VW Gol automático (2018-2022): Automático de verdade

volkswagen gol 2021 1

O Gol, até 2017, usava o pacato automatizado i-Motion até alguns anos atrás, como opção sem o pedal de embreagem em sua linha.Mas não era bem isso que os consumidores buscavam.

Em 2018, a marca passou a vender o VW Gol automático de verdade, a primeira leva do popular com transmissão automática tradicional.

O modelo chegou para recuperar o terreno perdido diante de seus rivais, sobretudo os modelos Chevrolet Onix e Hyundai HB20.

E dá para dizer que a novidade ajudou a alavancar as vendas: em 2020, ele foi o quarto mais vendido do país com 71.151 unidades emplacadas, o que fez a VW relembrar seus melhores tempos em nosso mercado.

Em comparação com as demais versões da linha, este Gol AT se diferencia mesmo apenas pelo conjunto mecânico.

Além da transmissão automática Tiptronic de seis marchas, ele é o único Volkswagen Gol a usar o motor 1.6 16V, compartilhado também com modelos como Polo, Virtus, Voyage e Saveiro Cross.

Tal motor é mais moderno que o 1.6 8V usado no restante da linha. Há também o 1.0 12V de três cilindros.

Ou seja, há Gol com três tipos de mecânica: 1.0 manual, 1.6 8V manual e 1.6 16V automático.

Principais detalhes

VW Gol automático

Se você já conhece o Gol em sua geração lançada em 2008, não vai se surpreender com o Gol automático. Até porque eles são exatamente o mesmo carro, com mudanças pontuais no visual, acabamento interno, lista de equipamento e mecânica.

E é justamente nisso que o modelo peca. Se por um lado modelos como Onix e HB20 conseguem passar uma certa sensação de refinamento, o Volkswagen já apela para um lado simples demais e não esconde os sinais (pesados) da idade.

Sobretudo na parte interna, o Gol tem lá suas deficiências. O painel é novo, adotado a partir da linha 2017, mas basta olhar para as portas e perceber o mesmo painel do modelo lançado há 11 anos.

Os bancos também são os mesmos de sempre e demonstram ser um tanto quanto desconfortáveis, com assento curto e sistema de ajuste de altura do motorista com regulagem estranha.

Fora isso, o espaço interno do Volkswagen Gol também não é um dos melhores.

Enquanto os rivais ficaram maiores com as novas gerações, o Gol seguiu um tanto quanto acanhado, com deficiência no espaço para os joelhos e cabeça de pessoas mais altas.

volkswagen gol 2021 6

Se sobressai, porém, o motor 1.6 flex de 16 válvulas, embora os rivais já tenham soluções mais modernas (como o Ford Ka automático com um 1.5 de três cilindros e o novo Chevrolet Onix com um 1.0 turbo de três cilindros).

É o motor mais moderno dentro da linha Gol e o mesmo do Polo.

Com até 120 cv e 16,8 kgfm, este propulsor responde bem em baixas rotações e consegue ganhar velocidade sem grandes complicações. Na estrada, oferece fôlego suficiente para ultrapassagens e retomadas.

A transmissão também tem um comportamento interessante, com trocas rápidas e sem trancos.

Entre os equipamentos, já vamos adiantar que você certamente vai precisar optar por um pacote opcional no momento da compra.

Isso porque o Gol automático não sai de fábrica com itens como vidros elétricos traseiros, computador de bordo, rodas de liga-leve, sistema de som ou central multimídia, retrovisores elétricos, sensor de estacionamento, entre outros.

volkswagen gol 2021 4

Completo, o Gol automático pode chegar a R$ 80.810.

O conjunto da obra, porém, não decepciona. O Gol automático, apesar da defasagem do projeto, ainda segue um carro agradável de dirigir.

A suspensão é um dos pontos de destaque já que, por ter um acerto mais firme, promove um equilíbrio entre o conforto e estabilidade. Os freios são eficientes, muito por conta do baixo peso do carro.

A direção hidráulica, embora leve, ainda fica devendo frente ao sistema elétrico dos rivais.

As versões

Diferente de praticamente todos os seus rivais, como Onix, HB20, Ka e Sandero, o Gol automático está disponível em somente uma versão de acabamento:

  • Volkswagen Gol 1.6 automático

As únicas coisas que podem diferenciar o Gol 1.6 automático são os pacotes opcionais, que agregam recursos de conforto, segurança, visual, acabamento e tecnologia.

Equipamentos do modelo

volkswagen gol 2021 7

Veja abaixo os equipamentos de série:

Volkswagen Gol 1.6 automático

Segurança: airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, alerta de frenagem de emergência, alerta sonoro e visual para não utilização do cinto de segurança do motorista, cintos de segurança com pré-tensionador, Isofix, Top Tether, cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes, entre outros.

Conforto: ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro com encosto rebatível, banco traseiro com três apoios de cabeça, direção hidráulica, limpador e desembaçador do vidro traseiro, limpador do para-brisa com temporizador, para-sol com espelho para motorista e passageiro, vidros dianteiros elétricos, travamento elétrico das portas, tomada 12V no console central, entre outros.

Visual e acabamento: faróis com máscara negra, bancos revestidos em tecido, rodas de aço de 15 polegadas com calotas “Gabro”, coluna central externa com aplique preto, entre outros.

Tecnologia: painel de instrumentos com conta-giros, velocímetro e marcador do nível de combustível, suporte para celular no painel com tomada USB, antena no teto, entre outros.

Opcionais

Assim como quase todos os outros carros da Volkswagen à venda no mercado brasileiro, o Gol também conta com alguns opcionais que agregam equipamentos de conforto, segurança e tecnologia. Confira:

Pacote Urban Completo (R$ 6.620): “I-System com Eco-Comfort” – computador de bordo, “Keyless” – sistema de alarme com comando remoto, 2 Luzes de leitura dianteiras e 2 luzes de leitura traseiras, 4 alto-falantes e 2 tweeters, Alças de segurança no teto, Chave tipo “canivete” com controle remoto, Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, Destravamento elétrico da tampa traseira com controle remoto, Espelhos retrovisores e maçanetas das portas na cor do veículo, Espelhos retrovisores externos com ajustes elétricos e função tilt-down no lado do passageiro, Espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, Faróis de neblina, Lanternas traseiras escurecidas, Para-sol com espelho iluminado para motorista, Para-sol com espelho iluminado para passageiro, Rodas de liga leve 15″, Sensor de estacionamento traseiro, Sistema de som touchscreen “Composition Touch” com APP-Connect, Travamento elétrico das portas com controle remoto, Vidros elétricos dianteiros e traseiros e Volante multifuncional com comandos do sistema de som e do “I-System”.

Pacote Interatividade “Media Plus” (R$ 1.300): sistema de som “Media Plus” com conexão Bluetooth, MP3 player e entradas USB, SD-card e auxiliar, quatro alto-falantes e dois tweeters.

Preços oficiais

O preço do modelo 2021 é o seguinte:

  • Volkswagen Gol automático – R$ 74.190
  • Volkswagen Gol automático + “Media Plus” – R$ 75.490
  • Volkswagen Gol automático + “Urban Completo” – R$ 80.810

VW Gol automático

Cores disponíveis

A Volkswagen comercializa a linha Gol 2023 com as seguintes opções de cores para a pintura da carroceria:

  • Branco Cristal (sólido, sem custo adicional)
  • Preto Ninja (sólida, sem custo adicional)
  • Vermelho Flash (sólida, + R$ 500)
  • Cinza Platinum (metálica, + R$ 1.610)
  • Prata Sirius (metálica, + R$ 1.610)

O motor 1.6

O motor 1.6 16V MSI usado pelo Gol automático tem bloco e cabeçote feitos de alumínio, coletor de escape integrado ao cabeçote, duplo circuito de arrefecimento (com temperaturas diferentes para bloco e cabeçote) e sistema de partida a frio sem tanquinho auxiliar.

Ele consegue desenvolver 110 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 120 cv com etanol, a 5.750 rpm. O torque é de 15,8 kgfm e 16,8 kgfm, nesta ordem, a 4.000 giros.

Junto ao motor 1.6 MSI está o câmbio automático Tiptronic de seis marchas com conversor de torque, que atende também pela sigla AQ160-6F.

Trata-se do mesmo câmbio encontrado no Polo 1.6 automático, Virtus 1.6 automático e Voyage 1.6 automático.

Como opcional, o Gol automático pode receber paddle shifts (ou “borboletas”, como preferir) atrás do volante, que permite trocas manuais de marcha sem tocar na alavanca.

É um recurso interessante, que inclusive pode proporcionar uma tocada mais esportiva, e que é um tanto quanto raro no segmento.

Consumo

Conforme o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro, o compacto tem os seguintes números de consumo:

  • Consumo de 7,7 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 11,1 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina;
  • Nota “D” na comparação relativa na categoria” e “B” na comparação absoluta geral.

Desempenho

volkswagen gol 2021 2

Conforme o divulgado da Volkswagen, os números de desempenho do novo Gol 1.6 automático são os seguintes:

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos com gasolina;
  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos com etanol;
  • Velocidade máxima de 179 km/h com gasolina;
  • Velocidade máxima de 185 km/h com etanol.

Garantia e revisões

O Gol automático, assim como as demais versões do compacto, é comercializado com garantia de fábrica de três anos, sem limite de quilometragem.

Veja abaixo os preços das revisões tabeladas do modelo:

  • Revisão de 10.000 km ou 1 ano: R$ 601,26
  • Revisão de 20.000 km ou 2 anos: R$ 665,12
  • Revisão de 30.000 km ou 3 anos: R$ 591,02
  • Revisão de 40.000 km ou 4 anos: R$ 934,12
  • Revisão de 50.000 km ou 5 anos: R$ 591,02
  • Revisão de 60.000 km ou 6 anos: R$ 665,12
  • Revisão de 70.000 km ou 7 anos: R$ 591,02
  • Revisão de 80.000 km ou 8 anos: R$ 934,12
  • Revisão de 90.000 km ou 9 anos: R$ 591,02
  • Revisão de 100.000 km ou 10 anos: R$ 665,12

Sendo assim, as revisões do Gol automático até os 60 mil quilômetros rodados ou seis anos de uso totalizam um valor de R$ 4.047,66.

Ficha de informações

Motor

1.6 16V MSI

Tipo Dianteiro, transversal, gasolina e etanol
Número de cilindros 4 em linha
Cilindrada em cm3 1.598
Válvulas 16
Taxa de compressão 11,5:1
Injeção eletrônica de combustível Multiponto
Potência Máxima Gasolina: 110 cv a 5.750 rpm / Etanol: 120 cv a 5.750 rpm
Torque Máximo Gasolina: 15,8 kgfm a 4.000 rpm / Etanol: 16,8 kgfm a 4.000 rpm

Transmissão

Tipo Automática Tiptronic de seis marchas

Freios

Tipo Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo Hidráulica

Suspensão

Dianteira McPherson, independente com barra estabilizadora
Traseira Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas Aço ou liga-leve de 15 polegadas
Pneus 195/55 R15

Dimensões (mm)

Comprimento total (mm) 3.892
Largura sem retrovisores (mm) 1.656
Altura (mm) 1.464
Distância entre os eixos (mm) 2.467
Altura livre do solo (mm) 163

Capacidades

Porta-malas (litros) 285
Tanque (litros) 38
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) 460
Peso em ordem de marcha (kg) 1.040
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) 0,373

VW Gol automático – fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Gol
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




leonardo
Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.