Já ouviu falar de relação peso potência? Existe uma conta simples de fazer cujo resultado irá ajudá-lo muito na hora de comprar um carro.
Para obter o valor da relação Peso/Potência basta consultar a ficha técnica do veículo em sites automotivos.
Pegue o peso do veículo em quilogramas (Kg) e divida-o pela potência do motor em cavalos-vapor (cv). Assim, no caso de um Chevrolet Onix 1.0, você terá:
1011 Kg / 80 cv = 12,63 kg por cv
Isto quer dizer que cada cavalo de potência do Onix em questão carregará um pouco mais que 12 quilos. Ao meu ver este resultado é importante pois indica que o carro é econômico, porém não é tão rápido e que pelo peso não deve vir com muitos equipamentos de segurança e terá preço de carro popular.
No entanto, concordo que assim, à primeira vista, sem parâmetros de comparação parece ser apenas um número. Como saber se uma relação peso potência de 12 é pouco ou é muito? Vou esclarecer mais.
Não farei aqui uma lista corrida ou um ranking de relações peso-potência de todos os carros do mercado. Vou comentar os resultados por categoria (populares, compactos, sedans médios, picapes pequenas, SUVs etc.) dando exemplos de alguns modelos, para que você tenha idéia de como seu carro se sai e os destaques positivos e negativos da categoria, se houver.
Vale lembrar que a potência máxima é obtida sempre com Etanol quando o carro é flex e que o peso é o da versão daquele carro que tem aquele tipo de motor, 1.0 ou 1.6, por exemplo.
Veja aqui os carros com as piores relações peso/potência do Brasil.
Veja também a relação peso/torque de vários modelos.
Um esclarecimento: quanto menor o número, melhor./ Os piores modelos daquele segmento estão marcados em vermelho e os melhores em verde.
Carro popular 1.0
Chevrolet Onix Joy – 12,63
Chevrolet Joy Plus – 12,85
Chevrolet Novo Onix – 13,60
Citroen Novo C3 – 14,08
Fiat Mobi – 11,77
Fiat Uno – 13,11
Fiat Argo – 14,35
Ford Ka – 11,84
Ford Ka+ Sedan – 12,02
Hyundai HB20 – 12,37
Hyundai HB20S – 12,62
Nissan Versa – 13,71
Renault Sandero – 12,32
Renault Logan – 12,42
Renault Kwid – 10,82
Volkswagen Gol – 11,20
Volkswagen Polo/Polo Track – 12,54
Volkswagen Voyage – 11,87
Volkswagen Up – 11,24
Melhor opção – Renault Kwid
Como os carros 1.0 tem pouca potência, as pequenas diferenças entre os modelos fazem grande diferença no uso prático do dia-a-dia.
Veja que os modelos da Fiat, com potência máxima de 77 cavalos, tem relações peso/potência bem ruim, com exceção do Mobi. Uno e Argo tem os piores números, junto com o Nissan Versa.
Os destaques são Renault Kwid, Volkswagen Gol e Volkswagen Up.
O Kwid sai na frente pois é muito mais leve que os demais, e os modelos da VW se destacam pois tem 82 cavalos, mais do que quase todos, perdendo apenas para o Ford Ka, que não venceu pois é bem pesadinho.
Carros compactos 1.0 turbo e 1.2 a 1.6
Chevrolet Onix 1.0 Turbo – 9,18
Citroen C3 1.2 – 12,22
Citroen C3 1.6 – 9,51
Fiat Argo 1.3 – 10,45
Fiat Uno 1.3 – 9,69
Ford Ka 1.5 – 9,40
Hyundai HB20 1.0 Turbo – 8,85
Hyundai HB20 1.6 – 8,12
Honda Fit 1.5 – 9,14
Nissan March – 8,83
Peugeot 208 1.2 – 11,62
Peugeot 208 1.6 – 9,68
Renault Sandero 1.6 – 9,95
Toyota Etios 1.3 – 10,08
Toyota Etios 1.5 – 9,02
Volkswagen Gol 1.6 – 9,85
Volkswagen Fox 1.6 – 10,62
Volkswagen Polo TSI – 8,68
Volkswagen up! TSI – 9,06
Melhor opção – Hyundai HB20 1.6 e Nissan March 1.6
Aqui as coisas já melhoram bastante, encontramos relações peso/potência bem mais interessantes.
Temos as exceções, modelos pesados e com pouca potência, como por exemplo VW Fox 1.6, Peugeot 208 1.2 e Citroen C3 1.2, estes dois últimos modelos feitos para entregar economia e não potência.
Na outra ponta, o Hyundai HB20 1.6 tem uma relação peso/potência ótima, que chega perto a valores de compactos esportivos, com ótimos 8,12 quilos por cavalo. O Nissan March também é ótimo nesse quesito.
Sedans com motor 1.3 a 1.6
Ford Ka+ Sedan 1.5 – 9,53
Fiat Grand Siena 1.4 – 12,22
Honda City 1.5 – 9,67
Hyundai HB20S 1.6 – 8,24
Nissan Versa 1.6 – 9,68
Renault Logan 1.6 – 9,00
Toyota Etios Sedan 1.5 – 9,02
Volkswagen Voyage 1.6 – 9,58
Melhor opção – Hyundai HB20S 1.6
Aqui todos os sedãs compactos com motor entre 1.3 e 1.6 ficam bem aproximados entre si, com a exceção do Hyundai HB20S 1.6, que se destaca positivamente.
E o outro destaque é negativo, o Grand Siena 1.4 não consegue alcançar seus oponentes e fica bem para trás, com mais de 12 quilos por cavalo.
Hatches médios
Chevrolet Cruze 1.4 Turbo – 8,63
Infelizmente essa é uma categoria que está morrendo no Brasil, tendo hoje apenas um representante. É claro que não estamos falando de modelos importados, pois são muito mais caros.
Sedans médios
Audi A3 1.4 Turbo – 8,26
Audi A3 2.0 Turbo – 6,00
BMW 320i – 7,93
Chevrolet Cruze Sedan 1.4 Turbo – 8,63
Citroen C4 Lounge 1.6 Turbo – 8,67
Honda Civic 2.0 – 8,23
Honda Civic 1.5 Turbo – 7,66
Kia Cerato – 7,68
Mercedes-Benz C180 – 9,13
Nissan Sentra – 9,48
Toyota Corolla 2.0 – 8,40
VW Jetta 1.4 Turbo – 8,87
VW Jetta 2.0 Turbo – 6,23
Melhor opção – Audi A3 2.0 Turbo
Dentre os sedans médios, o Audi A3 2.0 Turbo se destaca.
O modelo tem nada menos que 220 cavalos de potência, e um peso não muito alto. Por isso é a melhor escolha.
Os piores são Sentra 2.0 e Mercedes C180, ambos com peso um pouco elevado e também um motor não muito potente (no caso da Mercedes, porém, isso não se nota pelo ótimo câmbio).
Sedans grandes
Neste segmento a realidade começa a virar sonho para muitos!
Os representantes aqui são carros de 5 metros ou mais de comprimento, com muita tecnologia e design. Alguns até medem vaga (508) e outros estacionam para você (Passat).
E podem ter até 12 cilindros no motor. Muitos donos, inclusive, como no caso de Omega, BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E e S, Audi A8, Lexus e Jaguar, sentam-se no banco de trás porque não tem tempo para perder dirigindo.
Vamos ver o que o topo da pirâmide reserva aos seus endinheirados e bem sucedidos proprietários em termos de relação peso/potência.
BMW 535i 3.0 Biturbo – 5,50
Ford Fusion 2.5 – 8,79
Ford Fusion 2.0 Turbo – 7,34
Kia Optima – 8,62
Mercedes-Benz E 350 – 5,77
Mercedes-Benz E 500 – 4,49
VW Passat 2.0 T – 6,93
Melhor opção não muito cara – Ford Fusion 2.0 Turbo
Veja que quanto menos peso por cavalo o carro carrega, mais reais do seu bolso ele leva.
Contudo, você não terá do que se arrepender em termos de segurança, desempenho, status e prazer ao dirigir – ou mesmo ao não dirigir.
Agora se seu negócio é pilotar, dê uma olhada nos números dos carros da categoria abaixo.
Esportivos e superesportivos
No mundo dos supercarros a história é outra: são seguros, equipados, rápidos, raros e…leves, pois carregam materiais nobres até no monobloco e podem ter chassis tubular de alumínio, muitas peças de fibra de carbono, plásticos especiais na carroceria…e por aí vai.
Sem contar o ronco do motor que é música para muitos!
BMW M3 V8 – 3,76
BMW M5 V8 Biturbo – 3,52
Chevrolet Camaro – 4,32
Ferrari 458 Italia V8 – 2,61 Kg por cv
Lamborghini Gallardo LP 560M V10 – 2,73
Mercedes-Benz C63 AMG V8 – 3,70
Porsche 911 4S – 4,14
Melhor opção – Ferrari 458 Italia
Haja folego heim! Podem passar de 300 Km/h e sem os apêndices aerodinâmicos, aerofólios e tudo o mais para prendê-los ao chão, literalmente voariam.
Picapes pequenas
Elas caíram no gosto de quem têm um pequeno negócio ou de quem quer um carro que não custe muito mais que um carro popular mas que tenha desempenho melhor.
Por isso, muitos jovens optaram por elas. Podem ter cabine simples, alongada, estendida ou dupla.
Vamos ver a relação peso potência das picapinhas, quando vazias em suas versões mais básicas.
Chevrolet Montana 1.4 – 10,70
Fiat Strada Fire 1.4 – 12,27
Fiat Strada Adventure 1.8 – 9,05
Fiat Nova Strada Endurance 1.3 – 10,28
Fiat Nova Strada Ultra 1.0 Turbo – 9,62
VW Saveiro 1.6 – 9,95
Melhor opção – Fiat Strada Adventure 1.8
Picapes médias
Vamos considerá-las médias por convenção, mas convenhamos que cresceram e apareceram! Vide antiga S10 e Nova S10 para ilustrar o que digo.
Viraram sonho de consumo da classe média e embora sejam 4×4 pisam cada vez menos em estradas de terra.
Elas tem uma relação peso potência não tão interessante assim, mas com o torque dos motores diesel é sensacional, o desempenho acaba sendo muito bom.
Fiat Toro 1.8 – 11,75
Fiat Toro 1.3 Turbo – 8,97
Fiat Toro 2.0 Diesel – 10,80
Ford Ranger – 11,31
Ford Ranger V6 – 9,42
Chevrolet S10 – 10,21
Mitsubishi L200 Triton Sport – 9,95
Nissan Frontier – 10,45
Toyota Hilux – 11,78
VW Amarok – 11,52
VW Amarok V6 – 8,46
Melhor opção – Amarok V6 e Toro 1.3 Turbo
Minivans e peruas
Resolvi reunir aqui todos os veículos com apelo familiar e/ou de lazer para fins de semana que comportem pelo menos cinco passageiros e alguma bagagem.
As peruas vêm perdendo espaço desde o surgimento de minivans no nosso mercado.
E os SUVs (Sport Utility Vehicles) ou utilitários esportivos vêm ganhando terreno à medida que ganharam opções menores, mais baratas e com tração apenas dianteira nas versões mais vendidas.
Chevrolet Spin 1.8 – 11,13
Citroën C3 AirCross 1.6 – 11,57
Fiat Palio Adventure 1.8 – 9,40
Fiat Doblo 1.8 – 11,08
JAC J6 – 11,03
VW SpaceFox 1.6 – 11,16
VW Golf Variant 1.4 Turbo – 8,65
Melhor opção – Volkswagen Golf Variant 1.4 Turbo
A VW Golf Variant é uma ótima perua, com desempenho impressionante, pena que a Volkswagen cobra bem mais caro por ela do que pelo Golf, aproveitando por ela ser uma das poucas opções do mercado.
SUVs
Há SUVs como VW Touareg, Porsche Cayenne e Land Rover Range Rover Sport, Vogue e Evoque que têm muita tecnologia embarcada, boa estabilidade e conforto e desempenho de sedan.
As peruas como Mercedes Classe E State e Audi Avant e BMW Touring também. Mas é nos recursos fora-de-estrada que os SUVs se destacam.
E, novamente, assim como no segmento acima, carros de diversos segmentos disputam um mesmo cliente.
E aqui, mais do que nunca, brigam com sedans luxuosos e mesmo com picapes médias e grandes (no momento apenas Dodge RAM 2500 está disponível no segmento).
Chery Tiggo 2 – 10,78
Chery Tiggo 3x 1.0 Turbo – 12,24
Chery Tiggo 5x 1.5 Turbo – 9,49
Chery Tiggo 7 1.6 Turbo – 8,55
Chery Tiggo 8 1.6 Turbo – 7,70
Chevrolet Tracker 1.0 Turbo – 10,31
Chevrolet Tracker 1.2 Turbo – 9,55
Citroen C4 Cactus THP – 7,01
Fiat Fastback 1.0 Turbo – 9,63
Fiat Fastback 1.3 Turbo – 7,04
Fiat Pulse 1.0 Turbo – 9,49
Fiat Pulse 1.3 – 11,09
Fiat Pulse 1.3 Turbo – 6,92
Ford EcoSport 1.5 – 9,07
Ford EcoSport 2.0 – 7,72
Honda CR-V 2.0 – 10,19
Honda HR-V 1.8 – 9,14
Honda HR-V 1.5 – 10,35
Honda HR-V 1.5 Turbo – 8,03
Honda WR-V 1.5 – 9,82
Hyundai Santa Fe 3.5 V6 – 6,59
Hyundai Creta 1.0 Turbo – 10,58
Hyundai Creta 1.6 – 9,97
Hyundai Creta 2.0 – 8,43
Hyundai ix35 2.0 – 8,98
Hyundai New Tucson 1.6 Turbo – 9,18
Hyundai Tucson 2.0 – 10,62
JAC T40 1.5 – 9,09
JAC T5 1.5 – 9,53
Jeep Commander 1.3 Turbo – 9,27
Jeep Commander 2.0 Turbo – 11,22
Jeep Compass 1.3 Turbo – 8,12
Jeep Compass 2.0 diesel – 10,30
Jeep Renegade 1.3 Turbo – 7,93
Jeep Renegade 1.8 – 10,02
Jeep Renegade 2.0 diesel – 9,58
Kia Sorento 2.4 – 10,23
Kia Sportage 2.0 – 7,96
Land Rover Range Rover Vogue 5.0 V8 – 5,25
Nissan Kicks 1.6 – 10,02
Peugeot 2008 1.6 – 9,88
Peugeot 2008 1.6 Turbo – 7,12
Porsche Cayenne Turbo – 4,71
RAM 1500 – 6,52
RAM 2500 – 10,58
RAM 3500 – 9,54
RAM Classic – 6,38
Renault Captur 1.3 Turbo – 8,04
Renault Captur 1.6 – 10,60
Renault Captur 2.0 – 9,13
Renault Duster 1.3 Turbo – 7,88
Renault Duster 1.6 – 10,12
Renault Duster 2.0 – 8,80
Suzuki Jimny – 12,82
Suzuki S-Cross – 8,15
Suzuki Vitara – 8,01
Toyota Corolla Cross – 8,02
Toyota Hilux SW4 diesel – 8,66
VW Nivus 1.0 Turbo – 8,85
VW Taos 1.4 Turbo – 9,46
VW T-Cross 1.0 Turbo – 9,49
VW T-Cross 1.4 Turbo – 8,61
VW Tiguan 1.4 Turbo – 10,01
VW Tiguan 2.0 Turbo – 7,97
VW Touareg V6 – 7,26
VW Touareg V8 – 5,76
Volvo XC40 – 6,38
Volvo XC60 – 5,25
Volvo XC90 – 5,22
Melhor opção dentre os modelos não tão caros – Peugeot 2008 1.6 Turbo e Fiat Pulse 1.3 Turbo
O destaque óbvio aqui é o Porsche Cayenne Turbo, com relação peso/potência de sedan esportivo.
E entre os menos caros, os SUVs compactos, temos o Peugeot 2008 com uma relação peso potência invejável de 7,12 quilos por cavalo.
Acolhemos a RAM aqui por ela ser a única representante do segmento de picapes grandes no mercado e por concorrer com muitos dos modelos aqui apresentados.
CONCLUSÃO
A Relação Peso/Potência ajuda o consumidor a ter uma noção da sensação que vai ter com o carro que pretende comprar. É claro que este dado por si só não é suficiente para coroar ou crucificar um automóvel.
Fatores como torque do motor, câmbios bem escalonados, modernidade do projeto e boa aerodinâmica são outros fatores importantes que podem ajudar um carro não tão leve a parecer melhor e vice-versa.
Apresentamos os números dos carros quando vazios, porém, é possível somar ao peso do carro o peso aproximado dos ocupantes e das bagagens e dividí-lo pela potência para se ter uma idéia de seu comportamento quando cheio.
E apenas para se ter uma idéia dos carros do passado, vamos citar um queridinho do Brasil, o Fusca 1.6 a gasolina: ele tinha uma relação peso potência de 12 Kg/cv (800 Kg/57 cv).
Outros ícones do passado: um Opala 4 cilindros 2.5 Álcool tinha uma relação de 14,45 Kg/cv (1272/88) enquanto o mesmo carro em versão 6 cilindros 4.1 a álcool oferecia 11,16 Kg/cv. Um Gol GTS 1.8/S a álcool tinha 9,69 Kg/cv (960/99).
Na minha opinião deveria haver um selo vem visível no parabrisas de um carro exposto no show-room e também na capa do manual do proprietário ostentando, por exemplo, “RPP = 10,22”.
Enquanto isso não acontece…Calculadora na mão (todo celular tem) e boa compra! Este número facilita a escolha? O que você acha?
Por Gerson Brusco Gonzalez
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