VW Virtus Exclusive 2025: Interior superior à versão Highline, e por fora, seu melhor visual

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O Virtus nasceu como a versão sedan do Polo, mas hoje é um pouco mais que isso.

Com a morte de todas as versões do Jetta, exceto a GLI, acabou ficando uma lacuna no catálogo da VW, de um sedan mais equipado e com motor mais forte, mas não tão caro quanto um GLI.

A solução foi equipar o Virtus com a motorização 250 TSI, que já equipou o Jetta e o Golf e hoje equipa T-Cross, Taos e GTS.

Essa versão se chama Exclusive e nós avaliamos uma unidade, trazendo todos os detalhes para você.

Partindo de R$ 154.790,00, quase R$ 100.00,00 a menos que o Jetta, o Virtus Exclusive vem de série com:

ACC (controle adaptativo de velocidade e distância), frenagem autônoma de emergência, sistema de partida por botão, 6 airbags, 6 alto falantes, ar-condicionado digital, revestimento dos bancos em couro, câmera de ré, rodas de liga aro 18”, carregador de celular por indução, controle de tração e estabilidade, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, direção elétrica, retrovisor fotocrômico, retrovisores rebatíveis, faróis e lanternas LED, painel de instrumentos de 10,25” digital, sensores de chuva e luminosidade, multimídia “VW Play” de 10,1” com Apple CarPlay e Android Auto, volante multifuncional e mais.

Vamos aos detalhes:

Bom desempenho

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Ele perde muito para o Jetta GLI no quesito desempenho, mas dentre os sedans compactos nacionais, ele nada de braçada.

Com o motor 1.4 TSI, de 4 cilindros, flex, que rende 150 cv e 25,5 kgfm de torque, o sedan dá conta do recado.

Sempre acoplado ao câmbio automático de 6 velocidades, o conjunto traz a aceleração de 0 a 100 km/h em 8,5s, com velocidade máxima de 209 km/h.

A versão 1.0 TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,9s, com velocidade máxima de 194 km/h.

O Onix Plus tem desempenho similar ao Virtus 1.0.

Versa 1.6 e City 1.5 aceleram menos, com 0 a 100 km/h na casa dos 11s.

No consumo, se sai bem, no etanol faz 8,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na cidade.

Na gasolina, são 11,7 km/l na cidade e 14,0 km/l na rodovia.

A versão 1.0 TSI faz 8,3 km/l e 10,2 km/l no etanol, na gasolina são 11,7 km/l e 14,4 km/l.

Interior melhor que Highline

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O interior do Virtus Exclusive é bem melhor que da versão Highline.

Só pela ausência de couro marrom, já é um salto absurdo na qualidade visual do interior.

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As forrações de porta não têm muito destaque, nem qualidade abundante, bastante plástico preto, com couro e costuras marcadas.

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Agora, falando dos bancos, a coisa muda de figura, o perfil marcado no assento e apoio de costas, costuras claras, inscrição “exclusive” e principalmente: todo preto.

Esse conjunto é muito agradável, é claro, não chega ao nível de um sedan grande, mas bem à frente dos concorrentes do segmento, apesar de mais caro.

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Na entrada para o habitáculo, a soleira com a grafia “exclusive” é outro diferencial da versão.

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No console central, nenhuma novidade: Bastante plástico, partida no botão e acabamento em preto brilhante para o ar-condicionado digital.

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Subindo um pouco, a multimídia é perfeitamente encaixada no painel, fazendo com ele um só conjunto.

À direita, em frente ao passageiro, um acabamento em couro com costuras claras substitui o plástico brilhante de outras versões, melhorando bastante o conjunto.

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No volante, nenhuma grande novidade, aros com frisos prateados, comandos multifuncionais, empunhadura grossa com costuras claras e base suavemente reta.

No cluster digital, o mesmo, o conjunto é bonito e bem encaixado, com diversas funcionalidades, o único problema para a versão é a falta de personalidade.

Apesar de ser quase uma demanda unânime do mercado, o cluster digital deixa a versão parecida com qualquer outra da linha VW que tenha o componente.

Mostradores analógicos bem desenhados e, de fato exclusivos, trariam mais personalidade para a versão, mas isso seria sonhar demais, câmbio manual e mostradores analógicos têm seus dias contados, exceto nos carros de entrada.

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No banco de trás, espaço suficiente e teto bom, por se tratar de um sedan compacto.

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A qualidade do acabamento na segunda fileira decai bastante, como é de praxe.

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O porta-malas tem espaço suficiente para a proposta.

Por fora, seu melhor visual

O design do Virtus foi muito acertado, com detalhes que o fazem disparado a melhor versão do modelo até o momento (e mais cara também, é claro).

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Começando pela dianteira, o destaque fica para a porção inferior do para-choque, principalmente se a unidade for de cor clara.

O conjunto todo é construído em preto brilhante, com grades do tipo colmeia bem vazadas, que trazem imponência para o modelo.

Dividindo a grade superior da inferior, um “bico” na cor da carroceria tem o chanfro marcado.

Chegando à grade superior, mais um perfil do tipo “colmeia” e duas linhas em prata escuro limitando-o.

Os faróis modernizados terminam em “V”, apontando para o logo da VW, que é brilhante em preto e cromado.

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O fundo dos faróis é escurecido e as bordas preenchidas por um espesso e extenso filete que compõe o DRL.

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O capô tem vincos marcados em direção aos faróis, na parte interna, a ponta externa dos faróis segue em direção à lateral, e um friso acompanha até chegar na coluna “A”.

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De lado, as rodas aro 18” casam perfeitamente com o conjunto, é raro ver rodas casarem tão bem em desenho e medida com um carro, acerto em cheio da VW.

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Um badge da versão “exclusive” fica no para-lama e na porta.

Os vincos marcados acompanham toda a extensão do sedan, desde logo abaixo das janelas, na direção das maçanetas e na região inferior das portas.

A presença deles ajuda a dar agressividade para a lateral.

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As lanternas se estendem até boa parte da lateral, são escurecidas, principalmente nessa região, onde são basicamente pretas.

Caminhando em direção à traseira, o preto ameniza e elas ficam mais avermelhadas, mas ainda escuras.

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Um aerofólio em preto brilhante casa bem com a traseira e é responsável por trazer um certo enfeite para o conjunto.

Os emblemas de motorização e modelo pintados de preto também trazem uma diferenciação para a versão de topo.

Na porção inferior do para-choque, um friso em prata escurecido acompanha toda a extensão do conjunto, que é em plástico preto brilhante.

Vende bem, mas metade do que vende o Onix Plus

O Virtus, de forma geral, vende bem, mas ainda fica muito atrás do Onix Plus.

No acumulado de janeiro a junho de 2024, o sedan da VW emplacou 14.986 unidades, enquanto o da Chevrolet emplacou 29.907 unidades, praticamente o dobro.

A versão Exclusive é muito acertada em todos os aspectos, eventualmente poderia ser um pouco melhor acabada, tendo em vista o preço.

Hoje ela não tem concorrente direto, com motorização mais potente, dentro do segmento e nessa faixa de preço, então domina essa fatia do mercado, mas isso não é suficiente para fazer o modelo ultrapassar seu principal rival.

Abaixo deles estão Yaris Sedan, City e Versa, na terceira, quarta e quinta posição dentre os sedans compactos mais emplacados no Brasil em 2024.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.