Se você é entusiasta de carros elétricos e quer fugir dos chineses, talvez tenha uma opção alemã, o ID.4 da Volkswagen.
O modelo é 100% elétrico e ainda não está disponível para compra em solo brasileiro, porém pode ser “contratado” no modelo “Sign & Drive”.
Veja os detalhes do “SUVW” elétrico.
O modelo só está disponível para “locação” no esquema de assinatura da VW, partindo de R$ 6.990,00 ao mês, por no mínimo 24 meses, com rodagem mensal de 1500 km. Os valores aumentam conforme a quilometragem rodada por mês aumenta.
Anteriormente ele era oferecido por R$ 9.990, então acreditamos que no valor inicial, ninguém estava se interessando na oferta.
O modelo vem de série com:
Rodas de liga 21”, bancos com regulagem elétrica, iluminação ambiente com LEDs, teto panorâmico, assistentes de mudança de faixa, frenagem automática de emergência, sistema de recarga rápida, volante multifuncional, piloto automático adaptativo, aquecimento no volante, ar-condicionado com três ambientes, para-brisa com isolamento acústico, bancos com massagem e aquecimento elétrico, carregador por indução, assistente de estacionamento, detector de ponto cego, faróis Full LED e mais.
Desempenho similar a outros elétricos
Como a maioria dos elétricos disponíveis no Brasil, o ID.4 tem uma boa aceleração, porém peca em velocidade final
O modelo faz de 0 a 100 km/h em cerca de 8,5 segundos, com velocidade máxima de 160 km/h.
Há quem argumente que essa velocidade é mais que suficiente para trafegar nas péssimas estradas brasileiras, pode até ser verdade na maioria dos casos, porém não deixa de ser a velocidade final de um carro 1.0 aspirado moderno.
Penso que a proposta desses modelos ainda é mais urbana, até por complicações de baixa infraestrutura nas rodovias longe das metrópoles.
Com uma carga completa (77kWh), o ID.4 consegue rodar cerca de 370 km, nos parâmetros do INMETRO.
Com o carregador rápido de um eletro posto, a carga de 80% é possível em cerca de 40 minutos.
Na carga residencial com o dispositivo próprio “Wallbox” o veículo é abastecido em cerca de 7 horas e 30 minutos (100% da carga).
Ainda é difícil compará-lo com os rivais, pois não há um preço real para compra, porém um breve comparativo:
O Yuan Plus acelera de 0 a 100 km/h na casa dos 7,3 segundos, com velocidade máxima de 160 km/h.
O Peugeot e-2008 GT tem um 0 a 100 km/h na casa dos 9,9s e velocidade máxima de 150 km/h.
O consumo convertido do ID.4 seria de aproximadamente 34,5 km/l na cidade e 29,8 km/l na rodovia, são dados estimados para o Inmetro, o ID.4 não utiliza gasolina.
Para o Yuan na gasolina, seria algo em torno de 27,7 km/l na cidade e 23,3 km/l na rodovia.
O E-2008 faria algo em torno de 38 km/l na cidade e 35,1 km/l na rodovia.
Design moderno, com traços de VW
O ID.4 se destaca um pouco frente a seus rivais chineses pois, apesar de diferente, traz um pouco de familiaridade visual com carros já presentes no mercado.
Faróis e rodas, por exemplo, apesar de serem únicos do modelo, remetem um pouco às dos carros de linha da montadora.
Na dianteira, a ausência da grade superior é notada logo de cara, porém um aplique em preto brilhante que liga os faróis, passando pelo emblema da VW, quebra um pouco essa “falta” da grade.
Os faróis são modernos e possuem LED em toda a extensão, além de uma espécie de “grade” de LEDs nas extremidades.
A porção inferior do para-choque possui uma grade em preto fosco, com recortes em formato de losango.
O capô é liso no meio e chanfrado nas pontas, deixando-o com aspecto agressivo.
A região inferior do para-choque, em preto fosco, continua contornando as caixas de roda e perfilando a região inferior do carro todo, ficando bem larga na altura das portas.
Visto de lado, o ID.4 passa a impressão de parrudo, com portas altas e janelas estreitas.
Vincos marcados se fazem presentes na lateral, especialmente um que se inicia no para-lama e vai até as lanternas traseiras, deixando um aspecto fluído.
As rodas de aro 21” são de fato bonitas e com ótimas medidas, coisa rara nos SUVs urbanos. Talvez venham a ser um problema na rodagem em nosso piso esburacado, o tempo irá dizer.
Um acabamento mais claro acompanha o perfil do teto, terminando na coluna C, enquanto o teto e o aerofólio são pintados em preto brilhante.
As lanternas são modernas e em LED, interligadas entre si pelo tampão do porta-malas.
O logo da VW está presente no meio da tampa e logo abaixo o modelo “ID.4”, bem melhor que de montadoras cheias de logo e emblemas, mas o modelo poderia ser mais escondido, ou em cor mais escura, na carroceria azul.
A região inferior é predominantemente preta, com detalhes prateados.
Interior bonito, um pouco claro demais
O interior do ID.4 lembra um pouco de alguns rivais elétricos, apesar de parecer mais sofisticado e menos exagerado que a maioria deles.
A combinação de marrom, creme, preto e grafite é bem agradável, porém pessoalmente achei o creme dispensável, podendo ser substituído pelo preto ou grafite.
Os bancos foram extremamente acertados, com acabamento em Alcântara, que era de praxe nos modelos premium da montadora e vinha sendo deixado de lado.
As abas em marrom dão um toque a mais de sofisticação, assim como as costuras claras e o acabamento “liso”.
O console central é bem acabado e conta com apoios de braço individuais, algo um tanto quanto inusitado no nosso mercado, não sei se foram a melhor escolha.
O volante creme, com costuras claras, botões multifuncionais em preto brilhante e frisos prateados, é bonito e moderno.
O cluster 100% digital é tendência no mercado, especialmente de elétricos. É difícil ir contra a multidão, mas esse tipo de painel parece tudo, menos de carro.
Também recebe acabamento em creme, com uma extensão que mostra a seleção de “marcha” (ré, netro e drive).
A multimídia é grande, tem a base fixada no painel, mas boa parte dela fica destacada do conjunto, outra tendência um tanto quanto duvidosa do mercado.
O painel em si tem bom acabamento, com bastante marrom e grafite, um design linear e liso.
As forrações de porta são um mix de cores, não são feias, porém, novamente, ficariam melhor sem o creme, que para mim remete um pouco a um eletrodoméstico antigo.
Ainda não está à venda
Não é possível comparar muito bem o ID.4 com seus rivais devido ao fato dele não estar à venda, mas dependendo de como a VW se posicionar no quesito preço, ele pode dar trabalho.
O nome da montadora é muito forte no Brasil, o design e o acabamento foram acertados, o ID.4 pode ser uma boa porta de entrada para elétricos e híbridos mais modernos da marca.
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