O Audi A3 Sedan é um produto que o brasileiro conhece bem, já que o mesmo foi o segundo modelo da marca a ser produzido aqui, já que antes era o A3 hatchback. Agora, o sedã virou um “estrangeiro”, porém ainda mantém seu aspecto raiz.
Importado, o A3 Sedan 2025 é oferecido em três versões que partem de R$ 289.990, um valor bem interessante até, mas na versão Performance Black 40 TFSI, a avaliada, o preço chega a R$ 344.990.
Equipado com motor 2.0 TFSI de 204 cavalos, o Audi A3 Sedan 2025 foca mais em desempenho, ampliado especialmente em visual, com o pacote S line.
Sofisticado, o sedã da Audi ainda mantém algumas das características da geração anterior, mas com um layout bem moderno. Com as mudanças recentes da marca, ele se tornou um “clássico”.
O Audi A3 Sedan 2025 tem um visual mais expressivo com seus faróis Matrix LED com extensões abruptas nas lentes, bem como a grade Singleframe com aspecto esportivo, num nariz pronunciado. O para-choque com vincos acentuados reforça essa proposta.
Na traseira, as lanternas em LED com elementos visuais e um para-choque com grande moldura preta. O teto solar panorâmico projeta o vidro para fora.
No pacote S line, o Audi A3 Sedan apresenta um kit aerodinâmico, detalhes em preto brilhante e o pacote Black com as quatro argolas escurecidas.
As rodas aro 19 são realmente grandes para o A3 Sedan e exigem pneus 235/35, o que é bom e ruim. Os retrovisores pretos (que podem ser de carbono) e a identificação nas colunas B se destacam.
Dentro, o Audi A3 Sedan 2025 nessa configuração apresenta um ambiente mais esportivo que o exterior, com acabamento em microfibra e couro, ostentando o logotipo do S line.
Esportivos, esses bancos possuem ajustes elétricos e extensores de assento, sem memória para o motorista, com linhas acentuadas nas portas e painéis. Frisos em alumínio se apresentam no acabamento.
No frontal, o painel conta com cluster digital de 12,3 polegadas configuráveis em duas opções, enquanto a multimídia tem tela de 10 polegadas.
Ela é bem completa, incluindo controles do ar condicionado tri-zone e dos modos de condução, além da câmera de ré e opções de cores dos LEDs do interior, que inclui portas e console.
O volante é esportivo, mas destoa do ambiente apresentado, sendo este em sintonia com os modelos maiores e mais caros da marca.
Já o console segue um estilo que não empolga ao usar somente botão. Junto dele, um carregador indutivo de smartphone se apresenta.
Com pedais de alumínio e habitáculo escurecido, o Audi A3 Sedan 2025 agrada pela proposta, mas peca por manter o espaço contido do passado, já que a plataforma preserva os 2,63 m de entre eixos.
Atrás, o espaço continua pequeno, tal como seu porta-malas, que também preservou os 425 litros, ainda que tenha rede para banco traseiro bipartido com acesso pelo apoio de braço central.
Num mundo de eletrificação em pauta, o Audi A3 Sedan Performance Black 40 TFI 2025 chega a ser um purista, já que mantém um conjunto motriz com anos de estrada, ainda que atualizado sempre.
O propulsor de quatro cilindros 2.0 TFSI é o EA888 já conhecido, mas com um ajuste para atender as emissões e o consumo, entregando assim 204 cavalos de 4.500 rpm e 6.000 rpm.
Já o torque de 32,6 kgfm vai de 1.600 a 4.400 rpm, tornando-se bem elástico e dotado de câmbio automatizado de dupla embreagem S tronic de sete marchas com modo Sport.
Sem nenhuma eletrificação, o A3 Sedan 2025 não tem MHEV de 48V e explora melhorias em um conjunto mecânico conservador, que o faz ir de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e com final de 210 km/h.
Com os modos de condução efficiency, comfort, auto, dynamic e individual, o Audi A3 Sedan 2025 se torna um carro bem ágil e versátil, passando de um carro frugal e comportado para um modelo agressivo e esportivo.
Usando os paddle shifts, o condutor consegue bastante independência nas trocas de marchas, obtendo maior sensação do 2.0 TFSI, mas nos modos de condução, mesmo no efficiency, o A3 Sedan anda excelentemente bem.
As saídas são muito agradáveis e com rápido ganho de giro, tornando a proposta esportiva dessa versão bem real, com reações no modo dynamic que deixam o A3 Sedan um pouco mais perto de um S3.
Ele ganha força bem rápido exatamente para dar essa sensação de maior poder, embora tenha somente 204 cavalos e 32,6 kgfm, ou seja, menos que um VW Jetta GLI, por exemplo.
Com o gráfico do conta-giros chegando a quase 7.000 rpm no modo dynamic, que também ativa o modo Sport do S tronic, o Audi A3 Sedan Performance Black se torna um verdadeiro esportivo nas respostas.
As retomadas são ótimas e as ultrapassagens na estrada são calmas… Já na cidade, ele é bem ágil, saindo com esperteza e garantindo um comportamento agradável ao volante.
Com posição de dirigir esportiva, conta com direção adaptativa e freios mais que suficientes para a proposta, porém, a suspensão sofre…
Tendo uma altura já reduzida, com pneus série 35 o Audi A3 Sedan Performance Black precisa de atenção em alguns tipos de pavimento.
Aí ele se torna desconfortável e não somente pela recepção da suspensão, mas pelo temor maior em buracos, depressões e mesmo em lombadas, dada a altura, perfil dos pneus e tamanho das rodas.
No entanto, é com esse conjunto que ele agarra bem na estrada, em curvas de todo tipo, mantendo bem a trajetória e a diversão. Já no consumo, o Audi A3 Sedan 2025 fez 10,1 km/l na cidade, 18,3 km/l a 80 km/h, 17,7 km/l a 100 km/h e 17,3 km/l a 120 km/h.
O Audi A3 Sedan Performance Black 2025 tem um pacote ADAS bom, com controle de cruzeiro adaptativo, assistente de faixa e de tráfego traseiro, entre outros.
O Audi A3 Sedan Performance Black 40 TFSI 2025 custa bem mais que o A3 padrão, sendo essa diferença adicionada por incrementos da versão Performance, com o pacote S line ajustando o carro como um S3, mas sem motor mais potente.
Assim, ele é configurado como um esportivo e, como tal, é cobrado, com o pacote Black elevando ainda mais o valor de R$ 319.990 para os R$ 344.990 já citados. Isso é quase R$ 100 mil a mais que o GLI, citado no texto.
No mercado, o rival mais próximo seria o BMW 218 Gran Coupé M Sport, mas ele tem somente 140 cavalos, apesar de seus 320.950, fazendo o A3 vencê-lo na versão Performance.
Sem o Mercedes CLA, em breve na nova geração, o Audi A3 Sedan navega bem sem rivais diretos entre as marcas de luxo.
Para quem busca um carro esportivo de luxo, apesar de o desempenho ainda estar abaixo de players comuns, como o GLI, por exemplo, o Audi A3 Sedan 2025 aparece como boa opção.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!