Volvo XC90 – Reclamações e Problemas

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O XC90 é um SUV da marca Sueca, que traz tamanho, requinte, segurança e tecnologia.

Já está há mais de 2 décadas no mercado global, porém vêm se popularizado no Brasil há pouco tempo.

Por ser um carro tecnológico e importado, causa um certo receio ao avaliar uma unidade usada.

Se está pensando em adquirir um XC90 usado ou seminovo, fique de olho no nosso texto de hoje, nele trouxemos os maiores problemas e reclamações do modelo.

Estreou globalmente em 2002, porém é mais comum de ser encontrado no mercado em sua segunda geração.

Na primeira geração tinha por exemplo o motor 4.4 V8 de 315 cv e 44,9 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3s e velocidade máxima de 210 km/h.

Na segunda geração, na versão T8, o motor 2.0 turbo em conjunto com o powertrain híbrido, rende 320 cv e 40,8 kgfm de torque, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,6s e velocidade máxima 230 km/h.

Freios ABS, airbags, controle de tração e estabilidade, DRL, alerta de colisão, ar-condicionado dual-zone, som com bluetooth e muito mais itens de série estão disponíveis, opcionais como teto solar, bancos em couro e ajuste elétricos dos bancos são facilmente encontrados.

Então pra você que pensa em comprar uma XC90, ou já tem uma em vista, abaixo estão os principais problemas e reclamações do modelo:

Manutenção cara e peças escassas na primeira geração

A primeira geração (até 2015) vendeu pouco no Brasil, são poucas unidades à venda e com isso vêm a dificuldade de encontrar peças especificas.

Peças de desgaste são mais facilmente encontradas, mas nem por isso são baratas.

Um par de amortecedores passa facilmente dos R$ 3.000,00 e discos de marca paralela custam mais de R$ 1800,00.

Além disso a mão de obra qualificada não é facilmente encontrada, em especial longe dos grandes centros, sem contar que o custo dessa mão de obra costuma ser bem mais elevado.

Falha do motor elétrico

Nas unidades híbridas existem relatos de problemas no motor elétrico de tração.

O problema começa com alguns trancos e perda de desempenho do carro, e vai se agravando até a parada completa do sistema elétrico.

O defeito é relatado como sendo da transmissão, do motor e até mesmo do sistema de arrefecimento, ficando incerto de fato qual a raiz do problema, a única certeza é que o reparo é caro e pode chegar a mais de R$ 50.000,00.

Desvalorização do usado

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Especialmente quando mais novo, a desvalorização pode ser grande, basta ver que um 0 km custa mais de R$ 600.00,00 e um usado 2022 de mesma versão custa R$ 100.000,00 a menos.

Tenha em mente que a desvalorização com o passar dos anos pode ser abrupta.

Versões a gasolina tem consumo elevado

O consumo das unidades Diesel e Híbridas são aceitáveis, porém, as unidades à gasolina, de qualquer geração tem um consumo elevado.

O consumo fica na casa dos 6 km/l na cidade e 8 km/l na rodovia.

O bom desempenho e o peso do carro cobram seu preço na hora de abastecer.

Turbina fumando

Apesar de não ser um problema recorrente, é bom ficar de olho em problemas na turbina, que podem aparecer por mau uso ou manutenção desleixada.

O principal sinal de problemas é fumaça branca/azulada saindo pelo escapamento depois de acelerar forte e tirar o pé.

Teste bem com o motor quente e com o motor frio, se apresentar fumaça ou cheiro de óleo queimado, evite a compra.

Atenção ao câmbio automático

Mesmo não sendo um projeto problemático em nenhuma geração, todo componente mecânico sofre desgaste e é passível de defeito.

Com o câmbio automático não é diferente, e ele requer manutenção regular, que muitas vezes é negligenciada.

O reparo pode passar muito facilmente dos R$ 10.000,00 dependendo do defeito apresentado.

As trocas de marcha devem ser suaves, sem trancos e sem reter as marchas.

Teste a alavanca em todas as posições e se sua unidade tiver opção de troca manual, teste ela também.

Revenda complicada

Infelizmente diversos estabelecimentos não aceitam unidades mais velhas da XC90, e quando o fazem vão desvalorizar muito o carro.

Gasolina comum não é bem aceita

Apesar do carro poder rodar na gasolina comum, não é muito aconselhado, especialmente nos modelos mais antigos, idealmente deveria ser usada somente gasolina premium.

Conclusão

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O XC90 é um carrão, com desempenho invejável e sem grandes problemas crônicos, porém os poucos problemas que apresenta já são o suficiente para tornar a compra perigosa, especialmente nas unidades mais antigas.

Imagine um carro que custa R$ 50.000,00 com um orçamento de reparo de mais de R$ 10.000,00, é 20% do valor do carro.

Se você está com o dinheiro contado para comprar o carro, certamente não é recomendada a compra, talvez seja preferível procurar melhor no mercado algumas opções com manutenção mais barata e simples.

Caso tenha um dinheiro reserva, pode ser uma boa compra, pela exclusividade do modelo

De qualquer forma preste bastante atenção na conservação da unidade, as peças são caras e algumas são bem difíceis de encontrar.

Unidades mais novas são mais seguras na hora de comprar, desde que estejam com todas as manutenções em dia e com comprovante de todas elas.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.