Há muitos anos que o sistema existia e sempre esteve ali, diante dos olhos de muitos designers e engenheiros automotivos, mas ninguém tinha coragem de usar algo bem conhecido em veículos comerciais num carro de passeio.
No entanto, após um conceito apresentado em 2002, já que um show car é um ambiente livre para qualquer criação, a Peugeot se surpreendeu com a reação do público e então decidiu executar o impensável, o Peugeot 1007, que hoje faz 20 anos.
Com código de duplo zero, este pequeno carro francês foi designado assim porque a Peugeot dedicava “00" aos "modelos não convencionais para serem colocados ao lado dos mais tradicionais, identificados pela histórica nomenclatura de três dígitos com um único zero central”.
Realmente, o 1007 não era nada convencional e sua inovação era ter portas laterais deslizantes, mas não atrás, como era algo comum visto em minivans, mas nunca em um carro urbano.
Segundo a Peugeot, mais importante ainda era que nunca foram usadas como o único meio de acesso ao habitáculo de um automóvel, embora já tenham tido a mesma função em furgões, como o VW Typ 147 do Deutsche Post.
Além disso, as portas do Peugeot 1007 abriam e fechavam eletricamente, também remotamente, por meio de botões no comando à distância, uma novidade no segmento.
Projetado pela Pininfarina, o Peugeot 1007 era caracterizado por uma carroceria alta e quadrada que ainda exalava um certo dinamismo, principalmente devido à coluna C inclinada e à ampla "boca" frontal ladeada por faróis em formato de gota.
As grandes maçanetas laterais das portas deslizantes e o trilho na cor alumínio usado para abri-las eram novos e distintos. Dentro, o 1007 podia ser personalizado com kits coloridos chamados Cameleo, enquanto os bancos traseiros eram individuais e deslizantes, rebatíveis ou removíveis.
Além de 5 estrelas no Euro NCAP, o 1007 teve motores a gasolina e diesel 1.4 ou 1.6 litro, indo de 73 a 109 cavalos. Porém, sua proposta se tornou estranha demais para o consumidor europeu e ele durou somente cinco anos, saindo de cena em 2010, sem sucessor. Inovador, prático e incomum...
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!