Europa Montadoras/Fábricas Peruas Volkswagen

VW inicia produção da Golf 8 Variant e completa gama do hatch alemão

VW inicia produção da Golf 8 Variant e completa gama do hatch alemão

A Volkswagen iniciou a produção da perua Golf 8 Variant, que é um belo exemplo de resistência ao crescimento de crossovers e SUVs na Europa, um dos últimos redutos de familiares no mercado mundial.


Além da Europa, a China é outro lugar onde as peruas parecem florescer, ainda que em menor nível , visto que as marcas de luxo não oferecem suas familiares por lá, pelo menos nesse momento.

Mantendo o nome Variant em evidência, assim como a “mãe” Passat Variant, a familiar do Golf 8 retorna à Wolfsburg após 14 anos, juntando-se ao hatch, cuja produção para o ocidente está sendo concentrada na sede da Volkswagen.

VW inicia produção da Golf 8 Variant e completa gama do hatch alemão

Em nota, que se atentou sabiamente em contar um pouco da história daqueles que fizeram a Golf Variant e que ainda a fazem nas linhas de montagem, a montadora informou que toda a gama do Golf 8 agora se encontra na matriz.

Faltando apenas o Golf R para completar o quadro, o Golf 8 entra para a próxima década mantendo o essencial de sua proposta, ainda que não haja mais um Golf Cabrio ou mesmo o estranho Golf Sportvan (ex-Golf Plus, inspirado no Fox).

No caso da Variant, seu porte maior (66 mm), lha garantiu mais espaço para bagagens, ampliando em 6 litros o volume, que agora é de 611 litros. Além disso, ganhou 22 litros com os bancos rebatidos, chegando a 1.642 litros no total.

VW inicia produção da Golf 8 Variant e completa gama do hatch alemão

Com 4,633 m de comprimento, 1,798 m de largura e 2,686 m de entre-eixos, a Golf 8 Variant mantém seu estilo conservador, mas com um leve toque esportivo.

Tendo a mesma frente do hatch, na traseira, ela incorporou lanternas em LED chanfradas, que realçaram essa parte da perua, que está mais pronunciada.

VW inicia produção da Golf 8 Variant e completa gama do hatch alemão

Por dentro, incorporou o cockpit digital do Golf 8, com cluster e multimídia em telas grandes, assim como a diminuta alavanca de câmbio estilo “Porsche”.

Apesar de as peruas serem parte essencial do portfólio da VW, a marca não ousou em lançar uma Golf 8 Shooting Brake para rivalizar com a Kia Proceed, que é uma das mais belas peruas que existem. Para compensar, a Arteon Shooting Brake aparece, mas na gama superior.

Volkswagen Golf Variant 2021 – Galeria de fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

                      Quem somos

                      O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

                      Notícias por email