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VW Up 2018: preço, versões, fotos, consumo, equipamentos e detalhes

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O VW Up 2018 já está sendo vendido nas concessionárias, ele chega com mudanças no visual e no acabamento interno, além de o VW Up 2018 ter novos equipamentos de série em todas as versões (move up!, take up! e high up!). O novo modelo tem preços a partir de R$ 37.990.



Up 2018 – detalhes

Lançado em 2011 na Europa, o Volkswagen Up surgiu após a apresentação de vários conceitos urbanos que, ao longo do tempo, passaram da tentativa de criar um novo Fusca – no sentido de carro popular – para um modelo urbano não tão singular, como indicavam os primeiros estudos, onde o motor era posicionado na parte traseira, como no clássico da VW. Até mesmo um cupê duas portas chegou a ser desenvolvido, bem como versões furgão e van para as ideias iniciais.

Por fim, o Up surgiu como um urbano comum, priorizando o espaço interno em detrimento até do estilo, bem simples e funcional. Com ele apareceram também os irmãos Seat Mii e Skoda Citigo. Pouco tempo depois, o Up chegava ao Brasil revolucionando a produção de carros de entrada ao introduzir aços de alta e ultra alta resistência na carroceria, bem como conjunto motriz inteiramente em alumínio e escape em aço inox. Não demorou e o Up ganhava cinco estrelas no Latin NCAP. A plataforma NSF (PQ12) é bem leve e rígida.

Mas não foi só isso. O VW Up quebrou paradigmas ao introduzir um motor turbo posteriormente em um carro de acesso, o que chamou a atenção do consumidor. A diferença – na época do lançamento – em custo de manutenção entre as versões 1.0 MPI e 1.0 TSI era de menos de R$ 30 ao longo de 60.000 km. Ou seja, um litro a mais de óleo sintético. Mas, logo o Up entraria em conflito com o Gol, algo esperado até pela imprensa especializada.

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Além da versão de quatro portas, o Up nacional teve também a versão duas portas, que já saiu de linha. O modelo feito em Taubaté-SP é um pouco maior que a versão europeia, tem suspensão mais elevada e conta com uma tampa do porta-malas com base de aço, enquanto o produzido em Bratislava, Eslováquia, é totalmente em vidro temperado.

Por fora, o VW Up tem uma aparência simpática, mas apenas funcional. Pouco atraente aos olhos do consumidor brasileiro, o modelo nunca cumpriu bem sua função primária, pois tem pouco apelo. Isso mudou no Up 2018, que ganhou detalhes mais esportivo para chamar a atenção, mas ainda assim sem impacto. Por conta do visual com capô curtinho, quase ausência de grade e traseira truncada, acabou por ser alçado para um patamar acima do Gol.

No caso do acabamento, a opção de escolha de tonalidades se mantém como um diferencial do modelo, assim como as novas texturas e tonalidades dos assentos e do revestimento em geral. Se por fora não agrada, pelo menos dentro já atrai um pouco mais nesse aspecto. Soluções para driblar o espaço limitado e melhorar o uso do porta-malas continuam. Embora alguns centímetros maior, o Up 2018 não foge de sua proposta urbana, embora o propulsor 1.0 TSI permita uma condução muito divertida na estrada.

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Mais uma vez, a Volkswagen foca naquilo que tem de bom, a engenharia. Na apresentação do Up 2018, um exemplar em corte, mas funcional, foi mostrado para a imprensa especializada na prévia de lançamento oficial, que ocorrerá no dia 18 de abril.

Com 3,68 m de comprimento, 1,50 de altura, 1,64 de largura e 2,42 de entre eixos, o Up 2018 apresenta uma proposta de melhor aproveitamento do espaço interno. No modelo de apresentação, um manequim de 77 kg simula uma pessoa de 1,69 m, média de altura da população mundial. O veículo também é equipado com uma cadeira infantil com Isofix.

Bem estruturado, o subcompacto da VW utiliza engenharia de nível superior ao de Gol e Fox, por exemplo. Igualmente bem montado, o modelo poderia servir de base (PQ12) para os próximos Gol, Voyage e Saveiro, já que a MQB-A0 se tornou cara demais para estes. Seria uma solução caseira. Bom, mas isto é outro assunto.

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Up 2018 – novidades

Os faróis atualizados do Volkswagen Up 2018 casaram com a nova frente, que agora também identifica as versões TSI com apliques em preto brilhante, cor que continua na tampa traseira. Os faróis de neblina ganharam a função de conversão estática, ampliando a visão nas curvas acima de 40 km/h.

Apesar de o Up 2018 ter um visual frontal que representa uma melhora significativa, as lanternas com molduras injetadas na cor preta parecem uma adaptação mal feita, mesmo que sua tecnologia seja atual. A impressão não é boa e mesmo de perto, o acabamento parece ter sido feito com fita isolante.

Um arranjo simulando o efeito de LED ficaria bem melhor, evitando assim essa moldura preta que nem se harmoniza com a tampa do porta-malas – o efeito deve ser maior nas versões MPI, cujo porta-malas continua com tampa na cor do carro. A série Connect mais uma vez dá um “up” no visual do carrinho. A pintura preta no teto, bem como a sigla TSI nas colunas B em preto brilhante ajudam a reforçar a performance do Up 2018. Um friso cromado na tampa do bagageiro realça a proposta de maior sofisticação no visual.

As rodas de liga leve aros 14 e 15 polegadas do Up 2018 também agradaram, especialmente uma diamantada com aspecto mais aerodinâmico. Os retrovisores em preto brilhante com repetidores de direção e as faixas laterais decorativas completam o belo visual do Connect, que é baseado sempre no move up!.

A nova cor Laranja Habanero do VW Up 2018 é interessante também, assim como as Azul Lagoon e Prata Sirius. O modelo traz ainda as cores Branco Cristal, Preto Ninja, Vermelho Flash e a metálica Cinza Platinum. 

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Por dentro, o Volkswagen Up 2018 a repaginada no painel foi bem-vinda. O quadro de instrumentos está mais completo e tem fácil leitura, especialmente no display de 3,5 polegadas do computador de bordo. O volante com novo padrão – similar ao do Golf – dá um toque a mais de importância ao produto dentro da gama VW, trazendo comandos completos para o display, mídia e telefonia.

O console central com visual diferenciado do Up 2018 também chama atenção. O sistema de áudio Composition Phone tem potencial para estar a bordo dos demais modelos da Volkswagen, trazendo um aspecto bem mais atual ao veículo, além de grafismos mais elaborados e possibilidade de mudança de tonalidade. Só não é touchscreen. Ele pode ter uma entrada USB adicional, mas já vem com SD e auxiliar, além de Bluetooth.

Sobre o conjunto frontal, o difusor de ar central do VW Up 2018 não sofreu alterações, mas o suporte do antigo Maps & More se foi para dar lugar ao smartphone, que pode ser carregado por uma porta USB dedicada, que ainda transmite dados. Ou seja, mesmo com o aparelho móvel conectado por Bluetooth, é possível adicionar um pen drive, algo bem diferente da antiga proposta do up!.

Com a concentração do Maps & More – agora um app para Android e iOS – no smartphone, a proposta do Composition Phone do Up 2018 parece ficar em segundo plano, por mais interessante que o rádio possa ser em relação ao rádio de outros modelos da VW.

A sensação é a mesma do Composition Touch com o suporte de celular. Algo minimalista como o Live On da Fiat, por exemplo, parece mais acertado quando o foco é utilizar o smartphone como multimídia. A introdução de um navegador GPS com dados de tráfego da TomTom é muito bom, mas seria melhor se o Google Maps pudesse ser utilizado, já que a VW não recomenda o uso do Waze por ser uma rede social.

O app Maps & More traz ainda o Think Blue, um econômetro, além de computador de bordo e funcionalidades de mídia e telefonia. De qualquer forma, se você não tem ou não quer usar um smartphone, terá um belo e funcional rádio a bordo do Volkswagen Up 2018. Este ainda traz comandos do ar-condicionado manual na mesma moldura.

Mas, a Volkswagen ainda dá mais pistas do direcionamento do Up 2018 para uma faixa mais acima em relação ao Gol. Um sutil filete de LED de cor branca ilumina a divisão entre o acabamento central e a parte inferior do painel, requinte reservado para modelos bem mais caros. Sensores crepuscular e de chuva também são reforços importantes para o up! 2018.

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Up 2018 – versões

  • take up! 1.0 MPI 2018
  • move up! 1.0 MPI 2018
  • move up! 1.0 MPI I-Motion 2018
  • move up! 1.0 TSI 2018
  • high up! 1.0 TSI 2018
  • cross up! 1.0 TSI 2018

Up 2018 – equipamentos

Confira abaixo a composição das versões do Volkswagen up! 2018:

take up!: de série com pneus (175/70 R14) de baixa resistência ao rolamento, banco do motorista com regulagem de altura, palhetas do limpador de para-brisa do tipo “aerowischer” (de alta eficiência), alerta sonoro dos faróis acesos, chave do tipo canivete e lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro, passa a contar com iluminação no porta-malas, relógio digital e suporte para celular (inédito no segmento). Atrás do suporte do celular há, ainda, uma entrada USB para carregar o telefone.

Opcionais: pacote “take completo” com sistema “easy drive” (direção com assistência elétrica), coluna de direção com ajuste de altura, ar-condicionado, vidros dianteiros com acionamento elétrico e travamento das portas elétrico.

move up!: itens de série do take up!, mais iluminação ambiente no painel (versão TSI), volante multifuncional com acabamento de couro, computador de bordo, faróis de neblina, rodas de liga leve 14”, espelhos retrovisores externos com luzes de seta integradas e função tilt down do lado direito, sensor de estacionamento traseiro (park pilot) e para-sol com espelho do lado do motorista e do passageiro.

Há também chave canivete com controle remoto, ar-condicionado, vidros dianteiros e travamento central elétricos e sistema de som “Composition” com quatro alto-falantes e dois tweeters.

Opcional: sistema de som “Composition Phone” (apenas para o TSI).

high up!: todos os itens do move up!, mais sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular) e a função “Coming & Leaving Home”. O top de linha vem ainda com faróis de neblina com luz de conversão estática, recurso que amplia a área iluminada em curvas feitas em velocidade igual ou inferior a 40 km/h.

Opcionais: sistema de som “Composition Phone” e o revestimento dos bancos em couro sintético Native.

Mais detalhes sobre as versões do Up estão lá no site da VW.

Up 2018 – preços

  • take up! 1.0 MPI 2018 – R$ 37.990
  • move up! 1.0 MPI 2018 – R$ 48.790
  • move up! 1.0 MPI I-Motion 2018 – R$ 51.190
  • move up! 1.0 TSI 2018 – R$ 53.490
  • high up! 1.0 TSI 2018 – R$ 57.100
  • cross up! 1.0 TSI 2018 – R$ 56.350

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Up 2018 – motor

O Up 2018 utiliza basicamente dois motores, que em realidade é apenas um, o EA211 1.0 R3. Mas, por conta das diferenças de tecnologia embarcada, acabam sendo considerados de forma separada, embora façam parte da mesma família. O 1.0 MPI é feito todo em alumínio e vem ainda com sistema de refrigeração independente para bloco e cabeçote, tendo três cilindros em linha e cabeçote com 12 válvulas, dotado de duplo comando variável.

Equipado com sistema de partida E-Flex, que utiliza pré-aquecimento na partida a frio, o EA211 1.0 MPI dispõe de 75 cv a 6.250 rpm com gasolina e 82 cv a 6.250 rpm com etanol, entregando torques de 9,7 kgfm com gasolina e 10,4 kgfm com etanol. Estes dois são obtidos a somente 3.000 rpm, o que dá uma boa força em baixa rotação. Ele pode ser equipado tanto com a transmissão manual MQ200 de cinco marchas quanto com a automatizada AQ200 de cinco marchas.

O outro motor é a estrela do Up 2018, o EA211 R3 1.0 TSI. Este motor já é usado no Golf 2018 e também será ostentado pelos próximos Polo 2018 e Virtus 2018. Com as mesmas características básicas do 1.0 MPI, o propulsor tem muitos diferenciais que o fazem ser o melhor de dois mundos. Ele possui uma turbina com compressor de baixa pressão com intercooler montado no coletor de admissão, bem como três sistemas de refrigeração independentes (bloco, cabeçote e intercooler).

Além disso, vem com injeção direta de combustível, o que permite melhor rendimento. O 1.0 TSI entrega 101 cv a 5.000 rpm com gasolina e 105 cv a 5.000 rpm com etanol, bem como 16,8 kgfm a 1.500 rpm, independente do combustível usado. Mesmo sendo bem forte, o Up TSI 2018 tem cinco marchas com relações bem longas. Mas isso não o impede de ir de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos com velocidade máxima de 181 km/h. No consumo urbano ele faz 9,6 km/litro com etanol e 14,1 km/litro com gasolina, enquanto no rodoviário entrega 11,1 km/litro com etanol e 16,0 km/litro com gasolina.

No caso do 1.0 MPI, o UP 2018 faz de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos e no automatizado I-Motion 14,3 segundos. A velocidade final é de 163 km/h e 168 km/h, respectivamente. Os consumos na cidade ficam em 9,6 km/litro com etanol e 14,2 km/litro com gasolina para o manual e 9,4 km/litro com etanol e 14,0 km/litro com gasolina no I-Motion. Na estrada, são 10,6 km/litro com etanol e 15,3 km/litro com gasolina no manual e 10,6 km/litro com etanol e 15,8 km/litro com gasolina.

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Up 2018 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final 

  • Up 1.0 MPI 2018 – 12,6 segundos e 163 km/h
  • Up 1.0 MPI I-Motion 2018 – 14,3 segundos e 166 km/h
  • Up 1.0 MPI 2018 – 9,5 segundos e 181 km/h

No desempenho, o Up 2018 é um carrinho bastante esperto. O modelo com motor 1.0 MPI tem uma boa força em baixa rotação, sendo a melhor resposta de um motor num 1.0 aspirado. O pequenino de três cilindros garante boas saídas e retomadas animadoras, tendo um câmbio bem escalonado para sua proposta, que é totalmente urbana. No automatizado, no entanto, o câmbio mata muito da performance do veículo.

No TSI, no entanto, o Up 2018 reúne o melhor de dois mundos, tendo desempenho de carro com motor 1.6 ou até mesmo 2.0, garantindo saídas tão rápidas que o controle de tração M-ABS não é capaz de lidar. No consumo, chega a fazer as melhores médias na cidade e na estrada, estando entre os campeões em eficiência energética do Inmetro com classificação A no geral e na categoria.

Up 2018 – consumo

Cidade

  • Up 1.0 MPI 2018 – 9,6 km/litro com etanol e 14,2 km/litro com gasolina
  • Up 1.0 MPI I-Motion 2018 – 9,4 km/litro com etanol e 14,0 km/litro com gasolina
  • Up 1.0 TSI 2018 – 9,6 km/litro com etanol e 14,1 km/litro com gasolina

Estrada 

  • Up 1.0 MPI 2018 – 10,6 km/litro com etanol e 15,3 km/litro com gasolina
  • Up 1.0 MPI I-Motion 2018 – 10,6 km/litro com etanol e 15,8 km/litro com gasolina
  • Up 1.0 TSI 2018 – 11,1 km/litro com etanol e 16,0 km/litro com gasolina

Up 2018 – manutenção e revisão

Revisão

Quilometragem

Preços 1.0 MPI

Preços 1.0 TSI

10.000 km

R$ 265

R$ 265

20.000 km

R$ 291

R$ 291

30.000 km

R$ 475

R$ 475

40.000 km

R$ 599

R$ 599

50.000 km

R$ 409

R$ 409

60.000 km

R$ 643

R$ 643

Up 2018 – ficha técnica

Motor

1.0 MPI

1.0 TSI

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Turbo, Intercooler, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

3 em linha

3 em linha

Cilindrada em cm3

999

999

Válvulas

12

12

Taxa de compressão

11,5:1

10,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 75 cv @ 6250 rpm / Etanol: 82 cv @ 6250 rpm

Gasolina: 101 cv @ 5000 rpm / Etanol: 105 cv @ 5000 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 9,7 kgfm @ 3000 rpm / Etanol: 10,4 kgfm @ 3000 rpm

Gasolina: 16,8 kgfm @ 1500 rpm / Etanol: 16,8 kgfm @ 1500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas / Automatizado 5 marchas

Manual 5 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / tambor

Disco ventilado / tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço aro 14 polegadas

Aço aro 14 polegadas / Liga Leve aro 15 polegadas

Pneus

175/70 R14

175/70 R14 / 185/60 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

3689

3689

Largura sem retrovisores (mm)

1645

1645

Altura (mm)

1500

1500

Distância entre os eixos (mm)

2421

2421

Capacidades

Porta-malas (litros)

285

285

Tanque (litros)

50

50

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

430

410

Peso em ordem de marcha (kg)

920

951

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,361

0,361

Up 2018 – fotos

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