A Uber está prestes a lançar uma novidade que promete baratear o transporte em grandes cidades dos Estados Unidos: o “Route Share”, um serviço de caronas compartilhadas em rotas fixas, que oferece até 50% de desconto em relação ao valor de um UberX comum.
A proposta é simples: usar o próprio banco de dados da empresa para identificar os trajetos mais populares entre passageiros e montar linhas pré-definidas, com paradas regulares a cada 20 minutos, em horários de pico nos dias úteis.
O serviço é diferente de opções que a Uber oferece já por muitos anos, onde você compartilha o carro com uma outra pessoa que esteja indo para algum lugar próximo do seu destino.
Inicialmente, o Route Share estará disponível em sete cidades: Nova York, San Francisco, Dallas, Filadélfia, Boston, Chicago e Baltimore.
O funcionamento será parecido com o de um micro-ônibus executivo: o usuário pode reservar seu lugar com até uma semana de antecedência (ou até 10 minutos antes da partida), e o aplicativo indica o ponto mais próximo para embarque.
No máximo, dois passageiros dividirão o trajeto por vez.
Segundo Sachin Kansal, diretor de produto da Uber, a iniciativa parte da percepção de que muitos consumidores estão sentindo o peso do aumento de custos em todas as áreas da vida — e, por isso, procuram opções mais econômicas de mobilidade.
Além do Route Share, o evento anual Go-Get da Uber também trouxe novas funcionalidades focadas em economia, como pacotes de corridas pré-pagas com desconto e “ride passes” com preços travados para horários específicos do dia.
Esses passes, por exemplo, serão lançados em cidades como Chicago, Miami, Houston e Washington, com expansão prevista para outros mercados, incluindo o Brasil, ainda este ano.
É possível pagar uma taxa fixa de US$ 2,99 para congelar o preço de uma rota ou comprar pacotes de cinco a vinte viagens com descontos ainda maiores.
O plano da Uber vai além do transporte humano. No Uber Eats, a empresa está expandindo sua parceria com o OpenTable, permitindo que clientes reservem mesas direto pelo aplicativo da Uber e ganhem descontos na corrida até o restaurante.
Em breve, usuários do OpenTable também poderão trocar pontos por créditos na Uber, como já ocorre com o programa de milhas da Delta.
O Route Share também abre caminho para o uso de veículos autônomos.
Com 18 parceiras no setor, a Uber já realiza mais de 1,5 milhão de corridas autônomas por ano.
Uma das próximas colaborações será com a Volkswagen, que pretende colocar nas ruas de Los Angeles, a partir de 2026, uma versão autônoma da van elétrica ID. Buzz AD para serviços de carona compartilhada.
Embora as novidades sejam atraentes, nem tudo são flores. A precificação da Uber continua sendo alvo de críticas por falta de transparência.
Alguns relatos apontam que usuários que pagam com cartões corporativos ou créditos pré-pagos recebem cotações mais altas do que aqueles que pagam por corrida.
Em resposta, a Uber afirmou que os preços bloqueados e os passes pré-pagos se baseiam em valores históricos e protegem os usuários contra picos tarifários.
Com o Route Share, a Uber tenta conciliar economia, previsibilidade e eficiência. Agora, resta ver se os passageiros embarcarão nessa ideia — e se ela será mesmo mais barata no fim das contas.
https://www.youtube.com/watch?v=unmjC6JdiLo
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