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VW Golf 2018: fotos, motor, detalhes, versões, preços

Volkswagen-Golf-2018-1 VW Golf 2018: fotos, motor, detalhes, versões, preços

O VW Golf 2018 tem várias novidades e chega com preços a partir de R$ 77.247. O hatch médio é o que possui maior oferta de motores e transmissões no mercado nacional, tendo quatro propulsores com potências entre 101 cv e 220 cv, bem como duas opções de câmbio manual – com cinco e seis marchas – uma automática de seis marchas e outra com dupla embreagem, DSG, de seis velocidades.



Nascido em 1974, o Golf surgiu como uma proposta para substituir o best seller da Volkswagen, o Fusca. Após diversos protótipos e conceitos, desde motor central a ar até uma arquitetura parecida com a do Passat. O modelo apareceu como um hatch de motor e câmbio transversais. A primeira geração foi produzida em diversos lugares, inclusive sobreviveu às outras gerações até recentemente na África do Sul, onde era chamado de Citi Golf.

Em 1983, surge a segunda geração do Golf, que durou nove anos, sendo uma das mais célebres do modelo. O Golf chegou a ter motor 1.8 G60 com 160 cv, numa época em que esse propulsor entrega apenas 90 cv, já que apenas o 16V tinha 139 cv. A terceira foi a que chegou ao Brasil, a partir do México, quando desembarcou o Golf GTI duas portas, que estranhamente não tinha vidros elétricos, mas possuía teto solar e motor 2.0 8V. Essa geração durou sete anos e foi a primeira com o motor VR6, sendo substituída em 1998 pela quarta, que acabou sendo feita por aqui.

Dessa geração nasceu o Audi A3, também feito no Brasil. O Golf IV foi um modelo que teve vida longa no Brasil, tendo se despedido há poucos anos. O modelo brasileiro chegou a ser vendido no Canadá como City Golf. Enquanto isso, no México e na Europa, o modelo produzido passou a ser o Golf V, cuja plataforma PQ35 continua ainda em uso dentro e fora da marca. Da mesma forma, o Audi A3 evoluiu também, mas aqui se manteve o antigo.

Já o Golf VI foi uma atualização da quinta geração e igualmente ficou fora do país. Com a sétima, a Volkswagen retomou a produção do modelo no Brasil após breve período. Essa geração é a primeira com a base modular MQB, que cortou 100 kg de peso e tornou o processo produtivo mas rápido.

Por aqui, o modelo é feito na mesma linha do Fox e dos Audi A3 e Q3. Agora espera-se pela oitava geração em 2019, que manterá a MQB, mas ganhará mais opções GNV e híbrida plug-in, bem como menos diesel. No México, fala-se que deixará de ser feito no país, assim migrando toda a produção para a Alemanha. Aqui, provavelmente, também deve sair de cena por conta das baixas vendas e o alto custo da operação paranaense. Em seu lugar, a VW poderia até fazer a futura picape cabine dupla ou o T-Cross, SUV compacto derivado do Polo.

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VW Golf 2018 – detalhes

O VW Golf 2018 recebe como alterações faróis redesenhados com LEDs diurnos e projetores em LED diferentes, assim como grade reduzida e para-choque em novo estilo, tendo também friso cromado. Na traseira, o modelo adota lanternas em LED com visual repaginado, assim como para-choque igualmente atualizado, dotado de saídas laterais com acabamento cromado.

Por dentro, o VW Golf 2018 recebe nova padronagem de tecidos e couro, bem como painel com multimídia dotada de tela de 9,2 polegadas sensível ao toque e a gestos, além de Active Info Display, que é o quadro de instrumentos digital e configurável, que substitui os mostradores analógicos. Alguns itens do acabamento foram redesenhados. Com 4,25 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,46 m de altura e 2,63 m de entre-eixos, o hatch continua oferecendo 313 litros no bagageiro e o mesmo espaço interno.

VW Golf 2018 – novidades

O VW Golf 2018 ganhou uma nova opção de motorização na Europa, com um propulsor 1.5 litro TSI a gasolina capaz de desenvolver 130 cv.  Agora está sendo ofertado no modelo hatch e também a perua Golf Variant. Com torque de 20,4 kgfm, o propulsor “impressiona pelo rodar ainda mais silencioso e um nível elevado de torque mesmo em baixas velocidades, que facilita a condução e aumenta a eficiência de combustível”, segundo a montadora.

De acordo com os dados do fabricante, essa versão de 130 cv pode alcançar velocidade máxima de 210 km/h, mas infelizmente não está disponível no Brasil. O motor tem ainda o sistema Active Cylinder Management, que desliga dois dos quatro cilindros em rotações entre 1.400 e 3.200 rpm, dependendo também da carga.

No VW Golf 2018, outra novidade é o sistema que “desliga” o motor no momento em que o condutor tira o pé do acelerador, batizado de “Eco Coasting”. Disponível apenas em velocidades de até 130 km/h e somente com o câmbio DSG de dupla embreagem, o dispositivo consiste em uma bateria de íon de lítio que fornece a energia necessária para equipamentos elétricos, como faróis, limpadores de para-brisa e sistema de som.

Com emissões de CO2 de 110 a 116 g/km, eles conseguem entregar consumo médio de combustível em 20 km/litro e 20,8 km/litro. Aqui, o VW Golf 2018 mantém os propulsores 1.0 TSI de até 125 cv e 20,4 kgfm, 1.6 MSI de até 120 cv e 16,8 kgfm, 1.4 TSI de até 150 cv e 25,5 kgfm e o 2.0 TSI de até 220 cv e 35,7 kgfm, com transmissão manual de seis marchas para o primeiro, manual ou automática Tiptronic de seis marchas para o segundo e terceiro, bem como automatizada DSG de seis marchas e dupla embreagem no GTI.

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VW Golf 2018 – versões

  • VW Golf Comfortline 1.0 TSI
  • VW Golf Comfortline 1.6 MSI
  • VW Golf Comfortline 1.6 MSI AT
  • VW Golf Highline 1.4 TSI
  • VW Golf Highline 1.4 TSI AT
  • VW Golf GTI 2.0 TSI DSG

VW Golf 2018 – equipamentos

Comfortline – Sete airbags, direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e função “um toque”, sistema de infotainment “Composition Media” com tela sensível ao toque de 6,5”, travamento central por controle remoto e rodas de liga leve de 16”, frenagem pós-colisão, freio de estacionamento com o sistema “Hill Assist”, controles de tração/diferencial/estabilidade, farol de neblina com função curva, sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseira (“Park Pilot”) e retrovisores externos com ajuste elétrico e aquecimento, Composition Media tem tela de 6,5 polegadas, assistente de partida em rampa, Isofix, Car Play, Android Auto, MirrorLink e AppConnect.

Highline – Lanternas de LED, ar condicionado digital Climatronic (com duas zonas de resfriamento), bancos de couro, sensores de chuva e crepuscular, volante multifuncional com controles do computador de bordo e dos sistemas de som e telefonia, modos de condução: Eco/Normal/Sport/Individual, Start-Stop e paddle shifts na versão automática.

Opcionais: faróis bi-xênon, City Emergency Brake, sistema de proteção Pró-Active, FLA (faróis adaptativos), ACC Front Assist (controle de cruzeiro adaptativo) e Park Assist 2.0.

GTI – Itens do Highline mais pinças de freios exclusivas na cor vermelha, acabamento em tecido Xadrez Clark (grafite) e lanternas traseiras com iluminação em LED, assim como ponteira do escapamento, banco do motorista com ajustes elétricos. Também de série no Golf são as rodas de liga leve aro 17 – “Brooklin” com pneus 225/45 R17, ESC Sport. O esportivo ainda tem como novidades as novas rodas aro 18 com pneus 225/40 R18 diamantadas e opção de som Fender com subwoofer e 400 watts de potência.

Opcionais: Discover Pro tem tela de 8 polegadas, DVD e HD de 60GB, sendo oferecida opcionalmente apenas no Highline e GTI. Bancos em couro Vienna.

VW Golf 2018 – preços

  • VW Golf Comfortline 1.0 TSI – R$ 77.247
  • VW Golf Comfortline 1.6 MSI – R$ 78.130
  • VW Golf Comfortline 1.6 MSI AT – R$ 83.530
  • VW Golf Highline 1.4 TSI – R$ 101.960
  • VW Golf Highline 1.4 TSI AT – R$ 107.600
  • VW Golf GTI 2.0 TSI DSG – R$ 132.250

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VW Golf 2018 – motor

O VW Golf 2018 tem quatro opções de motor, começando pelo 1.0 TSI. O propulsor é o mesmo utilizado no up! TSI e no Polo, mas possui diferenças. São 116 cv com gasolina e 125 cv quando abastecido com etanol, ambos a 5.500 rpm. O torque também é mais alto, sendo 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm, independente do combustível usado.

Nesta configuração, o VW Golf 2018 tem uma transmissão manual de seis velocidades. Dotado de turbocompressor e injeção direta, o pequeno motor emprega algumas modificações em relação ao equivalente do up! TSI, sendo mais potente, embora com 3 cv a menos que o Polo 2018.

A Volkswagen introduziu um novo sistema de resfriamento de ar do intercooler, agora posicionado junto ao radiador, a fim de dar conta do aumento de potência e temperatura. Além disso, carcaça do compressor e no rotor da turbina possuem materiais mais resistentes.

Com três sistemas de refrigeração líquida independentes (bloco, cabeçote e coletor de admissão), o motor recebeu um aumento no tamanho do radiador. As válvulas de escape possuem injeção de sódio em seu interior para reduzir a temperatura, enquanto as velas de irídio melhoram a queima da mistura ar-combustível. A junta do cabeçote passa a ter três camadas e houve um atraso da ignição para ajustar o motor à nova temperatura.

O hatch médio tem logo acima, o motor EA 211 1.6 16V Flex de 110/120 cv a 5.750 rpm e 15,8/16,8 kgfm a 4.000 rpm na versão Comfortline. Na versão manual, o VW Golf 2018 vai de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos e tem velocidade máxima é de 188 km/h. NO automático, a velocidade máxima de 184 km/h é alcançada em quinta marcha e a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 11,6 segundos (etanol).

Na versão Highline, o motor é o 1.4 TSI Flex de 150 cv a 4.500 rpm e 25,5 kgfm a 1.500 rpm (gasolina/etanol), que permite ir de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e alcançar 209 km/h de velocidade máxima (etanol). Quando equipado com a transmissão automática de seis marchas, os números são de 8,6 segundos e de 204 km/h (etanol).

No Golf GTI 2018, o EA888 2.0 com 220 cv a 4.500 rpm e 35,7 kgfm a 1.500 rpm, que assim faz de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e tem velocidade máxima de 237 km/h. O esportivo usa de série a dupla embreagem DSG, também com seis marchas.

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VW Golf 2018 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • VW Golf 1.0 TSI 2018 – 9,7 segundos e 194 km/h
  • VW Golf 1.6 MSI 2018 – 10,4 segundos e 188 km/h
  • VW Golf 1.6 MSI AT 2018 – 11,6 segundos e 184 km/h
  • VW Golf 1.4 TSI 2018 – 8,3 segundos e 209 km/h
  • VW Golf 1.4 TSI DSG 2018 – 8,6 segundos e 204 km/h
  • VW Golf 2.0 TSI DSG 2018 – 7,2 segundos e 237 km/h

O VW Golf 2018 tem uma performance excelente nas versões TSI e apenas boa na MSI. O 1.0 TSI, que vibra pouco e praticamente não é sentido no habitáculo, tem saídas boas até pouco acima de 1.500 rpm, quando começa a encher e surpreender, tendo respostas muito boas acima de 2.000 rpm. Rapidamente alcança 6.000 rpm.

Mesmo pequeno, o EA211 não reclama de falta de força e esbanja torque em baixa, tendo até 125 cv e 20,4 kgfm a partir de 2.000 rpm. Não se exige reduções para ultrapassagens e promove retomadas dignas de um motor 2.0 bem mais potente, graças à faixa plana de funcionamento com força máxima garante prazer ao dirigir.

O ponteiro marca 2.500 rpm quando rodando a 110 km/h, o, suficientes para uma condução com baixo ruído e consumo. O 1.0 TSI entrega excelente serviço, mas está um pouco mais manso se comparado ao 1.0 TSI de até 105 cv, mas não há, porém, aquela sensação de impulsão quase instantânea vista na maioria dos carros turbinados.

Com 1.223 kg de peso, o VW Golf 2018 com motor 1.0 TSI tem foco mesmo é na eficiência energética, apesar da boa performance. Apenas com câmbio manual, a transmissão tem engates precisos e bem macios, apesar do curso da alavanca ser um tanto longo para um Volkswagen.

Ainda assim o 1.0 TSI é bem acertado para as condições nacionais de ruas e estradas, reunindo o melhor de dois mundos num frasco bem pequeno. Assim, ele vai de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos com máxima de 194 km/h, quando abastecido com etanol. O consumo, de acordo com o Inmetro, é de 8,4/11,9 km/litro na cidade e 10,1/14,3 km/litro na estrada, respectivamente com etanol e gasolina.

No caso do motor 1.6 MSI, o desempenho do VW Golf 2018 já cai bastante, sendo necessário rotações mais altas para se obter uma resposta adequada, geralmente com mudanças de marchas na casa de 2.500 rpm ou acima de 3.500 rpm em uma pegada mais agressiva, mas não esportiva. No automático, as respostas são mais lentas, mas apresenta um bom nível de conforto.

No caso do 1.4 TSI, o VW Golf 2018 vem com uma performance excelente com câmbio manual, oferecendo uma pegada mais esportiva. No automático, o desempenho não fica muito longe. Por fim, o GTI é o suprassumo do modelo desde os anos 70, permitindo uma condução altamente esportiva, com entradas e saídas de curva com excelente estabilidade e controle dinâmico.

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VW Golf 2018 – consumo

Cidade

  • VW Golf 1.0 TSI 2018 – 8,4 km/litro no etanol e 11,9 km/litro na gasolina
  • VW Golf 1.6 MSI 2018 – 7,0 km/litro no etanol e 10,1 km/litro na gasolina
  • VW Golf 1.6 MSI AT 2018 – 6,8 km/litro no etanol e 10,0 km/litro na gasolina
  • VW Golf 1.4 TSI 2018 – 7,9 km/litro no etanol e 11,6 km/litro na gasolina
  • VW Golf 1.4 TSI DSG 2018 – 7,7 km/litro no etanol e 11,3 km/litro na gasolina
  • VW Golf 2.0 TSI DSG 2018 – 10,2 km/litro na gasolina

Estrada

  • VW Golf 1.0 TSI 2018 – 10,1 km/litro no etanol e 14,3 km/litro na gasolina
  • VW Golf 1.6 MSI 2018 – 9,2 km/litro no etanol e 13,0 km/litro na gasolina
  • VW Golf 1.6 MSI AT 2018 – 8,9 km/litro no etanol e 12,6 km/litro na gasolina
  • VW Golf 1.4 TSI 2018 – 9,5 km/litro no etanol e 13,6 km/litro na gasolina
  • VW Golf 1.4 TSI DSG 2018 – 9,5 km/litro no etanol e 13,7 km/litro na gasolina
  • VW Golf 2.0 TSI DSG 2018 – 12,1 km/litro na gasolina

VW Golf 2018 – manutenção e revisão

O VW Golf 2018 tem custos de até 60.000 km nos seguintes valores totais: R$ 3.408 para o 1.0 TSI, R$ 3.488 para o 1.4 TSI, R$ 3.508 no 1.6 16V e R$ 3.370 no 2.0 TSI.

A Volkswagen criou um site exclusivo para revisão programada, onde o cliente pode visualizar o tempo de serviço e o valor da revisão, já com a mão de obra incluída, bem como todos os itens a serem trocados.

É possível também agendar o serviço pelo próprio configurador. Itens de desgaste natural têm preços com mão de obra sugeridos, bem como itens que podem ser trocados conforme a necessidade, mas sem valores.

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.0

Preços 1.4

Preços 1.6

Preços 2.0

10.000 km

R$ 243

R$ 243

R$ 243

R$ 291

20.000 km

R$ 591

R$ 591

R$ 714

R$ 649

30.000 km

R$ 508

R$ 508

R$ 508

R$ 566

40.000 km

R$ 967

R$ 1.047

R$ 944

R$ 649

50.000 km

R$ 508

R$ 508

R$ 508

R$ 566

60.000 km

R$ 591

R$ 591

R$ 591

R$ 649

VW Golf 2018 – ficha técnica

Motor

1.0 TSI

1.6 MSI

1.4 TSI

2.0 TSI

Tipo

Dianteiro transversal, Turbo Etanol e Gasolina

Dianteiro transversal, Etanol e Gasolina

Dianteiro transversal, Turbo Etanol e Gasolina

Dianteiro transversal, Turbo e Gasolina

Número de cilindros

3 em linha

4 em linha

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

999

1598

1395

1984

Válvulas

12

16

16

16

Taxa de compressão

10,5:1

11,5:1

10,5:1

9,6:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Monoponto

Direta

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 116 cv @ 5500 rpm / Etanol: 125 cv @ 5500

Gasolina: 110 cv @ 5750 rpm / Etanol: 120 cv @ 5750

Gasolina: 150 cv @ 4500 rpm / Etanol: 150 cv @ 4500

Gasolina: 220 cv @ 4500 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 20,4 kgfm @ 2.000 rpm / Etanol: 20,4 kgfm @ 2.000 rpm

Gasolina: 15,8 kgfm @ 4.000 rpm / Etanol: 16,8 kgfm @ 4.000 rpm

Gasolina: 25,5 kgfm @ 1.500 rpm / Etanol: 25,5 kgfm @ 1.500 rpm

Gasolina: 35,7 kgfm @ 1.500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 6 marchas

Manual 5 marchas / Automática 6 marchas

Manual 6 marchas /Automática 6 marchas

Dupla embreagem 6 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Disco ventilado / Disco

Disco ventilado / Disco

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Eixo de torção

Multilink

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 16 polegadas

Liga Leve aro 16 polegadas

Liga Leve aro 16 polegadas

Liga Leve aro 17 polegadas

Pneus

205/55 R16

205/55 R16

205/55 R16

225/45 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4255

4255

4255

4255

Largura sem retrovisores (mm)

1795

1795

1795

1795

Altura (mm)

1468

1468

1468

1468

Distância entre os eixos (mm)

2630

2630

2630

2630

Capacidades

Porta-malas (litros)

313

313

313

313

Tanque (litros)

50

50

50

50

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

497

562

562

533

Peso em ordem de marcha (kg)

1223

1218 (MT) 1238 (AT)

1218 (MT) 1238 (AT)

1317

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,334

0,334

0,318

0,318

VW Golf 2018 – fotos

5.0

  • Elfo Safadão.

    No País de Gado é 1.6 MSI pra ser Feliz.

    • Abdallah

      O povo compra… fazer o que.

  • Fanjos

    Quero saber é da % de prosperidade que irá ocorrer…só isso

    • Edu.ch

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • The Canadian

      Vou comprar ações do Golf, com certeza vão valorizar.

      • Fanjos

        Investimento bom

        • Fabio Marquez

          Não sei se seria uma boa, o carro tem declinado cada vez no mercado, e o prenúncio do fim de sua produção no Brasil pode levar a uma queda acentuada em suas ações, o negócio é investir em ações de SUV.

  • Gilson Zotti

    Esse motor não chega aqui no Brasil, de jeito nenhum (eu acho).
    O 1.0 do POLO (turbo), dizem que vai ser 128cv e os mesmos 20,4kgfm (tanto que a inscrição 200 TSI virá no POLO, em alusão aos 20 kgfm de torque), sendo que p 1.0 é mais viável economicamente, pela porcentagem de imposto mais barata, por isso essa moda “downsizing”+turbo (menos impostos pras montadoras), o que não chega pra nós.

  • Handlay P.B.

    O motor 1.5 TSI deve ser muito bom, o desligamento de cilindros idem. Infelizmente, o submundo não terá esse motor de primeiro mundo.

    • Eduardo

      Não consigo entender a vantagem dele em relação ao 1.4 TSI.

      • Handlay P.B.

        O 1.5 TSI é + econômico (pode fazer até 23 km/l na Europa) e menos poluente que o 1.4 TSI.

        • Edson Fernandes

          Só que o 1.4 já tinha todos os recursos deste, exceto a função eco coasting.

          • Handlay P.B.

            O que não muda o fato de o 1.5 TSI ser + econômico e menos poluente que o 1.4 TSI, embora o primeiro seja apenas uma evolução (com maior deslocamento) do segundo.

          • Lucas Zatta

            Uma das grandes vantagens acho que é o turbo de geometria variável que deixou as curvas de torque e potencia mais elásticas.. E o sistema de desativação de cilindros é mais eficiente..

            • Edson Fernandes

              Então, agora ele pode desligar o motor. Pois o 1.4 tinha o ACT (desligamento de cilindros), só acho que a VW tem apostado muita tecnologia sem ainda ter o devido retorno mesmo na Europa.

        • Vinícius

          Não esqueça e a qualidade (octanagem) da gasolina européia ajuda os carros a terem um consumo muito melhor. Nossa fantástica mijolina misturada com “arcou” não ajuda…

  • vicegag

    Deveriam pelo menos atualizar para 1.5 o de 150cv.

    • Edson Fernandes

      Ele possui uma versão com 150cv e agora essa de 130cv.

  • oloko

    Excelente motor, uma pena não vir para cá, mas mesmo assim os motores que o golf tem aqui são ainda modernos por ser Brasil

  • Ricardo Blume

    Enquanto isso no Brasil, a VWB vai matando aos poucos um carro que já foi desejado por muitos. Já nem chego a sonhar mais.

  • afonso200

    esses motores chegam a 400mil km ??? geralmente em 3-4 anos entrego carros com essa km, o ultimo foi um Camry V6, e podia ir tranquilo aos 700mil km….agora o Azera já ta nos 320mil km, bateu os 400mil km eu peço outro, to pensando num Cadenza 2018 (nao gosto de motores turbo pequenos)

    • Alencar Souza

      Compra um caminhãozinho, fazem 1 milhão sem retifica….. tem volks, scania, ford….kkkkk Realmente a durabilidade desdes conjuntos devem ser menores, principalmente comparados aos Japas. Mas para usuário normal que faz 10k a 20k por ano, são suficientes. Tenho um civic e um golf tsi, acho civic mais bonito e mais conforto, alem de ser mais durável, porem o golf tsi é outro prazer acelerar.

    • th!nk.t4nk

      Se rodar nas condiçoes corretas, chega tranquilamente. O problema é que no BR normalmente se está beem fora disso.

  • Osvaldo F Junior

    A vw faz a gente sonhar com Golf. Dai a gente entra na css o vendedor fala dos preços, dos acessórios e acabamos saindo com um fox. O polo tá com pinta de ser outro sonho. Acorda Osvaldo. É o lance da tostines. Tostines vende mais por é crocante. É crocante por que vende mais. O golf não vende porque é caro. E é caro porque não vende. Por mim, não mudava nada, deixava como está e baixavam os preços, ai a gente compra. Se eu quiser um gt completão, dá pra pegar um gla completo. Ai não dá. Mas ai você em vez de comprar a merça, compra o golf. você chega no escritório, todos os moleques vão pagar pau. Mas se você chega de merça todos pagam pau, o chefe, o dono da empresa te respeita mais, e por ai vai. Vw baixa o preço. Grife é merça, audi, bmw, porsche. Tendeu ou quer desenho?

    • Ernesto

      Se você chega de Merça no escritório é capaz do dono da empresa achar que você está ganhando demais. Rsrsrs

  • Isaac Ferreira Santo

    Espero que pelo menos a VW ofereça essa cor DOURADA aqui no Brasil. Incrivel como as coisas por aqui são sempre as mesmas. Fica parecendo que o povo EUROPEU não aceita que tenhamos as mesmas coisas de lá, pra nos lembrar que somos sub-raça

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