Volkswagen ID.2 GTI Clubsport será o primeiro esportivo elétrico compacto e com 286 cavalos

volkswagen id2all (2)

O Volkswagen ID.2 GTI Clubsport será a primeira variante do esportivo elétrico compacto da marca alemã, que chegará no próximo ano com uma boa cavalaria, porém, os números sugerem uma equidade com o Golf GTI tradicional.

Segundo a revista inglesa Autocar, o ID.2 GTI começará em 226 cavalos, sendo essa a versão padrão com o novo motor dianteiro elétrico APP550, que fará sua estreia no final de 2026.

Todavia, antes disso, o ID.2 GTI Clubsport com 286 cavalos estaria sendo desenvolvido por engenheiros do centro de pesquisa e desenvolvimento da VW em Braunschweig, Alemanha.

O novo motor tem várias novidades e a principal delas é um diferencial de deslizamento limitado totalmente mecânico, que oferece capacidade de vetorização de torque entre as rodas dianteiras.

Isso realmente muda a concepção que se tem de um carro elétrico, quase totalmente eletrificado em seus sistemas. Uma fonte revelou: “Não estamos trabalhando com intervenção de freio. É um sistema totalmente mecânico.”

Segundo a mesma fonte, outras melhorias estão em consideração, incluindo entrega de torque variável e uma função de troca de marchas virtual. Como se sabe, vários fabricantes de carros elétricos apostam em simulações de características de automóveis a combustão. 

Juntos, segundo a Autocar, esses sistemas modulam rapidamente o torque em relação ao aumento de velocidade e aceleração, reduzindo solavancos em acelerações bruscas, ao mesmo tempo, em que reproduzem também a resposta escalonada de uma caixa de câmbio manual tradicional.

As duas primeiras versões do ID 2 GTI, já que podemos esperar por séries como Edition 55 quem sabe, serão baseadas na plataforma MEB Entry (MEB-21 internamente) com o motor APP550, já usado em outros veículos elétricos da VW recentemente revelados ou atualizados.

Essa mesma fonte da VW finalizou: “Estamos chegando tarde, mas com força”. Seja como for, a marca tem enorme experiência para adicionar modos de condução e características old school nesse novo GTI. 

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Carros: ver as novidades