Uma simples manobra mal calculada pode sair absurdamente cara quando o carro em questão custa mais de 60.000 dólares e vem recheado de sensores, componentes personalizados e peças eletrônicas sensíveis.
Foi exatamente esse o pesadelo vivido por um proprietário de um Rivian R1S nos Estados Unidos, que, ao dar ré, acabou encostando levemente em um caminhão dos Correios.
Agora, ele teme que o SUV elétrico possa até ser considerado perda total.
O relato foi publicado em um fórum da comunidade Rivian no Reddit. Segundo o dono, ele confundiu a sombra do caminhão com a imagem exibida pela câmera de ré e acabou atingindo a traseira do utilitário.
O impacto foi suave, mas o suficiente para trincar a barra de LED traseira e deixar um amassado do tamanho de uma bola de golfe no porta-malas.
Parece pouco? Pode acreditar: não é.
Nos fóruns de proprietários da marca, histórias como essa são cada vez mais frequentes e mostram como qualquer pequeno acidente pode gerar um rombo no orçamento.
Inclusive já postamos aqui no Notícias Automotivas um caso onde uma leve batida levou a uma perda total.
Um caso semelhante com uma picape Rivian R1T, há cerca de um ano, resultou em um orçamento de reparo superior a US$ 21 mil. E tudo isso por conta de um dano localizado no canto da caçamba.
Is it totaled byu/auptown inRivian
Outro exemplo citado foi de um dono de um R1S que levou um leve toque na coluna traseira e recebeu uma fatura de quase US$ 11 mil. O curioso?
O dano não afetava nem um metro quadrado do carro. Apenas a mão de obra nessa situação custou mais de US$ 2.300.
Há sinais, porém, de que os custos estejam começando a cair. Um incidente muito parecido ocorrido em fevereiro teve reparo estimado em cerca de US$ 7.500.
E em março, um proprietário mostrou como economizou milhares de dólares recorrendo a técnicas de funilaria artesanal e ferramentas de desamassamento sem pintura (o famoso PDR, ou "paintless dent repair").
Apesar disso, a ansiedade dos proprietários continua.
Mesmo com a alternativa de comprar peças de segunda mão — como a barra de LED traseira — e recorrer a métodos mais baratos, muitos ainda preferem o caminho mais seguro, mas caro: consertar com oficinas certificadas pela própria Rivian.
Nessas, um reparo como esse pode facilmente ultrapassar os US$ 15 mil.
Embora o proprietário que relatou o incidente possa estar sendo um pouco dramático ao sugerir que o carro será “condenado” por um toque tão leve, o caso acende um alerta.
O excesso de tecnologia e o custo elevado de manutenção fazem com que até um pequeno erro de estacionamento vire uma dor de cabeça monumental.
Para quem investe em SUVs elétricos de luxo, o recado é claro: sensores e câmeras podem evitar acidentes — mas quando falham ou são ignorados, o preço a pagar é altíssimo.
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