Glossário automotivo: Confira o que significam os principais termos do mundo automotivo, explicados de maneira fácil de entender.
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A
4WD | Um trem de força que emprega dois diferenciais e uma caixa de transferência para fornecer energia a todas as quatro rodas de um veículo. |
Acabamento interno | Tecido, couro ou material sintético usado para cobrir os assentos, painéis de porta, descansos de braço e encostos de cabeça de um veículo. |
Acessório paralelo | Um acessório ou equipamento que não está incluído no veículo quando fabricado, mas é comprado e instalado na concessionária ou em outros estabelecimentos automotivos. |
AdBlue | Uma marca de fluido de escapamento diesel (DEF) que é registrada e supervisionada pela Associação Alemã da Indústria Automobilística, um grupo que representa fabricantes de carros alemães e fornecedores automotivos. |
Aditivos | Substâncias adicionadas aos fluidos do veículo para melhorar o desempenho ou proteger componentes. |
Aditivo para gasolina | Um líquido a ser colocado junto com a gasolina, para melhorar sua qualidade, ou limpar o motor. |
Aditivo para radiador | Também conhecido como “anticongelante”. Uma mistura de água e etilenoglicol que possui um ponto de ebulição mais alto e um ponto de congelamento mais baixo do que a água pura. |
Aerofólio | Um spoiler montado na tampa do porta-malas de um veículo que permite que o ar flua sobre ele, mas não por baixo dele (e que geralmente é instalado por motivos estéticos). |
Airbag | Um dispositivo que se expande e enche de ar quando ocorre um impacto forte para reduzir as chances de um ocupante do veículo entrar em contato com as superfícies interiores do veículo. |
Airbag | Dispositivo de segurança que se infla instantaneamente em caso de colisão para proteger os ocupantes do veículo. |
Airbag de joelho | Pequenos airbags que se abrem sob o painel de instrumentos, geralmente no lado do motorista onde estão localizados a coluna de direção e outras partes rígidas do veículo. |
Airbags de cortina | Airbags de larga extensão que, quando acionados, cobrem o vidro lateral em um impacto lateral ou, em algumas aplicações, um capotamento, para manter as cabeças e membros dos ocupantes totalmente dentro do veículo. |
Airbags laterais | Airbags pequenos que se desdobram na borda externa de um assento para proteger a caixa torácica do ocupante em uma colisão lateral. |
Ajuste do volante | O mecanismo que controla a posição da coluna de direção de um veículo para atender às necessidades do motorista. |
Ajuste dos pedais | O mecanismo que controla a posição do pedal do acelerador, freio e/ou embreagem de um veículo para atender às necessidades do condutor. |
Alarme | Sistema de segurança que emite um aviso sonoro em caso de tentativa de roubo ou intrusão no veículo. |
Alarme anti-furto | Um dispositivo que usa um sinal auditivo e/ou telemétrico para alertar o proprietário de um veículo sobre uma tentativa de roubo. |
Alinhamento das rodas | O ajuste de vários componentes para atender a especificações predeterminadas de cambagem, cáster, convergência e altura de rodagem. |
Alinhamento/Balanceamento | Ajuste da direção e suspensão para garantir que as rodas estejam paralelas e retas; distribuição uniforme do peso nas rodas para evitar vibrações. |
Alternador | Uma peça responsável por transformar energia mecânica em energia elétrica, para fazer funcionar os equipamentos elétricos do carro. |
Alternador | Gera energia elétrica para recarregar a bateria e alimentar os sistemas elétricos do veículo enquanto o motor está funcionando. |
Altura | A distância entre a parte mais alta de um veículo e o solo. |
Altura livre do solo | A distância entre o ponto mais baixo de um veículo e o solo. |
Amortecedor | Peça da suspensão do carro, destinada ao controle das oscilações da mola e também visa manter a roda em contato contínuo com o chão. |
Amortecedor | Componente da suspensão que absorve impactos e mantém o veículo estável, proporcionando conforto aos ocupantes. |
Amortecedor do capô | Peça encontrada em certos carros, feita para amortecer o impacto do capô, quando o fechamos, e também o manter aberto quando necessário. |
Amortecedor do Capô | Dispositivo que controla o movimento do capô, mantendo-o aberto quando necessário. |
Amortecedor do Porta-Malas | Similar ao do capô, mas para o porta-malas, evitando que ele caia rapidamente ao ser aberto. |
Amortecedor do porta-malas | Peça que mantém a tampa do porta-malas aberta enquanto estamos utilizando o mesmo. |
Ângulo de ataque | O ângulo mais íngreme de uma estrada inclinada na qual um veículo pode ser dirigido de uma estrada nivelada sem que a parte dianteira do veículo entre em contato com a superfície inclinada. |
Ângulo de saída | O ângulo mais íngreme de uma estrada inclinada na qual um veículo pode ser dirigido de uma estrada nivelada sem que a parte traseira do veículo entre em contato com a superfície inclinada. |
Ano/modelo | Para um modelo de veículo, a designação do ano civil atribuída pelo fabricante à versão anual desse modelo. |
Anticongelante | Ver “líquido de arrefecimento” |
Anti-furto | Um dispositivo ou sistema de dispositivos que ajudam a evitar que um veículo seja roubado. |
Aquecedor | Um trocador de calor colocado no sistema de ventilação que difunde calor do sistema de resfriamento do motor em uma corrente de ar gerada por um ventilador. |
Aquecedor do bloco do motor | Um aquecedor elétrico instalado em um furo de bujão de congelamento em um bloco do motor que pré-aquece o líquido de arrefecimento do motor para ajudar a iniciar um veículo sob condições extremamente frias. |
Ar quente | Sistema de aquecimento da cabine do veículo, que capta ar que passa perto do motor, recebendo seu calor. |
Ar Quente | Sistema que utiliza o calor do motor para aquecer o ar do interior do veículo. |
Ar-condicionado | O resfriamento e desumidificação do ar da cabine de um veículo. |
Ar-condicionado | Sistema que resfria e controla a temperatura do ar no interior do veículo. |
Arrasto aerodinâmico | Para um veículo em movimento, a força exercida pelo fluxo de ar se movendo na direção oposta. |
Aspirador de Pó Automotivo | Equipamento utilizado para aspirar sujeira e resíduos do interior do carro. |
Assistência de freio de emergência | Um sistema controlado eletronicamente que maximiza a eficiência dos freios durante paradas de emergência. |
Assistência de frenagem | Um sistema que monitora a rapidez da aplicação do pedal de freio do motorista e aplica força de frenagem adicional se determinar que uma parada de pânico está ocorrendo. |
Assistência de ré | Um dispositivo ou sistema de dispositivos (geralmente um sensor de distância de estacionamento ou uma câmera de ré) projetado para auxiliar o controle de um veículo em marcha à ré. |
ATTS | Sistema de Transferência de Torque Automático da Honda, um sistema que distribui a saída de torque de um motor proporcionalmente entre os eixos motrizes (para que a saída seja usada da forma mais eficaz possível). |
Atuador da embreagem | Peça que promove o acionamento da embreagem para engatar as marchas através da liberação do disco de embreagem. |
Atuador da Embreagem | Dispositivo que controla o acoplamento e desacoplamento do disco da embreagem. |
Atuador da marcha lenta | Tem a função de controlar a rotação do motor em regime de marcha lenta, ou seja, quando não estamos acelerando. |
Atuador da Marcha Lenta | Controla a quantidade de ar que entra no motor em marcha lenta, mantendo a rotação estável. |
Áudio premium | Um sistema de som fornecido ao fabricante do veículo por um fabricante de áudio de marca conhecida. |
Autonomia do carro elétrico | A distância média que um veículo elétrico é capaz de percorrer com uma carga completa, conforme medido pela EPA e listado no adesivo do veículo. |
AWD | Tração nas quatro rodas. Um sistema de transmissão que utiliza diferenciais dianteiros, traseiros e centrais para fornecer potência às quatro rodas de um veículo. |
B
Balanceamento das rodas | Uso de contrapesos, ou seja, pequenas peças que auxiliam na hora de equiparar a massa total dos eixos e lados do conjunto das rodas, para que elas girem sem se desbalancear. |
Banco | Componente do carro onde os ocupantes ficam sentados. |
Banco com ventilação e aquecimento | Bancos que possuem mecanismos internos de aquecimento e refrigeração. |
Bancos | Assentos do veículo onde os ocupantes se sentam. |
Bancos massageadores | Assentos que contêm elementos mecânicos móveis no encosto, geralmente com várias configurações selecionáveis. |
Bancos ventilados | Bancos que podem direcionar o ar ambiente através de pequenos orifícios na seção central do assento. |
Bandeja da balança | Peça que faz a união da roda com o chassi do carro. |
Bandeja da Balança | Componente da suspensão que ajuda a manter a estabilidade do veículo. |
Barra axial | Componente da suspensão que liga a caixa e direção aos terminais da roda, permitindo assim o seu movimento de um lado para o outro. |
Barra Axial | Componente da direção que transmite o movimento do volante para as rodas. |
Barra da direção | Transmite os movimentos do sistema de direção ou suspensão diretamente para as rodas do veículo. |
Barra da Direção | Parte do sistema de direção que conecta a caixa de direção às rodas. |
Barra Estabilizadora | Componente que reduz a inclinação lateral do veículo em curvas, melhorando a estabilidade. |
Batente | Peça que limita o movimento de outros componentes, evitando danos ou impactos excessivos. |
Bateria | Fonte de energia elétrica que alimenta o sistema elétrico do veículo quando o motor está desligado. |
Bico Injetor | Dispositivo que pulveriza o combustível no motor, permitindo sua combustão. |
Bieleta | Componente da suspensão que conecta a barra estabilizadora à suspensão. |
Biodiesel | Um combustível que é uma mistura de diesel à base de petróleo e diesel à base de plantas. |
Bobina de Ignição | Gera a alta voltagem necessária para a faísca nas velas de ignição. |
Bóia de Combustível | Mede o nível de combustível no tanque e envia informações ao painel. |
Boletim de serviço técnico | São emitidos pelo fabricante para problemas que afetam o funcionamento normal do veículo. Às vezes chamados de “garantias secretas”, os TSBs cobrem problemas conhecidos e fornecem instruções de reparo para técnicos de serviço e, de acordo, são distribuídos para todas as concessionárias do fabricante. |
Bomba dágua | Um dispositivo que circula o líquido de arrefecimento através do sistema de arrefecimento de um veículo. |
Bomba D’água | Circula o líquido de arrefecimento pelo sistema de arrefecimento do motor. |
Bomba de Combustível | Bombeia o combustível do tanque para o motor. |
Bomba de Óleo | Responsável por bombear o óleo lubrificante para as partes móveis do motor. |
Bomba de Vácuo | Cria vácuo para operar sistemas como o de freio ou o de controle de emissões. |
Braço da Suspensão | Parte da suspensão que conecta o chassi ou a carroceria às rodas. |
Braço Pitman | Componente da direção que ajuda a converter o movimento do volante em movimento lateral das rodas. |
Bronzina | Peça utilizada nos motores para reduzir o atrito entre o virabrequim e os mancais. |
Bucha da Suspensão | Elemento de borracha ou metal utilizado na suspensão para absorver vibrações e ruídos. |
Buzina | Dispositivo de aviso sonoro do veículo. |
C
Cabeçote | Parte superior do motor que contém as válvulas, câmaras de combustão, etc. |
Cabo da Embreagem | Transmite o movimento do pedal da embreagem para o sistema de embreagem. |
Cabo de vela | Cabos que transportam uma carga elétrica de alta voltagem do distribuidor ou bobinas de ignição para as velas de ignição. |
Cabo de Vela | Transmite a corrente elétrica para as velas de ignição. |
Cadeirinha | Um assento adicional e arnês especificamente projetados para a segurança de crianças pequenas e projetados para funcionar com o sistema de retenção embutido de um veículo. |
Calota | Tampa que cobre o centro das rodas. |
Calotas | Um disco decorativo de metal ou plástico que obscurece as rodas de aço estampadas, porcas de roda e/ou cubos de um veículo. |
Câmbio automático | Uma transmissão que usa um conversor de torque, conjunto de engrenagens planetárias e embreagens ou faixas para mudar automaticamente as marchas de um veículo. |
Câmbio Automático | Sistema de transmissão que muda as marchas automaticamente. |
Câmbio automatizado | Também conhecida como “DSG,” “caixa de câmbio de mudança direta,” “SMG” e “caixa de câmbio manual sequencial.” Uma transmissão manual convencional do tipo embreagem que emprega atuadores eletrônicos, pneumáticos e/ou hidráulicos no lugar de um pedal de embreagem convencional, e uma alavanca de câmbio puramente mecânica. O motorista pode selecionar o modo de mudança totalmente automático ou modo de mudança controlada pelo motorista. |
Câmbio manual | Uma transmissão que usa uma embreagem e um seletor de marcha para mudar de marcha. |
Câmbio Manual | Sistema de transmissão onde o condutor faz a mudança manual das marchas. |
Câmera de Ré/Estacionamento | Dispositivo que auxilia o motorista ao manobrar o veículo em marcha ré. |
Câmera externa | Uma câmera de vídeo montada fora de um veículo que transmite seu sinal para um monitor dentro da cabine. |
Camisa do Motor | Estrutura que envolve os cilindros do motor. |
Cânister | Um dispositivo que captura vapores de combustível cru (hidrocarbonetos) do tanque de combustível e da cuba do carburador do veículo antes que possam escapar para o ar. |
Capacidade de bagagens | Uma medida do volume do porta-malas/área de carga de um veículo com todos os assentos padrão no lugar. |
Capacidade de carga | Uma medida do volume de carga de um veículo quando os bancos traseiros (incluindo uma terceira fileira, se aplicável) estão dobrados ou removidos. |
Capacidade de reboque | O peso máximo que um veículo é capaz de rebocar (de acordo com o fabricante). |
Capacidade do tanque | A quantidade de combustível que o tanque de combustível de um veículo pode armazenar. |
Capô | Tampa dianteira do motor do veículo. |
Capota Marítima | Cobertura flexível da caçamba de caminhonetes. |
Carburador | Um dispositivo usado em motores de combustão interna a gasolina mais antigos que é montado no coletor de admissão do motor e fornece combustível ao motor. |
Carburador | Dispositivo que mistura ar e combustível antes de entrar no motor. |
Carro elétrico | Um veículo que é movido inteiramente por eletricidade, usando baterias, capacitores e um ou mais sistemas de tração. |
Carro Flex | Um veículo que pode funcionar com pelo menos duas fontes de combustível diferentes, seja simultaneamente por meio de um único sistema de combustível ou separadamente por meio de vários sistemas de combustível. |
Carro seminovo certificado | Um veículo usado oferecido para venda por um revendedor autorizado daquele fabricante de veículos e que segue os requisitos do fabricante para “certificar” o veículo (incluindo inspeção e serviço) e que, ao ser vendido, é acompanhado por uma garantia respaldada pelo fabricante. |
Carroceria | As partes externas que envolvem os componentes mecânicos e elétricos de um veículo. |
Cárter | Reservatório que contém o óleo lubrificante do motor. |
Catalisador | Um recipiente no sistema de escape, geralmente posicionado antes do silenciador, que contém uma substância que reage quimicamente com os gases de escape para reduzir as emissões nocivas. |
Cavalo de potência | Uma unidade de medida para a potência do motor que foi originalmente desenvolvida como uma forma de expressar a potência das locomotivas a vapor em termos da força dos cavalos de tração. |
CD Changer | Um tocador de CD ou DVD/CD montado no painel ou remotamente, que pode armazenar e ler vários discos e reproduzi-los através do sistema de áudio do veículo. |
Célula de combustível de hidrogênio | Um dispositivo de conversão de energia que produz eletricidade por meio de reações eletroquímicas entre hidrogênio e um oxidante. |
Central Multimídia | Sistema de entretenimento e informação no veículo, incluindo áudio, vídeo, navegação, etc. |
Centro de gravidade | Um ponto hipotético em que toda a massa de um objeto age como se estivesse concentrada. Para um veículo, quanto mais baixo for o centro de gravidade, menos provável será que o veículo capote quando for desestabilizado. |
Chave de Roda | Ferramenta para apertar ou soltar as porcas das rodas. |
Chave de Seta | Dispositivo que aciona as luzes indicadoras de direção. |
Cilindro da Roda | Parte do sistema de freio onde o fluido é pressurizado para acionar as pastilhas de freio. |
Cilindro Mestre | Componente do sistema de freio que pressuriza o fluido para os cilindros das rodas. |
Cilindro mestre da embreagem | Em um veículo com transmissão manual e embreagem acionada hidraulicamente, um cilindro hidráulico de pequeno diâmetro mecanicamente conectado ao pedal da embreagem que aciona um cilindro escravo, que por sua vez aciona o garfo da embreagem que desengata a embreagem quando o pedal da embreagem é pressionado. |
Cilindro mestre do freio | Um dispositivo que armazena o fluido de freio e o força hidraulicamente através das linhas de freio para os freios quando o pedal de freio é pressionado. |
Cinto de segurança | Arreios projetados para segurar os ocupantes do veículo durante uma colisão. |
Cinto de Segurança | Dispositivo de segurança que prende os ocupantes ao assento em caso de colisão. |
Código anti-furto | Uma chave numérica de quatro a seis dígitos necessária para restabelecer a funcionalidade da unidade principal de áudio de um veículo depois que ela foi removida ou desconectada da bateria. |
Coifa | Proteção de borracha ou plástico que cobre e protege partes do veículo contra sujeira e umidade. |
Coluna | Um eixo ou outra estrutura que suporta o teto de um veículo, com os pilares A sendo as estruturas que moldam o pára-brisa, e cada conjunto sucessivo de estruturas (movendo-se para trás do veículo) sendo nomeadas por letras sucessivas do alfabeto. |
Coluna A | A estrutura de suporte do teto em ambos os lados do para-brisa de um veículo. |
Coluna B | A estrutura vertical de suporte do teto localizada entre as portas dianteira e traseira de um veículo típico. |
Coluna C | A estrutura de suporte do teto nos lados da janela traseira de um sedã ou cupê típico. |
Coluna D | A estrutura de suporte do teto mais traseira em um SUV, minivan ou perua. |
Compressor do ar-condicionado | Uma bomba acionada pelo motor no sistema de ar condicionado que aumenta a pressão do refrigerante. |
Compressor do Ar-Condicionado | Componente que comprime e circula o refrigerante no sistema de ar-condicionado. |
Comprimento | A distância do ponto mais voltado para a frente de um veículo até o ponto mais voltado para trás. |
Computador de bordo | Um dispositivo eletrônico usado para calcular e exibir informações da viagem, como distância percorrida, velocidade média e economia de combustível. |
Configuração de cilindros | A disposição dos cilindros de um motor. |
Console central | Uma área de armazenamento localizada no painel de um veículo, entre os assentos ou sob os assentos. |
Consumo combinado | O número médio de milhas que um veículo consegue percorrer com um galão de combustível de acordo com os testes de laboratório simulados pela EPA, que consistem em 55% de condições de direção na estrada e 45% na cidade. |
Consumo de combustível | A taxa pela qual um motor esgota seu suprimento de combustível. |
Consumo rodoviário | O número médio de milhas que um veículo é capaz de percorrer usando um galão de combustível de acordo com testes de laboratório simulados da EPA em condições de direção na estrada. |
Consumo urbano | O número médio de milhas que um veículo consegue percorrer com um galão de combustível de acordo com os testes de laboratório simulados pela EPA em condições de direção urbana. |
Controle de descida | Uma versão off-road do controle de cruzeiro que usa os sistemas ABS e de controle de tração para manipular independentemente os quatro freios de um veículo, permitindo que o motorista desça terrenos íngremes e irregulares a uma velocidade de caminhada de maneira mais eficaz do que o motorista pode fazer usando um pedal de freio que controla todos os quatro freios de uma vez. |
Controle de estabilidade | Também conhecido como “controle de estabilidade eletrônico” ou “ESC”. Um recurso de segurança que melhora a dirigibilidade de um veículo detectando derrapagens e compensando ajustando a pressão dos freios para ajudar a manter a direção pretendida do veículo. Alguns sistemas de controle de estabilidade também reduzem a potência do motor até que o controle seja retomado. |
Controle de tração | Também conhecido como “sistema de controle de tração” ou “TCS”. Um recurso de segurança que regula o deslizamento das rodas e previne a perda de controle durante a aceleração, garantindo a máxima tração e contato entre os pneus e a estrada (ajustando a pressão dos freios em uma ou mais rodas, fechando o acelerador ou reduzindo o suprimento de combustível para pelo menos um ou mais cilindros). |
Controle de volume automático | Um recurso em alguns sistemas de som de veículos que reduz o volume do alto-falante proporcionalmente à velocidade do veículo. |
Controle remoto anti-furto | Um dispositivo eletrônico que destrava as portas de um veículo e, em alguns casos, abre o porta-malas, abaixa os vidros e abre e fecha o teto solar. |
Controle remoto universal | Um dispositivo sem fio que pode ser programado para controlar todos os aspectos do sistema de entretenimento de um veículo. |
Cornering lights | Um par de faróis brancos localizados nos dois cantos dianteiros de um veículo projetados para ajudar durante as curvas. |
Corpo Borboleta TBI | Regula o fluxo de ar que entra no motor. |
Correia de acessórios | Uma correia que transfere a rotação do motor através da polia do virabrequim para acionar vários dispositivos, como o alternador, bomba d’água, compressor de ar-condicionado ou bomba de direção hidráulica. |
Correia dentada | Uma correia dentada que aciona um eixo de comando de válvulas ou eixos (e em alguns veículos, uma bomba de água). |
Correia Dentada | Correia responsável por sincronizar o movimento entre o virabrequim e o comando de válvulas. |
Correia do Alternador | Transmite energia do motor para o alternador. |
Coxim | Componente de borracha ou metal que absorve vibrações entre partes do veículo. |
Coxim do Câmbio | Amortecedor que reduz as vibrações entre o câmbio e a carroceria. |
Coxim do Motor | Amortecedor que reduz as vibrações entre o motor e a carroceria. |
Cruzeta | Juntas universais, usadas em eixos de transmissão, compostas por dois yokes em forma de U que compartilham um elemento transversal comum. |
Cubo da Roda | Parte onde a roda é montada. |
Cut-off | Um sistema que corta automaticamente o suprimento de combustível durante a desaceleração ou frenagem para alcançar uma melhor eficiência de combustível e frenagem do motor mais eficaz, e retoma o suprimento de combustível quando a aceleração é necessária novamente. |
CVT | Uma transmissão com uma relação de acionamento continuamente variável (em oposição a relações de marchas convencionalmente escalonadas) que mantém uma curva de aceleração constante sem pausas para trocas de marcha. |
D
Depreciação | A quantidade pela qual um veículo (ou qualquer item físico) perde seu valor ao longo do tempo. Nas transações de leasing de veículos, a depreciação projetada do veículo é usada para determinar o valor residual projetado do veículo e as parcelas mensais do leasing. |
Desativação de cilindros | Um recurso de alguns motores que permite desligar dois ou mais cilindros para maximizar a eficiência de combustível. |
Desativação do airbag | Um sistema que usa sensores no assento dianteiro do passageiro de um veículo para determinar se deve ativar o airbag frontal desse assento, com base na detecção da presença de uma pessoa com peso suficiente. |
Desempenho híbrido | A capacidade combinada do motor híbrido e dos motores elétricos de fazer trabalho em termos de potência, torque ou eficiência. |
Deslocamento do motor | O volume, em centímetros cúbicos, do cilindro do motor de um veículo com seu pistão no ponto morto inferior, multiplicado pelo número total de cilindros no motor do veículo. |
Destravamento automático das portas | Um dispositivo que desbloqueia automaticamente as portas de um veículo após uma colisão. |
Detecção de ponto cego | Um sistema eletrônico que alerta quando há outros carros ou motocicletas no ponto cego do veículo. |
Diâmetro das rodas | O diâmetro, em polegadas, de uma roda de um veículo. |
Diâmetro de giro | Diâmetro da curva feita por um veículo em uma rotação completa de 360 graus. |
Diâmetro do cilindro | O diâmetro, em polegadas, dos cilindros no motor do veículo. |
Diâmetro do pneu | O diâmetro, em polegadas, de um pneu. |
Diesel | Tipo de combustível derivado do petróleo, utilizado em motores a diesel. |
Dimensões da caçamba | As dimensões físicas da caçamba de uma caminhonete, consistindo de largura, altura e profundidade. |
Dióxido de carbono | Um “gás de efeito estufa” natural que também é um subproduto da combustão de combustíveis fósseis e que consiste em dois átomos de oxigênio ligados a um átomo de carbono. |
Direção assistida | Um sistema elétrico e/ou hidráulico que multiplica, para facilitar e conforto, a força que um motorista exerce no volante. |
Disco de Freio | Componente do sistema de freio que gira junto com a roda e é pressionado pelas pinças para frear o veículo. |
Distribuição da força de frenagem | Um recurso de alguns sistemas de freio ABS que distribui e aplica a força de frenagem a cada roda independentemente. |
DSG | Também conhecida como “SMG,” “transmissão manual sequencial” e “transmissão manual automatizada”. |
E
E85 | Um combustível composto por gasolina ou outro hidrocarboneto misturado com até 85% de etanol desnaturado. |
Easy entry | Um dispositivo que recolhe automaticamente os assentos elétricos e/ou a coluna de direção de um veículo quando o motor é desligado. |
Economia de combustível | Uma medida da quantidade de combustível usada por um veículo em uma determinada distância, ou a distância percorrida por volume de combustível usado. |
Edição limitada | Um veículo para o qual o fabricante estabeleceu um limite no número de unidades a serem produzidas, sem considerar o número máximo que o fabricante pode vender. Esses veículos geralmente têm acabamento interno e/ou externo especial e/ou melhorias de desempenho caras que os distinguem de seus equivalentes convencionais. |
EGR | Sistema de Recirculação de Gases de Escape. Um dispositivo que redireciona uma pequena quantidade de gases de escape para a admissão do motor na tentativa de reduzir a temperatura de combustão e diminuir a emissão de óxido de nitrogênio. |
Eixo cardã | Um tubo de metal resistente com juntas universais em ambas as extremidades que conecta o motor a um diferencial em um veículo de tração traseira ou nas quatro rodas. |
Eixo de Comando | Componente que controla a abertura e fechamento das válvulas no motor. |
Embreagem | Sistema que transmite o torque do motor para a transmissão, permitindo a mudança de marchas e a parada do veículo sem desligar o motor. |
Encosto de Cabeça | Parte do banco do carro que oferece suporte para a cabeça do ocupante. |
Energia renovável | Fontes de energia naturais que são naturalmente renovadas, como energia solar, eólica, hidrogênio e biocombustíveis. |
Engate | Dispositivo para conexão de reboques ou trailers ao veículo. |
Entrada | m pagamento em dinheiro creditado no preço de compra de um veículo, que reduz o valor a ser financiado. Em uma transação de leasing, esse valor é frequentemente chamado de “redução de capital”. |
Entre-eixos | A distância entre o centro do eixo dianteiro e o centro do eixo traseiro de um veículo. |
Equipamento opcional | Equipamento que não está incluído na configuração base dos fabricantes de um veículo. |
Escapamento | Sistema que direciona os gases do motor para fora do veículo, reduzindo o ruído e as emissões poluentes. |
Espaço para as pernas | A distância do chão de um veículo (ponto do tornozelo de uma pessoa) à linha central do assento (articulação do quadril de uma pessoa). |
Espelho Retrovisor Elétrico | Espelho lateral ajustável eletronicamente dentro do veículo. |
Espelhos aquecidos | Retrovisores laterais com bobinas de aquecimento eletrônico internas projetadas para evitar que neblina e gelo obstruam a visibilidade. |
Estepe | Uma quinta roda e pneu que são armazenados em ou em um veículo para uso quando um dos quatro pneus em uso se torna inutilizável. |
Estepe | Roda sobressalente usada em caso de emergência. |
Esterçamento nas quatro rodas | Um recurso de alguns veículos que permite que as rodas traseiras sejam esterçadas (por um computador e atuadores), com o objetivo de aumentar a estabilidade em curvas em alta velocidade. |
Etanol | Álcool etílico. Um combustível comumente usado para veículos. |
Etanol | Tipo de combustível produzido a partir de cana-de-açúcar. |
EV | Veículo elétrico. |
Extensor de caçamba | Um dispositivo que pode ser adicionado à caçamba de uma caminhonete quando a tampa traseira está aberta, que fica em cima da tampa traseira e forma um compartimento que permite que itens que se estendem além da caçamba e sobre a tampa traseira sejam transportados sem risco de cair. |
F
Faróis | Um par de lâmpadas brilhantes que fornecem visibilidade durante a escuridão. |
Faróis adaptativos | Faróis que viram conforme o motorista gira o volante, com o objetivo de melhorar a iluminação na direção da curva. |
Faróis com atraso automático | Um recurso que mantém os faróis ligados por um período após o desligamento do veículo para fornecer luz aos ocupantes enquanto se afastam do veículo. |
Faróis com regulagem automática | Um sistema que usa sensores de altura de suspensão para determinar a orientação do corpo de um veículo com o propósito de fazer ajustes para cima e para baixo na direção dos faróis, para a proteção de motoristas que se aproximam. |
Farol | Conjunto de luzes dianteiras para iluminação do caminho do veículo. |
Farol de Milha | Luzes adicionais de longo alcance, instaladas na parte frontal do veículo para aumentar a visibilidade em condições de baixa luminosidade. |
Farol de Neblina | Luzes dianteiras usadas para melhorar a visibilidade em condições de neblina ou nevoeiro. |
Filtragem de ar da cabine | A remoção de partículas sólidas (como poeira, pólen, mofo e bactérias) do ar da cabine de um veículo por meio de um filtro colocado no sistema de ventilação. |
Filtro de ar | Um dispositivo que filtra o ar que entra no motor. |
Filtro de Ar | Componente que remove impurezas do ar que entra no motor. |
Filtro de combustível | Um recipiente metálico ou plástico substituível que impede que partículas e a maioria dos contaminantes no combustível alcancem o motor. |
Filtro de Combustível | Remove impurezas do combustível antes de chegar ao motor. |
Filtro de óleo | Um recipiente de cartucho colocado no sistema de lubrificação de um motor para filtrar sujeira e materiais abrasivos do óleo. |
Filtro do ar-condicionado | Um dispositivo que remove contaminantes do ar externo que entra no sistema de ventilação. |
Filtro do Ar-Condicionado | Filtra o ar que circula no sistema de ar-condicionado, removendo poeira e partículas. |
Filtro do câmbio automático | Um componente na maioria das transmissões automáticas que é colocado sobre a entrada de fluido, geralmente no cárter, que impede que detritos e outros contaminantes circulem pelas partes internas da transmissão e possam causar desgaste ou danos desnecessários. Algumas transmissões usam uma tela de malha de metal ou nylon reutilizável em vez de um filtro descartável. |
Financiamento | Para pegar dinheiro emprestado (seja como um empréstimo ou na forma de um leasing) para obter parte ou a totalidade dos fundos para adquirir um veículo. |
Fluído da direção assistida | Fluido hidráulico usado em um sistema de direção assistida. |
Fluído da embreagem | O líquido usado em um sistema de embreagem hidráulica que ajuda a desengatar a embreagem do volante do motor. |
Fluído de diferencial | O líquido usado para lubrificar engrenagens dentro do diferencial. |
Fluído de freio | O fluido usado no sistema hidráulico de freio. |
Fluido de Freio | Líquido usado no sistema de freio para transferir a pressão do pedal para as pinças e tambores, permitindo a frenagem. |
Fluído do câmbio automático | O fluido usado para lubrificar e resfriar uma transmissão automática. |
Fluído do supercharger | Um líquido usado para lubrificar os componentes internos (por exemplo, o rotor e os rolamentos) de um supercharger. |
Formato de áudio | O formato de compressão digital legível pelo sistema de áudio do veículo, como WMA, MP3, WAV, SACD ou AAC. |
Freio ABS | Sistema de freios antibloqueio. Um sistema controlado por computador que evita o travamento dos freios e derrapagem dos pneus durante frenagens bruscas. |
Freio de Mão/Estacionamento | Mecanismo de freio independente dos freios principais, usado para manter o veículo parado quando estacionado. |
Freio regenerativo | Um método para auxiliar a desaceleração de um veículo híbrido ou elétrico no qual o motor elétrico do veículo muda do modo de tração/saída para o modo de gerador. Isso recarrega a bateria convertendo uma parte da energia cinética do veículo em energia elétrica. |
Frete | A taxa cobrada pelo fabricante para entregar um veículo da fábrica para a concessionária, repassada pela concessionária para o consumidor; não está incluída no preço sugerido para o varejo do veículo. A taxa de destino é a mesma para um veículo específico, independentemente da localização da concessionária (com exceção do Alasca e Havaí em alguns casos). |
G
Garantia de corrosão | Uma garantia que cobre o reparo ou substituição da chapa de metal do veículo em caso de danos por ferrugem ou corrosão que seja grave o suficiente para causar um buraco. A ferrugem superficial não é coberta. |
Garantia de motor e câmbio | Uma garantia de veículo que cobre a maioria das peças que fazem o veículo se mover, incluindo o motor, transmissão, eixos de transmissão e árvore de transmissão. Como na garantia básica, peças “consumíveis” como mangueiras e correias não são cobertas. No entanto, a maioria das peças internas do motor, como pistões e rolamentos, que também estão sujeitas a desgaste, são cobertas por uma garantia do trem de força. |
Garantia estendida | Uma garantia de veículo vendida pelo fabricante do veículo ou por terceiros que estende a garantia básica do veículo além de seu período original. |
Garantia limitada | Uma garantia de veículo que está em vigor por um número especificado de anos e/ou milhas percorridas. |
Garfo da Embreagem | Parte do sistema de embreagem que pressiona o disco para a mudança de marchas. |
Gasolina | Tipo de combustível derivado do petróleo, utilizado em motores a gasolina. |
Geometria da suspensão | A relação entre a colocação dos pontos de fixação para cada um dos componentes de suspensão de um veículo. |
H
Heads-up display | Uma exibição digital projetada do painel de um veículo no para-brisa para fornecer informações diretamente na linha de visão do motorista. |
Híbrido dual-mode | Um veículo híbrido com dois sistemas de acionamento diferentes, chamados de Modos. No primeiro modo, o veículo funciona apenas com um motor elétrico alimentado pelo sistema de bateria do veículo. Quando o modo elétrico estiver com pouca potência, ou durante acelerações mais fortes e velocidades mais altas, um modo de motor a gasolina será iniciado. O segundo modo usa um motor a gasolina para ajudar a alimentar o veículo e recarregar as baterias do sistema elétrico. |
Híbrido em série | Um veículo elétrico com um motor a gasolina que é usado apenas para recarregar as baterias do veículo. O motor a gasolina não impulsiona as rodas diretamente. Um exemplo é o Chevrolet Volt. |
Híbrido paralelo | Um veículo que é alimentado por um motor elétrico e um motor de combustão interna em linha. Este tipo de híbrido pode ser conduzido tanto no modo totalmente elétrico, no modo de motor a gasolina ou combinado. Este é o tipo mais comum de veículo híbrido usado atualmente. |
Hill holder | Um dispositivo que aplica pressão nos freios quando a embreagem de um veículo está desengatada. |
I
Iluminação auxiliar | Uma lâmpada halógena ou LED usada para iluminar uma região específica ou parte de um veículo (como o porta-luvas ou espaço para os pés) e que não está localizada no forro do teto do veículo. |
Iluminação da cabine | Lâmpadas halógenas e/ou LEDs localizados no forro do teto de um veículo que iluminam todo o espaço interior do veículo. |
Iluminação interna | Lâmpadas halógenas ou diodos emissores de luz (LEDs) usados para iluminar o espaço interior de um veículo. |
Imobilizador anti-furto | Um dispositivo eletrônico que funciona junto com uma chave (que inclui um pequeno transmissor) e impede o motor de dar partida quando a chave não está presente. |
Impacto ambiental | Uma avaliação dos efeitos biofísicos que um veículo tem sobre o meio ambiente, desde sua produção até seu descarte. |
Indicador de restrição do filtro de ar | Um dispositivo que identifica uma impedância no sistema de filtro de ar. |
Índice de carga do pneu | Também referido como “classificação de carga”. Um valor numérico atribuído a um pneu pelo seu fabricante para indicar a capacidade do pneu de transportar uma carga. Quanto maior o número do índice, maior a capacidade de carga. |
Indução forçada | A compressão forçada de ar nos cilindros de um motor por meio de um supercharger ou turbocharger. |
Injeção Eletrônica | Sistema que controla a injeção de combustível no motor de forma eletrônica. |
Instalado de fábrica | Equipamento de veículo instalado pelo fabricante (em contraste com equipamento que pode ser instalado pelo revendedor ou pelo proprietário). |
Instrumentos | Visores digitais e/ou analógicos usados para transmitir ao motorista informações como parâmetros dinâmicos do motor, condições de operação, RPM, velocidade e temperatura da água. |
Insulfilm | Um filme plástico transparente aplicado às janelas de um veículo que reduz a transmissão de luz visível e, em alguns casos, rejeita o calor reduzindo as transmissões de UV e infravermelho. |
J
Junta do cabeçote | Peça fina de papelão ou outro material, feito para vedar a passagem de fluidos, como óleo e ar, entre o bloco do motor e o cabeçote |
Junta Homocinética | Junta utilizada nas extremidades dos eixos para transmitir a rotação em ângulos diferentes. |
K
Keyless | Um sistema que permite a ativação por parte do condutor de um botão de pressão para iniciar um veículo se sensores de proximidade detectarem a chave eletrônica dentro do veículo. |
Kit de reparo | Equipamento de reparo de pneus que normalmente consiste em um selante de pneus de emergência e um meio de reabastecer um pneu furado. |
L
Lane watch | Um sistema desenvolvido pela Honda que mostra em tempo real o vídeo do ponto cego direito de um veículo quando o sinal de direção é ativado. |
Lanternas | Conjunto de luzes traseiras que sinalizam as intenções do motorista, como freio, ré e sinalização de direção. |
Lanternas de neblina | Um par de luzes de direção que oferece um feixe amplo e baixo na tentativa de minimizar o efeito da névoa. |
Lanternas traseiras | Um conjunto de carcaças que incluem as luzes de freio, luzes de ré e luzes de sinalização traseira de um veículo. |
Largura | A largura de um veículo no seu ponto mais largo. |
Lavador dos faróis | Um conjunto de bicos de lavagem e/ou limpadores que limpam os faróis de um veículo. |
Layout híbrido | A configuração da transmissão em um veículo híbrido: paralela, série ou combinada. |
LEV | Veículo de baixa emissão. Um veículo que atende ao padrão médio de emissões dentro do programa LEV. |
Li-ion | Bateria de íon de lítio (Lítio). Um tipo de bateria recarregável que oferece melhor desempenho em comparação com baterias recarregáveis convencionais, como NiCad (Níquel-Cádmio) e NiMH (níquel-metal hidreto). O íon de lítio oferece mais potência e menos peso, o que proporciona uma autonomia estendida. No entanto, as baterias de íon de lítio são mais frágeis e podem ser danificadas por temperaturas extremas. |
Limpador de Para-brisa | Sistema que limpa a água e sujeira do para-brisa dianteiro. |
Limpador de parabrisa automático | Um recurso que usa sensores de chuva para acionar os limpadores de para-brisa e ajustar a velocidade do limpador de acordo com a intensidade da chuva. |
Limpador do parabrisa intermitente | Uma configuração de limpadores que faz com que eles parem por um período selecionado pelo motorista entre as passagens. |
Linha de cintura | A linha horizontal definida pelas bordas inferiores do pára-brisa, vidros traseiros e laterais e pilares de um veículo. |
Linha de combustível | Os tubos e conexões que transportam combustível através de um veículo. |
Linhas do freio | Tubos e suas conexões que transportam o fluido de freio entre os vários componentes do sistema de freio de um veículo. |
Líquido de Arrefecimento | Responsável por manter uma temperatura ideal para que o motor trabalhe com eficiência. O líquido circula dentro do motor, passando pelo bloco e cabeçote, e tem sua temperatura elevada devido à queima da mistura ar-combustível. |
M
M85 | O M85 é uma mistura de 85% de metanol e 15% de gasolina. Não é comumente usado porque o metanol e os vapores do metanol são venenosos. |
Macaco | Dispositivo utilizado para levantar o veículo em caso de troca de pneu ou manutenção. |
Macaco Hidráulico | Tipo de macaco que usa o princípio da hidráulica para levantar o veículo. |
Mangote de Freio | Tubo flexível que conecta o sistema de freio às rodas. |
Mangueira de dreno do ar-condicionado | Uma mangueira usada para drenar a condensação do evaporador do ar condicionado. |
Mangueira do sistema ABS | A(s) mangueira(s) reforçada(s) (com conexões metálicas em ambas as extremidades) que transporta(m) fluido hidráulico de alta pressão usado em um sistema de freio antibloqueio. |
Marca | Para um veículo, seja o nome do seu fabricante ou, se o fabricante tiver mais de uma unidade operacional, o nome dessa unidade. |
Marcha lenta | As RPM do motor sem carga (todos os acessórios desligados), em temperatura de funcionamento normal e em ponto morto (ou, no caso de uma transmissão automática, estacionamento ou ponto morto). |
Medidor de horas de motor diesel | Um display digital ou analógico que mostra a quantidade de tempo (em horas totais) que o motor a diesel de um veículo rodou ao longo de sua vida útil. |
Memória | Posições e configurações predefinidas (para assentos elétricos, espelhos ou posições da coluna de direção para o motorista de um veículo) ou para o sistema de HVAC, sistema de áudio, espelhos externos ou sistema de navegação, que podem ser recuperados usando um botão. |
Modelo | Uma marca específica de veículo identificada por um nome ou número (e geralmente é classificada ainda mais por nível de acabamento ou estilo). |
Modos do câmbio | Configurações de transmissão selecionáveis pelo motorista que alteram as relações de transmissão e/ou pontos de mudança para economia de combustível ou desempenho. |
Módulo de Ignição | Controla o fornecimento de energia para as velas de ignição. |
Molas | Componentes da suspensão que absorvem os impactos e mantêm a estabilidade do veículo. |
Molas Esportivas | Molas modificadas para melhorar o desempenho e a estabilidade do veículo em condições de direção mais esportiva. |
Monóxido de carbono | Um “gás de efeito estufa” que é um subproduto da combustão de combustíveis fósseis e que consiste em um átomo de carbono ligado a um átomo de oxigênio. |
Mostrador de temperatura externa | A exibição digital da temperatura ambiente ao redor de um veículo. |
Motor | Parte do veículo responsável por gerar energia mecânica a partir da combustão. |
Motor a gasolina | Um motor de combustão interna que queima gasolina convencional. |
Motor central | Um veículo que é propulsionado exclusivamente por suas rodas traseiras e cujo motor está atrás do compartimento de passageiros, mas à frente do eixo traseiro. |
Motor de Partida | Motor elétrico responsável por iniciar a combustão no motor de combustão interna. |
Motor diesel | Um veículo com um motor que usa combustível diesel e ignição por compressão. |
Motor Flex | Um motor que pode ser usado com mais de um tipo de combustível (por exemplo, E85 e gasolina). |
Motor híbrido | Um trem de força que combina um motor elétrico e um motor de combustão interna a gasolina ou diesel. |
N
Nightvision | Uma câmera externa que usa tecnologia infravermelha para fornecer visibilidade adicional ao dirigir no escuro. |
Nível híbrido | O nível de tecnologia híbrida usada para um veículo: completo, suave, assistência de energia ou plug-in. |
Notas de crash-test | Avaliações que representam o desempenho de um veículo em vários testes de colisão, publicadas pela(s) organização(ões) que conduzem tais testes. |
NOx | Uma abreviação para seis compostos químicos produzidos durante a combustão em alta temperatura, contendo apenas átomos de nitrogênio e oxigênio, que reagem com compostos orgânicos voláteis na presença de luz solar para criar smog fotoquímico. |
Número de chassi | Um código único atribuído a um veículo individual pelo seu fabricante e que o distingue de todos os outros veículos. |
Número de marchas | O número de diferentes relações de transmissão que a transmissão de um veículo é capaz de selecionar. |
O
OEM | Fabricante de equipamento original, ou seja, o fabricante de um veículo. |
Offset das rodas | A distância da superfície de montagem do cubo da roda até a linha central da roda. Deslocamento zero significa que a superfície de montagem do cubo está alinhada com a linha central. Deslocamento positivo significa que a superfície de montagem do cubo está na frente (ou fora) da linha central. Deslocamento negativo significa que a superfície de montagem do cubo está atrás da linha central. |
Óleo do Câmbio | Lubrificante utilizado no sistema de transmissão para garantir o funcionamento suave das engrenagens. |
Óleo do câmbio manual | O fluido usado para lubrificar e resfriar uma transmissão manual. |
Óleo do motor | Uma substância que lubrifica e resfria as peças móveis do motor e reduz a corrosão e a formação de ferrugem. |
Óleo do Motor | Lubrificante usado no motor para reduzir o atrito entre as peças móveis e dissipar o calor. |
Overdrive | Uma relação final de transmissão automática que possui uma velocidade de saída maior do que sua velocidade de entrada, aumentando a economia de combustível em rodovias. |
P
Painel | Conjunto de instrumentos e indicadores no painel de controle do veículo. |
Palheta do Para-brisa | Borracha na extremidade do limpador de para-brisa que limpa a superfície do vidro. |
Para-brisa | Vidro dianteiro que protege os ocupantes do vento e dos detritos durante a condução. |
Parabrisa aquecido | Um para-brisa com pequenos elementos de aquecimento embutidos que resistem ao embaçamento. |
Para-choque | Um dispositivo suplementar projetado para proteger a estrutura e/ou carroceria de um veículo contra danos em colisões. |
Para-choque | Dispositivo instalado na frente e na traseira de veículos automóveis para atenuar eventuais choques. |
Paralama | Parte do veículo que cobre a roda, protegendo o interior do motor de sujeira e detritos. |
Park assist | Um sistema eletrônico que emprega tecnologia laser, radar ou sonar para permitir que um veículo estacione sozinho, em alguns casos sem entrada do motorista. |
Partida remota | Um recurso do chaveiro eletrônico de um veículo que controla a ignição do veículo. |
Pastilha de Freio | Componente de fricção usado no sistema de freio a disco. |
Pastilhas de freio | Material de alta fricção preso a uma placa de apoio metálica. |
Pedais ajustáveis | Pedais do acelerador e freio que podem ser movidos para mais perto ou mais longe do banco do motorista. |
Pedal da embreagem | Um pedal localizado no piso do veículo à esquerda do pedal do freio que, quando pressionado, desengata a embreagem do volante do motor. |
Pedal de freio | Um dispositivo usado para controlar os freios de um veículo. |
Pegada de carbono | Uma medida do consumo total de recursos naturais de um veículo ponderado em relação à capacidade da Terra de regenerar esses recursos. |
Performance do motor | A capacidade de um motor de realizar trabalho em termos de potência, torque ou eficiência. |
Performance do motor elétrico traseiro | A capacidade do motor elétrico traseiro de veículos elétricos ou híbridos de realizar trabalho, expressa em termos de potência, torque e/ou quilowatts. |
Peso total | O peso total de um veículo, incluindo um tanque cheio de combustível, todos os fluidos e equipamentos padrão, mas sem carga ou passageiros. |
Piloto automático | Um dispositivo que, quando acionado pelo motorista, controla automaticamente a velocidade de um veículo. |
Piloto automático adaptativo | Um sistema de controle de cruzeiro com sensor laser ou radar que faz um veículo desacelerar ou parar automaticamente para evitar colisões frontais. |
Pinça de Freio | Parte do sistema de freio que pressiona as pastilhas contra o disco de freio para frear o veículo. |
Pistão do Motor | Componente do motor que se move para cima e para baixo dentro dos cilindros, convertendo energia térmica em energia mecânica. |
Pivô da Suspensão | Junta que permite movimentos de rotação em torno de um eixo fixo, presente em componentes da suspensão. |
Placas | Componentes que identificam o veículo por meio de números e letras únicos. |
Platô | Parte do sistema de embreagem que prensa o disco de embreagem contra o volante do motor. |
Pneu | Componente de borracha que envolve a roda, proporcionando tração e absorvendo impactos. |
Ponto cego | A área atrás e ao lado de um veículo que é difícil de ver nos espelhos laterais ou retrovisor. |
Porta-malas | Compartimento traseiro do veículo usado para armazenar bagagens e carga. |
Portas | Aberturas no veículo que permitem o acesso dos ocupantes ao interior do carro. |
Portas com fechamento suave | Portas que se fecham automaticamente se não estiverem completamente travadas pelos ocupantes. |
Pré-filtro de combustível | Para motores a diesel, o dispositivo que filtra o combustível imediatamente antes de entrar na bomba de combustível. |
Pré-tensionador do cinto de segurança | Um cinto de segurança com um mecanismo que recolhe o cinto quando o airbag é acionado com o propósito de manter o ocupante na posição correta. |
Proteção ativa de pedestres | Um sistema eletrônico projetado para alertar os motoristas sobre o tráfego de pedestres iminente. |
Protetor da caçamba | Um revestimento plástico resistente ou revestimento pulverizável que protege a superfície interna pintada da caçamba de carga de uma caminhonete. |
PZEV | Veículo de emissão parcial zero. Um veículo que possui emissões zero de evaporação e atende ao padrão SULEV da EPA. |
Q
Quadro de Instrumentos | Conjunto de mostradores e controles no painel que exibem informações sobre o funcionamento do veículo. |
Quantidade de fileiras | O número de fileiras disponíveis de assentos em um veículo. |
R
Rack de teto | Um dispositivo de metal ou plástico fixado a um veículo que é usado para prender carga ao teto do veículo. |
Rack/Bagageiro de Teto | Estrutura montada no teto do veículo para transporte de bagagens e equipamentos extras. |
Radiador | Componente do sistema de arrefecimento do motor que dissipa o calor produzido pelo funcionamento do motor. |
Recall | Um aviso enviado por um fabricante de veículos para os proprietários de um veículo, aconselhando-os de que o veículo possui ou pode ter um defeito grave que pode comprometer a segurança do veículo e que os departamentos de serviço das concessionárias desse fabricante farão as substituições ou reparos necessários gratuitamente. |
Refrigerante do ar-condicionado | O líquido usado nos sistemas de ar condicionado, que tem a propriedade de ferver em temperaturas ambiente. |
Regulador de Voltagem | Controla a voltagem produzida pelo alternador para manter a corrente elétrica estável no veículo. |
Reservatório de Água do Limpador do Para-brisa | Armazena o líquido utilizado no sistema de limpeza do para-brisa. |
Reservatório de Expansão | Contêiner que armazena o líquido de arrefecimento extra e compensa a dilatação térmica no sistema de arrefecimento do motor. |
Reservatório de Óleo do Freio | Contém o líquido de freio que é usado para transmitir a pressão do pedal de freio para os cilindros de roda. |
Retentor | Vedação que impede a saída de óleo ou graxa de um componente. |
Retrovisor fotocromico | Um espelho retrovisor que automaticamente diminui a luz durante a noite quando detecta um forte brilho. |
Retrovisores com rebatimento elétrico | Espelhos retrovisores que podem ser movidos para mais perto de um veículo ao estacionar em um espaço apertado ou ao usar um lava-jato automático. |
Rodas | Parte circular do veículo onde os pneus são montados. |
Rolamento da Roda | Componente que permite o movimento giratório das rodas. |
Rolamento do Câmbio | Componente que permite o movimento giratório das engrenagens no sistema de transmissão. |
Rolamento Embreagem | Componente que permite o movimento giratório do eixo da embreagem. |
Rotação de potência máxima | A velocidade de um motor na qual ele gera sua potência máxima. |
Rotação de torque máximo | A velocidade de um motor na qual ele gera seu torque máximo. |
Rotor do distribuidor | O componente rotativo e não condutivo de um distribuidor que contém contatos e que, quando alinhados, completam um circuito elétrico entre a bobina de ignição e uma vela de ignição. |
RPM | Revoluções por minuto. |
Run flat | Um pneu capaz de ser conduzido temporariamente após perder sua pressão pneumática. |
S
Semi Eixo | Parte do sistema de transmissão que transfere a potência do diferencial para as rodas. |
Sensor ABS | Componente que monitora a velocidade das rodas e evita o travamento durante a frenagem. |
Sensor de estacionamento | Sensores do tamanho de botões nos para-choques dianteiros e/ou traseiros que medem a distância para carros próximos e outros objetos e alertam o motorista usando sons ou luzes. |
Sensor de Estacionamento | Dispositivo que detecta a proximidade de obstáculos ao estacionar o veículo. |
Sensor de oxigênio | Em um veículo controlado por computador e com injeção de combustível, um sensor montado no fluxo de escape que transmite informações sobre a proporção ar/combustível para o computador de controle de combustível, permitindo que o computador faça ajustes. |
Servo Freio | Auxilia no aumento da pressão no sistema de freio, reduzindo o esforço do motorista ao frear o veículo. |
Seta/Pisca | Dispositivo de sinalização que indica a intenção de mudar de direção. |
Setas | Luzes âmbar piscantes que indicam quando o motorista de um veículo pretende fazer uma curva ou mudança de |
Sistema de aviso de mudança de faixa | Um sistema de componentes eletrônicos projetado para avisar o motorista quando um veículo se desvia de sua faixa. |
Sistema de aviso do nível do óleo do motor | Um dispositivo que automaticamente alerta o motorista quando o nível de óleo do motor está baixo. |
Sistema de combustível | O conjunto de peças que armazena e fornece combustível para o motor, incluindo o bocal de combustível, tanque de combustível, linhas e mangueiras de combustível, bomba de combustível, filtro de combustível e injetores de combustível ou carburador. |
Sistema de entretenimento do banco traseiro | Os elementos do sistema de entretenimento de um veículo acessíveis aos passageiros do banco traseiro. |
Sistema de injeção de combustível | Um dispositivo que atomiza o combustível ao forçá-lo a passar por um pequeno bocal sob alta pressão e o entrega ao motor do veículo. |
Sistema de injeção direta | Um sistema de injeção de combustível no qual os bicos de injeção estão localizados dentro da câmara de combustão de cada pistão. |
Sistema de navegação | Um dispositivo que se comunica com satélites de posicionamento global para determinar a localização física de um veículo e traçar um curso usando informações de mapa armazenadas. |
Sistema pré-acidente | Um sistema de dispositivos que emprega tecnologia de radar ou laser para detectar uma colisão iminente e reage implementando medidas preventivas, incluindo apertar os cintos de segurança e aplicar os freios. |
Sistema start/stop | Um sistema que desliga automaticamente o motor quando um veículo para por um período e, em seguida, o reinicia automaticamente quando o freio é liberado e o acelerador é pressionado. |
Sobreesterço | Uma característica de manejo de um veículo que faz com que ele vire mais acentuadamente do que o motorista pretende porque as rodas traseiras estão deslizando para fora da curva. |
Sonda Lambda | Sensor que monitora a quantidade de oxigênio nos gases de escape e ajuda a controlar a mistura ar-combustível no motor. |
Subesterço | Uma característica de dirigibilidade de um veículo que faz com que ele vire menos acentuadamente do que o motorista pretende porque as rodas dianteiras estão escorregando para o lado de fora da curva. |
Supercharger | Um dispositivo acionado por correia, engrenagem, eixo ou corrente conectado ao virabrequim do motor que força ar para dentro de um motor de combustão interna para aumentar a potência do motor. |
Suporte lombar | Um dispositivo mecânico ou pneumático que se adapta ao encosto do banco de um veículo aos contornos do motorista ou passageiro. |
Suspensão | Conjunto de componentes que conectam o chassi às rodas, proporcionando conforto e estabilidade ao veículo. |
Suspensão ajustável | Uma suspensão que oferece configurações de firmeza ajustáveis pelo motorista (e às vezes de mola) para se adaptar a condições variadas e preferências pessoais. |
Suspensão auto ajustável | Uma suspensão que ajusta a altura do veículo para que sua traseira fique nivelada com a frente quando carga é transportada; alguns sistemas oferecem múltiplas configurações de altura para operação off-road, normal e em alta velocidade. |
T
Tacômetro | Um instrumento que informa ao motorista a velocidade de rotação do motor, comumente incluindo uma linha vermelha para indicar a velocidade máxima do motor. |
Tamanho do motor | O deslocamento do motor de um veículo, em litros (conforme indicado pelo fabricante). |
Tambor de Freio | Componente do sistema de freio a tambor que gira com a roda e é acionado pelas sapatas para frear o veículo. |
Tampa do distribuidor | A tampa não condutiva do distribuidor que contém os contatos para cada vela de ignição individual. |
Tampa e Rotor do Distribuidor | Componentes do sistema de ignição que distribuem a corrente elétrica para as velas de ignição. |
Tanque de Combustível | Reservatório de combustível do veículo. |
Tapete | Cobertura de carpete ou borracha no assoalho do veículo. |
Targa | Um estilo de carroceria semi-conversível com uma seção de teto removível e uma barra de proteção atrás dos bancos. |
Taxa de compressão | A relação entre (i) o volume do cilindro do motor de um veículo com seu pistão no ponto morto inferior e (ii) o volume do mesmo cilindro com seu pistão no ponto morto superior. |
Tempo de ignição | O processo de definir o momento em que ocorrerá a centelha na câmara de combustão (durante o curso de potência) em relação à posição do pistão e à velocidade angular do virabrequim. |
Tensionador da correia dentada | Uma roda tensora com mola que mantém automaticamente a correia dentada sob tensão suficiente para evitar que o(s) eixo(s) de comando que ela controla fiquem fora de sincronia. |
Terminal da Direção | Peça que conecta a caixa de direção às rodas. |
Termostato do motor | Um dispositivo que detecta a temperatura do líquido de arrefecimento do motor com o objetivo de regular o sistema de refrigeração do motor. |
Teto solar | Um teto solar com um painel fotovoltaico incorporado ao vidro que é usado para alimentar ventiladores de ventilação interna para baixar a temperatura da cabine quando um veículo está estacionado ao sol. |
Teto solar | Uma abertura fixa ou operável no teto de um veículo que é coberta com um plugue de metal ou vidro. |
Teto Solar | Painel de vidro ou policarbonato no teto do veículo que pode ser aberto ou inclinado. |
Tipo de ajuste dos retrovisores | O tipo de controle de ajuste de posição dos espelhos exteriores: elétrico, com memória ou manual. |
Tipo de antena | O tipo de antenas usadas nos sistemas de áudio e navegação do veículo: mastro, telescópica elétrica, elemento e diversidade. |
Tipo de bateria | O tipo de bateria usada para alimentar o motor elétrico em um veículo híbrido ou elétrico: chumbo-ácido, inundada, gel, íon de lítio, absorvido em vidro mate, NaZebra/NiCl2 ou NiZn de tração. |
Tipo de caçamba | Tipo de caçamba de caminhão: longa, curta, com borda, step-side, dupla e plana para caminhões, e caçambas basculantes e tanques para SUVs. |
Tipo de câmbio | O tipo de transmissão: automática, manual, automática selecionável ou manual automatizada. |
Tipo de combustível | O tipo de combustível usado para alimentar um veículo: gasolina, etanol, E85, diesel, biodiesel, gás natural ou eletricidade. |
Tipo de disco de freio | O tipo de rotores de freio: sólidos, ventilados, ranhurados, perfurados, cerâmicos ou de carbono. |
Tipo de motor elétrico | O tipo de motor elétrico em um veículo híbrido ou elétrico usado para acionar as rodas motrizes: motor de ímã permanente ou outro motor de tração. |
Tipo de veículo | O tipo de classe de veículo, exemplos dos quais são carros grandes, carros médios, minivans, caminhonetes, carros pequenos, veículos de propósito especial, utilitários esportivos, perua e vans. |
Tipo do motor elétrico traseiro | O tipo de motor elétrico traseiro em um veículo híbrido ou elétrico usado para alimentar as rodas traseiras: motor de ímã permanente ou outro motor de tração. |
Tirante | Componente da suspensão que conecta duas partes, absorvendo choques e movimentos. |
Tomada 12V DC | Uma tomada elétrica que recebe corrente contínua de 12V produzida e armazenada pelo sistema de carga de um veículo. |
Torque | Uma medida da potência de um motor que indica quão fortemente ele pode girar o virabrequim em uma determinada rotação do motor. |
Transmissão | O sistema de componentes que gera energia e a transmite para as rodas de um veículo. |
Trava da coluna de direção | Um mecanismo que impede o movimento do volante de direção a menos que a chave de ignição seja movida da posição travada. |
Trava Elétrica | Sistema de bloqueio das portas acionado eletronicamente. |
Triângulo de Sinalização | Dispositivo de segurança utilizado em situações de emergência para sinalizar a presença de um veículo parado. |
Trio Elétrico | Termo que se refere a três itens principais controlados eletronicamente em um veículo: vidros elétricos, travas elétricas e retrovisores elétricos. |
Trizeta | Tipo de junta homocinética usada em veículos com tração dianteira. |
Tucho do Motor | Componente do motor que controla a abertura das válvulas. |
Tulipa | Parte da junta homocinética que protege as peças internas da transmissão. |
Turbo | Um dispositivo que usa uma turbina acionada pelo escape para forçar ar para dentro de um motor de combustão interna a fim de aumentar a potência do motor. |
V
Válvula Canister | Faz parte do sistema de controle de emissões e armazena os vapores de combustível do tanque. |
Válvula Termostática | Controla o fluxo de líquido de arrefecimento para manter a temperatura ideal do motor. |
Válvulas por cilindro | O número total de válvulas de admissão e escape empregadas em cada cilindro individual de um motor. |
Veículo de célula de combustível | Um veículo que utiliza células de combustível para criar eletricidade por meio de um processo químico usando oxigênio do ar e hidrogênio. |
Veículo híbrido | Um veículo que combina o uso de combustão interna e eletricidade como fontes de energia. |
Veículo plug-in | Um veículo alimentado exclusivamente pela eletricidade disponível em uma tomada de corrente alternada doméstica padrão. |
Vela de Ignição | Gera a centelha necessária para a combustão na câmara de combustão do motor. |
Velocímetro | Instrumento que indica a velocidade do veículo. |
Ventoinha | Parte do sistema de arrefecimento que ajuda a dissipar o calor do radiador. |
Vidro Elétrico | Sistema que permite a abertura e o fechamento elétrico dos vidros do veículo. |
Vidros | Partes transparentes do veículo que oferecem visão externa e proteção contra elementos. |
Vidros um-toque | Janelas de veículos com um interruptor que é capaz de rolar automaticamente o vidro da janela completamente para cima ou para baixo (além de funcionar como um interruptor de vidro elétrico momentâneo convencional). |
Virabrequim | Componente do motor que converte o movimento linear dos pistões em movimento rotativo. |
Volante de Direção | Componente que permite ao condutor controlar a direção do veículo. |
Volante do Motor | Parte do motor conectada ao virabrequim que armazena a energia cinética durante a combustão. |
VVT | Um recurso do motor que permite a mudança dinâmica do levantamento, tempo ou duração do trem de válvulas do motor enquanto está em operação. |
W
Watts | Uma medida da quantidade de energia que um amplificador é capaz de produzir ou um alto-falante é capaz de suportar. |
Z
ZEV | Veículo de emissão zero. O padrão de emissões mais restritivo. |
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