Uma verdadeira coleção de 35 supercarros que valem milhões de dólares foi encontrada na Tailândia. Se você imagina que tudo isso pertencia a um único colecionador milionário, engana-se, já que se trata de um volume de carros roubados.
Eles não foram roubados na própria Tailândia, mas no Reino Unido. Compartilhando com este último a famosa “direção inglesa”, o país asiático se tornou um dos destinos de veículos subtraídos de seus donos britânicos.
Como estes carros caros saem do Reino Unido é um mistério, já que seriam facilmente detectados pela aduana, mas mesmo com a fiscalização, estes veículos não só embarcam em navios, mas atravessam meio mundo para chegar aos seus destinos ilegais.
Somente num contêiner de 40 pés, quatro carros da Mercedes-Benz custam nada menos que US$ 8,3 milhões. Um esquema de fraude foi descoberto pela polícia tailandesa.
Os receptadores possuem contatos com quadrilhas inglesas que roubam esses carros no país e fazem um esquema clandestino e ilegal para enviá-los até o Sudeste Asiático.
O caso dos Mercedes é apontado para um roubo feito há oito anos no Reino Unido, com a descoberta sendo repassada ao National Vehicle Crime Intelligence Service (NaVCIS) do Reino Unido.
Esse serviço de inteligência contra o crime descobriu os carros num pátio de contêineres em Southampton. Nesse caso, o NaVCIS conseguiu rastrear os outros veículos roubados.
Sharon Naughton, do NaVCIS, comentou que a descoberta “foi o ponto de articulação que nos levou a trabalhar com as autoridades tailandesas e agências nacionais de crimes para descobrir todo um empreendimento criminoso. Identificamos que vários desses veículos foram transportados para Bangkok por frete aéreo.”
Ou seja, embora o transporte marítimo pareça um meio mais fácil para enviar esses carros roubados para fora do Reino Unido, o transporte aéreo também é outro meio, segundo o The Guardian.
Sobre a Tailândia como destino, o principal motivo apontado pelo NaVICIS é que os receptadores “adoram ter carros de alto valor”…
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!