_Destaque _Featured Lançamentos SUVs Test Drive Volvo

Volvo XC90 D5 2017: Impressões ao dirigir

volvo-xc90-d5-2017-impressões-NA-1 Volvo XC90 D5 2017: Impressões ao dirigir

O Volvo XC90 2017 chegou com poucas, mas boas novidades. A principal delas é a chegada da versão diesel D5, que de quebra traz uma tecnologia inédita em seu propulsor, além da nova experiência de condução do SUV nórdico.



A nova opção custa R$ 369.950 na versão Momentum e R$ 419.950 na Inscription, sempre sem opcionais. Ainda assim, o comprador pode escolher várias tonalidades (algumas novas), além do acabamento interior. O Volvo XC90 D5 2017 já vem com um pacote bem completo na versão de acesso, ampliado naturalmente no topo de linha.

O novo motor 2.0 Drive-E diesel é o grande destaque, que surge com 238 cv e 48,9 kgfm. Além de força máxima a partir de 1.750 rpm, o propulsor do Volvo XC90 D5 2017 emprega ainda uma tecnologia inovadora em ciclo diesel, o chamado Power Pulse.

volvo-xc90-d5-2017-NA-52 Volvo XC90 D5 2017: Impressões ao dirigir

Power Pulse

Para evitar o “turbo lag”, a Volvo desenvolveu um sistema que pressuriza ar em um cilindro de alta pressão. Nas acelerações em baixa rotação, geralmente na primeira ou segunda marcha, bem como com o veículo em ponto-morto, o Power Pulse injeta esse ar comprimido diretamente no coletor de escape.

Este ar entra na turbina menor sob pressão (existe ainda outra turbina para rotações altas), iniciando assim o funcionamento do rotor antes que os gases provenientes da combustão cheguem ao compressor.

Assim, o Drive-E 2.0 diesel passa a dispor de mais força em baixa, evitando assim o “lag”. A tecnologia só será aplicada aos motores diesel da Volvo, pois a empresa diz que não há necessidade desse sistema em motores de ciclo Otto.

volvo-xc90-d5-pilot-assist-NA-3 Volvo XC90 D5 2017: Impressões ao dirigir

Pilot Assist

Outro item que chama atenção no Volvo XC90 D5 2017 é o sistema Pilot Assist. Ele não chega a ser novidade, pois o modelo 2016 já dispunha do dispositivo. No entanto, aquela versão – confira aqui a versão 2016 avaliada pelo NA – era limitada em 50 km/h.

Agora, o Pilot Assist tem limite de 130 km/h e, ao contrário do anterior, tem foco no uso rodoviário, embora possa ser usado na cidade também. O sistema consiste na direção automática do veículo em faixas de rolamento bem pintadas. Em realidade, mantém o veículo em sua faixa, guiando-se pelas faixas.

Não é igual ao Lane Assist, que é o alerta de invasão de faixa, que fica indo de um lado para o outro em situação semelhante. O Pilot Assist mantém o carro dentro de sua faixa, mesmo em curvas abertas. Rodovias como Bandeirantes, Imigrantes ou Castelo Branco, por exemplo, reúnem as condições ideais para o funcionamento da tecnologia.

volvo-xc90-d5-pilot-assist-NA-2 Volvo XC90 D5 2017: Impressões ao dirigir

Não que sejam um primor em conservação, mas o sistema consegue manter o veículo em vias de curvas abertas com mais segurança. Rodovias com curvas mais fechadas ou traçados muito sinuosos não são aceitos completamente pelo Pilot Assist, fazendo o condutor assumir mais o volante.

Antes de tudo, o Pilot Assist não é uma condução autônoma, mas reúne características semiautônomas. Por isso, após poucos segundos, o dispositivo alerta o condutor para tocar na direção. Basta um leve toque para o sistema manter seu funcionamento. Isso serve para que o Volvo XC90 D5 2017 tenha certeza que o condutor está atento.

A não obediência acarreta em alerta sonora e desligamento do sistema. Controlando aceleração e frenagem, o Pilot Assist mantém a direção na posição correta e permite que o condutor mude de faixa com o uso dos piscas. Uma vez desligados, o dispositivo volta a funcionar.

volvo-xc90-d5-pilot-assist-NA-1 Volvo XC90 D5 2017: Impressões ao dirigir

Essa tecnologia permite ajustar velocidade e distância para o veículo da frente. No sistema anterior, era necessário um carro sempre na frente. Neste, não há necessidade disso. Mesmo que o condutor desligue o assistente de faixa (que atua de forma muito efetiva – pode incomodar alguns), o Pilot Assist continua funcional. O ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) também é outro recurso importante do Volvo XC90 D5 2017.

Apesar de todo o recurso, nunca se deve desvencilhar da direção com ou sem o Pilot Assist ativado. O item é de série nas duas versões e proporciona uma experiência de condução bem diferente do normal. O sistema só pode ser acionado com o veículo engatado, freio de estacionamento desativado e cinto de segurança atado.

O Volvo XC90 D5 ainda conta com sensor de detecção de animais de grande porte – item agora adicionado à linha 2017 – tais como cavalos, bois e vacas, comuns no interior do Brasil. Com esses e outros recursos, o SUV da marca sueca quer manter a boa reputação do fabricante em termos de segurança.

volvo-xc90-d5-2017-impressões-NA-19 Volvo XC90 D5 2017: Impressões ao dirigir

Impressões ao dirigir

Amparo/SP – Antes que a direção faça seu serviço “autônomo”, o Volvo XC90 D5 2017 mostra um excelente comportamento ao dirigir. O utilitário esportivo tem porte grande, medindo quase cinco metros e pesando acima de 2 toneladas.

Mesmo assim, o motor Drive-E 2.0 diesel mostra boa disposição para puxar todo esse peso, desenvolvendo boa potência e torque bem generoso. Durante a maior parte do tempo, a rotação oscila entre 1.500 e 2.500 rpm, garantindo bom desempenho e retomadas animadoras.

O propulsor diesel tem funcionamento muito silencioso e suave, tanto que a impressão inicial é a de que se trata de um 2.0 a gasolina. Com transmissão Geartronic de oito marchas, o Volvo XC90 D5 2017 tem bom escalonamento com trocas imperceptíveis e reduções eficientes. Rodando a 110 km/h, marca 1.700 rpm. O nível de ruído é muito bom durante a condução.

volvo-xc90-d5-2017-impressões-NA-22 Volvo XC90 D5 2017: Impressões ao dirigir

Se for necessária uma condução esportiva, o Volvo XC90 D5 2017 dispõe do modo Dynamic (há também o Individual na Inscription), que eleva a rotação e entrega muito mais disposição ao veículo, ajustando inclusive a suspensão pneumática (se for no Inscription) e outros sistemas do SUV. Há também o frugal modo Eco, assim como o Comfort.

O off-road é ativado em velocidade reduzida de até 40 km/h, ajustando o sistema de tração integral para uso no fora de estrada, garantindo melhor desempenho nessas condições. É bom, mas o foco do Volvo XC90 D5 2017 é de fato o uso no asfalto.

volvo-xc90-d5-2017-impressões-NA-14 Volvo XC90 D5 2017: Impressões ao dirigir

O conforto a bordo é bom, especialmente no topo de linha, que vem com suspensão a ar ajustável. A opção Momentum tem molas helicoidais. Apesar disso, o conjunto é bem otimizado para uso no Brasil, embora reclame um pouco de buracos. A estabilidade é muito boa para um SUV de porte grande, tanto em altura quanto em comprimento. A direção elétrica é leve e precisa, enquanto os freios agem de forma progressiva e eficaz.

Do consumo apenas falaremos o que foi divulgado: 10,5 km/litro na cidade e 12,0 km/litro na estrada. Dados do Inmetro. Ou seja, na vida real é possível fazer muito melhor que isso. Com tanque cheio, deve passar facilmente dos 900 km.

volvo-xc90-d5-2017-impressões-NA-11 Volvo XC90 D5 2017: Impressões ao dirigir

Luxo, segurança e sofisticação

E o restante? O Volvo XC90 D5 2017 apresenta um belo visual. Robusto, sofisticado. Faróis Full LED com o “martelo de Thor” cheio de diodos emissores de luz, colunas largas e estrutura maciça, interior luxuoso com acabamento em couro, alumínio e madeira (Inscription), bancos elétricos, teto solar panorâmico, painel digital configurável, multimídia Sensus Connect com “tablete” em posição vertical e inúmeras funções.

Mesmo com coluna de direção com ajuste mecânico, alavanca de câmbio dura ou ausência de rebatimento remoto ou automático da terceira fileira – assim como a elevação dos encostos, o Volvo XC90 D5 2017 é satisfatoriamente bem recheado.

Para a família, espaço de sobra (especialmente na segunda fileira), acesso fácil com tampa elétrica do bagageiro e sistema de som Bowers & Wilkins com excelente qualidade. Se antes já era interessante sair do grupo das marcas alemãs, agora essa impressão ficou ainda maior com o Volvo XC90 D5 2017, que traz nova experiência em condução, aliada à natural performance e economia de um motor diesel de última geração.

Volvo XC90 D5 2017 – Galeria de fotos

5.0

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend