Cupês Manutenção Matérias NA Volkswagen

VW Novo Fusca – Defeitos e problemas

VW Novo Fusca - Defeitos e problemas
Novo Fusca

O VW Novo Fusca foi lançado no mercado brasileiro em 2012, sendo um produto que remetia ao modelo clássico da Volkswagen, que foi produzido no país de 1953 até 1996, com interrupção de sete anos.

Feito no México, o VW Novo Fusca chegou com plataforma PQ35 e um ar mais moderno, luxuoso e esportivo, buscando ser mais um cupê do que originalmente um sedã.


Mantendo as duas portas e linhas consagradas, o VW Novo Fusca tinha recursos interessantes, entre eles um ressonador no escape para reproduzir parte do ruído do motor na traseira, em alusão ao carro clássico.

Com painel e outros elementos que retornavam ao antigo Fusca, o modelo não chega com proposta popular, tendo motor 2.0 TSI de 200 cavalos e câmbio DSG de seis marchas, indo assim de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e com máxima de 210 km/h.

Bem caro para a época, o VW Novo Fusca era um besouro para poucos e assim foi até sua retirada do mercado cinco anos depois. Ágil e bom de dirigir, o modelo tem lá seus defeitos e problemas, segundo seus donos.

Motor falhando, câmbio DSG com problemas, teto solar que faz barulho, carbonização excessiva e consumo elevado com produção de fumaça, estão entre os problemas apontados pelos donos.

VW Novo Fusca – Defeitos e problemas

VW Novo Fusca - Defeitos e problemas

O VW Novo Fusca possui alguns defeitos e problemas que são oriundos de peças e componentes compartilhados com outros carros da marca. No caso do motor 2.0 TSI, algumas falhas são consideradas crônicas.

Um relato de falha no motor 2.0 TSI produzia consumo elevado e falta de desempenho no clássico renascido, sendo que o mesmo produzia ainda um ruído estranho nos escapes.

O problema foi apontado como defeito em uma das bobinas, que não permitia a queima regular da mistura ar-combustível, que prejudicava bastante o desempenho.

Alguns falam que os primeiros lotes do Novo Fusca vieram com bobinas defeituosas ou insuficientes para o desempenho do motor, o que ocasionou as queimas progressivas, motivando muita gente a troca-las pelas da Audi (vermelhas).

Outro falam de carbonização excessiva no Novo Fusca, inclusive alguns relatam a produção de fumaça demais, o que pode indicar defeito nos bicos injetores. Falhas, alto consumo e perda de desempenho são relatados nesse caso.

Teto solar com barulho

VW Novo Fusca - Defeitos e problemas

O teto solar elétrico do VW Novo Fusca é um dos problemas considerados crônicos no carro. Relatos na internet falam de ruídos no equipamento, tanto aberto quanto fechado.

Um dos clientes da marca disse que tentou resolver o problema na concessionária, mas foi em vão, o teto solar continuou fazendo barulho de qualquer forma.

Outro depoimento é de um proprietário que comprou o VW Novo Fusca e logo de cara teve problemas. Aos 35.000 km, o teto solar elétrico precisou trocar o trilho de sustentação do vidro para eliminar o problema.

O mesmo ainda teve de trocar peças da suspensão e o compressor de ar condicionado. Em mais outro relato, o dono do Novo Fusca disse que foi seis vezes ao revendedor para fazer ajustes no teto solar elétrico.

Ele mencionou que foram trocados os trilhos duas vezes e que chegou a ser trocado todo o equipamento, com exceção do vidro.

Ainda assim, fazia enorme ruído de vento na estrada, chegando a ser bem incômodo a 100 km/h e quase ensurdecedor aos 130 km/h. Nesse último, ele disse que parecia uma “chaleira em ebulição”.

Estes e outros problemas foram relatos antes de 27.000 km, quando aparentemente o dono vendeu o carro. O problema no caso do teto solar seria a torção excessiva da carroceria.

O mesmo proprietário disse que teve de regular a tampa do porta-malas uma cinco vezes, visto que ela também rangia.

DSG

VW Novo Fusca - Defeitos e problemas

Apesar dos relatos conhecidos de defeitos e problemas no câmbio DSG dos modelos Volkswagen com essa transmissão automatizada, encontramos poucos relatos de proprietários do VW Novo Fusca sobre o assunto.

Eles se limitam a falar de ruídos e pequenos trancos, especialmente no engate da segunda marcha.

Em 2013, a Volkswagen fez um recall global de 1,6 milhão de veículos com a DSG, sendo que na época, foi relatado que problemas elétricos poderiam ocorrer com o uso de óleo lubrificante sintético.

Nos lugares de climas quentes e úmidos, o problema se agravaria em relação às regiões de temperaturas mais baixas. A resistência e a possibilidade de quebra, fizeram com que a VW utilizasse o câmbio Tiptronic em alguns países.

Barulhos e ruídos

VW Novo Fusca - Defeitos e problemas

Alguns donos de VW Novo Fusca reclamam de ruídos na suspensão dianteira, o que teria motivado a troca de peças e componentes prematuramente, muitos deles ainda na garantia.

Outra fonte de ruídos do Novo Fusca, fora o teto solar elétrico, é o painel. Alguns donos relatam barulhos na parte central do conjunto, mais especificamente onde ficam os instrumentos auxiliares.

Comenta-se que em dias de sol forte ou bem quente, o conjunto central vibra bastante, incomodando motorista e passageiros. Alguns resolveram o problema fora da garantia com fita inserida nas frestas do acabamento.

Recall

VW Novo Fusca - Defeitos e problemas

O VW Novo Fusca teve dois recall declarados no Brasil, sendo um relacionado com o vazamento na linha de combustível nos modelos 2014 e 2015, o que aumentava o risco de incêndio e danos ao veículos, ocupantes e terceiros.

Outra chamada foi relativa ao risco de quebra do eixo de comando de válvulas do motor nos modelos 2015 e 2016, o que poderia causar danos catastróficos ao propulsor.

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Dante Moore

    Tenho o Fusca novo 2014 R LINE. Nunca deu problema. Só fiz a 1a e a 2a revisão depois só troquei óleo e peças conforme manual. Nunca tive nenhum destes problemas e ele faz 12 Km/l no misto cidade/estrada. Esta com 62.000 Km.

  • Duda Haddad

    Tive um 2013 manual. Excelente carro. Fazia 11,5 na cidade e 16 andando até 110km/h. Vendi com 35 mil km, até então o único incomodo era um barulho chato no teto solar, que na verdade parecia ser na persiana do teto. De resto, não tenho o que reclamar do carro!

  • Alvarenga

    E ainda tem muita gente por ai que idolatra a VW como sinônimo de qualidade……pois é !!!!!

    • Autofahrer!

      Realmente, pela reportagem, o projecto é excelente, o problema é má qualidade de construção.

  • Joker Lies

    Adoraria ter esse carro. Meu pai já teve 02 fusquinhas ( lembro que um era 1300 ). Era uma maravilha….

  • MarcosGojira

    New Beetle ainda é mais charmoso

  • Fábio Radicchi Belotto

    O recado citado no DSG aí é no dq200. O Fusca usa o dq250

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email