LISTA: 25 coisas surpreendentes fabricadas por montadoras de automóveis

honda jet
honda jet

Muitas vezes pensamos em montadoras, ou fabricantes de carros, como empresas especializadas em carros, não é mesmo?

Mas a verdade é que muitas delas produzem outros tipos de produtos, muitas vezes coisas que não tem nada a ver com carro.

Afinal, temos que reconhecer: se sua empresa ficou mundialmente conhecida por fazer carros de qualidade, ela vai conseguir fabricar qualquer outra coisa.

Também temos o fato de que várias montadoras produziam produtos para os exércitos, na Segunda Guerra Mundial, como foi o caso de Renault, Ford, Chrysler e Cadillac.

Vamos ver aqui nessa lista, 24 coisas feitas pelas montadoras, que você não imaginava.

Confira:

GM – trens

No final dos anos 1920, o chefe de desenvolvimento da empresa, Charles F. Kettering, começou a procurar um motor diesel, para usar em seu iate pessoal.

Ele acabou encontrando algumas empresas interessantes, que estavam desenvolvendo locomotivas a diesel, para competir com os trens a vapor da época.

Então, a GM desenvolveu bastante os negócios, criando trens que rodavam a diesel. Durante os anos da Segunda Guerra Mundial, a GM oferecia para as empresas ferroviárias trens de teste, para elas comprovarem que estes motores exigiam menos manutenção, e custavam apenas a metade para rodar.

Depois da guerra, a divisão da GM tinha muitas vantagens competitivas, e conseguiu abocanhar uma fatia enorme do mercado de trens. Em 1954, já tinha vendido nada menos que 15.000 locomotivas diesel.

A divisão foi vendida em 2005, hoje faz parte da Caterpillar.

Peugeot – moinhos de pimenta

Os negócios da família Peugeot começaram em 1810, quando a empresa era fabricante de moedores de café e moinhos de pimenta.

Os parentes da família tinham uma visão dividida sobre carros, então a empresa se dividiu em braços separados. Foi aí que alguns continuaram com os produtos originais e outros foram atrás de bicicletas e carros.

Quando a Peugeot se juntou com a Citroen, formando a PSA, a área de alimentos da empresa foi separada novamente, para não ter nada a ver com a PSA.

Hoje, não é possível comprar um carro da Peugeot nos EUA (desde 1991), mas os norte-americanos podem comprar um moinho de pimenta Peugeot tranquilamente, nos supermercados locais.

Honda – aviões a jato

A Honda vende um pequeno avião a jato, para executivos, que se enquadra na categoria “very light jet”, ou seja, um jato bem leve, bem pequeno.

Ele leva até seis pessoas, fez o seu primeiro vôo em 2003, e até hoje já vendeu mais de 120 unidades.

Tem uma velocidade máxima de 780 km/h, e autonomia de 2.600 quilômetros. O preço fica na faixa dos 6 milhões de dólares.

Ford – aviões

A Honda não é a única montadora que se aventurou a criar aviões. Henry Ford investiu na empresa Stout em 1920, comprando a fábrica de aviões e seus desenhos industriais.

Foi então que, a partir de 1926, a Ford vendeu um avião chamado de Ford Trimotor. Foram 199 unidades vendidas.

A maior parte destes aviões foram usados em serviço militar nos EUA. A tripulação dos Trimotor era de três pessoas, e eles tinham capacidade para nove passageiros.

Volkswagen – salsichas

Sabia que a Volkswagen produz mais salsichas do que carros?

Uma fábrica da empresa na Alemanha faz 18.000 unidades, todos os dias.

A salsicha em questão é a Volkswagen VW Currywurst, feita de carne de porco, e tem sido feita desde os anos 70, sem parar.

Chrysler – barcos

A partir do ano de 1965, a Chrysler passou a ter uma divisão que fabricava barcos completos, para consumidores. A tal divisão era chamada Chrysler Boats, e foi criada depois que a empresa comprou a fabricante West Bend Outboard.

Dois modelos que eram feitos naquela época eram o Privateer, de 15 pés de comprimento (4,5 metros) e o Mutineer, de 17 pés de comprimento (5,10 metros).

Ela acabou sendo vendida para a Texas Marine Inc. em 1980.

BMW – trenós

Não estamos falando de um produto que qualquer pessoa pode comprar, mas a BMW criou trenós para a equipe olímpica da Alemanha.

A empresa automotiva ajudou estes atletas por décadas, e até mesmo deu uma mão para a equipe dos EUA, com uma parceria com a Nascar.

Outra parceria foi feita com a McLaren, para ajudar a equipe olímpica do Reino Unido.

Chrysler – mísseis de guerra e foguetes

A Chrysler também ajudou o governo americano a criar mísseis para o exército, em uma operação que foi chamada de Operation Paperclip.

Nesta operação, o pessoal da Chrysler trabalhou com cientistas nazistas que foram trazidos para os EUA depois do final da Segunda Guerra Mundial.

O projeto criou mísseis como o PGM-19 Jupiter, uma arma nuclear que podia carregar uma ogiva nuclear a uma distância de mais de 2.400 quilômetros.

Hyundai – navios cargueiros

A Hyundai tem um braço, chamado Hyundai Heavy Industries, que fabrica navios cargueiros enormes.

Em 2014, por exemplo, foi anunciado que ela tinha acabado de lançar o maior navio de contâiners do mundo, com 400 metros de comprimento e 58 metros de largura.

Este navio em questão tinha sido encomendado pela China Shipping Container Lines (CSCL), e tinha uma capacidade de 19.000 contâiners. Foram feitas cinco unidades, para a mesma empresa chinesa.

O motor deste navio, tem nada menos que 77.200 cavalos de potência.

Aston Martin – iates

O que pode ser mais luxuoso do que um carro da Aston Martin? Um iate personalizado da Aston Martin!

Em 2016, a empresa britânica fez uma parceria com os arquitetos navais da Mulder Design para criar o AM37, um iate de 37 pés que alcança 90 km/h.

Ele podia ser encomendado com dois motores Mercury de 430 cavalos de potência, ou com 520 cavalos de potência.

Buick – tanques de guerra

A Chrysler não foi a única empresa a fazer tanques para o governo dos EUA, para lucrar com a guerra. A Buick também conseguiu uma boquinha.

Durante a Segunda Guerra Mundial, ela criou vários modelos, o mais famoso deles foi o M18 Hellcat, que, para nós leigos, é um tanque, mas para quem entende do assunto, ele é um destruidor de tanques.

Se trata de um veículo feito especificamente para destruir tanques do exército inimigo.

Subaru – aviões

A Fuji Heavy Industries, empresa dona da Subaru, foi fundada em 1915.

E por vários anos ela fabricou um avião pequeno com a marca da Subaru.

Esse era o Fuji FA-200 Aero Subaru, dos anos 1960. Esta aeronave tem apenas um motor e consegue cobrir uma distância de 1.280 quilômetros.

Hyundai – submarinos

Se você não gostou dos navios cargueiros da Hyundai, saiba que a empresa também faz outros tipos de veículos aquáticos, como submarinos.

Ela, na verdade, tem uma frota imensa de produtos para o mar, feitos todos pela já citada Hyundai Heavy Industries.

Toyota – casas

No Japão, a Toyota vende casas pré-fabricadas também. No pico de seu negócio “imobiliário”, digamos assim, em 2006, a Toyota Housing fabricou mais de 5.000 dessas casas.

Desde o ano de 1975, a Toyota tem todo um portfólio de casas pré-fabricadas.

Além da Toyota, Honda e Mitsubishi também fazem casas naquele país.

Philco (Ford) – eletrodomésticos

Em 1961, a Ford comprou a Philco, uma empresa que já era muito conhecida nessa época. A Philadelphia Storage Battery Company foi fundada em 1906.

Dos anos 60, até os anos 70, os produtos da Philco tinham nos EUA um logotipo que trazia o emblema da Ford.

Aqui no Brasil, essa fase durou mais. Quem não lembra dos rádios de carros da Ford, nos anos 70 e 80, com o emblema da Ford?

Além de rádios para carro, a empresa fazia vários eletrodomésticos e até mesmo satélites de comunicação.

Saab – jato de guerra

A Saab começou suas atividades antes da Segunda Guerra Mundial como uma empresa fabricante de aviões.

Só depois é que ela entrou na área automotiva. Por volta de 1949, quando a Saab criou seu primeiro carro, o Saab 92, ela também estava desenvolvendo um caça a jato para o exército sueco.

Foram feitas 661 unidades deste jato.

Bugatti – trens

Ettore Bugatti, nada contente em apenas criar carros esportivos e bonitos, também queria criar os primeiros trens de alta velocidade.

Foi então que o Bugatti Railcar foi feito na França, em 1933, como uma alternativa modular aos trens a vapor. O motor usado era um a gasolina, de 12,7 litros.

Quando quatro locomotivas dessas foram interligadas, a velocidade máxima alcançada pelo bólido com 800 cavalos, foi de nada menos que 192 km/h.

Frigidaire (GM) – geladeiras

Em 1918, o fundador da Chevrolet, William Durant, comprou a Guardian Refrigerator Company of Detroit.

Em 1919 a GM renomeou essa empresa de Frigidaire Division. Em 1931, a GM inventou o gás freon, que era mais seguro para as pessoas do que os gases usados anteriormente, de dióxido de enxofre ou amônia.

Em 1938, a mesma Frigidaire inventou o primeiro ar-condicionado a ser usado como um resfriador de ambientes, e depois da Segunda Guerra Mundial, o negócio de eletrodomésticos da GM foi ampliado para lava-louças, fogões, fornos, máquinas de lavar roupa e outros.

Porsche – bicicletas elétricas

Uma adição recente para o mundo das bicicletas são os modelos elétricos da Porsche.

A empres alemã investiu em várias empresas que produzem essas bikes, incluindo uma chamada Greyp.

Agora, a Porsche tem a sua própria divisão de bicicletas elétricas, produzindo motores elétricos para outras empresas do mesmo segmento.

GM – coração mecânico

Em parceria com um cirurgião do Harper Hospital, de Detroit, a GM criou em 1952 o primeiro coração mecânico usado em uma cirurgia de coração aberto.

Mas, neste caso, se trata de um produto onde foi feita apenas uma unidade.

A GM não quis ir atrás deste mercado, depois desta tentativa bem-sucedida.

Saab – veículos aquáticos de reconhecimento

A Saab pode ter morrido no segmento de carros, mas seu nome continua forte em várias outras áreas industriais.

Uma delas é, por exemplo, a área de robôs de exploração do fundo do mar.

Lamborghini – tratores

Quem assistiu o seriado de Jeremy Clarkson e sua fazenda na Inglaterra, chegou a conhecer um dos tratores modernos que a Lamborghini faz.

Só que hoje, se a Lamborghini responsável por criar super carros esportivos é do Grupo VW, a área de tratores da empresa é da italiana Same.

Peugeot – bicicletas

A Peugeot passou a criar bicicletas em 1882.

São bikes de ótima qualidade, que se bem cuidadas, duram a vida toda, o que é mais do que pode ser dito dos carros da marca.

Porsche – tratores

Ao mesmo tempo em que a Porsche estava criando o Fusca, lá nos anos 1930, ela também estava criando protótipos de tratores.

Os primeiros três foram feitos em 1934, com motor a gasolina.

Durante os anos da Segunda Guerra Mundial, estes planos tiveram que ser deixados de lado, mas depois, em 1956, a empresa Mannesmann AG pagou por uma licença para produzir os tratores da Porsche.

Foram feitos 125.000, até o ano de 1963.

Mitsubishi – tudo?

A Mitsubishi não é a montadora de carros mais famosa do mundo, mas se trata de uma empresa que produz tudo que você possa imaginar.

De alimentos a painéis solares. E de eletrodomésticos a sistemas de ar-condicionado.

A empresa japonesa produz até mesmo elevadores e escadas rolantes.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.