
Enquanto muitos se encantam com a fama quase mítica da Toyota Hilux, vale dar uma pausa para aplaudir outra gigante da resistência: a Toyota Tundra com motor V8.
E não é apenas uma questão de reputação — é fato comprovado por Victor Shepherd, um motorista da Louisiana que acaba de cruzar a impressionante marca de dois milhões de milhas dirigidas com duas Tundras diferentes.
Shepherd alcançou recentemente a marca de um milhão de milhas (equivalente a cerca de 1,6 milhão de quilômetros) com sua Tundra SR5 Double Cab 2014.
Mas o feito tem um gosto especial de repetição: ele já havia feito o mesmo com uma Tundra 2007, totalizando agora dois milhões de milhas acumuladas ao volante dessas picapes japonesas.

Segundo a Toyota, a primeira Tundra que Shepherd usou intensamente foi uma das primeiras unidades produzidas na planta de San Antonio, no Texas — a mesma fábrica que passou a fabricar a segunda geração da picape após sua produção inicial em Indiana.
Shepherd, que trabalha como motorista contratado, costumava percorrer rotas longas em todo o centro e leste dos Estados Unidos, acumulando uma média absurda de 125 mil milhas por ano.
Após atingir a marca do primeiro milhão com a Tundra 2007 em apenas nove anos, ele foi notado pela própria Toyota, que ofereceu um modelo 2016 novinho em troca do exemplar de alta quilometragem — tudo para que a empresa pudesse estudar os efeitos de tanto uso sobre o veículo.

E o resultado impressionou: motor e câmbio originais ainda funcionando perfeitamente, pintura em bom estado e apenas os desgastes naturais de bancos e algumas amassadinhos.
Tudo isso com manutenção preventiva rigorosa em 117 visitas à concessionária.
Com a nova Tundra 2016 para uso pessoal, Shepherd deixou a 2014 exclusivamente para o trabalho. E apesar de ela ter exigido um pouco mais de manutenção (incluindo troca de alternador e da transmissão), a robustez da picape continuou sendo destaque.

Atingir 900 mil milhas no final de 2023 foi o último marco antes de chegar ao segundo milhão agora em 2024, mesmo com um ritmo de trabalho mais lento no ano atual.
A história chama atenção não apenas pela quilometragem impressionante, mas por jogar luz sobre algo que muitos motoristas ainda valorizam: confiabilidade mecânica.
Em tempos em que picapes vêm adotando motores V6 turboalimentados e eletrônica complexa, a saga de Shepherd com suas V8 naturalmente aspiradas serve como um lembrete de que durabilidade simples e comprovada ainda tem muito valor.

E o próprio motorista é enfático sobre sua preferência: “Esses caminhões são seguros e confiáveis. Se você ver uma Toyota parada no acostamento, desconfie — deve ser golpe, porque elas não quebram fácil”, brincou Shepherd na entrega da Tundra 2016.
Resta saber se a nova geração da Tundra, agora equipada com motorização V6 biturbo, conseguirá manter esse padrão de resistência.
Mas, pelo menos no caso das V8 antigas, o legado está garantido — com dois milhões de milhas como prova viva.


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