*Destaque Hatches Lançamentos Sedãs Toyota

Yaris 2019: Primeiras impressões do novo compacto da Toyota

Yaris 2019: Primeiras impressões do novo compacto da Toyota

A Toyota confirmou os valores do Yaris 2019, publicado no NA mais cedo, grande aposta da marca japonesa para o mercado brasileiro. Custando entre R$ 59.590 e R$ 79.990, o compacto chega em carrocerias hatch e sedã, prontos para elevar as vendas da empresa, que quer alcançar a marca de 200.000 unidades produzidas e vendidas no Brasil,


Para isso, o Toyota Yaris 2019 vem com uma proposta para arrebatar parte das vendas do Etios e elevar a cota da marca por aqui, focando numa faixa de preço entre R$ 60.000 e R$ 80.000, exatamente onde as versões mais caras do irmão menor estavam posicionadas. Com a novidade, o compacto que estreou originalmente na Índia agora fica apenas com as duas versões mais baratas, custando assim menos de R$ 60.000.

Yaris 2019: Primeiras impressões do novo compacto da Toyota

Manobra já imaginada, agora a troca de Etios por Yaris na linha de frente é esperada para ter um retorno de 5.800 unidades mensais dos dois modelos, sendo que a cota esperada para o sedã será de 45%, enquanto o hatch fica com os restantes 55%. Além de vendas maiores por aqui, a Toyota espera ampliar as exportações para os países vizinhos, que em 2017 representaram 57.000 unidades ou 27% da produção.


Com o reposicionamento, a Toyota pretende agora ter o Yaris 2019 como intermediário nato entre Etios e Corolla, oferecendo inclusive alguns itens inéditos em relação ao segundo, que é o best seller do fabricante japonês por aqui. Vendo que 44% das vendas estão nessa faixa de preço, a empresa não pensou duas vezes em aplicar a dupla para ocupar a lacuna entre os produtos mais antigos.

Yaris 2019: Primeiras impressões do novo compacto da Toyota

Para esta oferta, o Yaris 2019 chega nas versões XL, XL Plus Tech, XS e XLS, sendo 28% do mix para a XL Plus Tech e 26% para a XLS, ficando a XS com 24% e a XL CVT com 17%. A manual terá 5%. Bem equipadas, as opções tem como destaque alguns itens que nem o Corolla possui, entre eles teto solar elétrico e multimídia Play+, desenvolvida em parceria com a Harman.

Desta última, vale frisar que a mesma possui integração com smartphone e, apesar de não dispor ainda de Android Auto e Car Play, vem com navegador GPS TomTom atualizável e o aplicativo Waze, além de outros apps. Mas, de acordo com a empresa, os sistemas de Google e Apple farão parte do dispositivo muito em breve. Então, quem comprou o Yaris 2019, terá sim a atualização para poder usar o Maps ou o Spotify, por exemplo, lembrando ainda que os navegadores do Google agora estão disponíveis para iOS.

Yaris 2019: Primeiras impressões do novo compacto da Toyota

Se em conectividade e comodidade, o Yaris 2019 já passou do Corolla, ele apresenta um conjunto bem equilibrado em sua proposta. Destaque para ar-condicionado digital, direção elétrica com volante multifuncional, paddle shifts, trio elétrico, computador de bordo completo, entrada e partida sem chave, banco traseiro com apoio de braço e porta-copos, rodas de liga leve aro 15, lanternas em LED (sedã), sensor de chuva, faróis com projetores, LEDs diurnos, retrovisores com rebatimento elétrico, volante e bancos em couro, até sete airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, entre outros.

Com 4,145 m de comprimento no hatch e 4,425 m no sedã, o Yaris 2019 tem ainda 1,730 m de largura, 1,490 m de altura e 2,550 m de entre-eixos, entregando bons 310 e 473 litros nos porta-malas, respectivamente. Na mecânica, a Toyota atualizou a dupla de motores Dual VVT-i com nova calibração e mudanças no sistema de exaustão, o que acrescentou alguns cavalos a mais. Assim, o 1.3 (só disponível no hatch) entrega 94/101 cavalos a 5.600 rpm e 12,5/12,9 kgfm a 4.000 rpm, respectivamente com gasolina e etanol. Da mesma forma, o 1.5 tem 105/110 cavalos e 14,3/14,9 kgfm a 4.000 rpm.

Yaris 2019: Primeiras impressões do novo compacto da Toyota

Equipado com motor de Etios, o Yaris 2019 também tomou emprestado o câmbio CVT Multidrive do Corolla. Nesse caso, o foco da marca japonesa é vender a dupla de compactos com esse câmbio, tanto que o mix de vendas garante apenas 5% de manual (de seis marchas) e o restante de CVT. Conforto e economia falaram mais alto na oferta, que ainda traz um plano de manutenção de R$ 1.168,44 nas três primeiras revisões:

  • 10.000 km – R$ 232,44
  • 20.000 km – R$ 528,00
  • 30.000 km – R$ 408,00

O Toyota Yaris 2019 estreia a cor Azul Titã, tendo ainda as opções Branco Perolizado, Prata Lua Nova, Vermelho Super, Preto Infinito, Prata Premium e Cinza Cosmopolita.

Yaris 2019: Primeiras impressões do novo compacto da Toyota

Toyota Yaris 2019 – Primeiras impressões

São Paulo-SP – O Toyota Yaris 2019 não causa surpresa em primeiro contato. Seu estilo é agressivo e jovial, com bom acabamento exterior e detalhes interessantes, tais como a grade do para-choque em preto brilhante no hatch e elementos diferenciais em preto comum no sedã. Isso sem contar as lanternas com feixes de LED no três volumes. O conjunto ótico abusa dos cromados, mas é atraente. Na traseira, as duas lanternas atendem bem ao estilo dos compactos.

Apesar do Yaris hatch apresentado em cor vermelha, vidros filmados e seus muitos detalhes em preto brilhante, as rodas aro 15 diamantadas e em preto também ficaram pequenas diante do tamanho do carro. Assim como no sedã, a impressão é que um conjunto aro 16 polegadas daria mais equilíbrio visual ao conjunto. O tema foi discutido internamente, mas a Toyota preferiu ser mais tradicional e ganhar em conforto. Dos dois, o sedã é mais equilibrado visualmente.

Yaris 2019: Primeiras impressões do novo compacto da Toyota

Por dentro, o ambiente é muito mais atraente que aquele do Etios, logicamente, mas fica devendo em relação ao Corolla, igualmente óbvio. Porém, o teto solar e a multimídia mais completa, que inclusive possui modulação de som da Harman, dá um toque a mais de compensação.

Nada de materiais emborrachados, mas apenas plásticos texturizados, embora apoios de braço, volante e bancos sejam em couro. Não há ajuste longitudinal na direção, que “cai” nas pernas durante o ajuste de altura. O porta-luvas tem bom espaço e compartimento extra, mas o porta-objetos central é pequenino, embora com entrada USB.

Yaris 2019: Primeiras impressões do novo compacto da Toyota

Não existem saídas de ar no banco traseiro, mas o espaço é bom, com altura melhor no hatch. O ar-condicionado digital é um charme a mais. O porta-malas do Yaris Sedan é razoável em capacidade, mas o hatch se destaca. No geral, agradaram ao primeiro encontro e deverão ser muito populares, no sentido próprio da palavra. Amanhã, traremos nossas impressões ao dirigir.

Toyota Yaris 2019 – Galeria de fotos

Evento a convite da Toyota. 

Yaris 2019: Primeiras impressões do novo compacto da Toyota
Nota média 4.3 de 18 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email