VW quer US$ 1 bilhão para produzir Scout nos EUA

scout 4 e1652237196270

A Volkswagen prepara US$ 1 bilhão para ressuscitar o clássico americano International Scout, um veículo 4×4 que era rival do Ford Bronco e Jeep Wagoneer, por exemplo.


Segundo o Wall Street Journal, o conselho de administração da VW deve se reunir nesta quarta (11) para decidir se aprovará ou não o investimento para trazer de volta o off roader americano.

Com a VW tendo adquirido a International (antes Harvester) através da Traton, empresa que reúne os fabricantes de caminhões e ônibus do grupo alemão, os direitos sobre o Scout acabaram nas mãos da Volkswagen.

scout 3

O objetivo da VW é fazer do Novo Scout um player para rivalizar com Jeep Wrangler, Ford Bronco, GMC Hummer e outros, convertendo-o em um utilitário 4×4 elétrico, provavelmente usando misto de monobloco e chassi de longarinas.

Com capacidade off road ampliada, o Scout de nova geração terá que usar muita tecnologia para vencer estes rivais, por isso, o investimento terá de ser bem alto.

Só não se sabe se a VW retornará com a marca International para o Novo Scout, podendo não dar muito certo porque significaria recriar totalmente a marca.

scout 2

Já com a VW, marca que é mais conhecida, o Scout teria mais acesso ao mercado e com rede de revendas pronta, assim como poderia ser vendido em outros países.

Em novembro de 1960, a International Harvester lançou o Scout no mercado americano, entrando num segmento que não tinha tradição, uma vez que produzia somente caminhões e tratores.

O jipe da International Harvester é considerado um SUV e também foi oferecido numa versão picape com cabine simples e bom espaço na caçamba.

scout 1

O Scout tinha tração 4×2 ou 4×4, tendo ainda uma versão conversível do modelo curto.

Com duas gerações, o International Harvester Scout teve motores de quatro, seis e oito cilindros, este último V8, além de transmissão manual ou automática.

A meta da VW é fazer 250.000 por ano a partir de 2026. Será que consegue?

[Fonte: WSJ]

 

 

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.