Gol deixa Argentina por falta de controle estabilidade

A Volkswagen Argentina anunciou o fim da comercialização do modelo Gol no mercado local. Com 30 anos de vendas no país, o hatch popular sai de cena por não dispor de controle de estabilidade.


O item passa a ser obrigatório no vizinho do sul e impede a venda de modelo popular, fabricado em Taubaté. Como não há planos para introduzir o equipamento no compacto, o mesmo abandona o mercado argentino.

Diferente de modelos como o Chevrolet Joy (Onix anterior), que passou a dispor de controle de estabilidade, o Gol desiste do dispositivo de assistência à segurança por causa de seu fim de carreira.

Programado para sair de linha no final de 2022, o Gol não terá mais quaisquer novidades técnicas até sua saída de linha no Vale do Paraíba. Na Argentina, o Polo passa a dispor de uma nova versão de entrada para ocupar o lugar do hatch.

Nesse caso, o Polo já terá quatro airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e bloqueio eletrônico de diferencial.

Tendo sido fabricado em General Pacheco, entre 1995 e 2003, nas gerações 2 e 3, o Gol vendeu 830.000 unidades na Argentina, onde liderou o mercado por 17 anos.

“O Gol é, sem dúvida, um dos grandes veículos da história da indústria automotiva argentina. Não só pela sua comercialização, mas também porque foi orgulhosamente fabricado por argentinos em nossa fábrica de Pacheco durante oito anos. Seu substituto será o Polo, um veículo que já faz muito sucesso em nosso país, com a moderna plataforma MQB que oferece altos níveis de tecnologia, segurança e conforto, reconhecido com 5 estrelas do Latin NCAP”, diz Martín Massimino, Diretor Comercial do Grupo Volkswagen Argentina.

O Polo Track 2023 também foi confirmado pela VW Argentina, indicando assim sua exportação para o país latino no próximo ano. Ele assumirá definitivamente o lugar do Gol.

[Fonte: 16Válvulas]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.