_Destaque Lançamentos Motos Yamaha

Yamaha Crosser 150 2017 é lançada e parte de R$ 9.990

yamaha-crosser-150-2017-7 Yamaha Crosser 150 2017 é lançada e parte de R$ 9.990

Embora o segmento de trails seja dominado pela Honda com a NXR 160 Bros, a Yamaha segue competindo com vigor e, agora, anunciou a linha 2017 da Crosser 150 para acirrar ainda mais a briga. A motocicleta está disponível nas versões E e ED e, de acordo com o divulgado da montadora japonesa, “é resultado da parceria que uniu a criatividade dos engenheiros brasileiros e japoneses da Yamaha em busca de oferecer a melhor experiência de pilotagem, levando em consideração as características das ruas brasileiras”.



Yamaha Crosser 150 2017 – visual

Na parte estética, a linha 2017 da Yamaha Crosser 150 segue praticamente sem alterações. Entre os destaques, há o conjunto óptico frontal, integrado a uma peça com um prolongamento que simula uma espécie de para-lama secundário (mesma solução usada pela Honda XRE 190, por exemplo), batizado pela marca de “Up Fender”, além de para-lama inferior pintado na cor preta.

Há ainda abas laterais do tanque com formato pronunciado e entradas de ar funcionais, além do próprio tanque de combustível também com pintura na cor preta e tampa de combustível com design integrado ao tanque. Os demais itens que compõem as carenagens laterais também seguem sem alterações no desenho. Outro destaque é o escapamento, posicionado em ângulo bem acentuado, inspirado em motocicletas de alta cilindrada da Yamaha.

Há ainda bagageiro com alças de apoio em alumínio, que oferece capacidade de carga de 7 quilos.

Na linha 2017, a Yamaha Crosser 150 passa a dispor de novos grafismos (que “inspiram mais ousadia, jovialidade e esportividade”) e também de uma nova opção de cor, a Competition Blue, que se junta ao catálogo composto pelas tonalidades Sports White (branco) e Cinza Rock, já oferecidas anteriormente. A cor Deep Orange (laranja) deixa de ser ofertada na linha da motocicleta.

Outra novidade fica por conta do painel de instrumentos, que mescla elementos analógicos e digitais, que na nova linha dispõe de um novo design, com iluminação de fundo na cor branca (antes vermelha), facilitando a leitura das informações. Entre os itens, há conta-giros analógico, fuel trip, visor LCD digital, indicador de marchas, marcador de combustível, velocímetro, hodômetro total e parcial e luzes espia.

Agora o modelo da Yamaha dispõe também de lampejador de farol alto, que proporciona mais segurança ao piloto, por exemplo, no momento de uma ultrapassagem. O conjunto óptico da motocicleta apresenta faróis com lâmpadas halógenas e piscas com lentes transparentes.

yamaha-crosser-150-2017-2 Yamaha Crosser 150 2017 é lançada e parte de R$ 9.990

Yamaha Crosser 150 2017 – mecânica

O motor que equipa a Yamaha Crosser 150 2017 é um quatro tempos, SOHC, duas válvulas, refrigerado a ar, de um cilindro e 149,3 cc, com alimentação por injeção eletrônica, que consegue entregar 12,2 cavalos de potência com gasolina, a 7.500 rpm, e 12,4 cv com etanol, também a 7.500 rpm. Já o torque é de 1,28 kgfm com gasolina, a 6.000 rpm, e 1,29 kgfm com etanol, a 6.000 rpm. Junto a ele está uma transmissão de cinco velocidades.

O conjunto inclui ainda o sistema YRCS (Yamaha Ram Air Cooling System), exclusivo em motocicletas da montadora japonesa, que tem a função de potencializar a refrigeração do sistema de ignição e do motor de 150 cc, fazendo assim com que todo o desempenho e performance da moto seja otimizado e todo o torque e potência seja entregue ao piloto.

Há ainda sistema de suspensão/amortecimento Monoshock com link, que de acordo com a Yamaha “oferece mais conforto, absorvendo melhor os impactos e contribuindo na concentração de massa para melhorar a estabilidade e “manobrabilidade” da motocicleta”. E na linha 2017, a Crosser 150 oferece um novo acerto da suspensão traseira, com aumento de 10 mm, chegando a 99 mm no curso da roda.

Na versão topo de linha ED, o modelo da Yamaha dispõe de guidão ajustável. Há ainda, para as duas versões, assento em dois níveis, “desenvolvido especialmente para proporcionar um ótimo apoio de lombar e evitar o impacto entre capacetes durante frenagens, deixando o garupa em uma posição ergonômica adequada, permitindo ter um ponto de visão acima do piloto”.

A Yamaha Crosser 150 2017 é equipada com rodas raiadas de 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, que ainda segundo a marca são próprias para diferentes terrenos. O para-lama dianteiro, próximo a roda, permite uma dirigibilidade sem trepidação e ainda protege a área de deslizamento do garfo dianteiro de impactos de pedras e outros detritos.

O tanque de combustível da trail tem capacidade para 12 litros.

yamaha-crosser-150-2017-13 Yamaha Crosser 150 2017 é lançada e parte de R$ 9.990

Yamaha Crosser 150 2017 – preços

Confira abaixo os preços da linha 2017 da Yamaha Crosser 150:

Yamaha Crosser 150 E 2017: R$ 9.990
Yamaha Crosser 150 ED 2017: R$ 10.990

A primeira versão é equipada com freio a tambor nas duas rodas, enquanto o segundo modelo dispõe de ajuste de guidão, freio dianteiro a disco e freio traseiro a tambor. O modelo está disponível nas cores Competition Blue, Sports White e Cinza Rock.

Há ainda a Revisão Preço Fixo Yamaha, na qual o cliente sabe exatamente quanto pagará desde a primeira até a sétima revisão (até os 30.000 quilômetros). Confira abaixo os preços:

Revisão de 1.000 km: R$ 66 (mão de obra paga pela Yamaha) / 5.000 km: R$ 37 (mão de obra paga pela Yamaha) / 10.000 km: R$ 243 (mão de obra e peças) / 15.000 km: R$ 262 (mão de obra e peças) / 20.000 km: R$ 243 (mão de obra e peças) / 25.000 km: R$ 159 (mão de obra e peças) / 30.000 km: R$ 346 (mão de obra e peças).

Yamaha Crosser 150 x Honda NXR 160 Bros

A Yamaha Crosser 150 2017 tem como principal rival a Honda NXR 160 Bros. O segundo modelo está disponível no mercado brasileiro em duas versões de acabamento: de entrada e a topo de linha ESDD, com preços de, respectivamente, R$ 9.990 e R$ 11.530. Ou seja, as duas trails têm preços bastante próximos.

No entanto, como o próprio nome indica, a NXR 160 Bros se diferencia por oferecer um motor de 162,7 cc, no caso um monocilíndrico, OHC, 4 tempos, arrefecido a ar, também dotado de tecnologia bicombustível e alimentação por injeção eletrônica, que consegue entregar 14,5 cavalos de potência com gasolina e 14,7 cv com etanol, a 8.500 rpm, e torque de 1,46 kgfm e 1,60 kgfm, respectivamente, a 5.500 rpm, acoplado a um câmbio de cinco marchas.

honda-nxr-160-bros-2017-1 Yamaha Crosser 150 2017 é lançada e parte de R$ 9.990

Entre os equipamentos, a trail da Honda dispõe de painel de instrumentos digital com iluminação na cor azul, que oferece informações como velocímetro, marcador de combustível, hodômetro total e parcial, relógio e luzes espia (piscas, injeção eletrônica, farol e neutro), ficando na desvantagem por não dispor de conta-giros, tampouco indicador de marcha. Porém, na versão ESDD, a mais cara da linha, a Bros se destaca novamente por contar com freio a disco na roda traseira. A Bros conta com as cores vermelho e azul (para a versão topo de linha ESDD) e preto e branco para o modelo mais básico.

Nas vendas de janeiro a setembro deste ano, a Honda NXR 160 Bros conseguiu emplacar nada mais, nada menos que 97.739 unidades, com participação de 67,48% na categoria, enquanto a Yamaha Crosser 150 teve apenas 6.927 exemplares comercializados. Ou seja, apenas no mês de setembro o modelo da Honda conseguiu vender mais que a rival da Yamaha no ano todo (8.968 unidades).

HONDA-XRE-190-50 Yamaha Crosser 150 2017 é lançada e parte de R$ 9.990

A Honda dispõe ainda da XRE 190, um modelo mais caro, que tem preço sugerido de R$ 13.300. Na motorização, há um bloco OHC, monocilíndrico, quatro tempos, arrefecido a ar, com cilindrada de 184,4 cc, alimentado por injeção eletrônica, que rende 16,3 cv com gasolina e 16,4 cv com etanol, a 8.500 rpm, e torque de 1,68 kgfm e 1,66 kgfm, a 6.000 rpm, associado a um câmbio de cinco velocidades.

O modelo é praticamente uma versão mais potente da Bros. Como destaque, há freio a disco dianteiro dotado de sistema anti-travamento (ABS), que evita o bloqueio da roda durante uma frenagem. Há ainda painel de instrumentos digital, que dispõe de informações do marcador de combustível, tacômetro, velocímetro, hodômetros total e parcial, além de indicações para todo o funcionamento do modelo.

A XRE 190 está disponível nas cores preto perolizado, verde perolizado e vermelho perolizado.

Yamaha Crosser 150 2017 – ficha técnica

Crosser 150 EDCrosser 150 E
Motor
Tipo4 tempos, SOHC, 2 válvulas, Refrigerado a Ar4 tempos, SOHC, 2 válvulas, Refrigerado a Ar
Quantidade de cilindros1 cilindro1 cilindro
Cilindrada real149,3 cc149,3 cc
Diâmetro x curso57.3 x 57.9 mm57,3 mm x 57,9 mm
Potência máxima12,2 cv (7.500 rpm) Gasolina / 12,4 cv (7.500 rpm) Etanol12,2 cv (7.500 rpm) Gasolina / 12,4 cv (7.500 rpm) Etanol
Torque máximo1,28 kgf.m (6000 rpm) Gasolina / 1,29 kgf.m (6000 rpm) Etanol1,28 kgf.m (6000 rpm) Gasolina / 1,29 kgf.m (6000 rpm) Etanol
AlimentaçãoInjeção EletrônicaInjeção Eletrônica
Câmbio5 Velocidades5 velocidades
Sistema de partidaElétricaElétrica
Transmissão primáriaEngrenagensEngrenagens
Transmissão secundáriaCorrenteCorrente
CombustívelGasolina e Etanol / 12L (3L reserva)Gasolina e Etanol / 12L (3L reserva)
Bateria12V / 5AH12V / 5AH
Chassi
Suspensão dianteira / cursoGarfo telescópico / 180mmGarfo telescópico / 180mm
Suspensão traseira / cursoBalança tipo monocross com link / 160mmBalança tipo monocross com link / 160mm
Freio dianteiroDisco hidráulico / 230 mmTambor Mecânico/ 130 mm
Freio traseiroTambor Mecânico/ 130 mmTambor Mecânico/ 130 mm
Pneu dianteiro90/90- 19 M/C (52P)90/90- 19 M/C (52P)
Pneu traseiro110/90- 17 M/C (60P)110/90- 17 M/C (60P)
Dimensões
Comprimento x Largura x Altura2050 mm x 825 mm x 1140 mm2050 mm x 825 mm x 1140 mm
Distância entre eixos1350 mm1350 mm
Altura do assento836 mm836 mm
Peso Líquido (ordem de marcha)131 kg131 kg
Capacidade do óleo do motor1,25 L1,25 L
Capacidade do tanque de combustívelGasolina e Etanol / 12L (3L reserva)Gasolina e Etanol / 12L (3L reserva)
CoresCinza Rock / Sports White (Branco) / Competition Blue (Azul)Cinza Rock / Sports White (Branco) / Competition Blue (azul)
Painel de InstrumentosPainel analógico: Conta-Giros / Painel Digital: Indicador de marcha, velocímetro, hodômetro total e parcial, marcador do nível de combustívelPainel analógico: Conta-Giros / Painel Digital: Indicador de marcha, velocímetro, hodômetro total e parcial, marcador do nível de combustível

Galeria de fotos da Yamaha Crosser 150 2017

 

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend