Voyage 2010: fotos, preços, detalhes, motor, ficha técnica

Voyage 2010: fotos, preços, detalhes, motor, ficha técnica

O Voyage 2010 estava no segundo ano da geração conhecida como G5, porém, era de fato a segunda geração do sedã compacto da Volkswagen, que foi lançado originalmente em 1982.


Nessa geração, o sedã mudara completamente, assim como o irmão Volkswagen Gol, adotando uma nova plataforma, bem mais moderna que a anterior, que ainda duraria até 2013, após 33 anos de uma arquitetura longitudinal.

Lançado em 2008, o Voyage G5 reunia a plataforma PQ24 do Volkswagen Fox, mas simplificada para reduzir os custos de produção, tanto que a suspensão traseira tinha amortecedores telescópicos com molas, como no modelo antigo.

Contudo, a maior mudança foi a plataforma em si, cuja nova tinha motor e transmissão montados em transversal. Depois dele, apenas a Parati G4 e o Gol G4 conservavam a antiga estrutura de motor e câmbio em longitudinal.

Entre os ganhos obtidos, estava a segurança, já que o conjunto motriz era menos invasivo em uma impacto. Além disso, a aerodinâmica era favorecida com uma frente mais baixa.

Outro ponto é que motor e câmbio ficavam apoiados em subchassi, filtrando melhor as vibrações e ajudando na segurança. Mais espaço interno, porta-malas, conforto e tecnologia agregada foram adicionados.

Apresentado apenas com quatro portas, pois, o mercado brasileiro evoluíra nos 13 anos de ausência, o Voyage 2010 vinha com um design atraente, porém, simples. Seguindo a escola alemã de estilo, a VW criou um sedã popular e funcional.

Ainda sendo vendido, o Voyage chegou à segunda geração com motores 1.0 de até 76 cavalos e 1.6 com até 104 cavalos, tendo ainda versão automatizada. Passados alguns anos, o sedã ganharia câmbio automático Tiptronic e motor 1.6 16V.

Nesse Voyage G5, as versões de acesso eram sem denominação, tendo ainda a versão Trend (que era pacote e virou versão regular) e a Comfortline. Anos depois, ganharia até caríssimos bancos em Alcantara na versão Evidence.

Antes, o Voyage nascera como um sedã simples nos anos 80, tendo três visuais diferentes antes de chegar ao fim de 1994. Nessa época, ele voltou a ter 4 portas, num sinal de que o mercado já estava mudando.

Medindo 4,230 m de comprimento, 1,656 m de largura, 1,462 m de altura e 2,465 m de entre eixos, o Voyage 2010 pesava em torno de uma tonelada e tinha 480 litros no porta-malas.

Contudo, a VW fez uma aposta errônea em adquirir da Argentina o Polo Classic, um Seat Córdoba – que também era vendido aqui – ficando assim 13 anos longe das ruas brasileiras.

Com isso, hoje o Voyage, que está há 38 anos no mercado nacional, é um dos poucos carros no mundo com apenas duas gerações em tantos anos, embora tenha um período de ausência de mais de uma década.

No G5, o Voyage 2010 agregava poucos equipamentos e ainda tinha muitos itens de baixo custo, como os botões das portas traseiras no painel, bem como inúmeros opcionais, inclusive de itens básicos, como ar, ar quente e direção, etc.

Ainda naquele tempo, os carros eram vendidos com preços irreais, que não refletiam a verdade do mercado, já que a grande maioria adquiria itens opcionais,encarecendo os veículos.

Isso acontecia mais nos modelos populares e o Voyage não escapava disso. Ainda assim, muita gente o adquiriu sem ar condicionado ou direção hidráulica, sendo hoje verdadeiros micos nos usados.

Voyage 2010 – detalhes

Voyage 2010: fotos, preços, detalhes, motor, ficha técnica

O Voyage 2010 chama atenção por seu perfil mais fluido que a geração anterior, totalmente quadrada. Mais baixa, a frente tinha capô envolvente e faróis grandes. Com lentes amplas, podia ter uma ou duas parábolas.

A grade era integrada ao desenho arredondado da frente, tendo duas aberturas. Ela também estava anexada ao para-choque, numa peça única, que era lisa na parte superior e tinha uma moldura preta extensa na parte inferior.

Nessa moldura preta, que podia ter frisos cromados, havia ainda faróis de neblina cromados. As portas do Voyage não vão até o topo do teto, como em outros, sendo uma medida para reduzir custos.

As maçanetas podiam ser na cor do carro e são quase rentes à carroceria. Os retrovisores grandes e aerodinâmicos podiam ser na cor do carro e ter repetidores de direção. Havia ainda frisos cromados nas portas da versão Comfortline.

Com janelas amplas, chamava atenção pelos pequenos quebra-ventos falsos traseiros. Sua carroceria tem colunas C largas, que remetem à robustez. O porta-malas é curto e tem defletor de ar natural com um prolongamento suave da lataria.

As lanternas eram compactas e tinham lentes escurecidas, com a tampa do bagageiro abrindo até a altura do para-choque. Este, era liso e sustentava a placa de identificação.

O Voyage 2010 podia dispor de rodas de liga leve aro 15 polegadas com pneus 185/65 R15, mas as versões mais baratas vinham com rodas de aço aro 14 polegadas com calotas e pneus 175/70 R14. No teto, apenas uma antena.

Por dentro, o ambiente do Voyage era convidativo para sua proposta, tendo painel em dois tons com difusores de ar circulares, além de cluster analógico com mostradores bem visíveis e display central com computador de bordo.

Conta-giros, nível de combustível, temperatura da água e velocímetro se apresentavam bem. Com console largo, o sedã compacto da VW tinha comandos de ar condicionado estilizados e sistema de áudio com CD/MP3/USB em 1din.

Acima, ficavam os controles dos vidros traseiros, quando tinham-os, assim como da luz de alerta e travas. Nas portas apenas os vidros dianteiros eram controlados. Os retrovisores elétricos eram ajustados perto da maçaneta.

Já o volante podia ser simples em “T”, mas com comandos de mídia e volume, ele tinha um formato de meia lua inicialmente, pois, depois surgira o volante padrão do Jetta, que chegou a ter comando de mídia e computador de bordo.

Os porta-copos dianteiros eram pequenos e o antigo painel tinha ainda moldura para o airbag do passageiro. As portas podiam ter acabamento em tecido, assim como dos bancos. O assento do motorista tinha ajuste em altura.

A coluna de direção podia ser ajustada em altura, enquanto para-sóis tinham espelhos e iluminação na versão mais cara. Havia quatro apoios de cabeça e o cinto de três pontos também para os quatro. O quinto ia de subabdominal.

Com pouco espaço para quem vai atrás, devido ao entre-eixos, o Voyage 2010 tinha uma boa proposta, ainda mais com porta-mala de 480 litros, que podia ser aumentado com o rebatimento do banco traseiro.

Voyage 2010 – versões

Voyage 2010: fotos, preços, detalhes, motor, ficha técnica

  • Volkswagen Voyage 1.0
  • Volkswagen Voyage 1.6
  • Volkswagen Voyage 1.6 I-Motion
  • Volkswagen Voyage 1.6 Trend
  • Volkswagen Voyage 1.6 Trend I-Motion
  • Volkswagen Voyage 1.6 Comfortline
  • Volkswagen Voyage 1.6 Comfortline I-Motion

Equipamentos

Voyage 2010: fotos, preços, detalhes, motor, ficha técnica

Volkswagen Voyage 1.0 – Motor 1.0 e câmbio manual de cinco marchas, mais rodas de aço aro 14 polegadas, pneus 175/70, retrovisores e maçanetas pretas, ventilador, cintos de 3 pontos laterais, central subabdominal, bancos em tecido, banco traseiro rebatível, retrovisores sem controle, vidros manuais, travas manuais, fonte 12V, entre outros.

Opcionais: retrovisores com controle interno, retrovisores e maçanetas na cor do carro, ar condicionado, direção hidráulica e travamento central das portas.

Volkswagen Voyage 1.6 – Itens acima, mais motor 1.6 litro.

Opcionais: retrovisores com controle interno, retrovisores e maçanetas na cor do carro, ar condicionado, direção hidráulica e travamento central das portas.

Volkswagen Voyage 1.6 I-Motion – Itens acima, mais câmbio automatizado de cinco marchas com mudanças manuais.

Opcionais: retrovisores com controle interno, retrovisores e maçanetas na cor do carro, ar condicionado, direção hidráulica e travamento central das portas.

Volkswagen Voyage 1.6 Trend – Itens do 1.6, mais bancos com padronagem atualizada, retrovisores externos com controle interno, vidros verdes, ar quente, retrovisores e maçanetas na cor do carro, calotas diferenciadas, entre outros.

Opcionais: vidros dianteiros elétricos e travas elétricas, chave canivete, para-brisa degradê, faróis de neblina, ar condicionado, direção hidráulica, rádio com CD Player/MP3/USB, rodas de aço aro 15 polegadas com calotas e alarme.

Volkswagen Voyage 1.6 Trend I-Motion – Itens acima, mais câmbio automatizado de cinco marchas com mudanças manuais.

Opcionais: vidros dianteiros elétricos e travas elétricas, chave canivete, para-brisa degradê, faróis de neblina, ar condicionado, direção hidráulica, rádio com CD Player/MP3/USB, rodas de aço aro 15 polegadas com calotas e alarme.

Volkswagen Voyage 1.6 Comfortline – Itens acima, mais direção hidráulica, rodas aro 15 polegadas de aço com calotas, cintos dianteiros com ajustes de altura, detalhes externos e internos cromados, bancos com padronagem diferenciada, painel em dois tons, para-brisa degradê, travamento elétrico central, abertura elétrica do porta-malas, desembaçador traseiro, banco do motorista com ajuste de altura, bancos traseiro com apoios de cabeça (3), chave canivete, faróis de neblina, grade com detalhes cromados, entre outros.

Opcionais: Airbag duplo, freios ABS com EDB, rodas de liga leve aro 15 polegadas, ar condicionado, rádio com Bluetooth, USB/CD player, sensor de estacionamento, banco traseiro bipartido, volante multifuncional, I-System, vidros traseiros elétricos e retrovisores elétricos com repetidores de direção.

Volkswagen Voyage 1.6 Comfortline I-Motion – Itens acima, mais câmbio automatizado de cinco marchas com mudanças manuais.

Opcionais: Airbag duplo, freios ABS com EDB, rodas de liga leve aro 15 polegadas, ar condicionado, rádio com Bluetooth, USB/CD player, sensor de estacionamento, banco traseiro bipartido, volante multifuncional, I-System, vidros traseiros elétricos e retrovisores elétricos com repetidores de direção.

Preços em 2010

Voyage 2010: fotos, preços, detalhes, motor, ficha técnica

  • Volkswagen Voyage 1.0 – R$ 20.977
  • Volkswagen Voyage 1.6 – R$ 22.868
  • Volkswagen Voyage 1.6 I-Motion – R$ 23.991
  • Volkswagen Voyage 1.6 Trend – R$ 22.914
  • Volkswagen Voyage 1.6 Trend I-Motion – R$ 22.940
  • Volkswagen Voyage 1.6 Comfortline – R$ 23.354
  • Volkswagen Voyage 1.6 Comfortline I-Motion – R$ 24.137

Voyage 2010 – motor

Voyage 2010: fotos, preços, detalhes, motor, ficha técnica

O Voyage 2010 era equipado com dois motores, ambos da família EA111, produzida em São Carlos-SP. Um era o 1.0 VHT, enquanto o outro era o 1.6 VHT. A sigla era referente a uma atualização dessa linha de propulsores.

O projeto tinha como característica um bom torque em baixa rotação, permitindo assim saídas mais ágeis e maior economia de combustível. Na época, a VW chegou a dizer que o Voyage 1.6 podia fazer 18,5 km/l na estrada, com gasolina.

Contudo, os números reais eram bem menores. Mesmo assim, tratava-se de dois motores robustos, que deixaram para traz a primeira atualização, que tinha menos torque e trabalha em regime maior.

As atualizações para a segunda geração ao Voyage foram bem-vindas, porém, sabe-se que houve um erro no processo de montagem onde se falou que o lubrificante utilizado era de qualidade inferior, o que teria danificado muitos carros.

Fala-se até em 400 mil unidades montadas com essa especificação, sendo que a VW acabou fazendo um recall “branco” para consertar os motores que apresentassem problemas. Alguns chegaram a travar e foram completamente trocados.

Mesmo isso não minou as vendas do Voyage, que cresciam junto com o Gol G5. Então, o propulsor 1.0 VHT de construção em alumínio e com cabeçote de oito válvulas, acionado por correia dentada, acabou se mostrando robusto em projeto.

Tinha injeção eletrônica multiponto com tecnologia flex, mas com injetor de partida a frio, o que exigia o tanquinho dentro do cofre do motor, abastecido ele com gasolina.

Podendo receber periféricos como ar condicionado e direção hidráulica, o Voyage 2010 com motor tinha taxa de compressão de 12:1 e entregava 72 cavalos na gasolina e 76 cavalos no etanol, ambos 5.750 rpm.

Já o torque era de 9,7 kgfm no derivado de petróleo e 10,6 kgfm no álcool, ambos a 3.850 rpm. Contudo, a maior parte dessa força ocorria a partir de 2.000 rpm.

Ele era equipado apenas com transmissão manual de cinco marchas, tendo ainda embreagem de acionamento hidráulico. Essa era a proposta de acesso do Volkswagen Voyage 2010.

Na outra ponta, o motor 1.6 VHT, que tinha arquitetura semelhante, tendo também bloco de quatro cilindros em linha e injeção multiponto flex. Esse motor chama atenção até hoje por dispor de bom torque em rotação muito baixa.

São 15,4 kgfm na gasolina e 15,6 kgfm na etanol, ambos a apenas 2.500 rpm. Essa força superava qualquer motor aspirado da época, em termos de giro para obtenção de torque.

Com 101 cavalos na gasolina e 104 cavalos no etanol, o 1.6 VHT obtinha essas forças a 5.250 rpm. Trata-se de um motor bom para respostas em baixos e médios regimes, visto que em alta, não tinha a mesma disposição por ser 8V.

Também era equipado com transmissão manual MQ200 de cinco marchas e também ganhou o sistema automatizado ASG na versão I-Motion. Era um sistema de acionamento eletro-mecânico de marchas e embreagem.

Produzido pela Magneti Marelli, o ASG tinha um mecanismo que acionava o braço de mudança de marchas no câmbio, junto com o atuar eletrônico da embreagem, permitindo a troca sem intervenção humana.

O ASG era gerenciado eletronicamente e trazia o modo Sport, assim como mudanças manuais na alavanca. Não tinha função creeping e nem de dupla redução como na Fiat. Também era possível trocar as marchas por paddle shifts.

Desempenho

Voyage 2010: fotos, preços, detalhes, motor, ficha técnica

O Voyage 2010 tinha um bom desempenho, mas apenas no motor 1.6 com câmbio manual, fazendo menos de 10 segundos de 0 a 100 km/h e passando dos 190 km/h.

No 1.0, o sedã da VW tinha um desempenho obviamente mais fraco, passando dos 13 segundos para alcançar os 100 km/h e ainda não alcançando 170 km/h.

Já o I-Motion com motor 1.6 passa um pouco dos 10 segundos e também dos 190 km/h.

  • Volkswagen Voyage 1.0 – 13,3 segundos e 168 km/h
  • Volkswagen Voyage 1.6 – 9,8 segundos e 193 km/h
  • Volkswagen Voyage 1.6 I-Motion – 10,7 segundos e 191 km/h

Consumo

Voyage 2010: fotos, preços, detalhes, motor, ficha técnica

O Voyage 2010 tinha um bom consumo, tanto com etanol quanto com gasolina, mas era nesse segundo combustível que ele rendia realmente bem, fazendo mais de 14 km/l na estrada com motor 1.0.

No 1.6, o sedã chegava quase a essa marca, com quase 14 km/l. O mesmo em relação ao Voyage I-Motion. No álcool, o melhor resultado na estrada era 9,5 km/l. Na cidade, com gasolina, todos faziam mais de 10 km/l.

  • Volkswagen Voyage 1.0 – 7,4/9,5 km/l e 10,8/14,1 km/l
  • Volkswagen Voyage 1.6 – 7,3/9,4 km/l e 10,7/13,7 km/l
  • Volkswagen Voyage 1.6 I-Motion – 7,3/9,5 km/l e 10,7/13,6 km/l

Voyage 2010 – manutenção e revisão

Voyage 2010: fotos, preços, detalhes, motor, ficha técnica

As revisões do Voyage 2010 eram feitas a cada 10.000 km ou 6 meses. Essa prática de seis meses acabou há algum tempo, sendo agora de 12 meses. Outra coisa que mudou em 10 anos na VW foi o preço das revisões, agora tabelado.

Na tabela presente no site da VW, não há como cotar o Voyage dessa época, sendo estes os menores valores do modelo 2015. Para até 60.000 km, o preços das seis revisões alcança R$ 2.744,08 no motor 1.0 e R$ 2.909,94 no 1.6, incluindo o I-Motion.

No serviço de pós-venda da Volkswagen, são trocados óleo de motor, fluido de freio, filtro de ar da cabine, filtro de ar do motor, filtro de combustível, velas, correia dentada, correia em V, fluido da direção hidráulica, entre outros.

Pneus, rodas, suspensão, direção, freios e sistema elétrico são verificados na inspiração feita pelo revendedor. Alinhamento, balanceamento, entre outros serviços, são oferecidos na rede VW.

Antes, os preços das revisões eram cotados apenas nos concessionários Volkswagen, sendo que as duas primeiras revisões eram tabeladas, enquanto as demais, o cliente tinha que buscar o melhor orçamento. A garantia era de apenas um ano…

Revisão 10.000 km 20.000 km 30.000 km 40.000 km 50.000 km 60.000 km Total
1.0 R$ 228,08 R$ 228,08 R$ 531,58 R$ 612,38 R$ 400,98 R$ 742,98 R$ 2.744,08
1.6 R$ 259,89 R$ 259,89 R$ 614,09 R$ 580,99 R$ 432,79 R$ 762,29 R$ 2.909,94

Voyage 2010 – ficha técnica

Voyage 2010: fotos, preços, detalhes, motor, ficha técnica

Motor 1.0 1.6
Tipo
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm3 999 1598
Válvulas 8 8
Taxa de compressão 12:1 12:1
Injeção eletrônica Indireta Flex Indireta Flex
Potência máxima 72/76 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol) 101/105 cv a 5.250 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 9,7/10,6 kgfm a 3.850 rpm (gasolina/etanol) 15,4/15,6 kgfm a 2.500 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas ou automatizada de 5 marchas
Tração
Tipo Dianteira Dianteira
Direção
Tipo Hidráulica Hidráulica
Freios
Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson McPherson
Traseira Eixo de torção Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Aço aro 14 polegadas Aço ou liga leve aro 14 ou 15 polegadas
Pneus 175/70 R14 175/70 R14 ou 185/65 R15
Dimensões
Comprimento (mm) 4.230 4.230
Largura (mm) 1.656 1.656
Altura (mm) 1.462 1.462
Entre eixos (mm) 2.465 2.465
Capacidades
Porta-malas (L) 480 480
Tanque de combustível (L) 55 55
Carga (Kg) 440 440
Peso em ordem de marcha (Kg) 970 989 (MT), 995 (AMT)
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND ND

Voyage 2010 – fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.