
Após anos de testes e ajustes técnicos, a startup Aurora está oficialmente operando seus caminhões autônomos de forma comercial em rodovias públicas no Texas.
Os caminhões da Classe 8, totalmente autônomos, já estão realizando entregas entre Dallas e Houston sem motorista a bordo, acumulando 1.200 milhas rodadas de forma completamente autônoma, segundo a própria empresa.
Entre os primeiros clientes da nova operação estão a Uber Freight, divisão de fretes da Uber, e a Hirschbach Motor Lines, transportadora especializada em cargas sensíveis ao tempo e à temperatura.
Para o CEO da Aurora, Chris Urmson, que acompanhou a primeira viagem sentado no banco de trás do caminhão, o momento foi histórico.

“Fundamos a Aurora para entregar os benefícios da tecnologia autônoma de forma segura, rápida e acessível. Agora, somos a primeira empresa a operar comercialmente caminhões autônomos em vias públicas com segurança”, declarou.
A companhia pretende expandir sua atuação ainda mais até o final de 2025, com novas rotas previstas entre El Paso e Phoenix.
A operação comercial em larga escala representa um marco importante em uma indústria que tem visto várias de suas promessas adiadas, redimensionadas ou completamente abandonadas.
Nos últimos anos, a expectativa era de que os caminhões autônomos chegassem ao mercado antes mesmo dos robotáxis ou veículos particulares autônomos, já que as rodovias, em teoria, representam um ambiente menos complexo do que ruas urbanas e bairros residenciais.

No entanto, empresas como TuSimple, Embark Trucks e Locomation não resistiram aos desafios técnicos e regulatórios, encerrando suas atividades ou adiando indefinidamente seus planos.
Ao contrário de concorrentes que adotaram uma abordagem mais agressiva, a Aurora tem se mostrado mais cautelosa, priorizando segurança e desenvolvimento gradual.
A empresa foi fundada em 2017 por ex-funcionários da Uber, Tesla e Waymo, e passou os últimos quatro anos conduzindo testes com supervisão humana, especialmente no Texas. No total, foram mais de 10 mil cargas entregues em 3 milhões de milhas autônomas.
Além disso, a tecnologia da Aurora já demonstrou capacidades importantes, como detectar pedestres a centenas de metros no escuro, prever veículos que avançam o sinal vermelho e evitar colisões em situações complexas.
Esses avanços também renderam parcerias com grandes nomes da indústria, como Continental, Volvo e a própria Uber.
A entrada em operação comercial ocorre em um momento crucial para a empresa. Em 2024, a Aurora registrou um prejuízo de US$ 748 milhões, ligeiramente inferior ao do ano anterior (US$ 796 milhões).
A necessidade de começar a gerar receita se tornou urgente, e a estreia do serviço pago pode ser um divisor de águas para seu futuro financeiro.
Os resultados do primeiro trimestre de 2025 serão divulgados no dia 8 de maio.
Enquanto a confiança do público em veículos autônomos tem caído, especialmente após problemas envolvendo empresas como Tesla e Cruise, a Aurora aposta na consistência e na confiabilidade como diferenciais para conquistar espaço em um setor que ainda busca se provar.
Se a estratégia der certo, os caminhões sem motorista poderão se tornar uma solução real para desafios como a escassez de caminhoneiros, os altos custos operacionais e a segurança nas estradas.

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