VW Virtus 2023 chegará à Índia em 9 de junho

virtus 2023 2

A Volkswagen Índia confirmou a data de lançamento no mercado local do Virtus 2023. Embora tenha sido apresentado, o sedã compacto só estará disponível de fato em 9 de junho.


Trata-se de um longo período de espera, onde a pré-venda reinará absoluta na rede VW local.

Feito sobre a plataforma modular MQB-A0 IN, o Virtus 2023 indiano antecipa as mudanças que serão realizadas no brasileiro, fabricado em São Bernardo do Campo.

virtus 2023 1

Com visual sofisticado, tomando emprestado elementos estéticos do Nivus e outros produtos da VW, o Virtus 2023 estreia por lá a versão GT, a topo de linha.

Tendo como rivais Hyundai Verna, Honda City, Skoda Slavia e Maruti Suzuki Ciaz, o Virtus 2023 é a resposta do mercado indiano aos SUVs, já que os sedãs ainda são alvo dessa categoria.

Equipado com motores 1.0 TSI de 115 cavalos e 1.5 TSI de 150 cavalos, entregando assim torques de 20,4 kgfm e 25,5 kgfm, respectivamente, o Virtus 2023 terá transmissão de seis marchas, manual ou automática.

virtus 2023 5

Atualizado também por dentro, onde destaca a multimídia VW Play de 10 polegadas e o novo volante, o sedã da Volkswagen tem ainda cluster digital, pedais esportivos e acabamento personalizado na versão GT.

Com estas mudanças em relação ao brasileiro, busca seu lugar ao sol na terra das monções.

Por aqui, as vendas não andam boas com a redução da produção devido à falta de componentes eletrônicos, mas aguarda sua atualização.

virtus 2023 9

Isso especialmente em relação ao Voyage, que sai de cena ao final do ano e deixará uma lacuna que o Virtus pode aproveitar, porém, sem uso do motor 1.6 MSI.

Neste caso, ele poderia usar o 1.0 TSI numa configuração do Up TSI, com 101 cavalos na gasolina e 105 cavalos no etanol, entregando 16,8 kgfm.

Contudo, com a mudança do mercado para produtos de maior valor agregado, uma ação como essa pode não surtir efeito financeiro para a VW, saindo assim dos sedãs dito populares.

Volkswagen Virtus 2023 – Galeria de fotos

 

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.