Lada Azimut é o primeiro SUV médio da marca russa; novo modelo mostra evolução do fabricante em meio às sanções internacionais

lada azimut 1

Independente de qualquer coisa, a AvtoVAZ deu sua prova de resiliência ao apresentar, no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, o novo Lada Azimut, o primeiro SUV médio da marca russa.

Devendo um SUV de fato há muitos anos, desde os tempos da Renault, a Lada traz agora um carro realmente inteiramente novo, feito sobre a plataforma do sedã Vesta.

lada azimut 2

Com 4,416 m de comprimento e 2,675 m de entre eixos, o Lada Azimut foca no estilo "X" da marca e se apresenta com um visual realmente moderno e expressivo, sem ligações com o sedã compacto e sua irmã perua.

Tendo formas robustas, o Lada Azimut porta faróis full LED e luzes diurnas envolventes, com grade e para-choque dotados de formas retilíneas, além de oferecer cintura bem alta e vincada, com direito a pintura em dois tons.

lada azimut 6

O Lada Azimut apresenta ainda colunas C dotadas de vigias e acabamento diferenciado, além de teto reto com vidro panorâmico e lanternas em LED envolventes, que seguem o estilo do conjunto ótico frontal.

Vincos nas laterais traseiras destacam mais essa parte do carro, que tem ainda rodas de liga leve estilizadas em aro 18 polegadas.

Por dentro, o Lada Azimut mostra a evolução do fabricante russo em acabamento, com painel e portas assumindo revestimento aparentemente duro, mas apliques texturizados ao centro e revestimentos em duas opções de cores com vincos na parte inferior, que se harmonizam com os bancos.

lada azimut 9

O volante de dois raios é novo e tem dupla tonalidade segundo o padrão interno, enquanto cluster e multimídia possuem telas HD de 10 polegadas em matriz IPS.

O Azimut tem ainda inteligência artificial GigaChat e navegação 2GIS sem conexão com internet, assim como carregamento sem fio para smartphones, bancos dianteiros elétricos e monitoramento em 360 graus.

Esse SUV russo tem aquecimento no teto solar panorâmico, para-brisa e vidros dianteiros, bem como freio de estacionamento eletrônico, ar condicionado dual zone, tampa traseira elétrica e modos de condução.

lada azimut 8

Com suspensão traseira é por eixo de torção como no Vesta, o Lada Azimut peca ainda por usar velhos motores VAZ 1.6 de 120 cavalos e 1.8 de 132 cavalos...

Este último tem CVT, mas a AvtoVAZ promete uma versão turbo com 150 cavalos e câmbio automático de seis marchas. As vendas começam em setembro de 2026. Preço? Estimado em 2 milhões de rublos ou R$ 139 mil.

Lada Azimut 2026 - Galeria de fotos

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Carros: ver as novidades