VW Arteon ‘Big Sur’ é customização da marca alemã nos EUA

VW Arteon 'Big Sur' é customização da marca alemã nos EUA

A Volkswagen adicionou mais um carro à Enthusiast Fleet 2021 nos EUA. Trata-se do Arteon R ‘Big Sur’, uma customização do fastback alemão para americano ver e apreciar.


Pintado de verde em alusão à região costeira de Big Sur, na Califórnia, o Arteon festeja esse trecho inesquecível da costa americana. De acordo com a VW, ele tem “espírito aventureiro e a elegância aerodinâmica”.

O projeto foi tocado por Sean Maynard da VW, Rory Stramer e Gil Plasencia da FMS Automotive e Jason Whipple da Rotiform, que adicionaram elementos estéticos que permitem ao Arteon Big Sur surpreender em estilo.

VW Arteon 'Big Sur' é customização da marca alemã nos EUA

Plasencia diz: “O Arteon é uma joia escondida na linha da Volkswagen. É um sedã top de linha que oferece a elegância de um carro esportivo, além de incluir todos os recursos que os motoristas da Volkswagen passaram a conhecer e amar – como Lane Assist, Car-Net [e] travagem e dirigibilidade fantásticas”.

Na cor Forest Green, o Arteon Big Sur inclui rodas monobloco fundidas Rotiform TUF-R de aro 20 polegadas em preto brilhante e com pneus Continental Tire Extreme Contact DWS 06 Plus 245/45 R20.

VW Arteon 'Big Sur' é customização da marca alemã nos EUA

Segundo os idealizadores, o Volkswagen Arteon Big Sur foi inspirado também por um Golf GTI apresentado no último SEMA Show, mas o carro conceito não era dessa cor e sim Urano Grey.

Para mudar de cor, eles aplicaram um vinil de alta qualidade em cor Forest Green, gerando um aspecto totalmente diferente no fastback. Plasencia comenta: “Estou muito orgulhoso da quantidade de detalhes e atenção que colocamos nisso”.

Ele explica como fizeram: “Tiramos todas as portas do veículo – a escotilha, o capô – e gastamos cerca de 50 a 60 horas para garantir que tudo estava perfeito. Olhando à distância, parece ser uma pintura”.

VW Arteon 'Big Sur' é customização da marca alemã nos EUA

O Arteon Big Sur recebeu ainda um kit de carroceria Voomeran Lower Valence como base. Além disso, Plasencia e Stramer projetaram difusores dianteiros personalizados, peças laterais e um spoiler para se encaixar perfeitamente no veículo.

Uma suspensão rebaixada também foi adicionada para dar ao veículo uma postura mais forte, reforçada pela agressividade das rodas. Plasencia diz que rebaixaram o carro 6,3 cm, mas o efeito visual dá a impressão do Arteon Big Sur ser mais baixo. Ele será exibido em eventos de entusiastas da VW nos EUA durante 2021. Gostou?

Volkswagen Arteon R Big Sur Concept – Galeria de fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.