Sensor LIDAR do elétrico Volvo EX90 frita a câmera de qualquer celular que tentar filmar o seu funcionamento

sensor lidar volvo ex90

Uma nova situação vem chamando atenção na era dos carros elétricos: o risco de apontar uma câmera de smartphone diretamente para o sensor lidar do novo Volvo EX90.

O caso veio à tona após um usuário do Reddit, identificado como Jeguetelli, compartilhar a imagem do estrago causado ao seu celular ao tentar filmar de perto o Lidar montado no teto do SUV elétrico.

No vídeo, é possível ver um “céu de pixels mortos” se formando no sensor de imagem do celular, resultado direto da exposição à luz infravermelha de alta potência emitida pelo equipamento. Ao dar zoom out, o celular muda para outra lente e sensor, poupando os outros módulos da destruição.

O lidar, vale lembrar, funciona emitindo feixes de laser em infravermelho para medir com precisão a distância entre o carro e objetos ao redor.

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Não é algo exclusivo da Volvo, e sim uma característica da tecnologia em si. Por isso, a montadora sueca já havia alertado, meses atrás, para que ninguém apontasse câmeras diretamente para o sensor do EX90.

Um aviso direto no manual e em páginas de suporte diz exatamente isso: “não aponte uma câmera para o lidar”.

Em contato com a imprensa, a Volvo reforçou o alerta: “É recomendável evitar filmar diretamente o lidar com câmeras. A luz laser emitida pode danificar o sensor de imagem ou afetar sua performance”.

Segundo a marca, o maior risco está em capturas de perto, especialmente com lentes telefoto.

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Filmagens mais distantes, como em registros casuais ou em movimento, não apresentam o mesmo perigo.

A empresa ainda recomendou o uso de filtros protetores ou câmeras com proteção contra fontes de luz intensa, para quem precisar capturar imagens desse tipo de sensor.

Embora a luz usada pelo lidar do EX90 seja classificada como segura para os olhos humanos, ela ainda pode ter efeitos destrutivos sobre sensores eletrônicos.

O laser opera em 1.550 nm, fora do espectro visível, e essa faixa específica permite maior potência — algo necessário para garantir o alcance exigido por sistemas de condução semiautônoma.

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É importante destacar que, mesmo sendo uma falha técnica que afeta apenas quem se aproxima demais com uma câmera, o fenômeno pode se tornar mais comum à medida que os carros com sistemas lidar se popularizam nas ruas.

O Volvo EX90, por exemplo, só começou a ser entregue nos Estados Unidos recentemente, com preço inicial de US$ 81.290.

Se você se empolgou para fazer um vídeo do SUV sueco e compartilhar nas redes, talvez seja melhor manter uma distância respeitosa — especialmente se quiser continuar usando a câmera do celular depois disso.

Never film the new Ex90 because you will break your cell camera.Lidar lasers burn your camera. byu/Jeguetelli inVolvo

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