ora, tudo começa no XC40 T4.

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Volvo XC40 2019 – Conteúdo das versões

XC40 T4 – R$ 169.950 – Motor Drive-E de 193 cavalos, câmbio automático de oito marchas e tração dianteira, mais faróis full LED, rodas de liga leve aro 18 polegadas, barras no teto em cor preta, lanternas em LED, grade frontal preta com detalhes cromados, cluster digital de 12,3 polegadas, multimídia Sensus com tela vertical de 9 polegadas, Android Auto e Car Play, Bluetooth, conexão internet SIM Card, Volvo On Call, sistema de som de 80 watts, USB (3), banco do motorista com ajuste elétrico/lombar e memória, ar-condicionado dual zone, sensor de estacionamento, sensor de chuva, controles de descida e partida em rampa, controles de tração e estabilidade, alerta de colisão e corretor de faixa, frenagem automática de emergência, entre outros.

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XC40 T5 Momentum – R$ 194.950 – Motor Drive E 2.0 de 255 cavalos, além dos itens acima, mais carregamento indutivo para smartphones, sistema de som de 250 watts, entrada sem chave, Drive Mode (Eco, Conforto, Off-Road, Dinâmico e Individual), rodas de liga leve aro 19 polegadas, para-choques com detalhes prateados, opção de teto branco, câmera de ré e retrovisores eletrocrômicos, inclusive interno.

XC40 T5 R-Design – R$ 214.950 – Itens acima, mais teto/barras de teto/retrovisores em preto brilhante, saída de escape integradas ao para-choque, navegador GPS Pro, volante esportivo com paddle shifts e detalhes em alumínio, bancos em couro e Alcantara, banco do passageiro com ajuste elétrico, sensor de estacionamento dianteiro, teto solar panorâmico, tampa traseira com abertura e fechamento elétrico, controle de cruzeiro adaptativo, Pilot Assist, leitor de placas e sistema de som Harman Kardon de 600 watts.

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Volvo XC40 2019 – Impressões ao dirigir

Balneário Camboriú-SC – O Volvo XC40 2019 tem um visual muito interessante. Ele parece menor do que realmente é. Com linhas robustas e um formato geral bem compacto, o SUV nórdico parece mesmo um utilitário esportivo de porte menor, lá por volta de 4,30 m. Além disso, o conjunto ótico full LED com o “Martelo de Thor” impressiona e dá mais status ao “pequeno” da Volvo, que na realidade mede 4,42 m. Na traseira, a leitura é a mesma do XC60 e XC90, assim como a frente. No entanto, apesar de parecido com estes, ele tem uma personalidade mais forte, pois não dá para confundi-lo em um olhar rápido.

Por dentro, o ambiente é sim fortemente inspirado nos irmãos maiores, sendo que o acabamento da versão T5 Momentum pode ter quatro cores diferentes para o couro, sendo elas branco, preto, vermelho e marrom. No R-Design, que aposta em teto e detalhes pretos, bem como rodas aro 20, o ambiente é totalmente preto apenas, com bancos de design esportivo e em Alcantara. Teto e colunas também, além do teto panorâmico. O espaço geral é bom na frente e atrás, enquanto o porta-malas exibe um volume adequado: 460 litros até as janelas. Dá 900 litros até o teto e em torno de 1.830 litros com o banco traseiro rebatido.

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No evento de test drive, a Volvo disponibilizou as versões Momentum e R-Design. A primeira tem uma pegada mais suave na calibração da suspensão e não tem paddle shifts. As trocas manuais são feitas na pequena alavanca, mas para direita (avança) e esquerda (redução), o que é pouco ergonômico. A alavanca também precisa ser pausa em cada opção de marcha para cair em Drive, Ré, Neutro, etc. No R-Design, há paddle shifts.

O motor Drive-E 2.0 de 255 cavalos entrega boa potência e torque em baixa, tendo oito marchas no câmbio Aisin bem escalonadas. Rodando a 110 km/h, ele gira em 1.800 rpm. No modo Dinâmico, o giro sobe até cortar em 6.000 rpm, dando um sprint muito bom para o SUV da Volvo. A suspensão tem uma calibração mais firme em relação ao XC60, mas está dentro do esperado.

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No R-Design, a suspensão é um pouco mais firme, ainda mais no modo Sport (exclusivo), que mantém o motor bem mais cheio e enrijece a suspensão, além de alterar mais a programação do câmbio. O XC40 apresenta uma boa dirigibilidade, tendo direção muito leve e precisa, bem como boa estabilidade em curvas e frenagens fortes. De modo geral, o novo SUV da marca sueca vai agradar quem busca um modelo bem dinâmico em condução e luxuoso, ainda por cima. Mais impressões teremos na Avaliação NA.

Volvo XC40 2019 – Galeria de fotos

Evento a convite da Volvo.

5.0

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  • O_Domador_d_Xana

    Frente faz lembrar o Creta. Já a traseira uma mistura de kia soul com a lindeza do WR-V. 😶😶

    • Luconces

      Lembra o “K-reta” aonde?

      Posicionamento da placa abaixo da grade?

    • Ricardo Vasconcellos

      Coitado! Comparado a 3 grandes bostas da indústria automobilística!

  • rodpe

    O T4 não tem câmera de ré?

    !

    • REDDINGTON

      Pela marca ser sinônimo de segurança e pelo preço de 170 pau é um vacilo não oferecer a câmera, o que hoje pra mim é imprescindível, é igual ar condicionado depois de ter, vc não vive sem rs rs rs.

      • rodpe

        É muita picaretagem da Volvo fazer isso. É aquele tipo de estratégia comercial que fica evidente o mau-caratismo da empresa.

        Pelo amor de Deus, um carro de 170mil não ter câmera de ré…

        • what_the_hell??

          A evoque é bem mais cara e, se não me engano, não tem nas versões mais “baratas” (na faixa de 250). Tb acho um absurdo, algo tão barato!

          • rodpe

            Palhaçada

  • Baetatrip

    Bonitinho para desfilar no shopp com a linda madame!

    • Ricardo Vasconcellos

      Amigo, o carro é AWD, tem 250 cavalos, está a 23 cm do chão fora o acréscimo com o modo off-road. Prá levar a madame no shopping é melhor um Compass, Equinox ou 3008. Ou os concorrentes do XC40, o X1, o Q3 e outros SUV de cidade

      • Luconces

        O T4 tem tração dianteira.

        • Baetatrip

          Sim… so a top que e “AWD”

          • Ricardo Vasconcellos

            Não, todas as duas t5, momentum e R-DESIGN

        • Ricardo Vasconcellos

          Sim, Luconces, todos sabemos!

      • Baetatrip

        Do que adianta ter 23cm de altura de solo ?
        Qual e a importancia de 250cv? Nenhuma certo?
        importa e seus belissimos quase 36kg de torque
        item importantissimo que nem SUV/CUV tem para enfrentar “off road”: Reduzida (4X4 LOW)
        Compass tem 4×4 na versao diesel (Mas pegou muito mal no teste comparando a verdadeirmente 4×4 Compass X SW4)
        Lembrando tem 4×4 de SUV/ CUV com a veterana SW4
        Ah…. Lembrando eu tenho SUV 4×4 mesmo que tem reduzida que e SZK Grand Vitara 3 2012! (Bem superior essa coissa unitil que a SZK fez o modelo que e “New Vitara” que e vergonha para SZK das antigas!)

        • Ricardo Vasconcellos

          Só você dirigindo pra saber o que adianta. Não é nenhum Troller ou off-road radical, mas é bem mais capaz que esses todos que falei. Digo isso após conhecer bem e utilizar o irmãoZinho dele, xc60

        • gilvan mota

          Amigo tenho um New Vitara, e já tive um Grand Vitara, não tem comparação , o novo é disparado melhor, sobre tração atende muito bem , vou nas dunas , na praia , areia, lama , cara excelente carro, detalhe minha antiga vitara fazia 6 km/l na cidade , o meu new vitara faz 10/11 na cidade, além de andar absurdos , devagar na br chega afazer 16/17 km/l

          • Baetatrip

            Bom saber!
            Mas lembrando que o New Vitara e simplesmente “urbano”, nao tem vocaçao de estrada, passeio, trilhas leves, extremamente baixa….(baixa, frente bicuda, raspa facil no meio fio), Angulo de ataque e inferior a 20° (Pois ja andei nele, na versao turbo, adorei!)
            Mas nao gostei do que a SVB fez: Tirou o GV3 e colocou esse NV no lugar dela!
            Sistema de tracao e boa, mas nao e superior a antiga que tem “4LL” que encara mesmo com menor esforço!
            Triste de saber que o N.Vitara virou carro de shopp)
            Por isso prefiro a antiga GV3 4×4 que e autentico que me atende muito bem (cidade nao rodo só 20%, 80% de estrada, passeios)
            Consumo na minha na estrada e 10 a 12km/l
            Atualmente fica 3 dias na garagem, so apanho ela p/ viajar de 5f a domingo!
            Se for acima do Gv3, pego a Full 3D da Pajero
            Nao da p/ engolir esse New Vitara mesmo…. Quero ver o GV4 em breve!

  • Maria Santos

    Rapaz, o que houve com os vídeos do YouTube? Faz mais de dois meses que vocês não postam… O canal é tão bom, sem rodeios, sem vinheta chata; simples, informativo, imparcial e objetivo… Não deixem de postar… Nós agradecemos…

  • Rafael Ramalho

    Coitado de X1, X2, Tiguan, Evoque, Q3, GLA, etc. Isso tudo pagando um imposto de importação estuprador sem utilizar os lixos do INOVAR-AUTO e ROTA 2030. Deixem o mercado agir.

  • Ricardo Vasconcellos

    Esqueceram de dizer que as versões T são AWD e que, por 5.000 reais você pode equipar as versões T4 e Momentum com o Pilot assist, que contém o piloto adaptativo e o lane keeping.

    • Marcos Vinicius Bittencourt

      Pilot Assist só na Rdesgin, segundo o catálogo e os vendedores

      • Ricardo Vasconcellos

        Vai se informar amigo, por gentileza! A Volvo já faz a instalação do Pilot Assist em qualquer versão do XC60 por 5.000 e agora está oferecendo a mesma coisa para o XC40. Você não tem Volvo, se tivesse já saberia.

        • Marcos Vinicius Bittencourt

          Então não faz sentido pegar uma R-design contra a momentum, pra mim o diferencial era justamente esse.
          Fui ver uma XC60 com meu pai no feriado da Páscoa, e tinha acabado de chegar às XC40 para o evento da Volvo Ocean. Por isso este falei essas informações, são as que ouvi do vendedor.

          • Ricardo Vasconcellos

            Existem outros diferenciais, como o som, as rodas, o acabamento interno, o sistema de evitar colisões traseiras, o blindspot e outras coisas que não me lembro no XC40. Estou mais informado do XC60 que tenho. Mas, tirando os 5.000 do pilot assist a diferença entre momentum e r-design fica abaixo dos 15.000

  • Lucas086

    Bonito, principalmente o interior, a briga é boa com o e-pace. E aparenta ser espaçoso, cabe uma família e as malas

  • sigma7777777

    O carro é excelente, até o dia que você precisa reparar… ou seja, ele é bom para utilizar até os 45 mil km e vender antes de ter que arcar com as revisões de 50 e 60 mil km e troca de pneus e outras peças.

    • Paulo Júnior

      Amigo quem compra um carro desse valor não está muito preocupado com manutenção, deixa na concessionária e já pega reparado e pronto e fora que 45 mil KM ainda não está nada rodado.

      • REDDINGTON

        Converse com alguém que tem/teve Volvo, vc vai ver que o buraco é BEM mais embaixo…

        • Alexandre Monteiro

          Assim como BMW, Mercedes, Audi, LandRover (esse nem se fala), Jaguar….todas essas marcas consideradas premium cobram seu preço na manutenção.

      • Emilio

        A questão é que essas marcas extrapolam o bom senso. Já pensei em adquirir um super-premium seminovo mas a manutenção correta é cara demais.

    • Mateus

      Tenho um xc90 da geração nova e sou 0 arrependimentos. Poderiam lembrar que existe uma Volvo antes da Geely e outra depois. A que veio depois é só satisfação, e os preços não se distanciam da concorrencia

  • Gustavo Adriano

    Parem de postar Itajaí como se fosse Balneário Camboriú pela o amor de DEUS!!!!

    O evento da Volvo Ocean Race acontece em Itajaí e não em BC!

    Pesquisem antes: https://www.volvooceanrace.com/en/ports/itajai.html

    Maior absurdo vocês não darem o crédito à cidade correta.

    • “Pesquisem antes”… Nós estávamos lá, não há necessidade de pesquisar nada. O test drive começou em Itajaí mas o evento de lançamento, jantar e hospedagem dos jornalistas foi em Balneário Camboriú.

      • REDDINGTON

        Como vcs foram pelo carro e NÃO pela Volvo Ocean Race, Balneário está correto então.

      • Gustavo Adriano

        Então começou na cidade de origem, em nenhum momento vocês informam isso.

      • Marcos Vinicius Bittencourt

        Não testaram o pilot assist?

    • Whering Alberto

      E sobre o carro?

  • No_Name

    Som de 80W? São só dois altifalantes nessa versão? Vixe… Kkkkk.
    Fiesta/EcoSport dos países ricos tem 675W no Bang & Olufsen e são carros de pobres.

  • Pedro Henrique

    essa frente tem um coeficiente aerodinâmico de uma parede kkkkkkkkkkk
    bonitinho

  • Natán Barreto

    Não consigo gostar desse carro. Além do preço estar bastante alto pra um hatch altinho, o design, na minha opinião, não está harmônico. Parece um conceito não finalizado. Essa traseira limpa e essa frente truncada não ornaram.

    • th!nk.t4nk

      A traseira gorda e essa coluna C bizarra também acho brochantes. Outra coisa que me espanta é o pessoal achar barato um SUV compacto, talvez por desconhecimento a respeito da categoria a que ele pertence.

      • cepereira2006

        Até bem pouco tempo esse era o preço da XC 60

        • Arthur

          Sim, mas não há como comparar os modelos da XC60; a nova versão subiu muito de nível, evidentemente o preço vai junto.

          • Natán Barreto

            Na verdade essa subida absurda de preços é só o lucro Brasil mesmo. A XC60 continua nos mesmos preços lá fora.

            • Arthur

              Não é só lucro. Antes eram vendidos aqui XC60 e XC90, mas agora temos a XC40. A Volvo preferiu criar a nova categoria no topo. Snme, a 40 ocupa o espaço da antiga 60; a nova 60 ocupa o espaço da antiga 90; e a nova 90 ocupa um espaço inédito aqui.
              Não basta dizer que XC6/90 custam muito mais que antes, que é roubo, lucro, ganância, imposto; além de tudo isso, o nível tecnológico dos carros subiu muito. Evidente que isso tem preço.

              • Erick Terto

                E ainda teve o aumento do dólar neste último ano.

  • Louis

    Gostei bastante da traseira, mas não consigo gostar do desenho das portas. Essas linhas retas das janelas remetem aos Suvinhos de baixo custo, tipo Creta.

  • Gustavo

    Muito muito muito caro! Tem opções melhores e mais baratas.

  • Rocha Charo

    No segmento vai incomodar, só achei que precisava de um pneu com perfil mais alto.

  • Abdallah

    Ta ai um carro da volvo que eu olhei e fiquei babando, achei lindo tanto interior quanto exterior.

  • REDDINGTON

    Achei bonito…falta a câmera no de entrada né, estamos falando em 170 mil reais.

  • Edson Fernandes

    Nossa, solução de trocas na alavanca antiquada que era parecido com o C180 de um determinado periodo. Como é HORRIVEL trocar as marchas dessa forma! Não é cognitivo, não é coerente, é pessimo.

    Sinceramente, tem horas que não dá para entender o que o engenheiro que desenhou dessa forma pensou. Parece que avida vai ficar dura inclusive para os altinhos premium. Com a vinda da nova leva, quero ver o que será apelo de compra, já que esse nas revisões tem preço salgado, imagino na manutenção.

    • th!nk.t4nk

      Hehe é assim até hoje no Classe C. Concordo com você, mas só nao critico tanto porque é uma pseudo-alavanca: no Mercedes é uma espécie de botao, você dá um toque pra baixo e entra em D. Dá um toque pra cima e entra em R. Aperta na ponta, e entra em P. Por incrível que pareça isso deixa mais ágil o processo de manobra, já que enquanto estou virando o volante só dou um toquezinho ali e já engata a ré em uma fraçao de segundo, sem ter que tirar as maos do volante. Por outro lado é verdade que lembra as antigas alavancas de marcha dos carros americanos, onde tinha que agarrar a alavanca toda com a mao, apertar um botao na ponta e fazer força pra mudar a posiçao. Mas nao tem nada a ver com esse sistema hoje em dia, felizmente!

      • Edson Fernandes

        Mas ainda assim…as trocas sequenciais são ruins…rs

        Que tivesse então colocado eletronicamente para entender o modo manual para um toque a esquerda e desse a liberdade do sequencial “normal”. Já que se pensa em toda a ergonomia, deveriam ter pensado nisso.

  • Edu

    Gostei dos difusores de ar verticais. Assim a multimídia pode ficar um pouco mais alta.

  • Mayck Colares

    O que tem de melhor no desenho é o interior com essa multimídia vertical, assim como o megane e alguns da linha renault atual. Muito interessante.

  • Fabio Marquez

    Não achei esse carro nem um pouco bonito, além do mais que peladeira é essa? Pagar quase 30k para ter retrovisor eletrocrômico, um jogo de alto falantes e camera de ré… Imagino uma versão T3, não deve ter nem parachoques pintados.

  • Ricardo Vasconcellos

    Eu ignoro mesmo carros como o Creta. Pra dizer a verdade, nem enxergo nas ruas. Sou ignorante total mesmo, mas gosto de carro bom de verdade.

    • Luis Carlos Saccon

      Não lhe chamei de ignorante como pessoa …. longe disso ….. me desculpe se pensou assim ….. lhe chamei de ignorante automobilístico e ainda assino embaixo sobre isso …. achei meio deselegante da sua parte para com os proprietários dos carros mencionados ( não é o meu caso ) ……..mas cada um com sua ideia sobre carros , e não comungo com a sua ….. nem em se tratando do Kia Soul e do WR-V , que pode ser um carro acima do valor do que realmente ele vale , mas o chamar de bostas , aí já é demais ……

  • matheus

    Porque você não gosta do Creta? Acho o carro bem justo pelo que ele oferece, além de ser um carro bem bonito naquela versão “sport”.

    • Ricardo Vasconcellos

      Matheus, o Creta tem suas qualidades dentro da categoria dele. Só que não atende a minha expectativa em vários aspectos. Inclusive, o assunto inicial é o XC40, carro de categoria muito superior e motivo porque refutei a comparação com o Creta. Lógico, os dois nem se comparam, acho que todos concordam.

  • Luiz de Assis

    Você pode gostar do carro que quiser. O problema é se isso gera detrimento.

    • Ricardo Vasconcellos

      ???

  • Roger Ferraz

    Estamos à beira de pagar 100 mil reais por um carro 1.0 , e agora vem mais um jipinho na casa dos 200k, entendo que é super equipado e seguro, mas não vale metade disso ! E 1000 interessados já reservaram . Claro, precisam gastar o dinheiro fácil ….

  • BRUNO

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