VW ID. Aero surge como sucessor elétrico do Passat

Focando inicialmente no mercado chinês, a Volkswagen apresentou oficialmente o ID. Aero, um sucessor espiritual do clássico Passat, que continua a ser feito no país asiático após seu fim no Ocidente…


Ainda em forma conceitual, o sedã elétrico da família ID chega com coeficiente aerodinâmico de 0,23, tendo ainda rodas aro 22 polegadas e um perfil bem esguio.

Ralf Brandstätter, CEO da Volkswagen Passenger Cars, diz: “Com o ID. Aero show car, estamos revelando uma prévia do próximo membro do ID. família. Um carro com um design emocional e ao mesmo tempo extremamente aerodinâmico, uma autonomia de mais de 600 quilômetros, uma quantidade extraordinária de espaço e um interior premium”.

Pelo que se sabe, o modelo definitivo para os chineses surgirá ainda este ano, mas a versão para Europa e EUA somente estará disponível no segundo semestre de 2023.

Brandstätter comenta: “Com nossa estratégia Accelerate, estamos impulsionando intensamente a eletrificação de nossa linha de modelos. Seguindo o ID.4, este modelo será nosso próximo carro global para a Europa, China e EUA”.

Com ele, virá ainda a perua elétrica derivada do conceito ID. Space Vizzion, que formará o casal de porte médio, sucessores de Passat e Passat Variant.

Graças à aerodinâmica apurada e novos processos de funcionamento elétrico, o ID. Aero pode alcançar 620 km no ciclo WLTP com bateria de 77 kWh (utilizáveis).

Produzido em Endem, o ID. Aero e sua variante perua alcançarão os mercados do Ocidente possivelmente com uma versão GTX de apelo esportivo.

No caso do ID. Aero chinês, a VW não deu detalhes do propulsor a ser usado, mas a marca usa como padrão um de 204 cavalos e 31,5 kgfm no eixo traseiro.

Com tração 4Motion, a opção é um de 102 cavalos na frente e o traseiro com força reduzida, totalizando 265 cavalos, como já visto no ID.4 4Motion.

Chegará ao mercado do Brasil? Aguardemos.

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.