Uma novidade vinda da China promete mudar a forma como os proprietários de Tesla interagem com seus carros e com a rede elétrica.
A Sigenergy, concorrente direta da Tesla no mercado de armazenamento doméstico de energia, lançou um sistema que permite que qualquer veículo da marca de Elon Musk utilize recarga bidirecional — algo que a própria Tesla ainda não oferece oficialmente em toda sua linha.
A tecnologia V2X (vehicle-to-everything) não é exatamente nova, mas ainda é limitada no setor.
Ela permite usar a bateria do carro para alimentar equipamentos, abastecer a própria casa (V2H) ou até devolver energia à rede em troca de crédito ou dinheiro (V2G).
Embora já seja comum em algumas montadoras, a Tesla até agora havia restringido a função oficialmente apenas à picape Cybertruck, e mesmo assim, com limitações no sistema Powershare.
O equipamento da Sigenergy combina módulos de baterias de 8 kWh empilháveis, um inversor solar no módulo superior e, como diferencial, um carregador DC bidirecional integrado e compatível com o padrão internacional ISO 15118.
Isso significa que ele consegue não apenas carregar um veículo a até 25 kW em corrente contínua, mas também extrair energia diretamente da bateria do carro para uso doméstico ou comercial.
Nos testes realizados no Canadá pelo empresário e entusiasta Sylvain Juteau, o sistema funcionou com diversos modelos elétricos, incluindo Teslas equipados com porta CCS.
Embora não haja suporte oficial da marca, a recarga bidirecional foi possível na maioria dos casos — apenas alguns veículos interromperam a operação após alguns minutos.
Segundo Juteau, modelos da Ford foram os mais consistentes nos testes, enquanto os da GM apresentaram mais dificuldades.
A grande vantagem sobre o Tesla Powerwall é a integração de funções. Elon Musk chegou a prometer em 2016 que a Powerwall 2 teria carregador integrado, mas isso nunca se concretizou.
A Powerwall 3, lançada recentemente, trouxe avanços em potência e integração com energia solar, mas segue sem essa funcionalidade.
Com a pressão de rivais como a Sigenergy, a Tesla pode ser forçada a acelerar a adoção do V2X em toda a sua linha.
Até lá, essa solução alternativa já oferece a proprietários de Model 3, Model Y e outros modelos a chance de transformar o carro em uma verdadeira usina de energia portátil.
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