272 mil carros da Ford tem risco de se moverem sozinhos, por isso estão sendo chamados para recall

ford maverick hybrid 2025 3
ford maverick hybrid 2025 3

A Ford anunciou um recall que atinge mais de 272 mil veículos híbridos e elétricos por conta de uma falha no software que pode permitir que os carros se movam sozinhos mesmo quando o motorista acredita tê-los estacionado corretamente.

O problema está no módulo de estacionamento integrado, que pode não travar o câmbio na posição “P” após a mudança de marcha, o que aumenta o risco de deslocamento inesperado do veículo.

A falha afeta modelos das linhas F-150 Lightning, Mustang Mach-E e Maverick híbrido, com anos variando entre 2022 e 2026, dependendo da versão.

O recall feito nos Estados Unidos inclui 80.468 unidades do Maverick híbrido (2025-2026), 104.113 da picape elétrica F-150 Lightning (2022-2026) e 88.064 do SUV elétrico Mustang Mach-E (2024-2026).

Veja também

avaliacao ford mustang mach e gt performance (3)
avaliacao ford mustang mach e gt performance (3)

Embora a convocação envolva mais de 272 mil veículos, a Ford estima que apenas cerca de 1% deles apresentem o defeito de fato.

Mesmo sem registros de acidentes ou feridos, a montadora contabilizou 22 reclamações relacionadas ao Mach-E, 16 ao F-150 Lightning e 4 ao Maverick, todas feitas por meio de pedidos de garantia até o início de novembro.

A solução será oferecida sem custo aos proprietários e poderá ser feita de duas formas: por atualização remota via OTA (over-the-air), ou em qualquer concessionária Ford ou Lincoln.

As primeiras cartas de notificação devem começar a ser enviadas aos proprietários a partir da semana de 2 de fevereiro de 2026.

ford f 150 lightning (2)
ford f 150 lightning (2)

Quando a correção definitiva estiver liberada, prevista também para fevereiro de 2026, a Ford enviará novas instruções sobre como realizar o reparo.

O número do recall da Ford é 25C69, e os clientes que tiverem dúvidas podem entrar em contato com a central de atendimento da marca pelo telefone 1-866-436-7332.

Também é possível buscar mais informações junto à agência reguladora NHTSA, pelo número 1-888-327-4236 ou no site oficial (www.nhtsa.gov), utilizando o código da campanha 25V863.

O anúncio do recall acontece poucos dias após a Ford confirmar o encerramento da produção da atual geração da F-150 Lightning na fábrica Rouge EV Center, em Dearborn, Michigan.

A marca já prepara uma nova geração do modelo, que será do tipo elétrico de alcance estendido (EREV) e promete ser “tão revolucionária” quanto a versão elétrica que estreou a linha.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.