VW Touareg – conheça seus defeitos

Volkswagen Touareg

O VW Touareg é um SUV de porte grande e luxuoso que a marca alemã comercializou no Brasil entre 2004 e 2017, tendo sido oferecido em duas gerações, ambas compartilhadas em plataforma com o Porsche Cayenne.

A terceira geração não está disponível no Brasil e pode nem vir após a Covid-19. Os modelos que chegaram na primeira geração, tinham motores V6 3.2 FSI com 240 cavalos e V8 4.2 FSI com 310 cavalos.

O câmbio automático Tiptronic tinha cinco velocidades no 3.2 e seis no 4.2, mas ambas as versões tinham tração nas quatro rodas.

Na segunda geração, o Touareg chegou com os propulsores V6 3.6 FSI de 280 cavalos e V8 4.2 FSI de 360 cavalos, ambos com transmissão automática de oito marchas e tração 4Motion.

Luxuoso, espaçoso e sofisticado, o VW Touareg também tem seus defeitos e problemas, de acordo com alguns proprietários, que relataram as ocorrências na internet.

O que eles mais falam sobre o SUV de luxo da VW? Os comentários sobre defeito se concentram mais em ruídos e vibrações no eixo cardã e diferencial, assim como falhas do controle de tração e do sistema de freios.

Controle de tração

Existem poucos relatos de problemas e defeitos do VW Touareg no Brasil, pelo menos registrados na internet. Um dos mais comentados nos relatos é a ativação do controle de tração.

O dispositivo é indicado como com defeito em algumas situações. Os relatos falam de acionamento indevido do sistema de controla a força empregada nas rodas em momentos de destracionamento.

Um dos proprietários de Touareg afetados, disse que a luz do controle de estabilidade fica piscando quando o carro atinge 3.000 rpm, ocorrendo imediatamente o corte de tração, fazendo o carro perder velocidade até quase parar.

Ele relata que mesmo desligando o botão do ESP (ESC), o SUV continua a perder velocidade até as condições descritas, retornando ao normal depois.

Alguns donos de Touareg não especificam o que realmente ocorre em seus carros, com relação ao controle de tração, sendo este relato o único que detalha o defeito.

Vibração no eixo cardã

Volkswagen Touareg

Outro defeito relatado por alguns donos de VW Touareg é relacionado com uma vibração e ruído sob o assoalho, associado com o eixo cardã do SUV alemão, cujo problema está ligado ao rolamento ou homocinética de acoplamento ao diferencial.

Um dos proprietários alega que o problema ocorre entre 50 e 60 km/h. Outro relato diz que mesmo após a troca, o problema retorna, o mesmo referente a um cliente que não conseguiu resolver o defeito com a troca.

Comenta-se que em 90% dos casos de troca desse componente do cardã, o defeito retorna. Outro proprietário alegou que seu Touareg estava com ruído no sistema de tração e que foi indicado ser o diferencial.

Falha nos freios

Volkswagen Touareg

Outro problema relacionado com o VW Touareg e comentado pelos donos é uma falha nos freios com funcionamento regular apenas no modo de emergência, não atuando de forma normal sem ser nessa condição.

Os clientes não dão detalhes dos efeitos causados pelo problema, apenas que eles ocorrem junto com um alerta no painel para “falha nos travões [freios em português lusitano]”, já que o computador de bordo vem com o padrão europeu.

Além dos freios, também relatam defeitos no ACC Front Assist, que é o controle de cruzeiro adaptativo com sistema de frenagem automática diante de colisão iminente.

Alguns alegam sua falha no ajuste de distância de detecção do veículo à frente, não funcionando do jeito que o condutor ajusta. Um dos donos foi até uma concessionária para fazer a reparação, mas seria necessária a substituição.

O valor cobrado foi de exorbitantes R$ 35 mil, mas pesquisando em sites de venda na internet, igualmente importado, saía por apenas R$ 600, evidenciando enorme diferença de preço.

Outros donos de Touareg relatam problemas com a injeção eletrônica, mas não detalham o defeito, podendo ser relativos à qualidade da gasolina nacional ou outros fatores.

Recall

novo touareg V8 rline 2015 NA 10

O VW Touareg passou por três chamadas para recall no Brasil, a fim de reparar defeitos e problemas do modelo, exceto num caso. Este último é referido a um imbróglio interno da montadora no país.

Ela acabou permitindo que alguns carros pré-série acabassem chegando aos revendedores, entre modelos nacionais e importados, sendo que o SUV estava no meio deles.

Tais veículos não possuíam registros de liberação e, pelo menos, cinco unidades do Touareg tiveram de ser recompradas pela marca, que pagou o valor pela tabela Fipe.

Havia o risco de apresentarem defeitos e problemas em seus sistemas mecânicos ou eletrônicos, colocando em risco a segurança dos ocupantes e de terceiros.

A chamada começou em fevereiro de 2019 e indicada para os modelos 2011, 2013 e 2015, fabricados em um lote bem maior, feito entre 16 de janeiro de 2008 e 18 de fevereiro de 2017.

Outro recall foi do anel-trava do pedal de freio, que devido à montagem errada na linha de produção, poderia fazer com que o sistema de freio perdesse eficiência, colocando em risco a integridade de ocupantes e terceiros.

A inspeção e/ou instalação do anel-trava foi determinada para os carros feitos de 21 de maio de 2010 até 19 de setembro de 2015, envolvendo os modelos de 2011 a 2016.

Por fim, o terceiro recall é referente ao spoiler traseiro, que possui a luz auxiliar de freio, o chamado brake light. Em alguns casos, foi verificado o rompimento do suporte dessa peça, que poderia se desprender dos fios e cair.

Nesse caso, o risco de acidente – especialmente com motocicletas – era alto. Assim, foi determinado a instalação de um reforço para impedir que a peça se solte durante a condução. Os modelos de 2007 a 2009 foram chamados nesse caso.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X