A Tesla está prestes a liberar seus primeiros robotáxis pelas ruas de Austin, no Texas, usando modelos Model Y modificados para operar de forma autônoma.
A promessa parece futurista e ousada — mas o problema é que ninguém sabe exatamente como isso vai funcionar. E mais preocupante: a própria Tesla está tentando impedir que o público saiba.
Segundo informações da agência Reuters, a empresa de Elon Musk tenta bloquear a divulgação de comunicações feitas com autoridades da cidade de Austin nos últimos dois anos.
Os documentos foram solicitados via Lei de Acesso à Informação após Musk anunciar, em janeiro, que começaria os testes com robotáxis na cidade.
A resposta, porém, foi inesperada: a Tesla e terceiros alegam que essas informações são “confidenciais, proprietárias, comercialmente sensíveis e/ou segredo industrial”.
O objetivo da Tesla seria proteger seus processos de implantação, estratégias e status do projeto. Mas críticos, incluindo organizações de segurança no trânsito e a própria imprensa, argumentam que a tentativa de esconder os planos coloca em risco o debate público sobre uma tecnologia ainda não comprovada.
E eles têm um ponto importante: os sistemas de assistência ao motorista da Tesla, incluindo o controverso Full Self-Driving, já foram alvo de diversas investigações por não reconhecerem adequadamente situações críticas — como a presença de ônibus escolares ou pedestres.
Isso, em um cenário com veículos circulando sozinhos, pode acabar em tragédia.
Atualmente, sabemos apenas que os testes começarão com alguns poucos veículos e que o serviço será limitado a partes específicas da cidade.
Fora isso, o plano da Tesla é um verdadeiro mistério. Pior: desde 2017, uma lei estadual impede que cidades texanas, como Austin, regulem diretamente veículos autônomos.
Ou seja, mesmo que quisesse impor restrições ou condições, a prefeitura local estaria de mãos atadas.
A cidade, aliás, declarou que “não tem posição” sobre o conteúdo dos documentos, mas que é obrigada a submeter o caso à revisão do procurador-geral do Texas, sempre que uma empresa alega que os dados solicitados são protegidos.
Agora, a decisão está nas mãos de Ken Paxton, responsável por julgar se o conteúdo pode ou não ser tornado público. O resultado é esperado para a próxima semana, mas poucos estão otimistas, dada a reputação política do escritório de Paxton.
Enquanto isso, a população de Austin — e qualquer outra cidade que um dia possa receber robotáxis — tem motivos para se preocupar.
Afinal, se a própria Tesla acredita que divulgar seus planos colocaria sua operação em risco, o que isso diz sobre a confiança que podemos ter na segurança desses veículos?
Se você vive em Austin, prepare-se: em breve, poderá cruzar com um carro sem motorista dobrando a esquina. Só resta torcer para que o sistema saiba quando parar — especialmente se houver uma criança atravessando a rua.
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