VW elimina motor 1.6 8V e altera portfólio

volkswagen gol 2021 3

A Volkswagen retirou de linha o motor EA111, o conhecido propulsor de quatro cilindros 1.6 8V, que chegou ao Brasil em 1998.


O motivo da retirada é o atendimento por parte da Volkswagen do programa Proconve L7, que assim produziu mudanças na gama de versões da marca.

Nesse caso, Gol e Voyage passam a dispor somente do motor 1.0 MPI, visto que até o EA211 1.6 16V da versão automática foi retirado da dupla de populares.
Mas, as mudanças não pararam aí. A Saveiro agora tem o motor EA211 1.6 16V em todas as versões, que continuam com cabine simples e dupla.
Polo e Virtus deixam de oferecer as versões MSI, ficando somente a opção MPI no Polo, além das motorizações 200 TSI e 250 TSI.
Outras alterações foram feitas, tais como nova calibração de motor e câmbio para Gol e Voyage. Sistema Start&Stop para Polo e Virtus 200 TSI. A versão Highline adiciona ar-condicionado Climatronic.
Nivus e T-Cross também receberam alterações. O crossover agora tem controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência e Start&Stop.
Já o SUV compacto acrescenta os mesmos itens a partir da versão Comfortline, mas o Start&Stop é de série em todas as versões.
O Taos recebeu, assim como os modelos com motor 1.4 TSI, nova calibração do gerenciamento eletrônico do motor. O Tiguan R-Line recebe a mesma alteração no 2.0 TSI, assim como o EA897 V6 3.0 TDI na Amarok.
As mudanças introduzidas visam reduzir as emissões evaporativas, conforme exige o Proconve L7, incluindo a instalação de um novo tanque de combustível multicamadas, bem como sistema de alimentação, novos catalisadores e modificações no escapamento.
A Volkswagen entra assim no grupo de fabricantes que eliminaram motores, versões e até modelos que não se adequaram ao Proconve L7.
Produtos como Uno, Grand Siena, Doblo, Joy, Joy Plus, entre outros, saíram nessa mudança de legislação ambiental no Brasil.
Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.