WRV 2019: versões, motor, consumo, preço, fotos e equipamentos

O Honda WRV 2019 chegou ao mercado com algumas novidades, sendo ele um crossover compacto criado para fazer a ligação entre o Honda Fit e o Honda HR-V, sendo um modelo criado com base no primeiro citado.

Oferecido nas versões EX e EXL, o modelo tem como item de série a transmissão CVT sem mudanças manuais, além de motor 1.5 i-VTEC com até 116 cavalos e 15,3 kgfm. Com conteúdo mediano, o crossover se recente da falta de um item.


Nesse caso é o controle eletrônico de estabilidade, notadamente associado ao controle de tração e ao assistente de partida em rampa, sendo três itens que inexistiam (e ainda continua assim) no WRV 2019.

Além disso, diferente do Fit, que tem até discos traseiros e os itens mencionados, o WRV segue o City sem estes itens, mas traz de série quatro airbags, com dois de cortina na versão EXL.

Entre as novidades, o WRV recebeu na linha 2019 o ar-condicionado automático digital, com tela touchscreen nas duas versões, sendo um item bastante apreciado e que valoriza o modelo da Honda. Ele permite o ajuste de temperatura adequado considerando o clima. Isso sem contar que o visual moderno dá um ar mais premium ao habitáculo simples e funcional do Honda WRV.

WRV 2019: versões, motor, consumo, preço, fotos e equipamentos

WRV 2019 – detalhes

Outra importante novidade foi a introdução da multimídia com projeção para Google Android Auto e Apple CarPlay, que permite assim o uso de aplicativos como os de navegação Google Maps e Waze, além de Spotify e Google Play Música.

Pelo Android, é possível ainda ouvir notícias, planejar agenda, ouvir músicas do Youtube Music, ouvir áudio books do Play Books, receber e fazer chamadas, mensagens de Whatsapp, entre outras funcionalidades.

No Apple CarPlay, assistente Siri, Amazon Music, iHeartRadio, Downcast, Pandora, Google Play Música, Audiobooks, Audible, NPR One, Overcast, LivexLive, VOX, Rádio Disney, SiriusXM Radio, Tidal, Stitcher, PlugShare, entre outros.

Para navegação, pode-se usar os dois do Google e mais nove aplicativos, incluindo TomTom. Nessa multimídia do WRV 2019, o usuário tem ainda câmera de ré com três ângulos de visão da traseira, incluindo o para-choque.

WRV 2019: versões, motor, consumo, preço, fotos e equipamentos

Os outros dois são de visão padrão com linhas de guiagem e um angular de 180 graus de visada. O dispositivo traz ainda um navegador GPS integrado na versão EXL, sendo atualizável e com mapas em 3D.

Há também conexões Bluetooth, auxiliar e USB, bem como hot spot Wi-Fi e reconhecimento de voz, que dá acesso a várias funcionalidades do dispositivo, que tem ajuste de luminosidade da tela, importante quando se usa na estrada de dia.

O WRV 2019 recebeu ainda comando one touch para os vidros elétricos dianteiros, assim como nos Fit, City e HR-V. Isso dá mais conforto para quem vai na frente que, aliás, recebe também um apoio de braço central com porta-objetos.

Na versão EXL, o WRV na linha desse ano/modelo recebeu ainda retrovisores com basculamento elétrico através de botão interno ou pela chave-canivete, o que facilita muito ao estacionar em ruas ou vagas de estacionamento público ou privado.

Além disso, a versão topo de linha do crossover compacto da Honda adicionou costuras de cor laranja aos assentos em couro preto, reforçando a pegada jovial do produto em relação ao anterior e também à versão EX, com bancos em tecido.

WRV 2019: versões, motor, consumo, preço, fotos e equipamentos

Apresentando visual descolado, o WRV 2019 chama atenção pelos faróis com luzes diurnas em LED, grade cromada, faróis de neblina em moldura preta, protetor inferior frontal e traseiro, rodas de liga leve aro 16 polegadas e pneus altos 195/60.

Na traseira, as lanternas duplas chamam atenção, assim como as barras no teto e saias laterais. Por dentro, o ambiente reproduzido do Fit tem tecidos e detalhes pequenos exclusivos, além de cluster analógico completo e volante multifunção.

Com excelente espaço interno, fruto do Fit, o WRV tem ainda bancos com sistema modular ULTra Seat (agora Magic Seat) para acomodação de objetos altos ou longos. No caso da versão EXL, o encosto do passageiro é dobrável para frente.

Isso permite colocar pranchas, um caiaque pequeno, bicicletas, uma geladeira ou armário pequenos em pé, entre outros. Já o porta-malas tem bons 363 litros, que podem ser ampliados com o banco traseiro bipartido.

Com tanque central de 45 litros, o WRV 2019 permite maior versatilidade no arranjo de bagagens, levando até cinco passageiros com cintos completos, Isofix e Top Tether, dispondo ainda do teto para um rack de baú ou suporte.

WRV 2019: versões, motor, consumo, preço, fotos e equipamentos

O WRV 2019 tem frente alta com capô elevado, tendo faróis de lente simples com piscas e lanternas, além de assinatura em LED. Com cara invocada, o crossover tem ainda para-choque proeminente com grade colmeia e suporte de placa.

Já na parte inferior, molduras pretas, faróis de neblina emoldurados e protetor inferior de cor cinza. Com suspensão alta, ele vem com pneus 195/60 R16 e rodas de liga leve aro 16 polegadas com acabamento diamantado e preto brilhante.

Saias de rodas e base das portas são protegidas por molduras pretas e exclusivas, enquanto retrovisores com repetidores de direção e maçanetas são pintados na cor do carro. No teto, barras longitudinais em cinza e antena pronunciada.

Na traseira, as lanternas são duplas e cortadas pela tampa do bagageiro, formando um “L”. Com molduras laterais em preto brilhante, a vigia traseira ampla tem limpador e lavador, além de desembaçador.

A tampa tem suporte de placa e cobertura superior na cor do carro ou cromada (EXL). Já o para-choque é preto e tem refletores e protetor inferior em cinza. A câmera de ré fica abaixo da cobertura da placa.

WRV 2019: versões, motor, consumo, preço, fotos e equipamentos

Por dentro, o WRV 2019 tem painel que remete ao Fit, tendo cluster analógico com iluminação branca e computador de bordo, além de velocímetro, conta-giros e nível de combustível, tendo ainda econômetro, sendo estes dois digitais.

O computador de bordo é acionado por haste no espelho do cluster, enquanto a direção elétrica tem volante em couro com comandos de mídia e telefonia, além de piloto automático. A coluna é ajustável em altura e profundidade.

Já o ar-condicionado é automático e digital, com tela touchscreen. A multimídia tem Android Auto, CarPlay e navegador GPS (EXL), além de Bluetooth, USB, auxiliar, câmera de ré e comandos de voz.

O porta-luvas é bom, mas não tem iluminação. No console central, apoio de braço revestido e porta-copos, além de alavanca do câmbio CVT e freio de estacionamento manual. O banco do motorista é ajustável em altura.

Com vidros elétricos nas quatro portas (dianteiros one touch), o WRV 2019 tinha ainda travamento central elétrico e espelhos externos com controle elétrico, sendo no EXL com rebatimento elétrico.

WRV 2019: versões, motor, consumo, preço, fotos e equipamentos

Os cintos de segurança são de 3 pontos, sendo os dianteiros retráteis e pré-tensionados, haja visto que o crossover tem airbags frontais, laterais e de cortina (EXL), além de Isofix e Top Tether no banco traseiro.

Há o sistema ULTra Seat de ajuste do banco traseiro, bem como bagageiro com tampa e iluminação.

Alças no teto, luzes de leitura, luz interna, retrovisor dia e noite, espelhos no para-sois e revestimento em tecido estão presentes.

WRV 2019 – versões

  • Honda WRV EX 1.5 CVT
  • Honda WRV EXL 1.5 CVT

Equipamentos

WRV 2019: versões, motor, consumo, preço, fotos e equipamentos

Honda WRV EX 1.5 CVT – Motor 1.5 com transmissão CVT, mais para-choques com proteção inferior em cinza, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 16 polegadas, pneus 195/60 R16, faróis com luzes diurnas em LED, barras longitudinais no teto, retrovisores com repetidores de direção, maçanetas e retrovisores na cor do carro, lavador e limpador do vidro traseiro, desembaçador traseiro, vidros verdes, para-brisa degradê, aplique traseiro na cor do carro, protetor inferior do para-choque traseiro, refletores, luz auxiliar de freio, antena no teto, molduras laterais, direção elétrica, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, ar-condicionado automático, vidros elétricos nas quatro portas (one touch dianteiros), travamento central elétrico, chave-canivete com telecomando, retrovisores com ajustes elétricos, multimídia com tela de 7 polegadas, sistemas Google Android Auto e Apple CarPlay, bancos em couro, banco do motorista com ajuste em altura, sistema ULTra Seat no banco traseiro bipartido, cintos de 3 pontos para todos, cintos dianteiros com ajustes em altura e pré-tensionadores, airbag duplo, airbags laterais, computador de bordo, piloto automático, sistema de som com quatro alto-falantes, alarme, alças no teto, espelhos nos para-sois, retrovisor interno dia e noite, luzes de leitura, luz interna, porta-copos, porta-luvas iluminado, porta-objetos, porta-revista, fonte 12V, entradas USB e auxiliar, volante em couro, abertura interna do porta-malas e bocal do tanque, bagageiro com iluminação e cobertura, câmera de ré, freios ABS com EDB, Bluetooth, entre outros.

Honda WRV EXL 1.5 CVT – dois tweeters, rebatimento elétrico dos espelhos externos, bancos em couro com costura dupla laranja, acabamento das portas com costuras laranjas, navegação GPS e airbags de cortina.

Preços

WRV 2019: versões, motor, consumo, preço, fotos e equipamentos

  • Honda WRV EX 1.5 CVT – R$ 82.100
  • Honda WRV EXL 1.5 CVT – R$ 86.200

WRV 2019 – motor

WRV 2019: versões, motor, consumo, preço, fotos e equipamentos

O motor do Honda WR-V é o L15A, um propulsor que faz parte da família “L” de motores compactos da Honda, uma gama de propulsores que parte de 1.2 litro e vai somente até 1.5 litro, originalmente.

Contudo, ainda existe um propulsor híbrido com 1.8 litro, que é relacionado com a linha “L”, não sendo conceitualmente parte dela. No Brasil, a Honda produziu três variantes dessa série de motores, sendo que as três equiparam o Fit.

Com quatro cilindros e bloco de alumínio, o L15A é conceitualmente idêntico ao L13A, que era o 1.3 usado pelo Fit, porém, este primeiro teve duas variantes de cabeçote, sendo uma com oito válvulas e comando único sem variação.

Este era chamado i-DSI, pois tinha duas velas por cilindro, cada uma com bobina independente e integrada ao corpo de ignição. Apenas o Fit usou no Brasil e somente na primeira geração.

Na segunda geração, foi o L13A i-VTEC, que era o mesmo motor, mas com cabeçote de 16 válvulas com comando único variável VTEC, tendo apenas uma vela por cilindro. O primeiro tinha 80 cavalos (83 no flex), este ia até 101 cavalos.

Já o L15A do Honda WR-V já é a segunda versão do mesmo no Brasil, visto que o anterior equipou o Fit com até 105 cavalos, mas só durou a primeira geração do monovolume, enquanto a segunda ainda continua em produção.

O motor tem comando i-VTEC FlexOne, com injeção eletrônica multiponto e tecnologia flex com pré-aquecimento do combustível, visto que antes era através de tanquinho com injetor e portinha externa para abastecimento.

Ele entrega 115 cavalos na gasolina e 116 cavalos no etanol, ambos obtidos a 6.000 rpm. Já os torques são de 15,2 kgfm no derivado de petróleo e 15,3 kgfm no combustível vegetal, ambos a 4.800 rpm.

Ainda que a rotação seja alta, o L15A tem bom torque em baixa graças ao sistema VTEC, que permite o fechamento total de 8 das 16 válvulas em rotação menor, garantindo mais força nesse regime.

Lá fora, o L15A foi substituído pelo L15B, que tem 122 cavalos e mesmo torque, mas existe uma versão com injeção direta e 130 cavalos, além da variante híbrida LEC com 106 cavalos e ciclo Atkinson.

Por aqui, a variante mais famosa é a L15Z1 que equipa os modelos HR-V e Civic, ambos na versão Touring. Com turbo e injeção direta, este “L” tem 173 cavalos e 22,4 kgfm, mas está longe de equipar o WR-V, que tem proposta mais frugal.

Para o WRV 2019, o L15A já atende bem, ainda mais com a transmissão CVT de série. Ela não dispõe de mudanças manuais por paddle shifts, mas tem uma boa programação com relações curta, média e longa, respectivamente L, S e D.

Usando conversor de torque, ele difere da antiga usada pelo primeiro Fit, por esse detalhe, visto aquele usando a chamada “embreagem de partida” multidisco banhada a óleo e similar ao de motocicletas, que não roubava potência.

De funcionamento linear, a transmissão CVT permite alcançar 80 km/h mantendo 1.500 rpm, o que é ótimo para o consumo. Além disso, seu funcionamento suave traz conforto ao dirigir.

Desempenho

WRV 2019: versões, motor, consumo, preço, fotos e equipamentos

  • Honda WRV 1.5 CVT – 0 a 100 km/h – 12,3 segundos
  • Honda WRV 1.5 CVT – Velocidade final – 168 km/h

Consumo

  • Honda WRV 1.5 CVT – Consumo cidade – 8,1/11,7 km/l
  • Honda WRV 1.5 CVT – Consumo estrada – 8,8/12,4 km/l

WRV 2019 – manutenção e revisão

WRV 2019: versões, motor, consumo, preço, fotos e equipamentos

As revisões do WRV 2019 são feitas a cada 10.000 km ou 12 meses, o que vier primeiro, sendo que até 60.000 km, o crossover tem custo total de elevados R$ 5.174,72.

Nas revisões são trocados óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar do motor, filtro de ar da cabine, velas, correia em V, fluido de freio, entre outros.

Revisão10.000 km20.000 km30.000 km40.000 km50.000 km60.000 kmTotal
1.5 i-VTECR$ 349,43R$ 524,45R$ 573,43R$ 2.213,53R$ 573,43R$ 940,45R$ 5.174,72

WRV 2019 – ficha técnica

WRV 2019: versões, motor, consumo, preço, fotos e equipamentos

Com 4,00 m de comprimento, 1,599 m de altura, 1,695 m de largura e 2,555 m de entre-eixos, o Honda WRV 2019 é um crossover subcompacto, desenvolvido para atuar primordialmente no mercado indiano, devido ao seu tamanho.

O projeto considerou a carroceria do Fit como proposta básica, usando assim a estrutura para sustentar um novo modelo, criando-se apenas uma frente elevada e detalhes estéticos exclusivos para diferenciação.

Dessa forma, a Honda criou uma frente elevada com capô mais alto e curto, faróis com guias de LED exclusivos, grade própria, para-choque avolumado e molduras novas, que apresentam dois faróis de neblina.

Os para-lamas dianteiros também são novos, assim como as lanternas traseiras, duplas, mas aproveitadas das originais do Fit. A Honda redesenhou levemente a tampa do bagageiro, que mantém seus 363 litros.

Sob a carroceria, que não recebeu mudanças nas dimensões básicas do Fit, a Honda alterou o entre-eixos ao adicionar mais 2 cm ao total, ficando assim como os 2,555 m conhecidos.

O motivo é a elevação da suspensão, o que obrigou um curso maior nos braços arrastados do eixo traseiro. Dessa forma, o Honda WRV ficou menos sujeito aos obstáculos de caminhos de terra e até mesmo de pavimentos urbanos mal feitos.

Debaixo do carro, para reforçar sua proposta, a Honda inseriu duas barras inclinadas sob o assoalho próximo do subchassi, que sustenta motor e câmbio. Isso permitiu aumentar a rigidez torcional da estrutura.

Além disso, o eixo traseiro de torção ficou maior e mais robusto, assim como a barra estabilizadora dianteira. A Honda reforçou a calibração de molas e amortecedores, com cursos maiores também.

Vários outros componentes foram reforçados para que o WRV 2019 pudesse rodar bem em estradas de terra ou em condições de pavimento muito ruins.

De resto, a Honda manteve o interior do Fit, com mudanças nos detalhes do acabamento, mas essencialmente ele é o monovolume com modificações suficientes para classificá-lo como um produto diferente.

Essa técnica é usada principalmente no Sudeste Asiático e Índia, onde hatches ou minivans eram convertidos em crossovers, eliminando assim a versão aventureira em prol de um produto separado.

A Honda deve eliminar o WRV nos próximos dois anos, visto que ele usa a arquitetura antiga do Fit (de terceira geração) e o sucessor, chamado ZR-V, assumirá como uma carroceria inteiramente nova, usando a base encurtada do Novo City.

O novo produto irá substituir o WRV e também colocar a Honda no segmento de SUVs subcompactos com até 4 metros, com um veículo que realmente pareça um utilitário esportivo.

Motor1.5 i-VTEC
Tipo
Número de cilindros4 em linha
Cilindrada em cm31496
Válvulas16
Taxa de compressão11,4:1
Injeção eletrônicaIndireta
Potência máxima115/116 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo15,2/15,3 kgfm a 4.800 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
TipoCVT
Tração
TipoDianteira
Direção
TipoElétrica
Freios
TipoDiscos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
DianteiraMcPherson
TraseiraEixo de torção
Rodas e Pneus
RodasLiga leve aro 16 polegadas
Pneus195/60 R16
Dimensões
Comprimento (mm)4.000
Largura (mm)1.695
Altura (mm)1.599
Entre eixos (mm)2.555
Capacidades
Porta-malas (L)363
Tanque de combustível (L)45
Carga (Kg)ND
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.130
Coeficiente aerodinâmico (cx)ND

WRV 2019 – fotos

https://www.youtube.com/watch?v=LrH3pt0IJGs

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.