Combustíveis Governamental/Legal Mercado

Votação sobre liberação de carro diesel foi adiada para a próxima semana

diesel posto combustivel

A Câmara adiou a votação do PL1013/11 que libera a comercialização de carros diesel no Brasil foi adiada para a próxima semana. Mesmo diante de movimentos sociais que pedem a manutenção da proibição por conta do possível aumento da poluição, a consideração na comissão foi postergada devido ao número de votações na Câmara.

O PL1013/11 será votado entre terça (15) e quinta (17), mas por conta disso, será realizada na próxima semana, mas ainda não há uma data específica para ocorrer. O projeto foi recusado em duas comissões, mas agora está sendo debatido em uma comissão especial.

Debates públicos já foram realizados e especialistas se posicionaram contra, assim como alguns parlamentares. O movimento contra a liberação do carro diesel é maior do que os que pedem sua aprovação. Se aprovada na comissão, será enviado para o plenário. Caso tenha votação favorável, será enviada para sanção presidencial.

[Fonte: Estadão]





  • Mauro Schramm

    Proposta fora de época. O mundo busca fontes mais limpas de energia, especialmente para uso em áreas urbanas.

    • Pacheco

      É o que eu penso. Agora que o mundo resolveu colocar a Culpa do Diesel e começar a elimina-lo o Brasil quer liberar.

      O certo seria incentivos a tecnologia e aprimoramento do carro Flex.
      Isso só vai aumentar a importação e preço do Diesel.

      • Renato Duarte

        o Diesel pode custar até R$100,00 o litro se preciso for,, mas desde que não seja proibido. Uma caminhonete Diesel com o S-05 emite menos poluentes do que um carro 1.0 flex quando está rodando com gasolina. Vamo pesquisar mais por favor.

        • Pacheco

          Discordo amigo. Assim vc quebra o pais. O Diesel é proibido por ser subsidiado. Se for pra cobrar 100 reais o litro, alem de quebrar o mercado, ninguem vai produzir aqui modelos a Diesel.

          E o Diesel é tão poluente, que a VW precisou criar um sistema que fraudava o teste pra ele passar nas normas.

          • Victor Hugo

            Se fosse assim, o mercado do mundo inteiro estaria quebrado. Mas o que se vê é outro cenário. Só o Brasil é muito “inteligente” e tem um economistas formados por Marte que pensam dessa forma!

            • Stark

              O Brasil é muito dependente da malha rodoviária, que utiliza o diesel. Em um país de dimensões continentais, o adequado seria o transporte de cargas por meio de ferrovias. Por conta dessa dependência tão grande que o diesel é subsidiado.

              • Pacheco

                Sim, o problema aqui é econômico e politico.

              • Joe

                Vc sabe quem são os bloqueadores das ferrovias no Brasil?

            • Pacheco

              Mas la fora não subsidiam o Diesel por causa dos caminhões. Aqui, é tentar dar liberdade ao consumidor e quebrar o mercado de cargas que já é prostituido.

              • Victor Hugo

                O que não deveria existir é o mercado de cargas. Investir em ferrovia, isso sim. E não ao contrário, proibindo o diesel e alimentado essa falácia de transporte rodoviário, que aumenta e muito o custo logístico no Brasil.

                • Pacheco

                  Concordo. O problema é que duvido que o Cartel das transportadoras vão deixar iniciar o transporte ferroviário.

            • Pacheco

              O Brasil não é mundo amigo. Aqui temos inúmeros problemas que inviabilizam isso. Uma unica estatal que precisa importar e vender caro para cobrir suas despesas corruptas e todo setor de logística por transporte rodoviário e precário.

              • Victor Hugo

                Aí é outra questão. Esta falando de corrupção. Nada muda a questão da qualidade do diesel nos carros. Duram mais, são mais econômicos etc etc.

            • Martini Stripes

              Várias marcas já estão abandonando o diesel é muito país da Europa está cogitando proibir.

              • Victor Hugo

                Por que já o usufruiram o melhor do diesel esses anos todos e estão partindo para os elétricos. Agora, o elétricos vão vir pra cá quando? 2050? Então até lá deixa o povo usufruir do Diesel, ao invés de gasolina ou alcool… pelo menos tendo a opção!

                • Martini Stripes

                  Não. Pesquise um pouco mais sobre e vc vai ver que o diesel tem se mostrado extremamente poluente em gases mais nocivos que CO2.
                  Vc vai ver que muitas cidades estão para proibir diesel já!
                  É um óleo muito poluente.

                  • Victor Hugo

                    Existem várias vertentes em relação a isso. Mas não creio que se aprovada esta lei, a quantidade de carros a diesel no Brasil seria expressivamente grande. Além disso, tem coisas bem piores que venderem um carro aqui outro lá. Caminhões soltando aquela fumaça preta, carros velhos sem manutenção etc etc. Eu gostaria de poder escolher, assim como o resto do mundo. O que me da raiva, é que se a proibição tive cunho ambiental, eu me calaria. O problema é que tudo está relacionado ao dinheiro, e quanto cada “desgovernante” vai ganhar para aprovar ou desaprovar o projeto.

          • Tiago

            Desculpe amigo, mas acho que vc ta desinformado, o subsidio do Diesel foi tirado ainda na época do FHC, por isso nao se justifica mais essa proibição.

            • Pacheco

              Não é o que alegam. Falam que ele só mantem esse preço por causa do subsidio.

            • Heisenberg

              O óleo diesel tem isenção de PIS/Cofins… custando R$13 bilhões para o cofre do país.

          • Lorenzo Frigerio

            O diesel não é subsidiado. Era na época da ditadura, quando o preço dele era ridículo, tipo metade do da gasolina.

          • Mario Trevizan

            A VW fraudou para melhorar o consumo e performance, apenas devido a isso. PS: sou eng. da MWM.

            • Pacheco

              Ela mesmo assumiu que o carro polui mais e para reparar ele vai andar bem menos e ter um consumo maior. Quer dizer, o carro fica menos eficiente.

        • Stark

          Acho que uma alternativa melhor do que liberar de repente, provocando um grande aumento no preço desse combustível, seria permitir as vendas de veículos diesel e aplicar alta carga tributária, o que poderia desestimular a compra deles, deixando restrito a quem realmente precisasse.

          • fabricioaguirre

            A legislação continuaria favorecendo os mais ricos, como é hoje.

            • Stark

              Infelizmente sim, mas qual medida que liberasse o diesel seria melhor? Liberar sem critério poderia trazer impactos indesejados (econômico e ambiental, principalmente).
              Portanto, acho que manter a restrição, que era injustificada em outros tempos, seria hoje a melhor opção. Se fosse para liberar, da forma que eu falei. Também não tenho dinheiro para comprar um veículo a diesel.

          • Eu liberaria a certas categorias, como taxistas (que usam muito o carro), produtores rurais (que poderiam ter picapes pequenas a diesel), e uma ou outra categoria de empresa.

            • Pacheco

              Taxista eu concordo. E aumentar para 4 anos a obrigatoriedade do carro e depois pode ser vendido ao consumidor quando usado.

          • gabriel moraes

            mas cargas tributarias doque ja tem, um hilux vai custar 300 mil dai so pq é diesel, o preço nao é a questao pq o cliente que vai optar se quer diesel ou nao e os novos motores a diesel praticamente nao poluem, ja estao de igual pra igual com flex

            • Stark

              Sei que já pagamos impostos demais, em quantidades abusivas, mas liberar sem critério, acho inadequado. Precisaria de algum mecanismo que libere, mas desestimule a compra. Um dos que eu cogitei, é aumentar os impostos sobre tais veículos. Para que esse aumento não afetasse as picapes e demais veículos que hoje usam o diesel, poderiam estabelecer alguns critérios. Por exemplo: acima de tal peso pagaria mais ou menos imposto, levar em consideração a cilindrada, capacidade de carga, se tem reduzida.
              Outra possibilidade que já citaram aqui é liberar apenas para taxistas e produtores rurais.

              Quanto a questão da poluição, o que li a respeito é que de fato o diesel emite menos CO2 (ou CO, não lembro), mas emite NOX e MP em maior quantidade, e estes seriam responsáveis por provocar problemas respiratórios a longo prazo.

        • Airplane

          A bem da verdade, os motores diesel são bem mais poluentes, em termo de particulados e NOx, que são altamente cancerígenos conforme a OMS.

        • Heisenberg

          Que tipo de poluição? Pois na ponta do lápis (e com base científica) o diesel está sendo taxado como mais danoso (e sendo excluído dos centro de Londres e Paris, e totalmente proibido em países como a Noruega).

      • Vangelis Matos Medina

        2016 e tem gente falando que o disel é subdisiado….

        • Pacheco

          Sempre foi divulgado até aqui no NA que ela inda é.

          • Vangelis Matos Medina

            Posta um link dizendo isso.

            • Pacheco

              Pesquisa ai. kkkkkk

    • rodrigo

      Acho que a tecnologia embarcada no controle de emissao dos motores diesel esta muito avançado, como Arla32 e DPF (filtro de particulas), com isso eles chegam poluir igual ou ate menos que um motor a gasolina. Agora a questao é se esses sistemas seriam embarcados nesses veiculos, veiculos pesados ja vem com o sistema desde 2012.

      • Pedro Henrique

        arla32 é aquele que caminhoneiro quase nenhum usa né? põe água no lugar pra enganar o sistema e fica tacando fumaça pra todo lado.
        tudo porque o arla32 custa uns 30 reais pra encher o tanque a cada não sei quantos km

        • rodrigo

          Sim, infelizmente os brasileiros tem a forma brasileiro de ser, nao aceita tecnologia e quando existe, tenta burlar de todo jeito. Entao a culpa nao é do sistema e sim culpa nossa de poluir mais e mais pensando em abaixar custos por causa da onda de impostos cobrados em transportes, entao é um efeito cadeia.. Mas acredito que em veículos medios/pequenos nao tenha necessidade de burlar, sendo que a maior parte faz uso pessoal e nao comercial do veiculo

          • Pacheco

            O problema não é o Brasileiro. O Arla é caro e não houve aumento do frete que compense para o Caminhoneiro.

            É um custo a mais que entrou pra conta e eles deram um jeito de cortar pra sobreviver.

            • rodrigo

              Claro, o sistema esta ai para funcionar, comprovado e aprovado em todo mundo, vai da conciencia de cada um fazer ou nao fazer. Por isso acho que a culpa é do povo e nao do sistema. Falando em custos, reforço meu argumento, quem gera impostos sao os politicos e quem define preço de frete sao os ministerios, que de certo modo sao brasileiros tambem.

          • Airplane

            Vão burlar do mesmo jeito e a poluição não será evitada.

        • Pacheco

          Nem precisa por água se vc colocar o sistema que bloqueia o uso. Vende de monte nas rodovias.

          • Airplane

            Resumindo: não funciona e continua poluindo à vontade.

            • Pacheco

              Exatamente… Por isso alguns fabricantes eliminaram o Arla e usam o sistema de recirculação de gases.

              • Mario Trevizan

                A opção de escolha do fabricante a usar EGR ou SCR independe se o sistema pode ser burlado ou nao.

                • Pacheco

                  Mas o EGR não precisa ser burlado, pq ele não vai Arla.

                  • Mario Trevizan

                    É possivel sim burlar com EGR, apenas deixando a valvula fechada em todo o regime do motor. Isso melhora o consumo mas em compensacao deixa de atender norma de emissoes.

                    • Pacheco

                      Melhorar o consumo? Puxa, eu já achava a Master tão econômica, se tirar o EGR então.

                    • Mario Trevizan

                      Sim, melhora. Com a EGR fechada vc impede a entrada de gases ja queimados na camara de combustao. Com a EGR atuando, uma porcentagem dos gases entram na camara com a funcao de impedir a formacao de NOx, mas em compensacao o motor ficar mais ineficiente.

                    • Pacheco

                      Caramba, não sabia disso. Achava que era exatamente o contrario. Colocava os gases e melhorava o rendimento.

          • rodrigo

            “E além da poluição causada pela não utilização do Arla, esses proprietários de veículos estão correndo um sério risco de perder a garantia dos seus veículos e também ser multados de R$ 5 mil a R$ 50 milhões”, observa Volney Zanardi Junior, presidente do Ibama.

            • Pacheco

              Por isso que eles usam o modulo que elimina o Arla. Sem conhecer o sistema, vc não consegue saber se está usando.

              E eles não estão ligando para Poluição e sim para a redução de custo. E não fazem manutenção em concessionaria. Nem ligam para garantia.

        • wagner

          Se colocar água vai estragar todo o sistema, só o catalizador é algo em torno de R$ 12 mil.
          Existem “softwares” que burlam o sistema, informando que existe arla32 mas na realidade esta rodando sem, com o tanque vazio!

          • Pedro Henrique

            se o caminhoneiro não sabe nem pra que serve o arla32 tu acha que o cara vai saber que colocar alguma coisa diferente vai fazer mal ou qual melhor maneira de burlar? kkkkk

      • Airplane

        Uma das maiores dores de cabeça dos fabricantes de motores e veículos a diesel é que os caminhoneiros inventaram maneiras de burlar os sistema de injeção diesel e estão substituindo o Arla 32 por água e com isso poluindo à vontade !

        • Pacheco

          Nem tem como fiscalizar. O modulo que elimina o Arla não é algo visível. É uma caixinha conectada a central que se bem instalada, dificilmente uma pessoas fora da fabrica reconhece.

      • Heisenberg

        No papel tudo é bonito e tudo funciona… Na realidade a coisa muda totalmente, em lugares em que as coisas funcionam (Europa) estão agora investindo pesado para tentar convencer a população em trocar diesel para GLP ou híbridos (estão acabando com os incentivos e alguns estudando sobretaxar). Dados da UE apontaram que as doenças cardíacas e respiratórias estão relacionadas com a poluição gerada pelos motores diesel. E a gota d´água foi a fraude da VW, imagine o que esses grupos fariam aqui (se o governo não consegue nem fiscalizar os caminhões que rodam irregulares). No momento é melhor estudar híbridos e elétricos, e traçar planos a longo prazo do que liberar diesel só por liberar…

    • Stark

      Se fosse há 2 anos, eu até veria essa proposta com bons olhos. Mas com todo esse escândalo do dieselgate e alguns países europeus discutindo o uso do diesel, fico com os dois pés atrás e acho que seria ir na contra-mão.

      Não concordava com a proibição todos esses anos, mas talvez seja o melhor daqui para frente.

  • EJ

    O problema é que o etanol… o que dizer do etanol? Vejo usinas fechadas em SP, usinas fechadas no Nordeste… aqui no Nordeste, etanol sequer é oferecido em boa parte dos postos, pois custa mais de 3 reais. Ninguém compra. O Brasil vai insistir nessa solução que atende basicamente, o estado de São Paulo, por mais que seja grande e concentre boa parte da frota? Carece reflexão essa questão do etanol, porque isso não engrena nunca.

    • Pacheco

      Deveria é obrigar a produção do Etanol e reduzir os preços. Iniciar uma nova fase do Pro-Alcool. Já temos uma frota imensa de carros Flex. Motor Diesel pra que?

      • Matheus

        Obrigar produção do etanol? Como o governo vai obrigar alguém a produzir alguma coisa?
        E o problema com as usinas é justamente por causa da intervenção estatal nos preços dos combustíveis…

        • Pacheco

          Eu digo exigir que se faça somente Etanol e não tenha a mudança para açúcar quando o preço melhorar.
          O grande problema do Brasil sempre foi os produtores ficarem brincando com o mercado.

          • Pedro Henrique

            mas e ai o açúcar fica como?
            preço vai disparar e não vai ter oferta entrando pra fazer o preço baixar…
            e se vc for no mercado, uma caralh@#$ de coisa industrializada tem açúcar, eai como fica? vai ta la os cara tocando o p@# em etanol que mesmo se usar TUDO pra etanol não vai conseguir suprir a frota, e o açúcar vai ta faltando.

            alias aqui uma informação curiosa, vcs sabiam que TUVALU comprou meio BILHÃO de açúcar do Brasil?
            a ilha tem 26 km² e os nego compro meio bilhão em açúcar, acho que vão fazer uma nova ilha de açúcar ou trocar areia das praia por açúcar…

            • Pacheco

              E quando produzem álcool o mercado fica sem açúcar?
              O problema não é o mercado interno, é o externo. Deveríamos ter usinas só de etanol e pronto.

              • Pedro Henrique

                é uma troca, se o açúcar ta alto, eles produzem açúcar, dai o mercado se inunda de novas ofertas e o açúcar baixa (pra baixo do etanol) dai eles mudam e produzem etanol e o açúcar vai aumentando o preço de acordo que vai diminuindo os estoques/oferta, aí eles voltam pro açúcar quando ele compensa mais que o etanol…..

                • Pacheco

                  O problema é que isso lasca quem usa etanol e segura o desenvolvimento de tecnologia.

                  • Pedro Henrique

                    mas aí que ta, ou vc lasca quem usa etanol ou vc lasca quem consome açúcar…
                    e o público do açúcar é muuito maior e ta ligado diretamente na inflação.

                    • Pacheco

                      Mas teria como produzir os dois. Até por que o Etanol tbm pode ser extraído do milho.

                    • Pedro Henrique

                      aqui produzem da cana porque compensa mais, é mais produtivo.

                      e outra, esse negócio de impor algo através de lei/governo, nós melhor do que ninguém sabemos que o tiro é pela culatra, no papel tudo lindo e boas intenções, mas na pratica acaba prejudicando justamente quem quer ajudar.
                      deixar que o mercado regule o preço (dadas as normas de monopólio, cartel e bla bla bla) é a melhor maneira de equilíbrio, o que se pode fazer é reduzir a carga tributária para os produtos (que novamente é uma medida imposta por lei/governo e que acaba onerando invés de ajudar)

                    • Pacheco

                      Sim, o problema é que entramos nas dificuldades politicas do pais e acaba ferrando tudo.

                      O certo era termos gasolina pura, etanol puro, diesel de qualidade e preços justos.

          • Não dá pra ‘exigir’. A partir do momento que o governo ‘exigir’ ou ‘obrigar’, o usineiro fecha as portas e coloca o dinheiro dele no banco, ou vai fazer outra coisa da vida.

            • Pacheco

              Eu concordo, vc está certo. Entra muitos fatores. O problema é garantir um abastecimento minimo do mercado.

      • Luis_Zo

        Acredito que chega do governo ficar obrigando o mercado a agir. Menos intervencionismo, mais liberdade.

        Governo só deveria obrigar o mercado quando se tratando de um serviço essencial, como água, energia, saneamento, segurança (internet entrando na lista), pois para o mercado as vezes não vale a pena universalizar esses serviços.

        • Pacheco

          Sim, concordo. Mas deveria abastecer o mercado com um minimo de etanol. Não pode deixar ser como é atualmente.
          O carro flex nasceu exatamente dessa sacanagem que acontece com a oferta dele.

      • alexandre

        Cara, o problema é o lobby dos usineiros com essa demanda, garantida em lei, de 27% de álcool no litro da gasolina. É o melhor dos mundos: eu produzo e meu preço oscila conforme o mercado internacional, mas SEMPRE tenho uma gigantesca demanda estipulada em lei.
        Quer mesmo acabar com a palhaçada? Reduz pra 5% de álcool na gasolina e manda os usineiros decidirem o que querem fazer com o restante, ou seja, produzir açúcar e vender lá fora ou ofertar etanol no mercado interno.

      • Poperon

        Poxa Pacheco, aí você quebra as pernas né cara
        Etanol é tão poluente quanto a gasolina. Na combustão pode até não ser, mas no processo de produção (queima da cana) polui até mais que o processo da gasolina.

        • Pacheco

          A queima da cama é um processo antigo. Atualmente tem maquinas que fazem sem o mesmo dano ambiental.

      • gabriel moraes

        carro a diesel simplesmente pra um fazendeiro(classe q sustenta o atual brasil) usar pra tudo na sua fazenda, alem de conseguirem ter alta capacidade de reboque e aguentarem mais do que motores flex

        • Pacheco

          E eles já tem o carro que precisa pra isso: Picapes e SUV.

    • Cidadão

      Também existe os casos dos cartéis de combustíveis de diferentes cidades que inflam o preço do etanol para que ele não atrapalhe no controle dos preços. Aqui no DF já pegaram eles combinando que o preço do etanol deveria ser jogado para cima para não atrapalhar o cartel

      • EJ

        Cidadão: Aqui em Fortaleza, houve uma época que o preço do etanol esteve vantajoso, no final de 2014. Muitas pessoas silenciosamente notaram isso, e começaram a utilizar o derivado de cana. Após 3, 4 meses nessa situação, um jornal de grande circulação na cidade chegou e colocou na primeira capa “AUMENTA CONSUMO DE ETANOL NA CIDADE EM 30%”, e fazem uma reportagem local. O que aconteceu? Meu amigo, menos de UMA semana depois, TODOS os postos aumentaram o preço do etanol, e acabaram com o custo beneficio. Até hoje não voltou a valer a pena. Sei bem do que fala, e é exatamente isso.

    • Douglas

      O álcool não paga impostos federais e paga menos ICMS na maioria dos estados.
      É caro simplesmente porque o álcool é inviavel economicamente, o custo de produção é mais alto que o da gasolina.
      Por mim deveriam cobrar impostos iguais para álcool e gasolina.

    • Debraido

      Um dos problemas é que o etanol não é ainda uma commoditie, se não me engano ainda está na classificação de alimento (absurdo). O etanol já deveria ter um peso maior na politica energética do país. Novas usinas deveriam ter distinção entre produção de etanol ou açúcar, do contrario ficamos na mão dos produtores, alem do governo com os impostos. Qualquer país do mundo com um potencial desses em relação a combustíveis renováveis, teria uma politica muito mais séria sobre o assunto. Em países desenvolvidos nenhum politico é louco de brincar com a politica energética.

    • fabricioaguirre

      E ninguém cita o enorme aumento de preço do etanol nos últimos 10 anos.

  • Magnamox

    O bom é que todo refugo dos outros países virão para cá… vai ser uma bom aproveitamento de carros poluentes aqui no Brasil…

    E pensar que na Alemanha e outros países já estão planejando de eliminar os motores mais poluentes, mantendo apenas hibridos e elétricos, aqui estamos voltando no tempo…

    • Pacheco

      Não sei atualmente, mas no passado o Brasil produzia modelos a Diesel e exportava. Qual seria o tempo para as montadoras colocarem esses modelos no mercado?

      Outra coisa, com certeza os motores vão vir para Diesel S10. Tem em todo pais?

      • Magnamox

        Provavelmente vão pegar o que existe la fora e trazer para cá… e o tal do biodiesel, será que vão adaptar para ele? ou não muda muita coisa?

        • Pacheco

          Não sei… mas acho que o BioDiesel já é adicionado ao Diesel atualmente. Pelo menos em SP, ainda temos o S500 junto ao S10 em alguns postos. Quero saber como vão fazer no interior.

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Vai passar. Pois os fabricantes europeus precisam encontrar lugar para dar $obrevida para suas patentes diesel agora que os motores deste tipo serão defenestrados da União Europeia em favor dos elétricos. E nossos otarianos ficarão extasiados com a novidade.

    • Foi exatamente o que pensei, anos e anos sem comentar nada sobre isso, e bem na hora que a UE passa a “caçar” o Diesel, sinistramente, ele é cogitado para o Brasil. Sem dúvidas o “mercado” (esse cara “gente boa”) está vendo aqui como um mercado de desova. Em poucas palavras mais um potencial retrocesso.

    • Gilberto Filho

      Haha falou tudo do jeito que penso! Vai passar!

  • Felippe

    Não adianta, o brasileiro não faz manutenção nem em carro a gasolina que é mais barato de se manter, eu duvido que iriam manter as manutenções em dia de um carro a diesel que tem custos mais elevados, se aprovado, o que vai ter de carro fumaceando pelas cidades vai faltar dedos nas mãos para contar hehe

    • Magnamox

      Os mechanicos vão Pirar….rsrs. Se na época que veio a injeção eletronica foi um caos imagina os mexanicos fazendo manutenção nos motores a Diesel??

      Primeira coisa que vão falar é, troca as velas rapaiz….rsrs

      • Gilberto Filho

        Hahaha troca das velas em carro diesel! Os mexanicos e seus clientes vão pirar!

    • Louis

      O que eu vejo de pickup-média soltando fumaça preta… Algumas até razoavelmente novas. Quando dão uma esticada na marcha que a gente vê.

      • leomix leo

        A fumaça preta é normal, injetou muito combustível e não queimou totalmente, agora se for branca já era motor.

        • Pacheco

          Os motores antigos era normal, pq o ajuste era na Bomba. Agora os Diesel novos com S10 e Injeção, é dificil ter problema de fumaça. Quando começa, já foi tudo pro saco.

    • zekinha71

      Em SP a praga são as escolares, é uma acelerada e uma nuvem negra.
      A molecada quando chega na escola devem estar tudo fedidas.

      • Magnamox

        As crianças chegam dopadas em casa de tanta fumaça…rsrs

      • wagner

        Isso acontecia nas vans até 2005 que utilizavam bombas injetoras “manuais” nos motores a Diesel mecânicos.
        Hoje, com a introdução dos motores Diesel eletrônicos que utilizam unidades injetoras eletrônicas (bomba de alta, bomba de baixa, common rail, etc..etc..), isso não ocorre mais.
        O que se vê nos dias atuais, durante acelerações repentinas e altas, é um “jato” de fumaça preta que nada mais é do que o acumulo de partículas que não foram liberadas pelo escapamento e acabam ficando “presas” nas paredes do cano de escape após o catalizador….como essas partículas ficam normalmente acumuladas pós catalizador, elas já foram devidamente “tratadas” pelo sistema EGR ou SCR dos motores a Diesel e em via de regra não é prejudicial.
        Esse acumulo ocorre porque na maioria das vezes, em uso urbano, não se usa o veículo em altas rotações, já em uso rodoviário, devido o motor estar sempre “cheio” não ocorre o acumulo de partículas…

        • Pacheco

          Ótima explicação, perfeito.

  • Pedro Henrique

    Quem me dera, um Audi, VW ou PUG TDi… que comecem o mimimi dos ecoCHATOS!!

    • Pacheco

      Audi e VW? Aqueles que recebiam um sistema de fraude? Não, obrigado!

      • Pedro Henrique

        o que eu vejo no seu comentário: mimimi polui muito mimimi fraude !!! ou vai dizer que não prestam mesmo?

        • Pacheco

          Não prestam mesmo. Motor fraudulento. To fora.

          • Pedro Henrique

            Pronto! agora ficou mais bonito pelo menos nota-se que se você não gosta LOGO para vc não presta !!

            • Pacheco

              Eu gosto do que é eficiente e atende as normas. Esse motor era excelente até descobrir nele um processo fraudulento.

              Acho que a VW deveria eliminar e recomeçar o projeto. Porem, tbm acho que todas as montadoras precisaram de fraudes ou artimanhas para aprovar seus motores.

  • Murilo Soares de O. Filho

    Defendo o uso de diesel em modelos utilitários, picapes pequenas, em automóveis seria bem restrito, o próprio preço irá torna-lo item de nicho…enfim acho que agora não me importa mais se vem ou não. Esse país é uma bagunça…o mais engraçado são os nossos “especialistas”.

  • Rarmbrock Pescador Tucunaré

    Diesel e MUITOOOOO melhor
    … mais eficiente ….e menos poluente com s10…

    • Douglas

      Exatamente!
      Tanto que na Europa tem mais carro a diesel que a gasolina.

      • Airplane

        A Europa tá pulando fora do diesel. Já era !
        Estão tentando empurrar para os países emergentes (sub-desenvolvidos) como o Brasil !

    • Airplane

      Diesel polui muito mais em termos de NOx e particulados (fuligem), que são cancerígenos conforme a OMS.

  • Pedro Henrique

    poderia se incluir um termo de que a liberação se faz somente ao Bio-Diesel.
    deixando de lado a discussão polui x não polui…
    o consumidor ter uma opção a mais é bom, se fosse com o termo de usar biodiesel então…

    • Douglas

      Não se usa biodiesel puro.
      Biodiesel é uma porcaria, tem menos energia que o diesel mineral e envelhece rápido.

      • Pedro Henrique

        sabia não, mas pelo menos poderia ser o biodiesel misturado não?

        • Douglas

          Pode sim.
          Usamos o B7 (7% de biodiesel).
          Dizem que pode chegar a 20% sem danificar os motores.

          • Pacheco

            Acho que Ônibus usa 20%.

  • Galeno Faria de Oliveira

    Sou a favor da liberação da comercialização de carros de passeio no Brasil, no mundo inteiro é permitido e somente no Brasil é proibido. Nós pagamos mais caros por nossos carros e não temos direito de escolher livremente. Sou a favor também dos carros híbridos, inclusive talvez híbridos com motor turbo diesel. Carros elétricos, atualmente são muito limitados e caros, e aumentarão demasiadamente o consumo de energia elétrica nos grandes centros urbanos. Os carros Flex não são tão eficientes quanto os carros com motor exclusivamente à gasolina ou esclusivamente à álcoo.

  • Vinny

    “Debates públicos já foram realizados e especialistas se posicionaram contra, assim como alguns parlamentares.”

    Seriam especialistas de economia, de meio ambiente ou de mercado automotivo?

    • Pacheco

      Interesseiros.

      • Douglas

        Usineiros

        • Pacheco

          Olha… eu acho que dentro disso, existe uma parte de coitados que se prejudicou com a politica dos combustíveis adotadas aqui. Acho que os interesses são outros.

  • Kaian Reis

    Aquele peugeot 208 diesel que faz 50km/l bem que seria uma boa aqui

  • Luiz Fernando

    Em um país de frota sucateada chega a ser presunçoso ser contrário a vinda de automóveis econômicos em prol de uma eco consciência, precisamos de muita educação ainda para tanto.

    • Airplane

      Não é só eco consciência. As emissões do diesel são altamente cancerígenas. Trata-se de Saúde Pública !

  • Luiz Fernando

    O consumo da maioria dos carros é ridículo, strada 1.8 vale 60000 zzero km faz 6 no etanol, custa mais que manter uma Mercedes a diesel na europa e ainda perguntam para que trazer carro a diesel, parece que gosta de posto, de frentista? Eu hein

    • Douglas

      Na verdade é o lobby dos usineiros que não deixa.
      Afinal, se venderá menos álcool.

    • Fernando Bento Chaves Santana

      Pois é. Estamos reféns do atraso tecnológico de boa parte dos motores produzidos aqui. Além disto a tecnologia flex parece ter parado no tempo e as fabricantes não parecem intere$$adas em otimizar o consumo destes motores. Trágico foi o episódio dos motores 1.8 do Civic e 1.4 do Fit que tiveram o consumo piorado em cerca de 30% quando passaram a serem flex. Lembro que ha alguns anos a VW mencionou que obtivera bons índices de consumo em testes de motores dotados de injeção direta e movidos a 100% de etanol. Mas nunca mais vi nada a respeito.

      • Pacheco

        Nesses ultimos anos melhorou muito. Os motores Turbo Flex estão com bons números.
        A injeção direta se mostrou ótima no Flex. Agora precisa ir aprimorando mais ainda, aumentar a taxa para ter melhor aproveitamento e uso de materiais mais leves.

  • Fernando Bento Chaves Santana

    É importante lembrar aos que defendem a introdução de motores diesel no mercado brasileiro a questão da recém-descoberta fraude dos motores diesel da VW nos EUA. Quando fora detectado que a VW desenvolveu um software que fazia com que os motores diesel apresentassem níveis baixos de poluição apenas quando os carros eram submetidos às bancadas de testes. Em condições normais de funcionamento os motores poluíam muito mais do que o divulgado. O presidente-executivos da VW, Martin Winterkorn, admitiu a existência do software e da fraude e pediu demissão. A VW afirmou que poderia reajustar os motores, porém estes teriam desempenho muito inferior a motores Otto equivalentes e também apresentariam maior consumo de combustível.

    A União Européia passou a investigar o caso e a suspeita é de que a fraude se estenderia ao mercado europeu e que não estaria restrita à VW.

    Assim esta fraude da entender que o alegado benefício ecológico dos motores diesel, mote publicitário que impulsionou as vendas deste tipo de motor no mercado europeu nos últimos 20 anos, seria um engodo.

    A repercussão negativa deste fato no mercado europeu fez com que os fabricantes discretamente anunciassem planos para a comercialização de carros híbridos Otto/elétricos, ou de modelos 100% elétricos no curto prazo. E a tendencia é que estes motores hibridos e 100% ocupem no longo prazo o espaço de mercado dos motores diesel.

    É por isto que é contraproducente autorizar a ampliação da frota veículos neste momento. No exato momento em que eles começam a ser deixados de lado no mercado Europeu, onde representam cerca 60% das vendas, justamente por serem mais agressivos ao meio ambiente do que se supunha há cerca de 20 anos.

  • Gabriel Ferreira

    Tenho certeza que quase todos os motores a diesel para carros, poluem muito menos que nossos motores flex! Sou a favor de carros Diesel , porque um carro que faz 20 KM/l com certeza polui menos que um motor que faz 8 km/l na gasilina!espero que nossos politicos usem o bom senso e aprovem !

    • Airplane

      A bem da verdade, os diesel é que poluem mais em termos de NOx e particulados, que são altamente cancerígenos !

  • Debraido

    Não faz sentido proibir, carro à diesel custa muito mais caro que à gasolina. Na hora da compra tem que fazer muita conta para ver se compensa. Para quem roda menos de 30-40 mil quilômetros por ano não valeria a pena. Na europa muitos compram carro à diesel pensando na revenda, pagando muito mais caro que seu equivalente a gasolina, isso não faz muito sentido.

  • Redpeak77

    Um grande problema do motor diesel por aqui, é que quando ficarem velhos e desregulados, serão verdadeiras usinas de fumaça preta e material particulado. Já não temos a inspeção veicular para, ao menos, controlar a sua circulação.
    Não sei se estou tomando o exemplo correto, mas é uma lástima ver Sportages e Pajeros velhas rodando com uma cortina preta de fumaça atrás do carro.

  • Léo Faria

    Recebi uns dados da VW e estou certo que o diesel tem que ser liberado. Quase não polui.

    • Stark

      Você recebeu dados da fabricante que burlou as normas de emissões apontando que o diesel quase não polui? Se isso fosse verdade, não teriam fraudado.

    • Airplane

      Ele foi irônico. Não perceberam ?

  • paulo sergio berezovski

    Tem que liberar,eu se pudesse teria um carro hibrido ou elétrico mas acho que se alguém quer usar um diesel este deve ter a liberdade de ter um carro à diesel,o que devemos fazer é tirar todos os impostos dos elétricos e deixar que as pessoas escolham o querem fazer com a própria vida,os que escolhem poluir mais serão mal vistos perante a sociedade

    • Fernando Bento Chaves Santana

      Compreendo. Mas estamos longe de condenar moralmente quem polui. isto demandaria uma grande mudança de percepção da sociedade pois hoje SUVs e Pick-ups movidas a diesel são objetos de desejo e status que marcam distinção social.

  • fabricioaguirre

    Alguns preferem manter o diesel apenas para quem tem condições de comprar carrões.

  • edgar__rj

    Aff.

    Vão liberar o uso de diesel em carros no Brasil…

    2 anos depois o litro do diesel estará quase o mesmo que o Álcool, e dependendo das vendas estará até parecido com o da gasolina…

    Se inventarem motor a água, o garrafão de 20 lts que hoje custa r$10,00 passará a custar r$ 100,00.

    No Brasil nada é pensado em prol do contribuinte…

    • wagner

      Não sei em qual estado vc mora, mas aqui em SP o Diesel S10 esta R$ 3,10 até R$ 3,20.

      Alcool esta R$ 2,07 até R$ 2,30 e a gasolina comum esta R$ 3,30 até 3,50.

      Ou seja o Diesel S10 já esta mais caro que o alcool faz é tempo, quase o mesmo preço da gasolina comum…

    • FPC

      o Diesel está mais alto que o etanol faz anos já. Pelo menos aqui em Minas Gerais no Triangulo Mineiro.

  • Airplane

    As emissões dos motores diesel, destacando-se os particulados e os óxidos de Nitrogênio (NOx) são altamente cancerígenos conforme a OMS – Organização Mundial da Saúde !

    • MaCaRyS

      e … ?

      • Airplane

        Devido aos danos à Saúde Pública deve continuar proibida sua utilização em carros de passeio no Brasil.

  • Mr. On The Road 77

    O lobby dos usineiros é gigante mesmo. Conseguiram fazer muitos acreditarem que o motor diesel atual é porcaria, que o o bom é ‘frex’.
    Não adianta citarem dieselgate. No mínimo, poluem igual. Só que gastando menos. Muito menos.

  • Ivo Costa

    Mais uma prova do atraso nas leis do Brasil.

  • Fernando Martins

    Moço daqui uns dias ja vai ter Tele-transporte e nossos representantes políticos discutindo o diesel

  • Lorenzo Frigerio

    Diesel, usa quem quer. Proibir é ridículo.
    Um carro popular a diesel deixa automaticamente de ser popular pelo preço. E nestes dias de carros turbo com downsizing, haveria pouca demanda para carros a diesel.

  • Antonio

    Para uma pais com o tamanho do brasil e com a péssima infra-estrutura da malha rodoviária que temos, um bom motor a Diesel faz muita diferença, quanto a inovação de propulsão nos novos motores, o uso do motor de combustão a Diesel, está inovado com a adição do Biodiesel, que tem proposta para chegar a 30%, mesmo com adição ainda abaixo de 20%, a poluição tem diminuído sensivelmente nas grandes metrópoles, junto a isso temos a maior frota de carros flex,movido a etanol, mas e preciso diversificar, se tem um mix de alternativas, como energia solar, eólica e muitas outras, porque não dar incentivo compátivel para outras matrizes de motores elétricos, regular o avanço da tecnologia e inverter a direção, e passar a andar de marcha ré.

  • afonso200

    a questao é que tem alguns paises cortando o carro diesel, resultado, as refinarias dop mundo precisam vender o diesel, assim “fazem” a mao($$$) e o pensamento de politicos de alguns paises para introduzir o tal diesel na frota, e assim exportar para o tal pais, nosso caso, o BR teria que importar diesel , nao daremos conta, e SOMOS AUTO SUFICIENTES EM PETROLEO, me poupe Dilma

  • Yamaha Mt-09

    Devia agora ter incentivos para os elétricos, e investimento na área cientifica para criar novos combustíveis que geram menos poluição e sejam mais eficientes, mais isso só vai ocorrer mesmo quando as reservas de petróleo chegar a níveis baixos demais.



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