VW Golf R 20th é o mais potente da história com 333 cv

volkswagen golf r 20th anniversary 1

O Volkswagen Golf R 20th anniversary comemora o surgimento dessa importante versão do hatch médio alemão, porém, a edição chega como a mais potente da história.


Com 13 cavalos a mais, o Golf R 20th se apresenta como algo realmente bom, com o clássico alemão chegando a um nível de potência apenas vislumbrado até agora.

Como todo Golf R, o modelo tem transmissão automatizada de dupla embreagem com sete marchas (DSG) e tração 4Motion sob demanda e com função drift.

volkswagen golf r 20th anniversary 2

Em um belo tom de branco, aparentemente perolizado, o Volkswagen Golf R 20th anniversary tem a cor Lapiz Blue, além de rodas esportivas Estoril com aro 19 polegadas.

Na pintura Lapiz Blue, o Golf R 20th tem rodas com acabamento em preto brilhante, mas em branco, as rodas possuem cor Lapiz Blue, combinando com os retrovisores de mesmo tom.

Esses retrovisores são pretos no Golf R 20th de cor azul, enquanto o escapamento de quatro saídas possuem bocas personalizadas da Akrapovic, pois, o escapamento é feito de titânio.

volkswagen golf r 20th anniversary 5

Com badge “R” nos para-lamas, o Golf R 20th tem projeção de luz no solo com “20 R” e há numeral “20” nas colunas B.

Por dentro, o Volkswagen Golf R 20th anniversary tem acabamento escurecido com detalhes em azul (cor predominante do Golf R) e volante com comandos touchscreen.

Com cluster digital personalizado e multimídia com tela de 10 polegadas, o Golf R 20th tem ainda bancos esportivos com acabamento personalizado e detalhes em fibra de carbono.

volkswagen golf r 20th anniversary 6

Lançado em 2002, o Golf R32 surgiu com motor VR6 3.2 de 241 cavalos e 32,6 kgfm, com transmissão manual de seis marchas e tração nas quatro rodas da Haldex.

No Golf V, o R32 tinha 250 cavalos, fazendo o bólido ir de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos no manual e 6,5 segundos no DSG.

volkswagen golf r 20th anniversary 3

Já o Golf R da sexta geração do hatch passou a ter motor 2.0 TSI de 270 cavalos, subindo para 300 cavalos na sétima geração do modelo.

O atual tem 320 cavalos como padrão, algo que pode subir definitivamente para 333 cavalos numa atualização visual de meia vida.

Volkswagen Golf R 20th anniversary – Galeria de fotos

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.