VW confirma fim do Fox e comemora 200.000 T-Cross produzidos

VW confirma fim do Fox e comemora 200.000 T-Cross produzidos

A Volkswagen fez um duplo movimento hoje em São José dos Pinhais, Paraná. Além de confirmar o fim do Fox, comemorou ainda 200.000 unidades produzidas do T-Cross. O hatch altinho, após 18 anos de produção, chega ao fim de carreira, conforme havíamos revelado em imagens da última unidade.


Com isso, a fábrica paraense passará a fazer somente o T-Cross, mas agora em cadência maior – se houver semicondutores suficientes – para atender o mercado nacional e exportação que, de acordo com a Anfavea, estão crescendo no Brasil.

Com 200.000 unidades feitas, o T-Cross é um êxito para a VW, que postergou sua entrada no segmento durante anos e agora percebe que esse era o caminho. Ao lado do último Fox, Xtreme na cor Vermelho Tornado, o SUV compacto, na cor Vermelho Sunset, é um contraste de como o mercado mudou.

Leandro Lemos de Oliveira, gerente da fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, diz: “Desde o seu lançamento, em 2003, o Fox foi produzido exclusivamente na fábrica do Paraná e ao longo destes 18 anos se consolidou como um modelo muito querido pelos colaboradores e desejado pelos clientes. O T‑Cross segue o mesmo caminho e é o motivo de orgulho ver um produto da nossa planta se tornar um sucesso de vendas no Brasil e no exterior”.

Desenvolvido no Brasil, o Fox teve 1,8 milhão de unidades feitas apenas na fábrica do sul do Brasil, sendo que 500 mil unidades foram enviadas ao exterior, especialmente à Europa, onde foi equipado com motor 1.4 EA111 8V a gasolina, o mesmo da Kombi.

Já o T-Cross foi um projeto global da VW, com a variante brasileira sendo maior que a europeia e com 2,651 m de entre-eixos. O SUV compacto ainda é produzido com nomes diferentes e mudanças estéticas na China e Índia. Em 2020, chegou a liderar o mercado mensal com mais de 10 mil vendidos.

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.