_Destaque _Featured Lançamentos SUVs Volvo

Volvo XC90 2017 traz nova geração do sistema Pilot Assist e parte de R$ 346,9 mil

Volvo-XC90-T6-Inscription-2016-1 Volvo XC90 2017 traz nova geração do sistema Pilot Assist e parte de R$ 346,9 mil

Introduzido no mercado brasileiro em agosto do ano passado (e avaliado recentemente pelo Notícias Automotivas), o Volvo XC90 acaba de receber suas primeiras mudanças, que chegam como novidades para a linha 2017. O utilitário-esportivo sueco, que inclusive se posiciona como um dos modelos mais luxuosos do segmento, agora dispõe da segunda geração do piloto automático Pilot Assist, que agora consegue operar também em rodovias.



O novo equipamento de segurança do Volvo XC90 está disponível desde a versão mais básica da linha, a Momentum. Há também outra configuração, a Inscription, que acrescenta uma série de equipamentos de conforto, tecnologia e segurança. Para levar um exemplar do SUV topo de linha da Volvo para casa, o consumidor precisa desembolsar R$ 346,9 mil.

Volvo XC90 2017 – visual e interior

Por se tratar de um modelo recente, o Volvo XC90 2017 segue sem mudanças no visual. A parte estética do SUV segue a mesma linha dos demais carros da fabricante sueca, marcada pelos belos faróis espichados na parte dianteira da carroceria, com direito ao “Martelo de Thor” em LED, além da grade retangular com filetes verticais e o logotipo da montadora ao centro e para-choque com amplas entradas de ar.

As laterais, por sua vez, apresentam um desenho limpo, ampla área envidraçada e linha de cintura elevada. Já a traseira exibe enormes lanternas afiladas em posição vertical, que começam na parte de cima do vidro traseiro e se estendem até as extremidades do suporte de placa. Há ainda para-choque com detalhes cromados e duas saídas de ar, uma em cada extremidade.

O interior, como não poderia ser diferente em um carro topo de linha, abusa do bom acabamento, que mistura couro, plástico emborrachado e detalhes em alumínio. Há ainda uma série de itens tecnológicos, como o sistema de entretenimento com uma ampla tela sensível ao toque em posição vertical e teto panorâmico com uma grande área envidraçada.

O carro tem ainda capacidade para levar até sete pessoas. Nas dimensões, são 4.950 mm de comprimento, 1.923 mm de largura e 1.776 mm de altura, com distância entre-eixos de 2.984 mm. Já o porta-malas comporta até 314 litros, com os sete assentos erguidos e até a altura das janelas.

Volvo-XC90-T6-Inscription-2016-5 Volvo XC90 2017 traz nova geração do sistema Pilot Assist e parte de R$ 346,9 mil

Volvo XC90 2017 – equipamentos

O sistema Pilot Assist de segunda geração é o principal destaque da lista de equipamentos do XC90. O recurso usa sensores e câmeras, que monitoram as faixas das vias, e um sistema que comanda a aceleração, a frenagem e a movimentação do volante em velocidades de até 130 km/h, podendo ser acionado por meio de um botão à esquerda do volante. Anteriormente, o sistema era limitado a 50 km/h. Portanto, agora, o recurso passa a atuar não somente em situações de tráfego intenso nas grandes idades, como também em rodovias.

Tal recurso pode ser ativado a qualquer momento pelo motorista e seu funcionamento depende de faixas bem demarcadas na superfície da pista. Quando possível, o assistente de direção auxilia na correção do deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias.

O Pilot Assist não aceita ter um veículo à frente como referência, no entanto, o assistente de direção usa as funções do Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) para controlar a distância do carro adiante ou a velocidade configurada.

O sistema não é totalmente autônomo. Portanto, ainda assim, o piloto deve estar sempre no controle do automóvel, com as mãos do volante, para manter o recurso em funcionamento. Além disso, o condutor consegue intervir no Pilot Assist através do acelerador, freio e volante. Caso ele queira mudar de faixa, a seta indicadora paralisa temporariamente a atuação do assistente de direção.

Há ainda o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa, que aplica força no volante se o carro estiver saindo da faixa intencionalmente, Sistema de Alerta ao Motorista, que detecta e avisa motoristas desatentos ou cansados por meio de um sinal visual e sonoro, entre outros.

De acordo com a Volvo, o XC90 é o primeiro carro do mundo a sair de fábrica com o sistema que aciona os freios automaticamente caso o motorista tente virar à frente de outro carro que venha em sentido contrário, para evitar a colisão e também para reduzir as consequências do acidente. Essa situação é comum em cruzamentos nas cidades, bem como em estradas, nas quais os limites de velocidade são maiores.

A lista de equipamentos inclui ainda a última geração do controle eletrônico anti-capotamento, o City Safety, que agrupa todos os sistemas de frenagem automática da fabricante, o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. Entre outros.

Nos demais equipamentos, há airbags frontais, laterais e de cortina, assistente de frenagem de emergência, Isofix, sistema de proteção contra impactos laterais, sistema de proteção em saída de estrada, sistema de proteção contra lesões na coluna cervical, alarme, chave com controle remoto integrado e função memória, keyless, assistente de partida em rampas, câmera de ré, modos de condução Drive Mode (Comfort, Eco, Dynamic e Off Road), start/stop, sensores de estacionamento, assistente de estacionamento, faróis Full LED auto direcionais com função antiofuscante, rodas aro 19, sistema de som com 10 alto-falantes e 330W, sistema de navegação Sensus Navigation Pro, bancos dianteiros com ajuste elétrico, memória, aquecimento, suporte lombar elétrico e extensão elétrica, ar-condicionado digital com quatro-zonas, teto solar panorâmico elétrico, painel de instrumentos com tela de 12,3 polegadas, painel central de 9 polegadas, entre outros.

A lista inclui ainda bancos revestidos em couro Soft, assento para criança integrado no banco traseiro, cortina para-sol nas portas traseiras, sistema de qualidade de ar (Clean Zone), sistema de climatização exclusivo para a 3ª fileira de assentos, alarme com sensor de movimento interior, chave mini controle remoto a prova d’água (Key tag), travamento individual para porta-luvas e porta-malas, computador de bordo, volante com ajuste de altura e profundidade, luzes dianteiras de condução diurna de LED, faróis de neblina de LED, acabamento interno em alumínio, apoio de braço dianteiro com porta-objetos, bússola, retrovisores com escurecimento automático, retrovisores externos com desembaçador, memória e luzes indicadoras de direção em LED, entre outros.

A versão topo de linha Inscription acrescenta ainda sistema de som Bowers & Wilkins, com 19 alto-falantes, 1.400 watts, subwoofers air-ventilated e software de processamento de áudio de última geração que simula, dentre outros ambientes, a sala de concerto da Orquestra Filarmônica de Gotemburgo, chassi Four-C com sistema de suspensão por bolsas de ar (habilita o motorista a ajustar, nos modos de condução, a altura mais adequada de rodagem, de acordo com o piso), apliques cromados, rodas de 20 polegadas, bancos com apoios laterais ajustáveis eletricamente e ventilação, assentos traseiros com aquecimento, head-up display, alertas de tráfego lateral e de colisão traseira, alerta de ponto cego e sistema de Visão 360º, que projeta na tela central uma visão completa ao redor do veículo.

Volvo-XC90-T6-Inscription-2016-9 Volvo XC90 2017 traz nova geração do sistema Pilot Assist e parte de R$ 346,9 mil

Volvo XC90 2017 – motorização

Debaixo do capô o novo Volvo XC90 esconde o motor 2.0 litros T6 Drive-E de quatro cilindros, dotado de turbocompressor, supercharger e injeção direta de combustível, que consegue entregar 324 cavalos de potência, a 5.700 rpm, e 40,8 kgfm de torque, entre 1.500 e 4.500 rpm, associado a uma transmissão automática sequencial Geatronic de oito velocidades e tração nas quatro rodas.

Segundo dados da fabricante, o SUV topo de linha consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos. Já a velocidade máxima é de 230 km/h.

Lá fora, há ainda o modelo híbrido XC90 T8, que combina um motor elétrico com o 2.0 Drive-E. De acordo com a Volvo, o utilitário-esportivo é capaz de gerar 406 cavalos de potência e 65,2 kgfm de torque (o bloco híbrido rende 83 cv e 24,4 kgfm), e também usa câmbio automático de oito marchas e sistema de tração integral.

Há ainda cinco modos de condução (Hybrid, Pure eletric, Power, AWD e Save), que podem ser alterados por meio de um botão posicionado no console, sendo que o primeiro alterna entre o motor a gasolina e o elétrico, o segundo roda apenas com o motor elétrico, o terceiro opera com os dois motores visando entregar o melhor desempenho, o quarto com tração nas quatro rodas e o quinto apenas com o motor a combustão.

Ainda segundo a marca, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. Já a autonomia é de 40 km operando apenas no modo elétrico. Não se sabe, porém, quando o novo Volvo XC90 T8 híbrido fará sua estreia no mercado brasileiro.

Volvo-XC90-T6-Inscription-2016-12 Volvo XC90 2017 traz nova geração do sistema Pilot Assist e parte de R$ 346,9 mil

Volvo XC90 2017 – preços

Confira abaixo os preços da linha 2017 do Volvo XC90:

Volvo XC90 Momentum 2017: R$ 346.900
Volvo XC90 Inscription 2017: R$ 403.900

Volvo XC90 2017 – ficha técnica

Motorização
Motor – gasolina, dianteiro, transversal, comando duplo, turbocompressor, intercooler
Número de cilindros – 4 em linha
Número de válvulas – 4 por cilindro
Cilindrada – 1.969 cm³
Taxa de compressão – 10,3:1
Potência – 320 cv a 5.700 rpm (gasolina)
Torque – 40,8 kgfm entre 1.500 e 4.500 rpm
Transmissão – Automática com oito marchas e mudanças sequenciais
Tração – integral
Direção – Elétrica

Suspensão
Dianteira – Braços sobrepostos/Traseira – Braços múltiplos

Freios
Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus
Liga-leve de 20 polegadas com pneus 275/45 R20

Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.950 mm
Largura – 1.923 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.776 mm
Entre eixos – 2.984 mm
Peso em ordem de marcha – 2.078 kg
Tanque – 71 litros
Porta-malas – 314 litros (sete lugares e até a altura das janelas)

Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 6,5 segundos
Velocidade máxima – 230 km/h
Rotação a 110 km/h – 1.800 rpm
Consumo urbano – 7,2 km/litro
Consumo rodoviário – 11,1 km/litro

Galeria de fotos do Volvo XC90 2017

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend