Hongguang Mini EV supera Model 3 na China

A Shanghai-GM está obtendo sucesso com sua proposta de carro elétrico na China. O pequenino Wuling Hongguang Mini EV passou em emplacamentos o Tesla Model 3, que era tido como o mais vendido nessa categoria no país.


Custando apenas 28.800 yuans ou R$ 23.700, o Wuling Hongguang Mini EV é um mini carro que anda ganhando muito espaço, com mais de 120 mil unidades vendidas no segundo semestre, quando foi lançado por lá.

Para um carrinho que custa em torno de US$ 4.460, o pequenino da Wuling mede 2,917 de m comprimento, 1,493 m de largura, 1,621 m de altura e 1,940 m de entre-eixos, o modelo tem duas variantes e pesa apenas 665 kg.

Como é um carro urbano, ele cabe bem em vagas pequenas e está liberado para rodar nos grandes centros chineses, sempre abarrotados de carros. O Wuling Hongguang Mini EV tem apenas 27 cavalos e 8,6 kgfm.

Isso permite um desempenho suficiente para sua atuação urbana, chegando a 85 km/h e autonomia que varia de 120 km a 170 km. Apesar do bom desempenho em vendas, rumores dizem que a SAIC-GM-Wuling está perdendo dinheiro com o Hongguang Mini EV.

Tendo sido desenvolvido em apenas 12 meses, o Wuling Hongguang Mini EV mostra que o mercado de carros elétricos ainda possui demanda para modelos totalmente focados na mobilidade urbana.

Há uma década, os carros elétricos tinham um alcance médio de 160 km, que as marcas acreditam ser necessários para as necessidades dos consumidores, porém, hoje a busca pela autonomia elevada virou uma verdadeira batalha, com produtos acima de 700 km.

Ainda assim, a China é um enorme mercado de carros elétricos de baixo desempenho, sendo a maioria cópias baratas de carros comuns, especialmente de marcas estrangeiras.

De qualquer forma, o Wuling Hongguang Mini EV é um produto muito superior e isso mostra também seu sucesso por lá, especialmente porque seu preço também é bem atraente pelo que oferece.

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.