Relação peso/potência: veja os melhores carros em cada segmento

renault kwid 2024 estoril santos (1)

Já ouviu falar de relação peso potência? Existe uma conta simples de fazer cujo resultado irá ajudá-lo muito na hora de comprar um carro.

Para obter o valor da relação Peso/Potência basta consultar a ficha técnica do veículo em sites automotivos.

Pegue o peso do veículo em quilogramas (Kg) e divida-o pela potência do motor em cavalos-vapor (cv). Assim, no caso de um Chevrolet Onix 1.0, você terá:

1011 Kg / 80 cv = 12,63 kg por cv

Isto quer dizer que cada cavalo de potência do Onix em questão carregará um pouco mais que 12 quilos. Ao meu ver este resultado é importante pois indica que o carro é econômico, porém não é tão rápido e que pelo peso não deve vir com muitos equipamentos de segurança e terá preço de carro popular.

No entanto, concordo que assim, à primeira vista, sem parâmetros de comparação parece ser apenas um número. Como saber se uma relação peso potência de 12 é pouco ou é muito? Vou esclarecer mais.

Não farei aqui uma lista corrida ou um ranking de relações peso-potência de todos os carros do mercado. Vou comentar os resultados por categoria (populares, compactos, sedans médios, picapes pequenas, SUVs etc.) dando exemplos de alguns modelos, para que você tenha idéia de como seu carro se sai e os destaques positivos e negativos da categoria, se houver.

Vale lembrar que a potência máxima é obtida sempre com Etanol quando o carro é flex e que o peso é o da versão daquele carro que tem aquele tipo de motor, 1.0 ou 1.6, por exemplo.

Veja aqui os carros com as piores relações peso/potência do Brasil.

Veja também a relação peso/torque de vários modelos.

Um esclarecimento: quanto menor o número, melhor./ Os piores modelos daquele segmento estão marcados em vermelho e os melhores em verde.

Carro popular 1.0

renault kwid 2024 estoril santos (2)

Chevrolet Onix Joy - 12,63Chevrolet Joy Plus - 12,85Chevrolet Novo Onix - 13,60Citroen Novo C3 - 14,08Fiat Mobi - 11,77Fiat Uno - 13,11Fiat Argo - 14,35Ford Ka - 11,84Ford Ka+ Sedan - 12,02Hyundai HB20 - 12,37Hyundai HB20S - 12,62Nissan Versa - 13,71Renault Sandero - 12,32Renault Logan - 12,42Renault Kwid - 10,82Volkswagen Gol - 11,20Volkswagen Polo/Polo Track - 12,54Volkswagen Voyage - 11,87Volkswagen Up - 11,24

Melhor opção - Renault Kwid

Como os carros 1.0 tem pouca potência, as pequenas diferenças entre os modelos fazem grande diferença no uso prático do dia-a-dia.

Veja que os modelos da Fiat, com potência máxima de 77 cavalos, tem relações peso/potência bem ruim, com exceção do Mobi. Uno e Argo tem os piores números, junto com o Nissan Versa.

Os destaques são Renault Kwid, Volkswagen Gol e Volkswagen Up.

O Kwid sai na frente pois é muito mais leve que os demais, e os modelos da VW se destacam pois tem 82 cavalos, mais do que quase todos, perdendo apenas para o Ford Ka, que não venceu pois é bem pesadinho.

Carros compactos 1.0 turbo e 1.2 a 1.6

hyundai hb20 2024 caoa santos (1)

Chevrolet Onix 1.0 Turbo - 9,18Citroen C3 1.2 - 12,22Citroen C3 1.6 - 9,51Fiat Argo 1.3 - 10,45Fiat Uno 1.3 - 9,69Ford Ka 1.5 - 9,40Hyundai HB20 1.0 Turbo - 8,85Hyundai HB20 1.6 - 8,12Honda Fit 1.5 - 9,14Nissan March - 8,83Peugeot 208 1.2 - 11,62Peugeot 208 1.6 - 9,68Renault Sandero 1.6 - 9,95Toyota Etios 1.3 - 10,08Toyota Etios 1.5 - 9,02Volkswagen Gol 1.6 - 9,85Volkswagen Fox 1.6 - 10,62Volkswagen Polo TSI - 8,68Volkswagen up! TSI - 9,06

Melhor opção - Hyundai HB20 1.6 e Nissan March 1.6

Aqui as coisas já melhoram bastante, encontramos relações peso/potência bem mais interessantes.

Temos as exceções, modelos pesados e com pouca potência, como por exemplo VW Fox 1.6, Peugeot 208 1.2 e Citroen C3 1.2, estes dois últimos modelos feitos para entregar economia e não potência.

Na outra ponta, o Hyundai HB20 1.6 tem uma relação peso/potência ótima, que chega perto a valores de compactos esportivos, com ótimos 8,12 quilos por cavalo. O Nissan March também é ótimo nesse quesito.

Sedans com motor 1.3 a 1.6

hb20s impress 2015 2

Ford Ka+ Sedan 1.5 - 9,53Fiat Grand Siena 1.4 - 12,22Honda City 1.5 - 9,67Hyundai HB20S 1.6 - 8,24Nissan Versa 1.6 - 9,68Renault Logan 1.6 - 9,00Toyota Etios Sedan 1.5 - 9,02Volkswagen Voyage 1.6 - 9,58

Melhor opção - Hyundai HB20S 1.6

Aqui todos os sedãs compactos com motor entre 1.3 e 1.6 ficam bem aproximados entre si, com a exceção do Hyundai HB20S 1.6, que se destaca positivamente.

E o outro destaque é negativo, o Grand Siena 1.4 não consegue alcançar seus oponentes e fica bem para trás, com mais de 12 quilos por cavalo.

Hatches médios

chevrolet cruze 2024 absoluta santos (1)

Chevrolet Cruze 1.4 Turbo - 8,63

Infelizmente essa é uma categoria que está morrendo no Brasil, tendo hoje apenas um representante. É claro que não estamos falando de modelos importados, pois são muito mais caros.

Sedans médios

audi a3 sportback 2022 1

Audi A3 1.4 Turbo - 8,26Audi A3 2.0 Turbo - 6,00BMW 320i – 7,93Chevrolet Cruze Sedan 1.4 Turbo – 8,63Citroen C4 Lounge 1.6 Turbo - 8,67Honda Civic 2.0 - 8,23Honda Civic 1.5 Turbo - 7,66Kia Cerato - 7,68Mercedes-Benz C180 – 9,13Nissan Sentra - 9,48Toyota Corolla 2.0 – 8,40VW Jetta 1.4 Turbo – 8,87VW Jetta 2.0 Turbo – 6,23

Melhor opção - Audi A3 2.0 Turbo

Dentre os sedans médios, o Audi A3 2.0 Turbo se destaca.

O modelo tem nada menos que 220 cavalos de potência, e um peso não muito alto. Por isso é a melhor escolha.

Os piores são Sentra 2.0 e Mercedes C180, ambos com peso um pouco elevado e também um motor não muito potente (no caso da Mercedes, porém, isso não se nota pelo ótimo câmbio).

Sedans grandes

Neste segmento a realidade começa a virar sonho para muitos!

Os representantes aqui são carros de 5 metros ou mais de comprimento, com muita tecnologia e design. Alguns até medem vaga (508) e outros estacionam para você (Passat).

E podem ter até 12 cilindros no motor. Muitos donos, inclusive, como no caso de Omega, BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E e S, Audi A8, Lexus e Jaguar, sentam-se no banco de trás porque não tem tempo para perder dirigindo.

Vamos ver o que o topo da pirâmide reserva aos seus endinheirados e bem sucedidos proprietários em termos de relação peso/potência.

BMW 535i 3.0 Biturbo – 5,50Ford Fusion 2.5 – 8,79Ford Fusion 2.0 Turbo – 7,34Kia Optima -  8,62Mercedes-Benz E 350 – 5,77Mercedes-Benz E 500 – 4,49VW Passat 2.0 T – 6,93

Melhor opção não muito cara - Ford Fusion 2.0 Turbo

Veja que quanto menos peso por cavalo o carro carrega, mais reais do seu bolso ele leva.

Contudo, você não terá do que se arrepender em termos de segurança, desempenho, status e prazer ao dirigir – ou mesmo ao não dirigir.

Agora se seu negócio é pilotar, dê uma olhada nos números dos carros da categoria abaixo.

Esportivos e superesportivos

No mundo dos supercarros a história é outra: são seguros, equipados, rápidos, raros e...leves, pois carregam materiais nobres até no monobloco e podem ter chassis tubular de alumínio, muitas peças de fibra de carbono, plásticos especiais na carroceria...e por aí vai.

Sem contar o ronco do motor que é música para muitos!

BMW M3 V8 – 3,76BMW M5 V8 Biturbo – 3,52Chevrolet Camaro – 4,32Ferrari 458 Italia V8 - 2,61 Kg por cvLamborghini Gallardo LP 560M  V10 – 2,73Mercedes-Benz C63 AMG V8 – 3,70Porsche 911 4S – 4,14

Melhor opção - Ferrari 458 Italia

Haja folego heim! Podem passar de 300 Km/h e sem os apêndices aerodinâmicos, aerofólios e tudo o mais para prendê-los ao chão, literalmente voariam.

Picapes pequenas

fiat strada ultra 2024 (3)

Elas caíram no gosto de quem têm um pequeno negócio ou de quem quer um carro que não custe muito mais que um carro popular mas que tenha desempenho melhor.

Por isso, muitos jovens optaram por elas. Podem ter cabine simples, alongada, estendida ou dupla.

Vamos ver a relação peso potência das picapinhas, quando vazias em suas versões mais básicas.

Chevrolet Montana 1.4 – 10,70Fiat Strada Fire 1.4 – 12,27Fiat Strada Adventure 1.8 – 9,05Fiat Nova Strada Endurance 1.3 - 10,28Fiat Nova Strada Ultra 1.0 Turbo - 9,62VW Saveiro 1.6 – 9,95

Melhor opção - Fiat Strada Adventure 1.8

Picapes médias

fiat toro 2024 milazzo santos (2)

Vamos considerá-las médias por convenção, mas convenhamos que cresceram e apareceram! Vide antiga S10 e Nova S10 para ilustrar o que digo.

Viraram sonho de consumo da classe média e embora sejam 4x4 pisam cada vez menos em estradas de terra.

Elas tem uma relação peso potência não tão interessante assim, mas com o torque dos motores diesel é sensacional, o desempenho acaba sendo muito bom.

Fiat Toro 1.8 - 11,75Fiat Toro 1.3 Turbo - 8,97Fiat Toro 2.0 Diesel - 10,80Ford Ranger - 11,31Ford Ranger V6 - 9,42Chevrolet S10 - 10,21Mitsubishi L200 Triton Sport - 9,95Nissan Frontier - 10,45Toyota Hilux - 11,78VW Amarok - 11,52VW Amarok V6 - 8,46

Melhor opção - Amarok V6 e Toro 1.3 Turbo

Minivans e peruas

volkswagen golf variant 2019 br 6

Resolvi reunir aqui todos os veículos com apelo familiar e/ou de lazer para fins de semana que comportem pelo menos cinco passageiros e alguma bagagem.

As peruas vêm perdendo espaço desde o surgimento de minivans no nosso mercado.

E os SUVs (Sport Utility Vehicles) ou utilitários esportivos vêm ganhando terreno à medida que ganharam opções menores, mais baratas e com tração apenas dianteira nas versões mais vendidas.

Chevrolet Spin 1.8 – 11,13Citroën C3 AirCross 1.6 – 11,57Fiat Palio Adventure 1.8 – 9,40Fiat Doblo 1.8 - 11,08JAC J6 - 11,03VW SpaceFox 1.6 – 11,16VW Golf Variant 1.4 Turbo - 8,65

Melhor opção - Volkswagen Golf Variant 1.4 Turbo

A VW Golf Variant é uma ótima perua, com desempenho impressionante, pena que a Volkswagen cobra bem mais caro por ela do que pelo Golf, aproveitando por ela ser uma das poucas opções do mercado.

SUVs

jeep compass 2024 cb autos santos (1)

Há SUVs como VW Touareg, Porsche Cayenne e Land Rover Range Rover Sport, Vogue e Evoque que têm muita tecnologia embarcada, boa estabilidade e conforto e desempenho de sedan.

As peruas como Mercedes Classe E State e Audi Avant e BMW Touring também. Mas é nos recursos fora-de-estrada que os SUVs se destacam.

E, novamente, assim como no segmento acima, carros de diversos segmentos disputam um mesmo cliente.

E aqui, mais do que nunca, brigam com sedans luxuosos e mesmo com picapes médias e grandes (no momento apenas Dodge RAM 2500 está disponível no segmento).

Chery Tiggo 2 - 10,78Chery Tiggo 3x 1.0 Turbo - 12,24Chery Tiggo 5x 1.5 Turbo - 9,49Chery Tiggo 7 1.6 Turbo - 8,55Chery Tiggo 8 1.6 Turbo - 7,70Chevrolet Tracker 1.0 Turbo - 10,31Chevrolet Tracker 1.2 Turbo - 9,55Citroen C4 Cactus THP - 7,01Fiat Fastback 1.0 Turbo - 9,63Fiat Fastback 1.3 Turbo - 7,04Fiat Pulse 1.0 Turbo - 9,49Fiat Pulse 1.3 - 11,09Fiat Pulse 1.3 Turbo - 6,92Ford EcoSport 1.5 – 9,07Ford EcoSport 2.0 - 7,72Honda CR-V 2.0 – 10,19Honda HR-V 1.8 - 9,14Honda HR-V 1.5 - 10,35Honda HR-V 1.5 Turbo - 8,03Honda WR-V 1.5 - 9,82Hyundai Santa Fe 3.5 V6 – 6,59Hyundai Creta 1.0 Turbo - 10,58Hyundai Creta 1.6 - 9,97Hyundai Creta 2.0 - 8,43Hyundai ix35 2.0 – 8,98Hyundai New Tucson 1.6 Turbo - 9,18Hyundai Tucson 2.0 – 10,62JAC T40 1.5 - 9,09JAC T5 1.5 - 9,53Jeep Commander 1.3 Turbo - 9,27Jeep Commander 2.0 Turbo - 11,22Jeep Compass 1.3 Turbo - 8,12Jeep Compass 2.0 diesel - 10,30Jeep Renegade 1.3 Turbo - 7,93Jeep Renegade 1.8 - 10,02Jeep Renegade 2.0 diesel - 9,58Kia Sorento 2.4 – 10,23Kia Sportage 2.0 – 7,96Land Rover Range Rover Vogue 5.0 V8 – 5,25Nissan Kicks 1.6 - 10,02Peugeot 2008 1.6 - 9,88Peugeot 2008 1.6 Turbo - 7,12Porsche Cayenne Turbo - 4,71RAM 1500 – 6,52RAM 2500 – 10,58RAM 3500 – 9,54RAM Classic - 6,38Renault Captur 1.3 Turbo - 8,04Renault Captur 1.6 - 10,60Renault Captur 2.0 - 9,13Renault Duster 1.3 Turbo - 7,88Renault Duster 1.6 – 10,12Renault Duster 2.0 – 8,80Suzuki Jimny - 12,82Suzuki S-Cross - 8,15Suzuki Vitara - 8,01Toyota Corolla Cross - 8,02Toyota Hilux SW4 diesel – 8,66VW Nivus 1.0 Turbo - 8,85VW Taos 1.4 Turbo - 9,46VW T-Cross 1.0 Turbo - 9,49VW T-Cross 1.4 Turbo - 8,61VW Tiguan 1.4 Turbo – 10,01VW Tiguan 2.0 Turbo - 7,97VW Touareg V6 – 7,26VW Touareg V8 – 5,76Volvo XC40 - 6,38Volvo XC60 - 5,25Volvo XC90 - 5,22

Melhor opção dentre os modelos não tão caros - Peugeot 2008 1.6 Turbo e Fiat Pulse 1.3 Turbo

O destaque óbvio aqui é o Porsche Cayenne Turbo, com relação peso/potência de sedan esportivo.

E entre os menos caros, os SUVs compactos, temos o Peugeot 2008 com uma relação peso potência invejável de 7,12 quilos por cavalo.

Acolhemos a RAM aqui por ela ser a única representante do segmento de picapes grandes no mercado e por concorrer com muitos dos modelos aqui apresentados.

CONCLUSÃO

A Relação Peso/Potência ajuda o consumidor a ter uma noção da sensação que vai ter com o carro que pretende comprar. É claro que este dado por si só não é suficiente para coroar ou crucificar um automóvel.

Fatores como torque do motor, câmbios bem escalonados, modernidade do projeto e boa aerodinâmica são outros fatores importantes que podem ajudar um carro não tão leve a parecer melhor e vice-versa.

Apresentamos os números dos carros quando vazios, porém, é possível somar ao peso do carro o peso aproximado dos ocupantes e das bagagens e dividí-lo pela potência para se ter uma idéia de seu comportamento quando cheio.

E apenas para se ter uma idéia dos carros do passado, vamos citar um queridinho do Brasil, o Fusca 1.6 a gasolina: ele tinha uma relação peso potência de 12 Kg/cv (800 Kg/57 cv).

Outros ícones do passado: um Opala 4 cilindros 2.5 Álcool tinha uma relação de 14,45 Kg/cv (1272/88) enquanto o mesmo carro em versão 6 cilindros 4.1 a álcool oferecia 11,16 Kg/cv. Um Gol GTS 1.8/S a álcool tinha 9,69 Kg/cv (960/99).

Na minha opinião deveria haver um selo vem visível no parabrisas de um carro exposto no show-room e também na capa do manual do proprietário ostentando, por exemplo, “RPP = 10,22”.

Enquanto isso não acontece...Calculadora na mão (todo celular tem) e boa compra! Este número facilita a escolha? O que você acha?

Por Gerson Brusco Gonzalez

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Carros: ver as novidades