VW Gol automático: consumo, desempenho, equipamentos, preços

VW Gol automático: consumo, desempenho, equipamentos, preços

O Gol automático usava o pacato automatizado i-Motion até alguns anos atrás, como opção sem o pedal de embreagem em sua linha.Mas não era bem isso que os consumidores buscavam. Em 2018, a marca passou a vender o VW Gol automático de verdade, a primeira leva do popular com transmissão automática tradicional.


O novo Gol automático 2022 chegou para recuperar o terreno perdido diante de seus rivais, sobretudo os modelos Chevrolet Onix e Hyundai HB20.

E dá para dizer que a novidade ajudou a alavancar as vendas: em 2020, ele foi o quarto mais vendido do país com 71.151 unidades emplacadas, o que fez a VW relembrar seus melhores tempos em nosso mercado.

Em comparação com as demais versões da linha, o Gol automático se diferencia mesmo apenas pelo conjunto mecânico. Além da transmissão automática Tiptronic de seis marchas, ele é o único Volkswagen Gol 2022 a usar o motor 1.6 16V, compartilhado também com modelos como Polo, Virtus, Voyage e Saveiro Cross.

Tal motor é mais moderno que o 1.6 8V usado no restante da linha. Há também o 1.0 12V de três cilindros. Ou seja, há Gol 2022 com três tipos de mecânica: 1.0 manual, 1.6 8V manual e 1.6 16V automático.

Veja agora tudo sobre o Gol automático 2022:

VW Gol automático – detalhes

VW Gol automático: consumo, desempenho, equipamentos, preços

Se você já conhece o Gol em sua geração lançada em 2008, não vai se surpreender com o Gol automático. Até porque eles são exatamente o mesmo carro, com mudanças pontuais no visual, acabamento interno, lista de equipamento e mecânica.

E é justamente nisso que o modelo peca. Se por um lado modelos como Onix e HB20 conseguem passar uma certa sensação de refinamento, o Volkswagen já apela para um lado simples demais e não esconde os sinais (pesados) da idade.

Sobretudo na parte interna, o Gol tem lá suas deficiências. O painel é novo, adotado a partir da linha 2017, mas basta olhar para as portas e perceber o mesmo painel do modelo lançado há 11 anos.

Os bancos também são os mesmos de sempre e demonstram ser um tanto quanto desconfortáveis, com assento curto e sistema de ajuste de altura do motorista com regulagem estranha.

Fora isso, o espaço interno do Volkswagen Gol também não é um dos melhores. Enquanto os rivais ficaram maiores com as novas gerações, o Gol seguiu um tanto quanto acanhado, com deficiência no espaço para os joelhos e cabeça de pessoas mais altas.

No Gol automático, a situação não é diferente.

VW Gol automático: consumo, desempenho, equipamentos, preços

Se sobressai, porém, o motor 1.6 flex de 16 válvulas, embora os rivais já tenham soluções mais modernas (como o Ford Ka automático com um 1.5 de três cilindros e o novo Chevrolet Onix com um 1.0 turbo de três cilindros).

É o motor mais moderno dentro da linha Gol e o mesmo do Polo.

Com até 120 cv e 16,8 kgfm, este propulsor responde bem em baixas rotações e consegue ganhar velocidade sem grandes complicações. Na estrada, oferece fôlego suficiente para ultrapassagens e retomadas.

A transmissão também tem um comportamento interessante, com trocas rápidas e sem trancos.

Entre os equipamentos, já vamos adiantar que você certamente vai precisar optar por um pacote opcional no momento da compra.

Isso porque o Gol automático não sai de fábrica com itens como vidros elétricos traseiros, computador de bordo, rodas de liga-leve, sistema de som ou central multimídia, retrovisores elétricos, sensor de estacionamento, entre outros.

VW Gol automático: consumo, desempenho, equipamentos, preços

Completo, o Gol automático 2022 pode chegar a R$ 80.810.

O conjunto da obra, porém, não decepciona. O Gol automático 2022, apesar da defasagem do projeto, ainda segue um carro agradável de dirigir.

A suspensão é um dos pontos de destaque já que, por ter um acerto mais firme, promove um equilíbrio entre o conforto e estabilidade. Os freios são eficientes, muito por conta do baixo peso do carro.

A direção hidráulica, embora leve, ainda fica devendo frente ao sistema elétrico dos rivais.

VW Gol automático – versões

Diferente de praticamente todos os seus rivais, como Onix, HB20, Ka e Sandero, o Gol automático está disponível em somente uma versão de acabamento:

  • Volkswagen Gol 1.6 automático 2022

As únicas coisas que podem diferenciar o Gol 1.6 automático são os pacotes opcionais, que agregam recursos de conforto, segurança, visual, acabamento e tecnologia.

VW Gol automático – equipamentos

VW Gol automático: consumo, desempenho, equipamentos, preços

Veja abaixo os equipamentos de série:

Volkswagen Gol 1.6 automático 2022

Segurança: airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, alerta de frenagem de emergência, alerta sonoro e visual para não utilização do cinto de segurança do motorista, cintos de segurança com pré-tensionador, Isofix, Top Tether, cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes, entre outros.

Conforto: ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro com encosto rebatível, banco traseiro com três apoios de cabeça, direção hidráulica, limpador e desembaçador do vidro traseiro, limpador do para-brisa com temporizador, para-sol com espelho para motorista e passageiro, vidros dianteiros elétricos, travamento elétrico das portas, tomada 12V no console central, entre outros.

Visual e acabamento: faróis com máscara negra, bancos revestidos em tecido, rodas de aço de 15 polegadas com calotas “Gabro”, coluna central externa com aplique preto, entre outros.

Tecnologia: painel de instrumentos com conta-giros, velocímetro e marcador do nível de combustível, suporte para celular no painel com tomada USB, antena no teto, entre outros.

VW Gol automático – opcionais

Assim como quase todos os outros carros da Volkswagen à venda no mercado brasileiro, o Gol 2022 também conta com alguns opcionais que agregam equipamentos de conforto, segurança e tecnologia. Confira:

Pacote Urban Completo (R$ 6.620): “I-System com Eco-Comfort” – computador de bordo, “Keyless” – sistema de alarme com comando remoto, 2 Luzes de leitura dianteiras e 2 luzes de leitura traseiras, 4 alto-falantes e 2 tweeters, Alças de segurança no teto, Chave tipo “canivete” com controle remoto, Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, Destravamento elétrico da tampa traseira com controle remoto, Espelhos retrovisores e maçanetas das portas na cor do veículo, Espelhos retrovisores externos com ajustes elétricos e função tilt-down no lado do passageiro, Espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, Faróis de neblina, Lanternas traseiras escurecidas, Para-sol com espelho iluminado para motorista, Para-sol com espelho iluminado para passageiro, Rodas de liga leve 15″, Sensor de estacionamento traseiro, Sistema de som touchscreen “Composition Touch” com APP-Connect, Travamento elétrico das portas com controle remoto, Vidros elétricos dianteiros e traseiros e Volante multifuncional com comandos do sistema de som e do “I-System”.

Pacote Interatividade “Media Plus” (R$ 1.300): sistema de som “Media Plus” com conexão Bluetooth, MP3 player e entradas USB, SD-card e auxiliar, quatro alto-falantes e dois tweeters.

VW Gol automático – preços

O preço do modelo praticado atualmente pela Volkswagen no Brasil é o seguinte:

  • Volkswagen Gol automático 2022 – R$ 74.190
  • Volkswagen Gol automático 2022 + “Media Plus” – R$ 75.490
  • Volkswagen Gol automático 2022 + “Urban Completo” – R$ 80.810

Veja também os preços do Gol automático no mercado de seminovos, conforme a Tabela Fipe:

  • Volkswagen Gol automático 2019: R$ 52.854
  • Volkswagen Gol automático 2020: R$ 54.541
  • Volkswagen Gol automático 2021: R$ 60.212

VW Gol automático: consumo, desempenho, equipamentos, preços

VW Gol automático – cores

A Volkswagen comercializa a linha Gol 2022 com as seguintes opções de cores para a pintura da carroceria:

  • Branco Cristal (sólido, sem custo adicional)
  • Preto Ninja (sólida, sem custo adicional)
  • Vermelho Flash (sólida, + R$ 500)
  • Cinza Platinum (metálica, + R$ 1.610)
  • Prata Sirius (metálica, + R$ 1.610)

VW Gol automático – motor

Introduzido em março de 2014 nos modelos Gol Rallye e Saveiro Cross, o motor 1.6 16V MSI da Volkswagen, que pertence à família EA211, se destaca justamente por ter quatro válvulas por cilindro (contra duas válvulas por cilindro do motor do Gol manual).

Também tem bloco e cabeçote feitos de alumínio, coletor de escape integrado ao cabeçote, duplo circuito de arrefecimento (com temperaturas diferentes para bloco e cabeçote) e sistema de partida a frio sem tanquinho auxiliar.

Ele consegue desenvolver 110 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 120 cv com etanol, a 5.750 rpm. O torque é de 15,8 kgfm e 16,8 kgfm, nesta ordem, a 4.000 giros.

Junto ao motor 1.6 MSI está o câmbio automático Tiptronic de seis marchas com conversor de torque, que atende também pela sigla AQ160-6F.

Trata-se do mesmo câmbio encontrado no Polo 1.6 automático, Virtus 1.6 automático e Voyage 1.6 automático.

Como opcional, o Gol automático pode receber paddle shifts (ou “borboletas”, como preferir) atrás do volante, que permite trocas manuais de marcha sem tocar na alavanca.

É um recurso interessante, que inclusive pode proporcionar uma tocada mais esportiva, e que é um tanto quanto raro no segmento.

VW Gol automático – consumo

Conforme o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro, o compacto tem os seguintes números de consumo:

  • Consumo de 7,7 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 11,1 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina;
  • Nota “D” na comparação relativa na categoria” e “B” na comparação absoluta geral.

VW Gol automático – desempenho

VW Gol automático: consumo, desempenho, equipamentos, preços

Conforme o divulgado da Volkswagen, os números de desempenho do novo Gol 1.6 automático 2022 são os seguintes:

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos com gasolina;
  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos com etanol;
  • Velocidade máxima de 179 km/h com gasolina;
  • Velocidade máxima de 185 km/h com etanol.

VW Gol automático – garantia e revisões

O Gol automático 2022, assim como as demais versões do compacto, é comercializado com garantia de fábrica de três anos, sem limite de quilometragem.

Veja abaixo os preços das revisões tabeladas do modelo:

  • Revisão de 10.000 km ou 1 ano: R$ 601,26
  • Revisão de 20.000 km ou 2 anos: R$ 665,12
  • Revisão de 30.000 km ou 3 anos: R$ 591,02
  • Revisão de 40.000 km ou 4 anos: R$ 934,12
  • Revisão de 50.000 km ou 5 anos: R$ 591,02
  • Revisão de 60.000 km ou 6 anos: R$ 665,12
  • Revisão de 70.000 km ou 7 anos: R$ 591,02
  • Revisão de 80.000 km ou 8 anos: R$ 934,12
  • Revisão de 90.000 km ou 9 anos: R$ 591,02
  • Revisão de 100.000 km ou 10 anos: R$ 665,12

Sendo assim, as revisões do Gol automático até os 60 mil quilômetros rodados ou seis anos de uso totalizam um valor de R$ 4.047,66.

VW Gol automático – ficha técnica

Motor

1.6 16V MSI

Tipo Dianteiro, transversal, gasolina e etanol
Número de cilindros 4 em linha
Cilindrada em cm3 1.598
Válvulas 16
Taxa de compressão 11,5:1
Injeção eletrônica de combustível Multiponto
Potência Máxima Gasolina: 110 cv a 5.750 rpm / Etanol: 120 cv a 5.750 rpm
Torque Máximo Gasolina: 15,8 kgfm a 4.000 rpm / Etanol: 16,8 kgfm a 4.000 rpm

Transmissão

Tipo Automática Tiptronic de seis marchas

Freios

Tipo Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo Hidráulica

Suspensão

Dianteira McPherson, independente com barra estabilizadora
Traseira Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas Aço ou liga-leve de 15 polegadas
Pneus 195/55 R15

Dimensões (mm)

Comprimento total (mm) 3.892
Largura sem retrovisores (mm) 1.656
Altura (mm) 1.464
Distância entre os eixos (mm) 2.467
Altura livre do solo (mm) 163

Capacidades

Porta-malas (litros) 285
Tanque (litros) 38
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) 460
Peso em ordem de marcha (kg) 1.040
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) 0,373

VW Gol automático – fotos

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.