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Williams desenvolve plataforma elétrica para terceiros

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A Williams, em sua divisão de tecnologia automotiva, apresentou uma plataforma de propulsão elétrica para empresas do setor automotivo, sendo mais indicada para carros de alta performance, embora a empresa revele que pode ser utilizada também para veículos de produção em massa.



Batizada de FW-EVX, a plataforma elétrica da empresa inglesa, que também atua como equipe da Fórmula 1. Desenvolvida no centro de pesquisa e tecnologia da Williams, em Millbrook, Reino Unido, a a base é do tipo modular, podendo dar origem a vários carros diferentes que podem ser feitos numa mesma linha de montagem, compartilhando diversas peças e componentes.

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Feita em liga de alumínio e materiais compostos, a Williams FW-EVX possui uma estrutura com baterias de lítio integradas ao assoalho, bem como suspensão independente nas quatro rodas, sendo de duplo A na dianteira. O motor elétrico e seu comando eletrônico ficam posicionados na traseira, mas a plataforma utiliza três motores elétricos YASA P400 com 220 cv, totalizando 660 cv.

Um dos motores fica posicionado no eixo dianteiro, provendo tração nas quatro rodas. A base Williams FW-EVX ainda possui a tecnologia de transmissão X-Trac, que possibilita o acionamento individual de cada motor e determinadas circunstâncias, permitindo reduzir o consumo de energia ou atuar de forma mais dinâmica durante a condução.

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Com uma rede elétrica de 800 volts, a Williams FW-EVX emprega baterias de lítio da LG Chem com 80 kWh de densidade, que permitem autonomia de 552 km no padrão NEDC, o que deve dar um pouco mais de 400 km no padrão americano EPA. Todo o chassi integrado pesa apenas 955 kg, mas com o carro montado completamente, pode chegar a 1.750 kg.

Por enquanto, ainda não se sabe de clientes para a Williams FW-EVX, mas existem várias startups com carros elétricos de alta performance em gestação, assim como também existem outras empresas apostando na mesma tecnologia que a equipe inglesa, entre elas Trexa, Weez e Tabby, sem contar Jaguar Land Rover e Volkswagen, esta última com a MEB, embora as duas últimas a princípio sejam de uso exclusivo de seus fabricantes.

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Apesar dos resultados variados em recentes marcas sino-americanas, algumas ameaçadas de fechamento, o mercado de superesportivos e carros de luxo elétricos parece promissor. Recentemente a Detroit Electric anunciou pelo menos três novos modelos com essa concepção, todos para atuar nos mercados dos EUA e China. Com a Williams FW-EVX, a tarefa pode ficar facilitada para muitas empresas novas, que teriam de gastar milhões ou até bilhões no desenvolvimento de uma plataforma modular elétrica.

 

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