VW suspende produção no ABC por falta de chips

vw anchieta

A falta de chips novamente afeta diretamente o setor automotivo, paralisando a produção. Desta vez é a Volkswagen que suspenderá a produção no ABC paulista por conta da escassez de semicondutores.


A paralisação ocorrerá de 18 a 22 de abril e colocará cerca de 2 mil funcionários em casa nesse período. Como se trata de um feriado prolongado, os trabalhos só serão retomados na segunda (25).

Essa suspensão das atividades é chamada shutdown, uma folga com desconto no banco de horas.

Com isso, a produção dos modelos Polo, Virtus, Nivus e Saveiro será comprometida por uma semana, ainda mais que a planta funcionou recentemente apenas com um turno, durante três meses.

Outra metade do pessoal do chão de fábrica, continuará a trabalhar, assim como outros 8 mil funcionários da unidade.

Além dos semicondutores, a VW Anchieta também sofre a falta de pneus e sistemas de áudio.

Já em Taubaté, onde são feitos os modelos Gol e Voyage, a produção com dois turnos de trabalho – o segundo foi retomado no início de abril – também será suspensa por uma semana.

No entanto, o motivo é a adequação da linha de produção para a famosa Matriz Modular Transversal (MQB), que dará sustentação ao Polo Track, que chega em 2023.

A VW fará ainda o crossover compacto que ficará abaixo do T-Cross e poderá ser chamado T-Go, T-Sport ou nome associado.

A empresa aproveitou um feriado local para fazer a pausa na fabricação de veículos, imendando com o feriado prolongado.

Já o T-Cross em São José dos Pinhais, no Paraná, já tem protocolado um layoff de oito meses para os funcionários da linha de montagem.

Registrado em março, o layoff deverá reduzir em muito a oferta do carro no mercado nacional, ainda que seja pela metade, uma vez que apenas um dos turnos será afetado.

Contudo, a VW ainda não tem uma data definida para suspender metade da produção.

[Fonte: Automotive Business]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.