Suzuki Volkswagen

VW-Suzuki: Alemã diz que japonesa violou acordo ao comprar motor diesel de italiana

O casamento de Volkswagen e Suzuki está parecendo o de muitas celebridades. No início, só glamour e festa. Mas o tempo (breve) passa e as certas coisas começam a ser jogadas no ventilador.

Depois de declarações insatisfeitas do presidente da Suzuki, dizendo que as duas marcas já não se falam mais, agora chegou a vez da VW se defender. O fabricante de Wolfsburg anunciou publicamente que a sua parceria Suzuki violou o acordo entre as duas, pois teria adquirido motores diesel de outro fabricante, a Fiat.

Pelo comunicado, a VW dá um prazo de algumas semanas para que a Suzuki reveja a “infração” que cometeu. A alemã ainda diz que a aquisição de 19,9% da japonesa foi um investimento lucrativo.

Vamos ver até quando essa parceria vai durar. Lembramos apenas que nos EUA existe certa minivan feita pela “Fiat” com emblema VW. Isso sem contar certo câmbio automatizado da VW feito por uma subsidiária da Fiat…





  • vini_c_a

    Pra falar a verdade não sou fã de Fiat, porem em motores diesel pequenos ela dá um show. Entendo porque a Suzuki os escolheu.

    • flavio_b

      Então tb não entendi pq o NA colocou culpa na Fiat(não estou defendendo ela) afinal quem foi procurar a Fiat foi a Suzuki !!! melhor pra Suzuki tb afinal o Multjet é bem melhor

      • pablo

        Colocou a culpa onde? Ali diz que a VW é também vende uma minivan nos EUA feita pela Fiat e aqui usa o cambio automatizado da FPT – sim, o imotion é um dualogic.

    • Alex_JW

      Se a Suzuki acha os motores da Fiat melhores que os da VW, natural que ela passe a comprar os da marca italiana.

      Mas se há um acordo com a VW, deve haver uma cláusula prevendo multa em caso de infração contratual. Que seja aplicada então.

      Legal ver a Fiat inovando em motores, o coração do carro. Quem diria que, um dia, qualquer montadora do mundo iria desprestigiar um motor VW frente a um motor Fiat, hein?

      Nada como um dia atrás do outro.

      • vini_c_a

        Com certeza, ela deve ter quebrado um acordo de uma maneira gravíssima.

      • Edson Roberto

        Curioso é o fato da Suzuki já ter essa joint venture antes da aquisição dos 20% de ações por parte da VW. Não faz sentido essa alegação.

        • millemiglia

          É verdade, a joint venture com a Fiat é bem mais antiga que a aquisição dos 20% de ações da japonesa pela VW. Basta lembrar a dupla Suzuki SX4/Fiat Sedici que usa, se não me engano, motores a gasolina da Suzuki e diesel da Fiat.

        • pablo

          Mais curioso ainda é que a VW usa soluções da Fiat em seus carros também.

        • macedo86

          foi contrato renovado.

      • AutoIng

        Nem só em motor né. Aqui no Brasil mesmo a VW usa sistema de câmbio da Fiat na família Gol, assim como já usou sistemas de injeção eletrônica da Fiat também (feitos pela sua divisão Magneti Mareli). A VW já usou muitos componentes da Fiat em seus carros, e as pessoas nem imaginam.

  • CARCARANGAS

    Também achei traição, mas enquanto a VW não adquirir mais de 50% da Suzuki, eu acho que ela deve fazer o que quiser com a sua maior parcela. Já a Minivan Fiat (não se considera Fiat, pois foi elaborada a parceria entre a Chrysler e VW antes da fusão com a Fiat) é uma Chrysler Town & Country com emblema VW, chamada VW Routan.

    • pablo

      E o cambio imotion que é o mesmo easytronic e dualogic, feito pela FPT?

      • AutoIng

        iMotion e Dualogic são o mesmo câmbio, feito pela divisão de componentes eletro-mecânicos da Fiat (Magneti Mareli). Já o Easytronic é da Opel, importado pela GM do Brasil. Já andei num Punto Dualogic e achei bem convincente, na maior parte do tempo não senti tranco algum. Aparentemente é quando se afunda o pé numa arrancada mais forte que ele dá uma leve cabeçadinha, mas é algo bem discreto (isso acontece em alguns automáticos convencionais também, quando se força uma redução mais forte). Por fim no Easytronic nunca andei, mas nas avaliações a imprensa o classifica como o que dá mais trancos. Não acho que seja culpa da Opel aí, e sim falta de ajustarem melhor esse sistema ao motor da GM.

  • MeekeeB

    Boa matéria, mas infelizmente para nós, pobres mortais, é improvável que venhamos a saber qual lado está legalmente correto.

    É o câmbio automatizado que o Fox, Polo e Gol usam que é Magneti Marelli?

    Na verdade a Routan é fabricada pela Chrysler, e não exatamente pela FIAT, apesar da mesma ser dona da americana hehe

    • Sias

      O câmbio é Magnetti Marelli sim. Só que se for levar esta parte ao pé da letra, muitos outros componentes terão de ser substituiídos.

    • pablo

      O cambio é FPT (Fiat Powertrain). A Magneti Marelli fabrica alguns sistemas eletronicos.

  • Já houve um comunicado hoje da Suzuki afirmando o fim da parceria.
    A VW queria tecnologia para compactos da Suzuki, os japoneses se amarraram em ceder. Mas o que conseguiram sugar da Suzuki está no VW Up.
    A idéia da VW era seguir a estratégia usada na Scania e na MAN, comprar um pedacinho primeiro e depois aumentar a participação até assumir o controle. Mas logo após a venda dos 19%, a Suzuki anuncio que não venderia mais nada e a coisa começou a azedar.
    Os alemães da VW já admitiram que não sabem fazer nada menor que o VW Polo, então para a VW ter a Suzuki fazia todo sentido pois passaria a ser líder também na índia e teria tecnologia de compactos para outros mercados emergentes.

    • Leandro1978

      Mas a VW precisa de uma terceira para produzir carros pequenos e de baixo custo? Esqueceram de sua filial brasileira que produz Gol?

      • Desde quando o Gol é compacto de baixo custo caro daquele jeito?
        O Gol G5 é o Polo com outra carroceria, ou seja, está na mesma!!!

        • Edson Roberto

          Negativo. justamente pelo Gol utilizar na parte traseira, a suspensão do modleo anterior (que vem lá de 1980). Portanto é uma plataforma hibrida piorada para entrar o Gol nessa historia.

        • Leandro1978

          A plataforma Gol G5 teve modificações para toná-lo de menor custo que o Polo, por exemplo, ausência da solda laser.

          • Guilherme_M

            Que faz uma boa falta, ja que reduz rigidez estática e torcional.

        • AutoIng

          O Gol é bem inferior ao Polo estruturalmente. Toda a parte traseira do Gol é a mesma do Gol G4, que por sua vez é a mesma desde o G2. Não é à toa que o Gol pula tanto em qualquer irregularidade no piso. Além disso o Gol usa bem menos aços avançados que o Polo, usa soldas mais simples e até mesmo algumas partes de sua carroceria não são galvanizadas. Em termos mecânicos e estruturais o Gol fica muito abaixo do Polo, infelizmente.

        • Carlos_brown

          Mas eu acho que estavam falando em tamanho mesmo, pois o gol é do mesmo tamanho do polo nacional.

      • Guilherme_M

        A questão é fazer compactos de qualidade.

  • MuriloSoares

    Pelo que andei lendo em outros sites estrangeiros, a Suzuki já mandou a VW a M@rda, não aceita que os alemães mandem na Suzuki. Sergio marchionne deve ter ficado feliz, quem você acha que a Suzuki irá procurar agora…

  • L_u_c_a_s

    Pelo comunicado, a VW dá um prazo de algumas semanas para que a Suzuki reveja a “infração” que cometeu. A alemã ainda diz que a aquisição de 19,9% da japonesa foi um investimento lucrativo.

    Quer dizer que se a Suzuki não adquirir os motores diesel TDI da Volkswagen é "infração"?
    A Volkswagen só está com dor de cotovelo pois os Multijet são melhores que os TDI (minha opinião)

    • andre_0102

      Estranho ia ser se a VW admitisse que fez um mal negócio, imagina a alegria dos acionistas…

      • L_u_c_a_s

        realmente não seria nada agradável (pra eles)!

      • DiMais

        com certeza, caso a pareceria tenha fim quem vai sair de rebelde e má na história é a Suzuki.. entendo o lado dos japoneses que não querem ser apenas uma marca a mais dentro de um grupo.. por isso cruzaram os braços para a alemã, as parcerias com a italiana já são de longa data e os motores Multijet dispensam comentários..

    • Edson Roberto

      Na minha opinião, um dos motivos de escolher o motor da Fiat é o fato de ser mais barato. Alias, por ser uma parceria, a VW deveria ofertar de alguma maneira uma vantagem em escolher os motores na parceria.

      Se para pra pensar nisso, verá que mesmo que fosse os motores VW, não faria sentido pensar que sairia mais barato? Portanto, ai tem que coisa e ao que vemos do historico da VW, geralmente é uma marca que tem a questão de se achar a supremacia total das coisas. Só que no caminho fretne aos japoneses a banad nao toca do jeito que eles querem.

  • Tempero

    Que zona… Montadora "pondo chifre" em montadora!

  • Marcus

    no brasil tem ainda escapamento de VW é da Fiat(COFAP/MAGNETI MARELLI) e o freio do Gol G5 é brembo. a cada gol vendido a fiat tem uma participação.

    • AutoIng

      O que já saiu de Gol com injeção eletrônica da Fiat não é brincadeira. E o sistema de câmbio automatizado então, que a Fiat fornece à família Gol, Fox e Polo? Tem muita coisa. Se os donos de Gol soubessem de tudo isso, provavelmente iriam pensar duas vezes antes de comprar um carro só pela marca. Hoje em dia é uma grande mistura mesmo.

      • Bruno Rocha

        Mas ainda compram Gol, afinal, a lombada é que foge do Gol. Hehe.
        Desenformados….

  • flavio_b

    Eita o NA ficou nervosinho pq a queridinha rsrs VW foi traída , que isso NA pra nao leva isso para o lado pessoal não, único culpado dessa essa estoria foi a VW que acha que se acha a melhor do mundo, mesmo assim aonde que a Fiat tem culpa nisso????? quem procurou ela foi a Suzuki !!!! que vença a melhor neh

    Espero que aceite minha critica, não precisa apagar meu comentário e nem me banir

    • Sim, aceitamos sua crítica, mas a VW não é queridinha aqui…. agora, sobre sua acusação, resolveremos isso…

  • andre_0102

    Acho que a VW está procurando desculpa p/ sair, como citou o "Jeff_Brown" os planos da Alemã azedaram e o pessoal da suzuki não está disposto a vender fácil seus segredos.

  • josymarildo

    Vejam o artigo na Automotive News.

    Que detonou a parceria foi sem dúvida a Volks.

  • MuriloSoares

    Têm que chutar mesmos esses Alemães, a VW está parecendo Hitler, só que em vez da Força bélica, ela que utilizar dominar o mundo utilizando o dinheiro!!! um dia você cai…todos caem!!!

  • Jr_Jr

    Esse Multijet é ótimo, ta gerando até briga entre as montadoras!!!

  • BillJr

    Quem diria… A Fiat deu uma bela rasteira na VW. Se na venda de carros não anda bem, ao menos nos componentes se salva…. Se a VW quer superar a Fiat (ao menos em motor diesel), que faça algo melhor, ora!

    • DiMais

      não só em motores diesel, afinal fabricar carros é só mais um dos tantos braços que a família Agnelli comanda lá no velho mundo..

  • jersaosp

    Será que a vw tentou empurra uns motores ap pra suzuki ? rsrsrs…

    • millemiglia

      Putz, só faltava essa… Mas acho que a Suzuki não ia querer algo tão avançado (para a década de 80)…

  • BillJr

    Já que a polêmica do acordo é o bendito do motor, o NA poderia fazer um post comparando os motores TDI e Multijet. Audiência é o que não iria faltar, afinal, FIAT vs Volks dá muito ibope, diga-se de passagem…

    • DiMais

      clássico automotivo.. quase um Brasil x Argentina, Fla x Flu, Grêmio x Inter.. ehehe

  • tiago90j

    "Vamos ver até quando essa parceria vai durar. Lembramos apenas que nos EUA existe certa minivan feita pela “Fiat” com emblema VW. Isso sem contar certo câmbio automatizado da VW feito por uma subsidiária da Fiat…"

    Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, a suzuki optar por um motor fiat, não deve azedar a relação que o grupo fiat tem com o grupo vw, são boas relações, por sinal.

    • AutoIng

      Até porque uma depende da outra, fornecendo componentes através de subsidiárias e outras empresas nas quais têm participações. O mundo deles é outro, é o dinheiro que interessa.

  • O que o pessoal esquece, é que uma marca hoje só monta e desenvolve veículos, não fazem 100% das peças que vão no carro, logo se for mais barato e/ou melhor porque não comprar "partes" de outras marcas?

    Eu dei risada com os comentários, principalmente porque geralmente o povo mete o pau na Fiat e acha que a VW dura mais, mal sabem que os componentes de uma estão nos carros da outra e vice-versa.

    "OK Ratinho, agora mais um resultado de DNA – Grande Alemão diz: Japonesa me traiu com Italiano!!!!"
    ou
    "Casos de família: Alemão toma chifre de Japonesa com italiano, caso gera tumulto e briga" hehehehwe

  • CelKitem

    Mas a Suzuki ja pediu mesmo o "divorcio". Osamu Suzuki disse que quer comprar suas acoes em poder da VW de volta e nao havera mais cooperacao. Isso esta no The Wall Street, BBC e etc

  • Diggo

    Qual será que foi o estopim deste caso??? não durou nenhum ano isso…

  • DiMais

    é VW nem todo mundo é igual brasileiro que acha que ela é sinônimo absoluto de qualidade!! ela está é magoada..

  • peresdias

    Pois é, não é só câmbio! Se for por este lado, vai ser menos um fornecedor para a volks no brasil de farois, painel, molas, amortecedores, injeção, escapamentos etc. A Marelli tem um leque muito grande de produtos!



Send this to friend