
Ter um carro envolve gastos fixos, mas também reservas para imprevistos.
E mesmo com o orçamento sob controle, há situações que simplesmente escapam do planejamento — como a necessidade de trocar um para-brisa.
Enquanto arranhões na roda ou amassados na porta podem esperar, uma rachadura no para-brisa compromete a visibilidade, a segurança e, dependendo do país, até a legalidade do veículo.
Se o problema for apenas um lascado, dá para resolver com baixo custo.
Veja também

Mas quando a trinca cresce, principalmente no frio, muitas vezes a única saída é a substituição completa.
E é aí que o susto vem: o custo médio de um novo para-brisa pode custar apenas R$ 400, no caso de um Chevrolet Celta, VW Gol G5 ou Fiat Palio, em alguns modelos o valor ultrapassa a casa dos R$ 50 mil, R$ 100 mil ou até R$ 300 mil.
BMW Série 5 (G30)

Parece improvável, mas o Série 5 moderno, especialmente na geração G30, pode cobrar até US$ 2.500 (cerca de R$ 13 mil) por um novo para-brisa.
Isso porque o vidro integra sensores de chuva, câmeras, head-up display e outros sistemas de assistência à condução.
Mesmo sendo um carro relativamente comum, com mais de 2 milhões de unidades produzidas, o custo de manutenção de um simples para-brisa surpreende.
Aston Martin Vantage (2007-2017)

Quer um esportivo britânico de luxo por menos de R$ 170 mil? O Vantage pode parecer uma boa ideia — até o vidro trincar.
Em um caso real, o YouTuber Tavarish teve de gastar US$ 4.414,41 (quase R$ 24 mil) para trocar o para-brisa do seu Vantage.
E isso com seguro cobrindo. O vidro original chega a ser vendido por quase US$ 3.000 só a peça, sem instalação.
Pagani Zonda

Aqui entramos no território dos hipercarros.
O Zonda é um dos mais cobiçados superesportivos do planeta, com unidades vendidas a preços acima dos R$ 50 milhões.
E o para-brisa? Um exemplar novo, ainda na caixa original da fábrica, foi leiloado por US$ 9.600 (cerca de R$ 52 mil).
Mas calma: isso é só o vidro. A instalação, feita por alguém corajoso o suficiente para mexer num Pagani, provavelmente custará mais do que isso.
Há relatos de para-brisas de outros modelos da marca custando até US$ 30 mil — e nem sempre tem pronta entrega.
McLaren F1

Talvez não surpreenda saber que o F1, avaliado hoje em mais de US$ 20 milhões, tem um para-brisa caríssimo.
O valor da substituição chega a US$ 33.000 (R$ 180 mil), sendo US$ 25 mil só do vidro, e mais US$ 8 mil de instalação.
A raridade da peça se justifica: só 106 unidades do modelo foram feitas, e muitas estão fora de circulação.
Felizmente, a própria McLaren mantém um estoque de peças — mas o valor segue digno do pedigree.
Bugatti Chiron

Por fim, o maior pesadelo.
Trocar o para-brisa de um Bugatti Chiron custa cerca de US$ 59.949 (R$ 325 mil) — mais do que um carro zero de luxo.
E esse valor não inclui outros itens como pneus, que chegam a US$ 42 mil por um jogo de alta performance, ou trocas de óleo a US$ 20 mil.
Mesmo milionários devem engolir seco ao ver a conta.
[Fonte: Jalopnik]
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










