*Destaque *Featured Lançamentos SUVs Test Drive Volvo

Volvo XC40: Impressões ao dirigir

Volvo XC40: Impressões ao dirigir

O Volvo XC40 2019 chega como uma proposta mais ousada no segmento de SUV premium na faixa entre R$ 170 mil e R$ 220 mil. O utilitário esportivo desembarca com preços entre R$ 169.950 e R$ 214.950, tendo ainda preços para clientes PCD, perfil de comprador que está ganhando muito espaço ultimamente no mercado automotivo nacional, girando entre R$ 145.950 e R$ 189.950.


Com três propostas de conteúdo e visual, o Volvo XC40 começa pela versão T4. Esta opção já pode ser comprada, mas só será entregue a partir de julho. Para as demais versões, dependendo da configuração escolhida, a entrega demora de 90 a 120 dias. A marca projeta venda anual de 2.000 unidades, sendo que 1.000 já foram reservadas durante o período de pré-venda.

De acordo com a Volvo, possíveis variantes elétricas ou híbridas do XC40 serão lançadas também no Brasil. Além disso, a marca sueca estuda para 2019, a importação da versão T3, que tem motor 1.5 Drive-E de três cilindros com turbo e injeção direta, que entrega em torno de 156 cavalos. Com ela, certamente o preço de acesso da novidade cairá talvez para a casa de R$ 150 mil. Por ora, tudo começa no XC40 T4.

Volvo XC40: Impressões ao dirigir


Volvo XC40 2019 – Conteúdo das versões

XC40 T4 – R$ 169.950 – Motor Drive-E de 193 cavalos, câmbio automático de oito marchas e tração dianteira, mais faróis full LED, rodas de liga leve aro 18 polegadas, barras no teto em cor preta, lanternas em LED, grade frontal preta com detalhes cromados, cluster digital de 12,3 polegadas, multimídia Sensus com tela vertical de 9 polegadas, Android Auto e Car Play, Bluetooth, conexão internet SIM Card, Volvo On Call, sistema de som de 80 watts, USB (3), banco do motorista com ajuste elétrico/lombar e memória, ar-condicionado dual zone, sensor de estacionamento, sensor de chuva, controles de descida e partida em rampa, controles de tração e estabilidade, alerta de colisão e corretor de faixa, frenagem automática de emergência, entre outros.

Volvo XC40: Impressões ao dirigir

XC40 T5 Momentum – R$ 194.950 – Motor Drive E 2.0 de 255 cavalos, além dos itens acima, mais carregamento indutivo para smartphones, sistema de som de 250 watts, entrada sem chave, Drive Mode (Eco, Conforto, Off-Road, Dinâmico e Individual), rodas de liga leve aro 19 polegadas, para-choques com detalhes prateados, opção de teto branco, câmera de ré e retrovisores eletrocrômicos, inclusive interno.

XC40 T5 R-Design – R$ 214.950 – Itens acima, mais teto/barras de teto/retrovisores em preto brilhante, saída de escape integradas ao para-choque, navegador GPS Pro, volante esportivo com paddle shifts e detalhes em alumínio, bancos em couro e Alcantara, banco do passageiro com ajuste elétrico, sensor de estacionamento dianteiro, teto solar panorâmico, tampa traseira com abertura e fechamento elétrico, controle de cruzeiro adaptativo, Pilot Assist, leitor de placas e sistema de som Harman Kardon de 600 watts.

Volvo XC40: Impressões ao dirigir

Volvo XC40 2019 – Impressões ao dirigir

Balneário Camboriú-SC – O Volvo XC40 2019 tem um visual muito interessante. Ele parece menor do que realmente é. Com linhas robustas e um formato geral bem compacto, o SUV nórdico parece mesmo um utilitário esportivo de porte menor, lá por volta de 4,30 m. Além disso, o conjunto ótico full LED com o “Martelo de Thor” impressiona e dá mais status ao “pequeno” da Volvo, que na realidade mede 4,42 m. Na traseira, a leitura é a mesma do XC60 e XC90, assim como a frente. No entanto, apesar de parecido com estes, ele tem uma personalidade mais forte, pois não dá para confundi-lo em um olhar rápido.

Por dentro, o ambiente é sim fortemente inspirado nos irmãos maiores, sendo que o acabamento da versão T5 Momentum pode ter quatro cores diferentes para o couro, sendo elas branco, preto, vermelho e marrom. No R-Design, que aposta em teto e detalhes pretos, bem como rodas aro 20, o ambiente é totalmente preto apenas, com bancos de design esportivo e em Alcantara. Teto e colunas também, além do teto panorâmico. O espaço geral é bom na frente e atrás, enquanto o porta-malas exibe um volume adequado: 460 litros até as janelas. Dá 900 litros até o teto e em torno de 1.830 litros com o banco traseiro rebatido.

Volvo XC40: Impressões ao dirigir

No evento de test drive, a Volvo disponibilizou as versões Momentum e R-Design. A primeira tem uma pegada mais suave na calibração da suspensão e não tem paddle shifts. As trocas manuais são feitas na pequena alavanca, mas para direita (avança) e esquerda (redução), o que é pouco ergonômico. A alavanca também precisa ser pausa em cada opção de marcha para cair em Drive, Ré, Neutro, etc. No R-Design, há paddle shifts.

O motor Drive-E 2.0 de 255 cavalos entrega boa potência e torque em baixa, tendo oito marchas no câmbio Aisin bem escalonadas. Rodando a 110 km/h, ele gira em 1.800 rpm. No modo Dinâmico, o giro sobe até cortar em 6.000 rpm, dando um sprint muito bom para o SUV da Volvo. A suspensão tem uma calibração mais firme em relação ao XC60, mas está dentro do esperado.

Volvo XC40: Impressões ao dirigir

No R-Design, a suspensão é um pouco mais firme, ainda mais no modo Sport (exclusivo), que mantém o motor bem mais cheio e enrijece a suspensão, além de alterar mais a programação do câmbio. O XC40 apresenta uma boa dirigibilidade, tendo direção muito leve e precisa, bem como boa estabilidade em curvas e frenagens fortes. De modo geral, o novo SUV da marca sueca vai agradar quem busca um modelo bem dinâmico em condução e luxuoso, ainda por cima. Mais impressões teremos na Avaliação NA.

Volvo XC40 2019 – Galeria de fotos

Evento a convite da Volvo.

Volvo XC40: Impressões ao dirigir
Nota média 5 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email