SUVs Volkswagen

VW diz que depois do T-Sport pode haver um SUV mais acessível

VW diz que depois do T-Sport pode haver um SUV mais acessível

Em entrevista ao site Autoblog, o presidente da Volkswagen Pablo Di Si fez algumas revelações sobre o futuro elétrico da marca alemã na Argentina e Brasil. Ele também falou sobre os utilitários esportivos, foco atual do fabricante alemão.


Uma das novidades chamou bastante atenção em relação ao segmento que mais cresce no mercado brasileiro. Em resposta a uma pergunta sobre o posicionamento do Tarek entre T-Cross e Tiguan, Di Si confirmou que ele ficará entre os dois.

Além disso, acrescentou a menção sobre o New Urban Coupé – que pode ser chamado de T-Sport – um crossover de estilo cupê que ficará abaixo do T-Cross. Porém, Pablo Di Si disse que “é possível que ainda haja mais um SUV, com um preço mais acessível”.

Sem dar mais detalhes, o chefe da VW na região pode estar se referindo indiretamente ao projeto que foi negociado com o sindicato dos metalúrgicos de Taubaté, interior de São Paulo.


No acordo sindical, a montadora prometeu a produção de duas versões do Polo, sendo uma delas inéditas, provavelmente uma aventureira, a exemplo dos rivais Fiat Argo e Toyota Yaris.

VW diz que depois do T-Sport pode haver um SUV mais acessível

Entretanto, a VW entrou com a proposta de fazer um produto novo, um veículo que era descrito como utilitário esportivo. Na época, essa característica era bem semelhante à proposta da montadora para a planta da Anchieta, que se confirmou na forma do New Urban Coupé.

Quando que este último foi anunciado, nenhuma declaração foi feita em relação à Taubaté, onde acordo parecido com o sindicato do ABC. O que se sabe é que, em termos de produto novo, a unidade deve receber o sucessor do Gol, um produto feito sobre a plataforma MQB-A00, uma versão simplificada da MQB-A0 de Polo, Virtus e T-Cross.

Para substituir o Gol, o novo carro naturalmente seria um hatch menor que o Polo e mais acessível. No entanto, com o crescente aumento das vendas de crossovers e SUVs, assim como a ordem expressa de Wolfsburg, de investir pesadamente em utilitários esportivos, pode ser que este “A00” não seja um hatch e sim um pequeno SUV de entrada.

Com a Índia também como alvo, o novo produto com menos de 4,00 m e uma plataforma simplificada, resultaria na fórmula certa para aquela região. Aqui, mais acessível (como Di Si indicou) que o T-Sport, ele atacaria em estratégia semelhante à da Renault, que declara para todo mundo que seu subcompacto é um “SUV”.

VW diz que depois do T-Sport pode haver um SUV mais acessível

Não sabemos o impacto disso em vendas, mas pode funcionar num carro com carroceria mais dedicada ao estilo. Ele pode ser ousado, como a recente declaração de Di Si sobre mais um SUV projetado no Brasil. Até pode, ainda mais se for algo parecido com a proposta do antigo Taigun.

O mercado aposta num SUV cupê de porte médio no caso dessa declaração. Já em relação à possibilidade de um SUV acessível, este seria mais viável por volta de 2021. Na Europa, pode até funcionar com reforços para alcançar as 5 estrelas do Euro NCAP. Aqui, não seria diferente com o Latin.

[Com informações do site Autoblog]

 

VW diz que depois do T-Sport pode haver um SUV mais acessível
Nota média 5 de 2 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • D34D P00l

    Mano, principalmente pelo acabamento ERA PARA O TCROSS SER ACESSÍVEL.
    Parece que a Honda e VW serão as marcas que vão mais lutar contra a tendência dos veículos estarem melhorando o custo x benefício.

  • zekinha71

    Cada vez que vejo fotos do Taigun, bate uma raiva de não ter sido lançado, um desenho muito bem resolvido, continua atual até hj, e lançam uma aberrações que já surgem obsoletas, datadas.

    • th!nk.t4nk

      O mais próximo do Taigun seria o T-Cross europeu, que é bem curtinho. Na minha opinião é esse que deveria ter sido lançado no Brasil. Ia ser péssimo de porta-malas, mas poderiam cobrar menos e até usar uma suspensao mais elevada, pra deixar com mais cara de jipe. Creio que teria seu público. E pra quem busca algo maior, deveriam ter importado o T-Roc direto. Mas não, quiseram inventar m meio-termo pras “necessidades locais” e acabaram pegando o que cada um tem pior (qualidade do modelo de entrada com preço do veículo maior).

      • THM

        O mais próximo do Taigun é o Hyundai Venue lancado nos EUA com apenas 4 metros,para jovens e mulheres. Os poucos hatches do mercado devem sumir.

        Nao é carro de familia nem de nicho (Jimny)

      • Verdades sobre o mercado

        Levando-se em conta os equipamentos e mecânica o T-Cross está com preço semelhante aos concorrentes. T-Roc produzido na Europa pagando II de 35% baixa bastante a competitividade (e o lucro) do fabricante.

      • Piston head

        És tu, faber?

  • THM

    O taigun

    • Ernesto

      Qual hatch médio tem disponível hoje? Golf GTi? Ah, tem só o Cruze Sport6, nada mais.

  • Luiz Felipe S. Silva

    Será que o T-Cross é tão Premium assim pra ser posicionado acima do mercado?
    Os concorrentes conseguem abranger sozinhos todas as fatias, já a VW quer 3 modelos pra fazer o mesmo que o Renegade e Creta fazem sozinhos. É tão rentável assim criar modelos ao léu nessa MQB?

  • “Seria interessante o Taigun”. Aí vc lança um carro que mal cabem pessoas, não tem sucesso de vendas e aí faz o que?

    A partir de uma determinada faixa de preço fica claro que a pessoa começa a exigir coisas do carro. E para um carro que tem pretensão familiar… é seu espaço interno. Ou seja, não é toda hora que será possível ter um carro altinho apenas para uso urbano, pois eles são caros. E mesmo “acessivel” isso não quer dizer barato. Acessivel para altinhos é que custam acima de R$70000 e faria um que começaria abaixo disso e só. Não entendo como as pessoas não enxergam isso.

  • Piston head

    Hoje aprendemos que sim, pode existir um crossover mais ordinário que o tío cross…

  • El Cabron

    É tanto T alguma coisa que não tenho a minima ideia que bicho é este…

  • Vitor

    Vão fazer um kwid daqui a pouco ehehehhe

  • Feliphe Santos

    O novo gol então será um mini-SUV como o Kwid então!? Eu nem sei onde vai caber esse T-sport junto do polo, imagine mais um SUV com o gol.

  • 1945_DE

    Finalmente vamos ter o SUV do UP.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email